-

sábado, 28 de dezembro de 2019

Dois Papas e Um grande filme


Alerta preliminar: usarei trema para sempre!

_______________________________________

Alerta 2: Outras NOVE resenhas e causos do Oscar, neste link
__________________________________________________



Dois Papas, novo filme do diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus), é um filme da Netflix, baseado em fatos reais!

Sim, a Igreja sofria uma crise descomunal, por conta de escândalos financeiros, da mão leve sobre sacerdotes pedófilos, da fuga dos fiéis; sim, os dois Papas co-existem, seus nomes são Ratzinger e Bergoglio; sim, um é alemão, o outro é argentino; sim, um renunciou, o outro assumiu; sim, um era conservador, o outro é progressista; sim, o papa emérito aprecia apenas música clássica, o de verdade curte música popular; sim, o alemão era afeto ao luxo da Igreja, o argentino quer distância; sim, este torcia pelo San Lorenzo, aquele não liga pra futebol, é filósofo e exímio pianista; sim, há suspeita de que o primeiro tenha atuado junto à juventude hitlerista, e de que o último tenha contribuído com a ditadura argentina; é fato que Bergoglio tornou-se padre já com mais de 30 anos e chegou a ter namoradas, uma delas tinha até nome conhecido, Amália, ok, ok, mas será que pára por aí a realidade dos fatos no espetacular filme? 

Sinceramente? Não interessa! 


ATENÇÃO!!            
ENTRE BARRAS EM VERMELHO - SESSÃO SPOILER!
... DEPOIS PODE VOLTAR A LER
______________________________________________________________________


Castel Gandolfo, residência papal de verão,
que francisco abriu ao público
Precisei entrar numa discussão sobre o que ocorreu e o que não ocorreu de verdade, então esta sessão é pra quem já viu o filme!!

Não há indícios que confirmem que Bento chamou Bergoglio para conversar em Castel Gandolfo, não há indícios de que Bento contou a Bergoglio que iria renunciar ou de que torcia por ele e sabia que o sucederia, não há indícios de que Bergoglio proporcionou ao 'colega' uma ‘orgia gastronômica’ de Pizza e Fanta com Bento, não há confirmação de que chegou a propor casamento para Amália, ou de que cantarolava ABBA, ou ainda de que discutiu sobre Beatles com o austero alemão, e de que tenha viajado com uma muda de orégano num avião de volta a Buenos Aires.
Mas, e daí??!!
______________________________________________________________________

FIM DA SESSÃO SPOILER

Meirelles diz que declarações aqui e ali dos dois Papas levam a considerar todos os fatos relatados no filme mais que possíveis, senão prováveis de terem acontecido. Não sei se os Papas são assinantes da Netflix, mas não há dúvidas de que assistiram ao filme, e ninguém reclamou. O que importa é que aí está um filme que sobe ao topo dos rankings de todos os amantes da arte, e já concorre ao Globo de Ouro de Melhor Drama, Melhor Ator Principal (Francisco) e Coadjuvante (Bento), além de Roteiro. Meirelles não foi lembrado como Diretor, então provavelmente não estará entre os indicados ao Oscar, já as quatro indicações certamente serão repetidas no Oscar.

Talvez não se juntem ao espaço amostral de apreciadores do filme aqueles católicos extremamente conservadores e os extremamente direitistas de carteirinha, que com certeza não suportam a favorabilidade ao novo Papa em relação ao velho, que diretor e roteirista deram ao filme, e que faz até mesmo com que muitos nem irão assisti-lo, por considerarem Francisco um revolucionário esquerdista desprezível. Esse pessoal costuma torcer a boca para Obama ou qualquer de seus colegas Democratas, considera John Lennon comunista, e taxa 'Imagine' como um hino mais socialista que a Internacional.

Ah, sai pra lá!!


Sugiro, solenemente, que se afiliem ao 

Sindicato dos Plantadores de Batatas! 

