Bem, continuamos a assina(Ven)tura, por intermédio de um outro email.
Abro a era Gmail em minha vida com a divulgação de mais uma iniciativa de minha filha Renata.
O link aí de cima é parte de uma campanha para convencer o governo americano a, como está escrito, introduzir o Esperanto como língua estrangeira nas escolas de lá. Difícil? Muito! Mas não custa tentar.
Vocês sabem que I'm a Believer.
A iniciativa já passou um primeiro filtro, e está agora entre as 60 idéias colocadas para votação, e já está quase no terço inferior.
Apesar de o benefício ser para os americanos, não há dúvida que, se a coisa emplaca lá, acaba gerando uma reação em cadeia. Seria um grande passo!
Há uma coisa parecida acontecendo aqui. O Congresso está analisando um projeto com o mesmo objetivo. Já passou na Comissão de Educação do Senado e está na Câmara.
Escrevi uma carta às suas excelências à época. Nela dou umas pistas do que se trata a língua neutra internacional, suas características, vantagens. Neste link.
É isso, quando tiverem um tempinho, visitem o link e vejam a proposta da Renata. Se quiserem aderir, preencham o cadastro básico e votem.
domingo, 7 de março de 2010
O Mundo do bem espera o Esperanto
Labels:
Comunicação,
Idioma,
Política

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Aniversário
(40)
Arte
(11)
b
(2)
Baleia
(43)
bea
(1)
Beatles
(840)
Blog News
(101)
Campanha
(9)
Carta
(37)
cele
(1)
Celebração
(58)
Ciência
(9)
Cinema
(312)
Comida
(3)
Comportamento
(259)
comu
(1)
Comunicação
(163)
Concurso
(23)
Costumes
(77)
Cultura Inútil
(32)
Despedida
(17)
Educação
(27)
Energia
(45)
Esporte
(56)
Estatística
(2)
Facebook
(2)
Família
(29)
Futebol
(133)
Game of Thrones
(9)
Geografia
(1)
Geologia
(1)
Her Majesty
(1)
História
(13)
homenagem
(93)
Houston
(48)
Ícones
(66)
Idioma
(58)
Jack Bauer
(7)
James Bond
(53)
Justiça
(35)
Livro
(272)
Los Bife
(66)
Matemática
(8)
Memória
(1)
Mensagem
(18)
Música
(207)
Obama
(20)
Pelé
(29)
Pesquisa
(7)
Pink Floyd
(22)
Poesia
(94)
Política
(103)
Propaganda
(6)
Rádio
(37)
religião
(42)
Rio de Janeiro
(43)
Saga A Arma Escarlate
(52)
Saúde
(62)
Segurança
(5)
Show
(98)
Star Trek
(17)
Teatro
(11)
Tecnologia
(3)
TV
(122)
Viagem
(115)
Rock Parceria e Poesia - Parte 2
View on Vocaroo >> Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...
Caro Homero,
ResponderExcluirse contar parece piada, mas ontem nós(eu, a Bia, o Lucas e o André) tivemos nossa 2ª aula de Esperanto, e estamos nos afeiçoando a ela de uma forma muito tranquila, fácil, fluida; esta sendo uma grande surpresa para nós. Sua construção é de uma simplicidade incrível, e sua ideologia então, tem uma "nobreza de caráter" que chega a ser tocante. SALUTON a essa iniciativa da Renata!
Abraço
Meu caro, também só conheci esperantistas gente boa, cada vez menos hoje em dia, mas acho a causa é sem chances, o inglês é e será cada vez mais a lingua franca do mundo globalizado.
ResponderExcluirHomero, isso é incoerente. Línguas não podem ser inventadas, elas surgem, mudam, se desenvolvem. O esperanto não permite neologismos, não é vivo. Se não é vivo, não é um idioma.
ResponderExcluirLínguas internacionais são consagradas pelo uso. Hoje, inglês e espanhol. Outrora francês. No Cone Sul, já se ensina português. Quem fala esperanto? Um grupo de espíritas, o polonês que o inventou (era polonês?)?
É isso mesmo Homerix, filhos melhores produzirão um mundo melhor. E a Renata trabalha um tema, que só mesmo quem já é bom de índole e acredita e tem a capacidade de perseverar. Ainda que ela não veja o Esperanto como língua consagrada e praticada mundialmente, durante a sua existência, seguramente o seu esforço permitirá galgar degraus importantes nessa corrida de revesamento, que depende fortemente de outras Renatas para que o Esperanto conquiste o podium. Notável, também, o seu empenho em escrever aos Senadores...mas...
ResponderExcluir