Mesmo correndo o risco dos listeiros, segue aqui a lista dos 100 Melhores Filmes da história do cinema, na minha modesta opinião... Aceito sugestões, reclamações, retaliações, risadas, 'mas como?'s e outros quetais.... Apenas os Top 10 estão em ordem de preferência... Depois, em grupos de 10, em ordem alfabética no grupo!! Ressalva 1: FIlmes que tem seqüências são representados pelo primeiro. Por exemplo, Poderoso Chefão encabeça a minha lista e representa o II que poderia estar entre os 20 e o III que poderia estar entre os 100 Ressalva 2: Franquias estão fora. Por exemplo, certamente, 007 - Casino Royale estaria entre os 30, bem como o Batman - O Cavaleiro das Trevas e a retomada de Star Trek também, e quem sabe Os Vingadores entre os 100. Mas todos eu deixo pra outro capítulo!!! Depois fiz os 200 seguintes, se me der a honra, clique aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2015/09/the-next-two-hundred-movies-by-homerix.html
Domingo, 21:59:40, Renata começou uma filmagem no estande da Novo Sèculo, na Bienal do Livro.
Os trabalhos já haviam terminado quase uma hora antes, as estantes já estavam quase vazias e começou a tradicional contagem regressiva para comemorar o fim de 11 dias de intensos trabalhos. Renata esteve lá em todos eles, e conseguiu conquistar centenas de novos leitores (foram 750 livros vendidos).
poxa, eu sempre esqueço
que nem todos que lêem meus posts
sabem do que estou falando:
a autora é Renata Ventura
e os livros são
A Arma Escarlate e
A Comissão Chapeleira
Batalha dura .. só os fortes resistirão num mundo que faz os maiores vendedores da Bienal serem dois vlogueiros e uma popozuda, longe dos demais, na casa dos vários milhares. É duro... mas ela vai seguir!!! Sua aposta agora é a receptividade que o livro tem recebido de alguns professores que já os leram.
Ela está tentando mostrar como os livros usam a linguagem lúdica da literatura fantástica mergulhada na realidade brasileira, para disseminar mensagens de ética, cidadania e direitos humanos, denunciando preconceito, vícios, bullying e maus tratos, valorizando a cultura brasileira, com pinceladas de política, história e geografia, destacando a diversidade regional, seus sotaques e folclores, incentivando o respeito às diferenças, às religiões, em 5 livros que passeiam pelas 5 regiões brasileiras, tudo fruto de muito esforço e pesquisa. Isso tudo tem sido sentido pelos leitores e pelos professores que já leram os livros. O depoimento deles é impressionante, e está na proposta.
É essa a aposta dela no momento... Aos que chegaram até aqui e tiverem contatos com professores de Ensino Médio ou Fundamental II, coordenadores pedagógicos ou mesmo diretores de escola, favor mandarem um email para mim!! Estou no venturahomeroventura@gmail.com!!!
Vovó chega na sala reclamando das dores de sempre... Renata a instala em sua poltrona, coloca um DVD na TV, dá Play, aparece Julie Andrews em meio a uma verdejante colina, a orquestra começa, ela se posta ajoelhada em frente à vó, e assim que Julie canta 'The hills are alive, with the sound of music', Renata canta junto e assim vai até o final, lindamente, então as dores da vovó passam, como que por encanto.... Seguimos adiante, selecionando as partes musicais, todas ótimas, e meu olho insiste em marear... há momentos até de soluços ... É sempre assim, quando vejo A Noviça Rebelde, já foram mais de 30 vezes.... neste ano o fenômeno completa 50 anos.
Por acaso, na semana passada, o amigo Fernando, admirador de pouquíssimos musicais, dentre eles a Noviça, passou-me relato de interessante ....e hilária... experiência por que passou!!!
______________________
Um texto de quinta - mais uma incoerência politicamente correta O politicamente correto chega a pontos de total incoerência. Tenho certeza que todos já viram, ao menos uma vez na vida, o filme "The sound of music" que passou no Brasil com o título de "A noviça rebelde". Pois bem, neste filme o personagem da referida noviça, Maria, magistralmente interpretada por Julie Andrews, inicia o filme, após um deslumbrante voo panorâmico como que de uma águia pelos vales austríacos, cantando a música "The hills are alive", quando percebe que perdeu a hora da reza matinal no convento. Ao retornar, esbaforida e atrasada dá de cara com a madre superiora e mais duas freiras importantes na hierarquia do convento, uma tentando fazer a cabeça da madre superiora de que Maria não tem as características necessárias à vida no convento, a outra tentando convencê-la do contrário. As três cantam, a madre superiora e suas assistentes, divinamente uma música cujo título não me lembro mas que fala algo como "como prender um raio de luz em suas mãos?". Recentemente deparei-me no netflix (ou foi no now ?) com uma versão moderna da peça. Algumas coisas chocam à primeira vista. Ver uma noviça rebelde que não Julie Andrews é sempre perturbador, embora isto possa ser debitado à emoção, mas acima de tudo deparar-me com o capitão Von Trapp interpretado por um rapaz que, com certeza, não poderia ser pai da filha mais velha de 16 anos (lembrem-se, ela cantava com o apaixonado namorado "I'm sixteen, you are seventeen...") foi algo que a razão não aceitou.
