-

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need Is Love Is All You Need

Esta canção foi tocada ao vivo para o mundo todo, em junho de 1967

Esta canção foi lançada em compacto, em julho de 1967

Esta canção finaliza LP Magical Mystery Tour 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções com Mensagem Para o Mundo

as demais 4 canções de mesmo Assunto e  Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

11. All You Need Is Love (World Speech Song by John Lennon)

John diz "É fácil (tamtan tantaram tantaram) Tudo o que se requer é amor (tam tantarararam) Tudo o que se requer é amor (tam tantarararam) Tudo o que se requer é amor, amor, Amor é o que se requer!"
Em junho de 1967, iria ocorrer o primeiro evento transmitido ao vivo, pela TV, internacionalmente,  e alguns países foram convidados a dar sua contribuição. Adivinha quem a Inglaterra escolheu como artista representante? Os Beatles, lógico!!! E fizeram a encomenda, e John apareceu com essa música, se bem que há controvérsias: tem gente que diz que ela já existia na cabeça de John e só foi considerada apropriadíssima para o evento. O vídeo que se vê hoje  é colorizado artificialmente, já que TV colorida ainda estava para ser inventada naquele ano. Estavam presentes na transmissão membros dos Rolling Stones, do The Who, Eric Clapton, Marianne Faithfull, outros astros menos cotados, todos no sing-along do refrão, todos, incluindo os Beatles, em trajes coloridos e psicodélicos (a orquestra estava a rigor), balões e cartazes entulhavam o cenário, uma pequena bagunça organizada para passar uma grande mensagem.
 
Resumo da letra?
 
Você precisa fazer o que precisa ser feito. 

Você precisa salvar o que precisa ser salvo. 

Você precisa cantar o que precisa ser cantado.

Você precisa construir o que precisa ser construído.

Você pode ver o que você quiser. 

Você pode conhecer o que você quiser. 

É só aprender a jogar!

É só aprender a ser você mesmo!!

       É FÁCIL!!!

All you need is

LOVE LOVE LOVE

is all you need

O problema é apresentado em três versos de três linhas cada, e a solução vem no refrão, repetido à exaustão na canção. Aliás, não! Ele deveria continuar a ser repetido, e pregado, e pendurado, e martelado e esfregado na cara das pessoas. Tudo seria diferente do que vemos hoje em dia. Se esse conselho simples fosse obedecido, decerto já seríamos um planeta de regeneração, e não este mundo de provas e expiação em que vivemos!

  Pausa para reflexão:

Será que precisa desenhar a profundidade dessas simples palavras?] 
Se cada pessoa amasse ao próximo, a cada um deles, não haveria crimes físicos, como assaltos, roubos, agressões, assassinatos e todos os tipos de 'cínios' e 'cídios', até mesmo o 'sui', que seria falta de amor a si próprio.  
Se cada pessoa amasse ao próximo, não haveria crimes dolosos, os de colarinho branco, como, corrupção, falcatruas, estelionatos, desfalques, desvios, negociatas, fraudes, traficâncias, velhacarias, burlas, trapaças. Todas essas atitudes tiram dinheiro de aonde esse dinheiro deveria ir, tipo saúde, educação, segurança, portanto profunda falta de amor ao próximo!!!
Em resumo, não haveria malfeitos em geral, contra pessoas ou patrimônio, porque tais atos iriam prejudicar de alguma maneira, a um próximo, a quem, por definição, caso fosse seguido o lema, se ama!  
Cada um agiria, cresceria, viveria sua vida até o ponto de começar a prejudicar a ação, o crescimento, a vida de outrem. Seria uma atitude incongruente!
Fim da reflexão!

Claro que a coisa não foi toda ao vivo... não podiam arriscar alguma coisa dar errado na frente de 300 milhões de telespectadores. Foi feita uma pré-gravação, com muito ensaio, com uma orquestra de 13 músicos, e depois muitos dublaram direitinho, detalhes mais abaixo.

