-

terça-feira, 30 de abril de 2019

Cruyff - Um Pelé da Classe

Resultado de imagem para cruyff
Antes do nosso Zico NÃO SER campeão do mundo, um outro, alguns degraus acima dele, também era confrontado com a seguinte pergunta: "Como é que se entende que um jogador como você não foi campeão do mundo?". O nome dele era Johan Cruyff, jogador da Holanda, capitão em campo do que Rinus Michels, do banco, fez o mundo conhecer como Carrossel Holandês, que encantou o mundo no começo da década de 1970. Depois de uma carreira brilhante, Cruyff se tornou um técnico idem. E são dele, como técnico consagrado, as frases que listo a seguir, que dão a dica do por quê ele fez tanto sucesso, no campo e no banco. Admirem!!!

  • Há só uma bola em campo, e o meu time deve ficar com ela.
  • Jogar futebol é simples, mas jogar futebol de maneira simples é difícil.
  • Quando se tem a bola é preciso trabalhar para deixar o campo o maior possível, quando a bola está com o adversário é preciso deixar o campo o menor possível.
  • Ser veloz não é correr mais que o outro, é começar a correr na hora certa.
  • Eu sempre batia os laterais, porque se me devolvessem a bola eu estaria sem marcação.
  • Qualidade sem resultado é inútil, resultado sem qualidade é entediante.
  • Ter técnica não é fazer mil embaixadinhas, isso é para trabalhar no circo. Ter técnica é passar a bola de primeira, com a velocidade certa e no pé bom do seu companheiro.
  • Não há prêmio melhor do que ser aclamado pelo seu estilo de jogo.
  • Se é para ser atropelado, melhor que seja por uma Ferrari. (depois da derrota do Barcelona para o São Paulo de Telê no Mundial de 1992)
  • No meu time o goleiro é o primeiro atacante e o centroavante é o primeiro defensor.
  • Por que não posso ganhar de um time mais rico? Nunca vi uma mala de dinheiro fazer um gol.
  • Um jogador tem contato com a bola em média três minutos por jogo. O que define se ele é um grande jogador ou um jogador comum é o que faz nos outros 87 minutos.
  • Futebol se joga com a cabeça, as pernas estão ali para ajudar.
  • Deve-se trabalhar para que os piores jogadores do adversário sejam os que mais toquem na bola, porque aí ela voltará rapidamente para o seu time.
  • Há jogadores que não sabem o que fazer quando recebem a bola sem um marcador por perto, por isso o melhor a fazer é deixá-los livres.
  • Os jogadores de hoje só chutam de peito de pé. Eu chutava de peito de pé, com a parte interna e a externa dos dois pés. Ou seja, eu era seis vezes melhor do que os de hoje.
  • Não admito que um programa de computador decida se um jogador serve ou não para um time. Se fosse assim eu teria sido mandado embora do Ajax aos 15 anos, porque naquela idade chutava muito fraco. A técnica e a visão de jogo não podem ser detectadas por um computador.
  • Quando parei de jogar me disseram que eu teria de estudar quatro anos para poder ser técnico. Disse a eles que estavam loucos. O que eu aprenderia durante quatro anos com quem sabe menos de futebol do que eu?
  • Jogadores forjados nas ruas são mais valiosos do que técnicos formados em escolas.
  • Os cursos para treinadores se preocupam mais com a teoria do que em como desenvolver a técnica dos jogadores.
  • O personagem mais importante do futebol é o torcedor. Ele vai ao estádio para se divertir no seu tempo livre, e o jogador tem de lhe dar essa alegria.
  • Futebol não é sofrimento, é diversão. Tenha a bola, trate-a bem, tente atacar e marcar gols.


O que acharam??



2 comentários:

  1. Homerix,
    Espetacular postagem. O Cruyff jogava o futebol de altíssima qualidade e com um estilo, que o diferenciava em campo. Admirável craque, que encantava até mesmo as torcidas adversárias. Foi uma pena não vê-lo campeão do mundo pela Holanda. Eu não conhecia as frases do craque, que você nos brindou com esta postagem.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é do Joao Figueira

    ResponderExcluir