Pior, a madre superiora, interpretada magistralmente no filme por uma velha senhora com cara de "vó da gente" e que cantava divinamente, na peça era interpretada por uma cantora negra, mais nova. Seria apenas chocante, se a cantora negra cantasse de forma magnífica, assim como a velha senhora, mas não: não chegava a cantar mal, mas bem longe de poder se dizer que cantava bem. Agora pergunta-se: o que fazia uma madre superiora negra na Áustria do pré-guerra, pelos idos de 1938? Mesmo que estivesse no convento, dentre as freiras e noviças regulares, já seria pouco provável que no clima de então galgasse algum posto na hierarquia do convento. Madre superiora, nem pensar... Era incompreensível, mas tentava sublimar tal absurdo querendo acreditar que tal madre superiora viera gerenciar um convento do interior da Áustria vindo de uma colônia africana qualquer. Que, depois de ter feito um bom trabalho no Congo belga ou na Rodésia, tinha sido transferida para a Europa como um up-grade na sua carreira. Mas acontece que Maria vai à sala da madre superiora para debater o seu futuro no convento. E começa a cantar uma música austríaca dos pastores montanheses locais. Canta a primeira parte e a madre superiora engata a segunda. Maria revela que apreendeu a música porque viveu toda a sua vida, até então, nas montanhas que cercam o convento ao que a madre superiora revela que também viveu ali toda a sua vida. No interior da Áustria, em 1938 ? Ora, faça-me o favor... PS: falando em politicamente correto, vejam o reclame da Fly Emirates. Seis pessoas em volta de um balcão de bar, em pé no avião. Um casal formado por um negro e uma branquela, esquálida e sem graça. Uma velha, de cabelo branco, e um sujeito com um ar de que não costuma frequentar sequer avião, quanto mais a primeira ou a classe executiva. Um barman oriental e, como não poderia faltar, um casal de rapazes. O fato de um estar com a mão no ombro do outro e se olharem rindo não daria a certeza de serem um casal gay. Mas certamente nenhum homem usaria, impunemente, a echarpe branca que o barbudo traz, despreocupadamente ao pescoço. À semelhança da madre superiora no convento austríaco de pré-guerra, a possibilidade de você encontrar estes seis, juntos, no voo da companhia aérea é mais ou menos a mesma do Vasco não cair este ano para a segunda divisão.
1 Levando Renata à Bienal, passando pela Barra, fiz uma associação. Santos e Flamengo são os 'novos ricos' do Brasileirão. Ambos flertaram com o Z4, mudaram de técnico, são vencedores das últimas 5 rodadas (o Santos, com um empate no meio), e agora rumam ao topo da tabela.
O Flamengo já mora na cobertura.... o Santos está a 1 ponto...
Se os dois continuarem a 100% a partir de agora (missão difícil, mas não impossível), vão de mãos dadas até 19 de novembro, Dia da Bandeira, qu...ando espero ver a do Santos tremular vitoriosa, no grande clássico que felizmente acontecerá no alçapão da Vila Belmiro!!!
(e na primeira rodada após esta publicação, o Santos pisa na bola ....) _________________________________
2
Excelente coluna de Zélia Duncan hoje no Globo.
Ver foto com a introdução! Sobre as modas de alimentação. Adorei o
Bolívar Lamounier ! Com a diferença que quando os dois vestirem as camissas listadas,
não vão sair por aí....
Caríssimos e caríssimas: Recordar, como dizem, é viver. É com esse espírito, para que todos vivam com alegria e sempre atentos ao refrão, que listo abaixo as m...archinhas e outras canções populares prediletas de algumas das maiores personalidades da política brasileira:
Daqui não saio, daqui ninguém me tira
Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não
E o cordão dos puxa-saco, cada vez aumenta mais
A cabeleira do Zezé
Camisa listrada
_________________________________ 4 Gente, que máximo .... que nervoso!!! E a coisa dura 3 horas? Tem uns que desistem do cruzamento e embarcam de volta na mesma perna do 8! E a dificil arte de saber quem ganha? E o socorro? Será que existe remoção dos envolvidos em acidentes? ... Adrenalina pura... Seria interessante assistir de uma câmera bem acima...
_______________________________
5
Lá vamos nós falar da novela nova, bem e mal!!!
Primeiro, falando mal: como é que o mocinho inocente aparece com uma cara de culpado e foge pelas vielas da favela? e Como é que o puliça não descobre o suspeito num esconderijo fajuto no carro da Dona Capital da Etiópia?
Depois, falando bem: a cena da pilantra sendo desmascarada, levando tiro, e depois dando a volta por cima foi´rápida e ótima!!! E também a sequência do núcleo cômico descobrindo que o provedor foi despedido foi sensacional!!!!