-

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Decência ou Morte


FOI ONTEM !!!


Foi ontem o Dia de Luto Nacional. Nacional???!!

Houve algumas passeatas tímidas em todo país. São Paulo, umas 500 pessoas (preferiram sair de São Paulo), Rio, talvez um pouco mais (preferiram ir à praia),  mas nada que merecesse destaque.

O preto? Aqui no Rio, nada! Fomos eu e Renata à Bienal do RioCentro, orgulhosamente ostentando nosso trajes negros, e lá encontramos alguns, principalmente os seguranças, as garçonetes, vendedores de livros, engajados no movimento(...), no mais, uma profusão de cores vivas, um que outro pontinho preto, num mar multicor.

A destacar, sim, a movimentação de Brasília, em torno de 20 mil pessoas, sem bandeira, sem partido, mas numa só voz: Abaixo a Corrupção! Surpreendente!

E, ressaltando uma frase de uma manifestante com sotaque nordestino: 
'Isso aqui tinha que ser permanente, todo dia, quem sabe a gente limpa a cera dos ouvidos deles!!'

Muito bom!

Alivia um pouco a imagem que se tem daquela cidade... Na verdade extrapolada de seus visitantes excrescentes para lá conduzidos, ou pior, reconduzidos a cada 4 ou 8 anos. O povo que mantém aquilo lá mostrou que não compactua com os atos dos que lá comandam.

Mas praquelas casas de tolerância instaladas na torres gêmeas entre o côncavo e o convexo de Roberto Carlos, digo, Niemeyer, continuo dedicando minha foto, ao lado!




Aqui, a convocação inicial


Mudemos o brado??!!

7 de setembro de 2011
O Dia Da Reação


Basta usar preto em qualquer lugar deste país 
e você estará participando!
Ói como estou!!!

USAR ROUPAS PRETAS
 FITAS PRETAS NOS CARROS
PANO PRETO NAS JANELAS

ESTE É O NOSSO LUTO!!

DIA DO LUTO NACIONAL!!!

Fora Impunidade!!!

IMPORTANTE: 
QUE NÃO SE LEVANTE BANDEIRA DE PARTIDO NENHUM!!!
SEM BRIGA - LUTA - VANDALISMO

19 comentários:

  1. Toda tropa convocada! Face e Twitter.

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana quem acredita nestes movimentos, dou a maior força, mas penso que a única coisa capaz de mudar esse país é a Educação de qualidade, TOTALMENTE revista e passada a limpo, de cima a baixo.

    Meu ceticismo berra aqui dentro, dizendo que não adianta usar preto hoje e amanhã ajudar a (re)eleger picaretas e palhaços. Não adianta usar preto hoje e amanhã sair dizendo por aí que "política é um saco" ou "nenhum político presta", ou ainda fazendo campanha pelo voto nulo/branco, achando que isso é "consciência política".

    Aliás, o 7 de Setembro não poderia ser uma data pior para este tipo de manifestação, haja visto os bastidores de nossa Independência.

    Peço perdão pelo azedume, mas ando, realmente, muito descrente em relação nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que desse certo, mas tambem ando descrente, mais tem que tentar alguma coisa, talvez se a convocacao fosse mais criativa, convocando a torcida do flamengo para deixar o vermelho em casa, o vasco, botafogo, santos, corintias, etc deixando o branco em casa, os GLS incluindo o preto no arco iris, as escolas de samba fazendo o mesmo com as suas bandeiras e mulatas......e claro tem que combinar com o tempo para dar praia....
    Abs,
    Igrejas

    ResponderExcluir
  4. Como bom brasileiro, vou curtir um pouco de circo, mas vou utilizar minha camisa preta para ir ao jogo do fogão...

    ResponderExcluir
  5. 43.624... O Pluto usará luto com certeza...eu já estou enlutado psicologicamente há muito!!!!!!!... já virou para 43.625. Repito e clico rápido para não estragar meu jogo do bicho. Viu... já está em 43.631...O reporter do Blog Homerix...
    Paulus

    ResponderExcluir
  6. #lutopeloBrasil tem duplo sentido: O heróico do verbo lutar e o pesar pela existência da corrupção.

    Symone Ferreira

    ResponderExcluir
  7. O (com o perdão da palavra) Fernando Collor, em cadeia nacional em horário nobre como convém à um presidente, convocou o povo brasileiro que usasse verde e amarelo no dia seguinte para apoiá-lo, pois estava com o pescoço à prêmio.
    No dia seguinte o Brasil amanheceu de preto e o resto todos já sabem.
    E alguém acha que não adianta a mobilização? Adianta sim! Vamos repetir a dose e mostrar que não estamos mortos e que também não somos tão burros quanto "elles" julgam. Quando o país todo vir que de norte a sul a maioria vestiu a cor preta, todos saberão a opinião de toda a população que se manifestar e isso une, porque o tamanho do país nesses casos atrapalha e nos sentimos longe demais dos nossos conterrâneos sem saber o que eles pensam. Um gaúcho conhece muito bem um uruguaio, sabe como ele pensa e age, mas não tem a mínima idéia do que se passa no coração de um amazonense. Uniformizando a cor, pode-se identificar um sentimento e mover a ação. Por favor, não vamos perder essa oportunidade. Obrigada. Marilia Barbosa.

    ResponderExcluir
  8. Discordo e concordo com o Carlos Renato. A discordância é quanto a achar bacana quem acredita nestes movimentos. A concordância é com o restante do seu comentário.

    Quando é que deixaremos de acreditar que para melhorar a nossa vida basta nos vestirmos com determinada cor?

    Quando é que perceberemos que vestir preto no Dia do Luto Nacional, imaginando que com tal atitude acabaremos com as mazelas políticas deste país, produz o mesmo efeito que vestir branco no réveillon imaginando que a nossa vida ficará cor de rosa a partir do ano novo? Ou seja, produz efeito nenhum.

    Quando é que perceberemos que há anos repetimos tais práticas, sem êxito algum?

    “Basta usar preto em qualquer lugar deste país e você estará participando!”, diz o texto. “Participando de que?”, pergunto eu.

    Será que jamais enxergaremos que para dar um “basta” em coisas contra as quais “dizemos” nos indignar não “basta” vestirmos uma roupa preta?"

    “Este é o nosso luto!!”, diz o texto. Este é o nosso problema, digo eu. Estamos com o luto errado, pois o nosso luto deve ser o luto do verbo lutar e não este. E a luta não deve ser apenas por um dia. Mais uma vez lembro de Bertolt Brecht.

    “Há homens que lutam um dia. E são bons. Há homens que lutam muitos dias. E são melhores. Há os que lutam anos. E são excelentes. Mas há os que lutam toda a vida. E estes são os imprescindíveis.”

    Não, não basta usar preto para dar um basta a essas coisas contra as quais “dizemos” nos indignar. O que precisamos é dar um basta à nossa acomodação. Acomodação que, de longa data, é conhecida e reconhecida fora deste país. Leslie Fry, embaixador britânico aqui acreditado nos idos de 1964, em telegrama ao Foreign Office, descreveu os brasileiros como “um povo submisso e quase anormalmente pacífico”. Dá para discordar dele? Creio que não.

    Para este tipo de atitude proposta, os políticos nem se manifestam, mas se o fizessem seria para dizer algo como: “Estou me lixando” para vocês vestirem-se de preto. O que importa é que vocês sempre nos reelegem”.

    “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas” deveria nos fazer lembrar de “verás que um filho teu não foge à luta”, mas, infelizmente, atitudes como essa de vestir-se de preto está mais para “deitado eternamente em berço esplêndido”. Deitado de preto, mas deitado.

    Um abraço,
    Guedes

    OBS.:
    Só consegui postar o comentário selecionando “Anônimo” como perfil.

    ResponderExcluir
  9. Boa idéia! Participarei com muito...patriotismo!!!

    ResponderExcluir
  10. Puxa, Guedes, excelentes considerações!!! Muito bem escrito como sempre!!
    Lembro bem do 'Estou me lixando procês' e o cara foi reeleito... té fiz um post sobre essa abominância...

    Mas continuo firme. o 'Luto contra a corrupção' tem os dois sentidos e esta é uma espécie de luta.
    E vestirei preto na quarta...
    Obrigado pelo comentário...
    Melhor comentar como Anônimo, e assinar, que não comentar...
    Desculpe ter usado sua lista para uma convocação para aqual não concorda!!!
    Deveria ter perguntado a você.
    Sorry
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Desde QUE NÃO SE LEVANTE BANDEIRA DE PARTIDO NENHUM, já está no caminho errado!!! Por mais anarquista que seja.

    ResponderExcluir
  12. Oi, José Tadeu, tudo bem. Obrigado pela resposta, à convocação
     
    É que a presença de partidos gera reações contrárias dos não partidários. A idéia é unir todos, sem a filosofia de nenhum partido por trás. Todos se prejudicam com a corrupção, tenha a ideologia que tiverem, a não ser claro, os que se beneficiam e locupletam com a coisa... Aliás, SERÁ QUE PARTIDOS TÊM alguma ideologia???
     
    E assim vamos!!!
     
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. É como se proibisse o policial, um fiscal ou um juiz a participar da manifestação, mesmo sabendo que há corrupção em todas estas e outras esferas. E é justamente nas bases dos partidos que deveríamos ecoar esta postura.

    ResponderExcluir
  14. Considero a Campanha interessante. O povo unido bota medo nos bandidos. Se TODOS saíssem de preto tenho certeza que muitos políticos pensariam: "o povo não é tão tolo quanto parece. Eles estão de olho."
    Quanto a outros comentários, já votei nulo por diversas vezes, quando havia um candidato ruim e outro pior. Votar em quem? Somente votei com gosto numa candidata a vereadora de minha cidade, cuja honestidade, militância e inteligência eram admiráveis. Mas não foi eleita... Perdendo para filhos de corruptos conhecidos... Mas como culpar um povo ignorante que é empurrado de ano nas escolas públicas não por merecimento, mas para a escola não perder a verba máxima, que é cortada se reprovam mais que dois alunos por turma. Isto é culpa de quem? Nada me convence de que não é dos que tem o poder nas mãos. O povo tem tais políticos não é porque merece não. É porque é vítima do próprio inescrupuloso que coloca lá em cima. Mas o negócio é cíclico. Os caras roubam tanto que não tem verba nem interesse em melhorar a educação desta gente. E na eleição seguinte lá está a mesma corja, eleita pelas próprias vítimas.
    Neste luto, acho bom não levantar bandeiras realmente. Pois é luto/luta de um povo, não de um partido. Levantar a bandeira de um partido seria irônico, afinal, o partido é sempre o primeiro a defender seus corruptos?
    Grazzi

    ResponderExcluir
  15. No Oriente redes sociais já derrubaram governos. E nós, acho que dá pra mobilizar sim!!! Que tal usarmos esta arma (blog)para lançarmos idéias inovadoras, inteligentes, e pacíficas, e assim mudar o eixo das coisas; dessa forma poderão ocorrer mudanças até melhores do que tinhamos pensado antes. Um ponto de partida é um imenso abaixo assinado para aprovação do voto distrital, descrito na "Veja" desta semana. O resto a gente pensa pra frente.

    Abraço
    Joubert

    ResponderExcluir
  16. Homero!!!, Sou o unico espanhol que asinou? So tem bandeiras verdes(Brasil ;-)) na avaaz

    ResponderExcluir
  17. Homerix,

    Esse movimento é fundamental como veículo de conscientização dos cidadãos.

    Entrementes, decência sim. Morte, não. Mas punição dura e exemplar para essa mulambada delinqüente que toma de assalto os recursos que deveriam ser destinados à educação, saúde, infra-estrutura,etc. Em suma, à construção da Nação que desejamos os brasileiros do bem. Neste 7 de Setembro, vamos celebrar a Independência com patriotismo de verdade, lutando para nos livrarmos dessa gente que tem praticado crimes de corrupção, que são hediondos.

    Ontem, no Bom Dia Brasil, vi uma revoltante reportagem que mostrava a morte de duas crianças no NE do Brasil, por falta de atendimento médico. Por quê não tiveram atendimento médico? Faltam recursos. Esses mesmo recursos que são desviados pelos drenos da corrupção. Logo, corrupção é crime hediondíssimo.

    ResponderExcluir
  18. Homero, o movimento só ganhará corpo quando alguma instituição movida pelo interesse comum, quiser levantar essa bandeira (e ganhar algo com isso). Quem sabe se provocando o pessoal dos meios de comunicação de massa (TV e jornais) pra que se mobilizem a coisa tome melhores rumos? O movimento das UPP´s, aqui no Rio, só pegou porque já estava escandaloso demais para todo o mundo e o político-mor sabia que iria ter vantagens políticas criando algo de impacto (já se vê agora que precisa de mais energia, senão vai minguar). A coisa só tem tido mais divulgação quando morre "uma juiza", morre um "arquiteto do Leblon", cai um "francês do bondinho nos arcos da lapa", tomba o bondinho de santa teresa e "morrem vários usuários", etc.
    O preto está na alma, mas não basta somente isso, tem que extravasar para as ruas ... para a sociedade ! Vamos "chutar o balde". Será que o Senador Cristóvam Buarque ajudaria nisso ?
    G/.lindos.

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a foto em Brasília, Homero! ahuahuahau
    Acho que faria o mesmo...
    Abraço

    ResponderExcluir