-

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Eu Não Respondi

Vem sendo veiculada na TV uma propaganda do IBGE, que diz: "Acabaram os censos 2007!", ou algo assim.
Ao fundo, sorridentes pessoas carregavam pequenos cartazes que declaravam: "Eu Respondi!".
Que bom pra eles! Participaram de um processo do qual eu NUNCA participei! Nenhum recenseamento, nenhuma pesquisa de opinião em época eleitoral, seja durante campanha ou na boca da urna, pesquisa de mercado, pesquisa de motivação, atingiu a mim ou a qualquer membro de minha família. Estou alijado do processo.  Não chego a ficar frustrado, mas, no mínimo me bate uma curiosidade.
Será que é pessoal?
Lanço aqui um desafio! Ou melhor, faço agora uma pesquisa (para ficar na esfera do importante órgão geográfico).
Vou usar como universo, o pequeno grupo dos meus correspondentes, para quem eu usualmente mando meus pequenos textos.
Se puder participar, é muito simples, responda SIM ou NÃO à seguinte pergunta: Você já respondeu a alguma pesquisa?                                   
Pode ser bem amplo na abrangência:
1.                  Pode considerar qualquer assunto ou pergunta: vai votar em quem?; o que você pensa do desempenho do governo?; o que você achou de tal decisão?; quantos membros tem sua família?; que produto você costuma usar?     
2.                  Pode considerar qualquer instituto de pesquisa seja independente ou patrocinado por qualquer mídia, seja falada, escrita ou televisada.
3.                  Pode incluir resposta de cônjuge, pais ou filhos: qualquer um vale! Se qualquer um disse SIM, sua resposta é SIM!
Claro que seria fundamental desconsiderar pesquisa de telemarketing ativo, aqueles curiosos de plantão que adoram um gerúndio, que querem tirar alguma vantagem de sua resposta, que daqueles, creio que muita gente já foi vítima! Não vale!!!                         
Para dar alguma representatividade a este humilde exercício de estatística, peço encarecidamente que responda. Basta um SIM ou um NÃO. Se quiser elaborar na resposta, será também bem-vindo! Mas, por favor, não deixe de responder! 
Se eu conseguir um certo número de respostas, faço umas continhas e divulgo o resultado.
Não espero chegar a nenhuma conclusão reveladora.
Trata-se apenas uma curiosidade.                         
Um abraço e antecipadamente obrigado!
RESULTADO
Exatamente 2/3 também não responderam a qualquer pesquisa, no caráter amplo que foi pedido, contando qualquer instituto de pesquisa e qualquer membro da família.