Claro que a coisa virou um compacto, que foi imediatamente para o primeiro lugar das paradas no mundo todo. E é considerada mundialmente como um Hino de Paz, desde então e para sempre!! Depois, a canção entrou no LP Magical Mistery Tour. E John foi alçado de uma vez por todas ao papel do Herói Humanitário, por uma prática que começara com The Word (1965) de Rubber Soul, e depois continuou na carreira solo, com Give Peace a Chance (1970) e Imagine (1971), o que não foi suficiente para evitar seu assassinato (1980). Ou mesmo, talvez possa ter sido exatamente por causa disso...

Agora vamos a mais detalhes da efeméride. E começo com uma pequena ducha de água fria, afinal, a coisa não foi aquele conto de fadas o tempo todo. Quando Brian Epstein foi aproximado pela BBC com a honraria de colocar a maior banda da mundo para representar o país num evento mundial, ele não teve dúvidas em aceitar, e foi correndo contar para os rapazes. A recepção, entretanto, foi um mix de frieza com raiva, John teria dito algo como: "Qual a parte do 'Não queremos mais tocar ao vivo' você não captou direito?". Isso era perto de dois meses antes do evento, e eles não se mexeram, deixando Brian super tenso. Quando faltavam menos de três semanas alguém lembrou: "Ah, é, temos aquela transmissão ao vivo pra fazer!" e John disse: "Deixa comigo!". Claro que eu estou colocando palavras na boca das pessoas, mas as falas foram algo parecido. Em verdade, Paul também fez uma canção, dizem que era Your Mother Should Know, mas fosse qual tenha sido, quando ouviu a canção de John, disse: "Vai que é sua, parceiro!"

Claro que, com o adiantado da 'hora', os estúdios da EMI já estavam reservados a outros artistas, e lá se foram eles no dia 11 (!!o evento era no dia 25!!) para o Olympic Studios, no qual haviam feito uma ótima e produtiva e única sessão de gravação de Baby You're a Rich Man. Era, portanto, o...

Dia D-14: A sessão teve uma base estranha, com John num cravo, Paul num contrabaixo daqueles de orquestra, George num violino, só que os dois últimos não eram experts nos instrumentos, e Ringo na bateria. Desde o começo, a Marselhesa era parte integrante, abrindo a canção com as notas, apenas a melodia, da primeira frase do hino francês 

"Allons enfant de la patrie, le jour de gloire est arri... LOVE LOVE LOVE!"

John comandava e ia fazendo um take após o outro, até o 33, mas acabaram por escolher o take 10 como o melhor!

Dia D-6: De volta à EMI, John acrescentou um banjo, George Martin, um piano, mais bateria de Ringo, George, um solo de guitarra de 4 compassos, e os vocais, de John (lead) e Paul/George (backing)

Dia D-2: George Martin havia escrito um arranjo orquestraI, então 13 músicos adentraram ao famoso Estúdio 1 da Abbey Road para exaustivos ensaios, e lá se foram mais 12 takes, e o contador chegou a 43. Até aquele dia, o combinado era que todos dublariam gravações pré-existentes ao vivo mas John, corajosamente, disse que ia cantar ao vivo, e Paul veio atrás e disse que faria seu baixo também ao vivo, e os dois convenceram George a fazer sua guitarra ao vivo. George Martin ficou preocupado...

Dia D-1: Chega a BBC ao estúdio pra fazer um ensaio de câmeras. George Martin teve que fazer em brevíssimo tempo um novo arranjo instrumental, atendendo a pedido de John, e a orquestra gravou mais 4 takes, vai contando, já estamos no Take 47! 

