-

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Juízo Final

Começa a abertura de 'A regra do Jogo', vem o vozeirão de ALcione e canta:
O sol....há de brilhar mais uma vez
 
E segue em meio a imagens de destruição de pelas de xadrez até  'o amor será eterno novamente' que, aliás, é o seu final, curtinha que é, com apenas seis versos...

 
 
A abertura impressionou, a voz impressionou, e sua interpretação também, tudo foi novidade para mim mas a canção, não. Já conheço  'Juízo Final' de muitos carnavais ... e assim falo por ser Nelson Cavaquinho seu autor lá em mil novecentos e antes. E creio serem poucos a saberem disso, quer dizer, agora, com a Wikipedia, muito podem ter tido a curiosidade e terem descoberto que foi gravada pelo autor em 1973 (portanto, são 42 carnavais).... e podem tê-la encontrado em variadas interpretações, foi uma das últimas canções que Clara Nunes gravou, depois veio Beth Carvalho, até a Legião Urbana levou, e mais recentemente o excelente Seu George, mas o que destaco aqui é a interpretação de Arnaldo Antunes...... quem é fã dos Titãs dos primórdios já o tinha como gênio desde 1982 ... depois que ele saiu do grupo, eu segui sendo fã, primeiro dos livros de poesia concreta, depois das obras solo, quase todas geniais..... Esta gravação veio no CD 'O Silêncio' (foi a primeira coisa que existiu......), recomendo fortemente!!
 
Aqui está interpretação, rústica, forte, rock por sobre o samba...
 
Sendo pai de compositor, eu fico doido quando usam músicas já conhecidas em abertura de novelas, ao invés de darem chance a compositores novos. O horáro nobre tem sido assim... A última então, aquela bomba babilônica, teve uma regravação de 'Pra que chorar' (pra que sofrer se há sempre um novo amor, cada amanhecer), na voz de Mart'nália, quer ter uma letra mais imprópria que essa pra uma novela que começa com uma ninfomaníaca dando o tiro na car de um motorista seu amante, sem motivo plausível pra tamanha violência, e em que só há sacanagem pra todo lado?
 
Já aqui, as ambições do João Emanuel e o pouco que se viu parecem se adequar muito à letra de 'Juízo Final'...
 
Eu perdôo!! Com acento e tudo!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário