-

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

neymar, verbo transitivo direto

Sempre que aparecem alguns boatos, declarações, rumores, nos meandros do futebol, os amigos que me encontram, perguntam carinhosamente:
E aí, o Neymar vai pro Real Madrid, né?
E o Ganso, hein, fechou com o Corinthians, né?
E variações do gênero, mas invariavelmente, com um sorriso leve no rosto....

Mostrando uma satisfação enorme ao ver minha cara, inicialmente assustada.

Mas é só por um momento, e eu logo respondo:

       Nada... vai ficar até o Centenário do Santos, 2012, não enche!!!
Pois é, nesses dias veio a resposta do craque. 

O Real Madrid, real que é, propôs realmente 100 milhões de Reais ao Santos, à vista, portanto, mais que a multa rescisória, para tirar Neymar do Santos agora. E 96 milhões em três anuais de 32 milhões, para mantê-lo até o fim o ano, pra disputar o Mundial de Clubes no Japão.

O Santos, então, não podia fazer nada: a decisão passava para o Neymar.

Era a lei!

A resposta de Neymar:
Não vou sair do Santos pela porta dos fundos!
Só vou quando for de comum acordo!
Eu fico!

Aí, garoto!!!! 

No Santos, ele é feliz, joga com gosto, é só ver o que ele vem fazendo.

Hoje, saiu que ele é o 3º artilheiro deste ano, no mundo! Sem contar os 9 gols que fez pela Sub-17!

Aliás, o motivo do título foi a espetacular reportagem do Esporte Espetacular deste domingo, narração de Milton Gonçalves, sobre o Santos x Flamengo da última quarta-feira.


Não viu?


Lá no meio, ele diz que 'neymar' agora é verbo... é driblar ...como Neymar.... muito bonito!!!

Pena que a gente só pode conjugar regularmente esse novo verbo na terceira pessoa do singular. 

Nas outras, é só com a negativa.

Eu não neymo
Tu não neymas
Ele neyma
Nós não neymamos
Vós não neymais
Eles não neymam

Eis que agora, nos dicionários, o verbete para driblar é:

driblar
dri.blar(ingl to drible) vtd Enganar os adversários no futebol, com negaças ou fintas, com a bola ou com o corpo; fintar; neymar: "Via-o com a bola fazendo o diabo, driblar todo o mundo" (José Lins do Rego).
(adorei o 'negaças'!!)

4 comentários:

  1. Homerix,

    A atitude no Neymar foi correta. Talento ele tem de sobra, mas ainda é cedo para mudança.

    Agora, conjugar um verbo... :-)

    Haddad

    ResponderExcluir
  2. Entendo que tanto o Neymar quanto o Ganso são duas grandes promessas. Mas por enquanto são promessas. Vide o que ambos fizeram na Copa América.

    Lembro do Robinhho, e não faz muito tempo, no próprio Santos. Saiu para o Real Madri como realidade, e não vingou. Rodou para o Manchester City e Milan, e precisou voltar para o Santos para poder participar da Copa do Mundo.

    Portanto o meu "conselho" para os dois é que fiquem no Santos, no mínimo até se destacarem pela seleção em competições importantes. Quem sabe na próxima, que são os Jogos Olímpicos de Londres, as nossas expectativas quanto aos dois começem a se materializar.

    ResponderExcluir
  3. O Neymar realmente é uma grande promessa que, ficando aqui, tem tudo pra dar certo. Em termos financeiros, ele vai conseguir o mesmo ou até mais que na Europa, considerando os patrocinadores e toda a situação de Copa do Mundo no Brasil. Em termos esportivos, ele já tem todo o "conforto" do Santos e não corre risco de técnicos-doutores da Europa inventarem de ele ser marcador ou coisa do tipo.

    Veja esse link muito interessante sobre o caso:
    http://www.ricaperrone.com.br/2011/08/ae-moleque-faz-historia/

    Assim, ele também evita se transformar num novo Robinho, que está na descendente sem nunca ter sido o que prometia. Muito por causa da máscara em que se transformou após a ida pro Real Madrid. Um jogador que dizia que queria ser melhor do mundo enquanto nem titular do seu time era.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela marca das 35.000 visitas. Quanto ao verbo, recomendo mais cuidado com o andor. Neymar tem potencial para ser um dos maiores craques da história e tem dado mostras para isso, mas há muita lenha para queimar. Em primeiro lugar, há que amadurecer. Não está pronto. Isso fica evidente pelas atuações no estilo vagalume. No jogo de ontem, contra o Vasco, a sua presença só foi percebida ao tomar cartão amarelo. O Peixe está a naufragar por levantar demais a bola de um único jogador, negligenciando o fundamento que futebol é equipe. Há que se valorizar os outros também. Já é hora de afagar o Ganso também, o Arouca, entre outros. Essa diretoria do Santos é muito fraca. Não tem liderança, não notiva a equipe. É mais chegada num marketing, para expor esse presidente na mídia. Já esboçam até mesmo algumas ações com requintes lunáticos, como inscrever o Pelé como jogador para o mundial de clubes no final do ano. Certamente o Pelé rejeitará essa insanidade, pois tem nome a zelar. Há que mudar a mentalidade dessa diretoria, para inverter a tendência desastrosa no Brasileirão 2011. De outra forma, é melhor começar a trabalhar os reforços para a Série B do ano que vem.

    ResponderExcluir