Dia D: Mas ainda não a Hora H! Eram duas da tarde e George Martin avisa que vai colocar a última base em playback, os Beatles vão fingir que tocam, mas as vozes e a orquestra serão ao vivo! John estava nervoso, pois sua prática era ler a letra enquanto gravava a voz, ali não podia, pois ficaria na frente da câmera, e se o papel ficasse ao lado, a voz saía do microfone, além de ficar feio, né. Ainda naquela agitação toda, cheio de gente chegando, George Martin ainda teve que fazer mais um arranjo, o do final, em que tanta coisa entra, o In The Mood (de Glen Müller), o Greensleeves (tradicional), o She Loves You, o Yesterday! E então, a orquestra gravou mais 9 takes, e quando ela estava no meio do Take 57, alguém gritou "NOW". Chegara a 

Hora H: Já estavam no ar,  a orquestra terminou o que estavam fazendo e todos entraram ao vivo para o mundo, e veio a caixa de Ringo e os trompetes

 Ta ta ra ta ta ta taaaa tara Tara Tara Ta Tata LOVE LOVE LOVE,

e vem John, perfeito (ou quase) e Paul e George no "Love Love Love",  Ringo na bateria, e a orquestra, e no último refrão, Paul convoca "All together now ... Everybody" e os Beatles e todos os convidados, artistas em trajes coloridos e psicodélicos sentados no chão e outros figurantes carregando placas com o título do hino em várias línguas, vieram juntos nas palmas e no brado

All you need is love .... All you need is love  ... All you need is love love ...

Love is all you need .

Deu tudo certo, depois corrigiram dois errinhos de John e dois do Ringo, e estava pronta mais uma obra-prima dos Beatles, mais um Hino de John Lennon.

Vejam aqui, neste LINK, como foi.

17 comentários:

  1. Que delícia de texto, meu amigo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Show! Literalmente. Fenomenais, esses bastidores da música que representou a Inglaterra, na primeira transmissão de TV ao vivo. Ao vivo, com um pouco de dublagem, já que fora gravada antes, para que nada desse errado. Fantástico o acréscimo de parte do hino francês no início e no fim! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. É por essas e por outras q os Beatles juntos eram os melhores
    Música maravilhosa e vídeo maravilhoso
    Ótimo texto homerix 👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Essa canção é espetacular. A forma detalhada da análise me remete ao momento feliz do grupo, independente dos bastidores.
    Existe um compromisso velado. O mais interessante é que para um videoclipe com mais de 50 anos e pouca tecnologia da época, saiu tudo perfeito. Até hoje há quem pense que foi ao vivo.
    Homero, obrigada novamente pelo primor do seu trabalho vde análise. Excelente!

    ResponderExcluir
  5. Uauuuu meu amigo, que leitura para começar meu dia. Obrigada por sempre compartilhar seus conhecimentos e essa sua paixão. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Itamar Rodrigues dos Santos25 de junho de 2021 às 12:03

    Sensacional.
    Muito legal e como eles eram, e ainda são amados e admirados por todos nos que somos seus fãs.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal os comentários sobre esta música , que mais parece um hino. O título já diz tudo, pois tudo que o mundo precisa é de amor.

    ResponderExcluir
  8. A vontade é não parar de ler . . Maravilha.

    ResponderExcluir
  9. Que canção trabalhosa heim...quase 50 takes. Mas valeu cada nota.

    ResponderExcluir
  10. A Marselhesa, como introdução desta música, faz parte do conjunto de coisas simples e geniais desses caras. Uma simples inversão na frase “All You need is love”, para “Love is all you need”, fica genial dentro do contexto .
    E respondendo à sua pergunta meu amigo Homero, não existe análise dos Beatles igual a sua. Você sabe disso. Forte abraço e um excelente domingo
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir
  11. “Se esse simples conselho fosse obedecido…” - Tudo o que se requer é o Amor! (_All you need is Love_)
    Primeiro evento ao vivo pela TV, e os Beatles foram convidados para representar a Inglaterra. O vídeo atual foi colorido artificialmente porque, na época, só havia TV preto e branco. Era junho de 1967. Maravilhosos!
    Vera Mussi

    ResponderExcluir
  12. Pois é Homero, que pena que o dia no qual os Beatles tentaram contar para 700 milhões de pessoas que tudo que nós precisamos é de amor não contagiou todo o planeta.O Reino Unido e a BBC não poderiam estar melhor representados naquele encontro mundial via satélite. Que pena que a stratocaster psicodélica do George Harrisson não viria a substituir as milhões de metralhadoras, que ainda viriam a ser confeccionadas ainda naquela década pelos senhores das armas, que nunca deram muita bola para as mensagens do John Lennon.E até hoje há quem diga que o Mark David Chapman não era apenas um maluco beleza.Parece que mensageiros da paz carismáticos idolatrados por jovens incomodam muita gente.Who killed John Kennon? Que um dia o mundo ainda compreenda que só a universalização do amor geral e irrestrista vai nos conduzir ao fantástico paraíso de "IMAGINE"...E esses russos atrasando esta evolução pelo menos mais uns 50 anos.Bem que poderíamos ter extinto a OTAN para acalmar eventuais líderes psicóticos mundiais.Belas lembranças HOMERIX MACHINE...Jonh is a concept by which we measure our pain Dylmar Gomes

    ResponderExcluir
  13. Muito bom...sempre com detalhes riquíssimos

    ResponderExcluir
  14. Meu querido, que é quem trata a música com tanto carinho e dedicação, me espantar a riqueza de detalhes que vc garimpa da história deste fenômeno, dissecando qualquer matéria que possa montar o monstruoso quebra cabeça chamado BEATLES. Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber o motivo do Hino da França. Ficou bom demais. Mas por que mesmo foi escolhida para a introdução? Existe uma fan fiction com explicação, mas...é ficção.
    Só acrescentando que foi lançada quando entrava o verão de 67 que foi denominado Verão do Amor. Quando veio o famoso Festival Monterey Pop organizado por Derek Taylor, ( aquele dos Beatles, claro) o John Phillips, e um produtor de discos..Sam alguma coisa. Phillips fez o hino do festival que foi sucesso. Quem não se lembra? If you go to San Francisco... Mas não é que All you Need is Love
    também foi associada ? Afinal era o festival do amor apresentando ao mundo o movimento Hippie. ...A musica tinha tudo a ver.
    Os Beatles foram considerados como embaixadores do festival. Fizeram o banner. George levou Ravi Shankar. Paul sugeriu The Who, Donovan ( que não foi contratado por problemas com drogas) e nada menos que Jimy Hendrix. Pois é, quem lançou Hendrix para o mundo? Paul.
    Acho que todos conhecem aquele senhor que filmava os Beatles...Tony Bramwell, algo assim. Ele tem página no facebook. É meu amigo! Ele está no video do All We Need is Love carregando um dos cartazes.
    Escutei a música pela primeira vez pela BBC na casa do meu tio João. Ficamos todos extasiados. Tenho quase certeza que nenhum brasileiro teve como ver na TV. Acho que foi transmitida para o Brasil. O impacto vendo o video teria sido ainda maior. Mas te garanto que apenas ouvindo já causou comoção em todos nós ali na sala. Os Beatles sempre inovando, sempre oferecendo algo fora do trivial. Espalhando Amor para o mundo e ainda dizendo que é tudo que precisamos. Aprendendo a amar...resolvemos todos os problemas. Problema é...como aprender a amar? O que realmente é Amor?
    Jesus foi quem disse isso primeiro...embora com outras palavras. Amai-vos uns aos outros. E Amai aos outros como a ti mesmo. Era a dica.
    Mas a Solange Pimenta disse exatamente que só precisamos de amor...para restaurar a unidade quebrada. A quebra dessa unidade é que seria a causa de todos os males que vivemos. Nascemos com essa finalidade: fazer a restauração através do Amor. Eta Solanginha danada. Falou antes dos Beatles.

    ResponderExcluir