-

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Dia Mundial Sem Carro 2016



Neste glorioso ano de 2016, 
o Dia Mundial Sem Carro cai 
no meu day after homologação, 
em que assinei meu desligamento 
de um relacionamento de 35 anos 
com minha empresa...
Em 2010, na 1ª edição, eu escrevi!!!

Fiz a minha parte e deixei o carro em casa!

E vim também SEM  relógio, SEM  carteira, SEM  (quase) dinheiro, SEM paletó, SEM  maleta, só não vim SEM  celular pois é instrumento de trabalho, tudo isso para aumentar a chance de eu terminar o dia SEM  ser assaltado.

Ah! E descobri que vim também SEM  crachá, pois ficou no carro.

Bom seria se as coisas pudessem funcionar assim sempre, e tivéssemos todos os dias SEM  crime, SEM  corrupção, SEM  desgraças, SEM  drogas, SEM  esperteza, e por aí vai. Talvez fosse querer muito mas, ao menos, para começar, poderíamos ter todos os dias SEM  Sarney, SEM  Renan e SEM Collor. Seria um bom começo para atingirmos os objetivos da primeira frase deste parágrafo.

Abraço


Homero SEM  Meias Palavras Ventura
______________________

Mas em verdade, eu gosto muito do transporte público que me é oferecido pelo município do Rio de Janeiro. E faço uso, de vez em quando, deixando o carro em casa propositalmente. 


Metrô+Metrô de Superfície é eficiente, eletrônico, rápido, e refrigerado.

É um jeito de evitar as tensões do trânsito, poupar gasolina, diminuir o desgaste de seu patrimônio, correr menos riscos de acidente.

E, para mim, é uma excelente oportunidade de colocar no papel, digo, no smartphone, minhas idéias, como estas, deste posâmbulo (devia existir esta palavra, como antônimo de preâmbulo, não é mesmo?).


_______________________




Homerix A Pé Ventura

15 comentários:

  1. Bom dia Homero,

    Adorei seu texto!! aproveito e complemento que faço a minha parte há 11 anos desde que me separei estou SEM carro. Só ando a pé.

    Um bom dia, espero, SEM muita chuva, porque ontem fiquei SEM guarda-chuva.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, eu até pensei em pegar o ônibus de integração que sai do Alvorada e vai para o Nova América e depois vir ao trabalho de metro, mas não é nada prático para mim, no Alvorada não tem onde estacionar, então eu teria que pegar um táxi ou outro ônibus... Pelo menos levei a Gisele para Ipanema (ela volta de taxi) e um dos dois deixou o carro em casa. Se isto fosse prático eu faria sempre, não gosto de metro ou ônibus superlotado, mas gosto do contado com a realidade que o uso dos coletivos proporciona...

    Graças ao movimento e às pessoas que aderiram, eu pude vir até o Teleporto em 50' e ainda passando por Ipanema, foi legal...

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Salve Homero!

    Gostei: apesar de curto, muito bem escrito. Agora, confesso que me assustei assim que eu abri, pois foi muito convincente. Isso tudo foi verdade mesmo?

    Abração,

    ResponderExcluir
  4. Grande Chefe Homero

    Sem ser puxa-saco
    Sem Homero
    Sem crônicas
    Sem comentários
    Sem chefe tranqüilo

    Sem preconceitos com os Sem condições para um carro Sem problemas, parece que não funcionou o Sem carros na ponte Sem ser conhecida como Presidente Costa e Silva, pois como moro em Niterói Sem ser niteroiense, a ponte ficou Sem um bom fluxo de veículos e os Sem dinheiro, saíram com seus veículos Sem manutenção e a ponte teve uma manha Sem tranqüilidade.

    Sem querer imitar o Sempre grande Chefe Homero

    Muito boa Chefe

    ResponderExcluir
  5. EU... completamente desavisada... vim de carro... Sem informação....não dá!!!!!! vou melhorar!!!! Bjos,

    ResponderExcluir
  6. Eu tb não sabia, mas deixei o carro em casa pq a patroa vai precisar. Se soubesse, teria um bom motivo para retomar a bicicleta como meio transporte para o trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Estimado Homero ,
    - Que bom saber que existem alternativas para o nosso modo de vida ! Que excelente seria se estas alternativas fossem sempre confiáveis , confortáveis e eficientes ! Não sei quando mudaremos totalmente o modo de vida das grandes aglomerações humanas, mas é bom sempre exercitar alternativas e sempre, buscar condições menos agressivas ao planeta e a nós memos ! Um abraço ! MAURI BOSQUÊ FERREIRA

    ResponderExcluir
  8. Como moro na Tijuca (Sentido Zona Norte), é impossível andar de metrô SEM se estressar. Um meio de transporte hiper-lotado SEM investimento do governo, com longas esperas, gente SEM educação... uma verdadeira selva. E digo isso SEM qualquer preconceito.

