-

sábado, 9 de outubro de 2010

Lennon não faz 70

Outubro chegou....

Celebram-se coisas boas em outubro, como o lançamento do primeiro Compacto dos Beatle, a estréia do primeiro filme de James Bond, que completarão 50 anos no mesmo dia de 2012, o iluminado 5 de outubro, numa coincidência artística histórica...

Neste ano de 2010, o mês de outubro traz uma celebaração um entaniversário de um astro de primeira grandeza.

John Lennon faria 70 anos de idade, no dia 9.

O futuro do pretérito foi usado, pois ele não vai mais fazer aniversário: ele se foi, há quase 30 anos, brutal e inesperadamente.


Fiz um resumo de sua vida, em sua parte conturbada, e não de sua música, que eu publicarei em breve

Apropriadamente, o Festival do Rio, que neste momento acontece, apresenta um filme sobre um dos episódios que comento: a vida adolescente de John. O título em inglês é ótimo, 'Nowhere Boy', em homenagem a uma ótima canção de Lennon, chamada 'Nowhere Man', lançada em 1965 no disco Rubber Soul, por muitos considerado o melhor disco dos Beatles. Ela começa com "He is a real nowhere man, sitting in his nowhere land, making all his nowhere plans for noboby". Ela mostra bem como ele próprio se sentia, apesar de já ser o que já era. O título do filme em português é 'O Garoto de Liverpool'. Depois do festival, ele vai entrar em circuito.

Abraço

Homero Missing Lennon Ventura

Um comentário:

  1. oi Homero

    esta música é profética... antecipa a perda de sentido da sociedade pós-moderna comentada por alguns filósofos da modernidade, como Bauman e Lipovetsky (autor da Era do Vazio)...

    o nowhere man de Lennon é o homem do século XXI que vive num mundo de fragmentos, efemeridade, ausência de sonhos, de projetos, de ambiguidades... de homens que estão em todos os lugares e em lugar nenhum... serão felizes?

    ResponderExcluir