Mesmo eles teriam que admitir que a Igreja saiu fortalecida com esse filme, principalmente com a atuação carismática de Anthony Hopkins, que mostrou um Ratzinger muito mais leve que o Papa de verdade. Vale notar que nem precisou de muita maquiagem para encarar o personagem, bem diferente de quando fez Nixon, Picasso ou Hitchcock, além de Matusalém ou Odin, que passava na Globo no momento em que escrevia este parágrafo!!! E nem seu ‘oponente/parceiro’ teve esse problema, afinal Jonathan Price foi escolhido por sua semelhança com Francisco, Meirelles admitiu que esse foi um fator importante para a escala (aliás, lembro-me bem de Renata ter atestado o fato, logo que Francisco assumiu). E deve ter ajudado também o fato de Price ter feito outro argentino no cinema, um excelente Juan Perón, em Evita. Seu espanhol neste filme está perfeito. Outro ponto alto do filme, aliás, é terem usado os idiomas naturais, o italiano quando tinha que ser italiano, o inglês entre os dois, o castelhano quando Bergoglio está na Argentina e o Latim, claro, quando há o anúncio da renúncia, aliás uma cena que teve um certo humor por conta de uma conversa precedente entre os personagens principais.

Amigos, que filme!

Impressionem-se com a crueza da ditadura argentina (será que as cenas de execuções eram filmes da época?), testemunhem diálogos inspiradíssimos, humor e emoção, preparem-se para rir alto (eu ri!) e arrepiar-se (eu me arrepiei!) de emoção, divirtam-se com cenas muito bem recortadas (o uso do fone de ouvido no helicóptero é perfeita), e acostumem-se a ouvir uma trilha sonora arrojada que passa por 'Claire de Lune' e 'Bela Ciao'. Posso imaginar como Paul McCartney deve ter se sentido ao ouvir uma canção sua como pano de fundo de uma das cenas mais importantes do filme!
Uma lágrima, com certeza, rolou!


Atualização Pré-Oscar
  • Não ganhou nada!
  • 'Francisco' concorre ao Oscar de Melhor Ator, mas foi atropelado pelo Coringa nas outras 4 principais prêmios distribuídos, e assim o será no OSCAR
  • 'Bento' concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas foi atropelado por Brad Pitt nas outras 4 principais prêmios distribuídos, mas tudo pode acontecer no OSCAR!
  • Não concorre ao Oscar de Melhor Filme, pois foi atropelado por Ford vs Ferrari, que a Academia inventou, mais americana que nunca




4 comentários:

  1. Homerix!

    Muito boa a sua resenha, que estimulou-me a ver o filme, e consegui apreciá-lo hoje. Pouco importa se o diálogo entre o Ratzinger e o Bergoglio, em situação de pré-renúncia do Papa Bento, foi assim mesmo ou não. Notáveis os atores Anthony Hopkins e o Jonathan Pryce, particularmente o segundo,que deve ter estudado todos os trejeitos e comportamentos do Papa Francisco. Entre tantas cenas interessantes, gostei muito da cena da Pizza com refresco de laranja, mostrando a admirável simplicidade do Francisco, embora a propaganda da Fanta seja dispensável. O filme é genial e nos convida a uma reflexão sobre a vida e o compromisso com os objetivos de uma missão.

    ResponderExcluir
  2. Grande resenha, Homero! Bem detalhista! Com certeza, chegando em Sampa, vou assisti-lo. Some comments:
    →Meirelles é realmente um ícone brasileiro. Bom saber que temos alguém como ele representando nosso país aí fora. O alcance que ele tem no exterior nos orgulha muito. É só assistir BLINDNESS, 360, THE CONSTANT GARDENER e agora OS DOIS PAPAS pra constatar o que digo. Isso tudo sem falar em CIDADE DE DEUS, né!
    →Admiro também Anthony Hopkins! Concordo com vc - como ele está parecido com Bento, não? Price, por outro lado, deve ser parente de Francisco - e de 1o grau! Que semelhança!
    →Fiquei curioso em ver 2 cenas que vc mencionou: a da "orgia gastronômica" e a que tem Paul como fundo musical....

    ResponderExcluir