    Cada vez que preciso andar de metrô, tenho mais vontade usar o carro.

    Coitados dos que andam de trem!

    E a entrega dos novos trens do metrô atrasou DE NOVO.
    DÁ-LHE CABALZINHO e JULIO LOPES!!! SEM VERGONHAS!

    ResponderExcluir
  9. Você ficou SEM várias coisas. Eu fiquei com CEM... bolhas nos pés!
    "zuera"! (como diria Francesco)

    ResponderExcluir
  10. Pois é Homero, também faço uso diário do modal metro+onibus integração para ir trabalhar. Gosto, acho que evita bastante o stress do transito sem educaçao da Cidade Maravilhosa e cidadãos nem tanto...Claro que tudo pode, e deve, melhorar nas linhas, no conforto, na segurança, sem ruas esburacadas, sem desrespeito...tudo depende de cada um de nós. Educaçao e consciencia de si, das pessoas próximas, mas isso..é um exercício diário de cidadania.

    ResponderExcluir
  11. Caraca, nem tava sabendo disso! Não usei meu carro hoje mas meu irmão usou, haha.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!!

    Bom, pra mim, todo dia é dia sem carro (excetuando eventuais caronas).
    Mas é difícil convencer minha mãe. Pelo menos no fim de semana da semana do dia sem carro ela conseguiu sair do vício.

    ResponderExcluir
  13. Homerix,


    Essa é mole. Assim já procedo durante a semana. Ao retornar da missão no exterior, senti mais de perto o absurdo preço dos carros no Brasil. Gasolina cara; seguro aviltante; IPVA só para encher os cofres do governo; estacionamentos caríssimos; flanelóides escorchantes; motoristas mal educados; manutenção cara; piso viário estilo queijo suíço; stress, stress, stress, mesmo sem o seu piriri doutro dia. Um verdadeiro teste para o k do saco (lei de Hooke). Então decidi não colocar mais um veículo no já limitado espaço viário. Tenho usado ônibus e metrô. Ganhei tempo para ler mais. Ganhei em qualidade de vida, pois não tenho que me estressar nesse trânsito, que cachorro joga terra por cima...Curioso, quando há congestionamentos, o rádio costuma alertar: "trânsito congestionado por excesso de veículos". Penso que é diferente disso: "trânsito congestionado pelo limitado espaço", que não cresce proporcionalemente ao número de veículos novos ...imagine na Copa...

    ResponderExcluir
  14. Homerix,

    No Dia Mundial Sem Carro. Pelo menos no Rio, deve haver apenas alguns poucos engajados no movimento. Parece que quem está a cumprir mesmo é quem não tem carro. E começo cedo e mal, pelo menos do meu ponto de observação. Muitos carros a trafegar já por volta das 6:30h, quando fui caminhar. Sinal aberto para este pedestre, quem atravessava na faixa, mas teve que teve que aguçar a postura de atleta, para escapar da "notável" educação daqueles "condutores". Certamente eles devem ter avaliado que eu estava no lugar errado, na hora errada, pois como é possível alguém cruzar uma faixa de pedestres, com o sinal verde para os pedestres, àquela hora? O máximo que consegui fazer foi uma saudação MF.
    Não só furaram a campanha do Dia Mundial Sem Carro, mas o sinal. Seguirão passando impunes? Há que se instalar um pardal em cada sinal, com multas na faixa de R$ 2 mil para cada infração, e a obrigação de freqüentar curso de reeducação e, na reincidência, cana. É a única forma de recuperar esses mal educados.

    ResponderExcluir
  15. Homerix,

    No Rio, o Dia Mundial Sem Carro infelizmente não aconteceu plenamente. Em São Paulo, idem. Veja o que publicou a Folha de hoje: "No Dia Mundial Sem Carro, piora lentidão no trânsito de São Paulo", que pode ser acessado no site http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/67867-no-dia-mundial-sem-carro-piora-lentidao-no-transito-de-sao-paulo.shtml

    ResponderExcluir