-

sábado, 31 de dezembro de 2022

Pelé 82 anos - Frases

Celebrando os 82 anos de Pelé, repito aqui a celebração dos 70, com frases que nenhum outro jogador ouviu sobre si, ou jamais ouvirá!!
____________________________


"Depois do quinto gol, tive vontade de aplaudi-lo"     (Sigvard Parling, sueco, adversário de Pelé na final de 1958)

"Quando vi Pelé jogar pela primeira vez, tive vontade de pendurar as chuteiras."     (Just Fontaine, francês, maior artilheiro em uma Copa do Mundo)

"A diferença entre eu e Pelé? Fácil. Eu fui craque e ele é gênio."     (Leônidas da Silva, o 'Diamante Negro')

"Pelé trata a bola por você. Já a bola o chama de Vossa Excelência."     (Didi, brasileiro, melhor jogador da Copa de 1958)

Essas são as quatro frases que encabeçaram a primeira de uma série de cinco reportagens que O Globo publicou, de 23 a 27 de outubro de 2010, quando Pelé, o Rei do Futebol, o Atleta do Século XX, completou 70 anos de idade. 

E não vou aqui ficar me debulhando em textos e estatísticas, posto que isso será por demais explorado nas citadas reportagens e com certeza, em tantas outras, de revistas, rádio e TV, ao longo da semana. Quer dizer, fico apenas em uma estatística, umazinha só: ele fez uma média de 0,93 gols por jogo ao longo da carreira, graças a 1284 gols em 1375 jogos. Precisa mais?

As outras frases que vieram nos 4 dias seguintes:

"Subimos juntos, fora do tempo, para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão olhei pra cima, perplexo. Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando a bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse."   
     Fachetti, zagueiro italiano, que tentou marcá-lo em 1970

"Maradona só será um novo Pelé quando ganhar 3 Copas e marcar 1000 gols"   
     César Menotti, técnico argentino campeão do mundo em 1978

"Os momentos de Pelé em campo são tão dignos de imortalidade que a gente pode até acreditar que a imortalidade existe"   
     Eduardo Galeano, escritor uruguaio

"Se não existissem o video-tape e o cinema, iam dizer que que Pelé era mentira de gente antiga."   
     Magistrado de Brasília, ao assistir 'Pelé Eterno'

"Pelé nosso, que estais nos campos, abençoai nossos torcedores, assim na grama como no céu"   
     Torcedores de Goiânia, em faixa, no dia em que Pelé esteve lá

 "How do you spell Pelé? G-O-D,",     
     Sunday Times

"Nice to meet you. I'm Ronald Reagan, and you need no introduction."
    
     Ronald Reagan, Presidente dos E.U.A.

“O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo”   
     Puskas, jogador húngaro

"Senti medo, um terrível medo quando vi aqueles olhos. Pareciam olhos de um animal selvagem, olhos que soltavam fogo."   
     Wolfgang Overath, jogador alemão.

"Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós."
 
   
     Costa Pereira, goleiro do Benfica, após perder por 5x2, na final do Mundial de clubes, em 1962

"Pelé, em vez de 15 minutos de fama, você terá 15 séculos."   
     Andy Warhol, pintor e cineasta americano

"Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa um longa metragem."
      Nilton Santos, lateral-esquerdo bicampeão mundial em 1958/1962.

“Pelé é a figura suprema do futebol. Como Garbo e Picasso, basta-lhe um só nome.”
      Daily Express, jornal de Londres.

“Pelé nunca será superado, porque é impossível haver algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto, sagacidade…”
      Sunday Mirror, de Londres.

“Eu pensei: ‘Ele é feito de carne e osso, como eu.’ Eu me enganei.”
     Tarciso Burnigch, zagueiro italiano que marcou Pelé na final da Copa de 70. 

"Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa um longa metragem."
      Nilton Santos, lateral-esquerdo bicampeão mundial em 1958/1962.

"Eu sou o maior artilheiro da história do Santos; Pelé não conta, ele veio de Saturno."   
     Pepe, ponta esquerda do Santos
__________

Hoje mesmo, meu amigo João apareceu com mais uma, de um artigo da BBC...
Vou deixar o trecho inglês, em respeito á pessoa que a proferiu... e para passar o real significado das palavras...

But it was Nelson Mandela who probably best summed up what made Pele such a star.
"To watch him play was to watch the delight of a child combined with the extraordinary grace of a man."

____________________________

Outras frases

“Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio.”     (Tostão)

“Pelé jogou futebol por 22 anos e, durante aquele tempo, fez mais para promover a amizade e a fraternidade mundial do que qualquer outro embaixador”  (J.B. Pinheiro, embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas)

“Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope. Racionalmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: Ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.”   (Nélson Rodrigues, dramaturgo e cronista esportivo)

“Você pode estar certo, mas não sabe nada de futebol e eu vi o Pelé jogar..”     (Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira, ao psicólogo que afirmou que Pelé era jovem demais para jogar na Copa de 1958)

“Em alguns países as pessoas queriam tocá-lo, em outros queriam beijá-lo. Em outros até beijaram o chão que ele pisava. Eu achava tudo isso maravilhoso, simplesmente maravilhoso.”     (Clodoaldo)

“O Pelé estava muito determinado a levantar a Taça Jules Rimet pela terceira vez. Era como se ele soubesse que esse era o seu destino. Ele parecia uma criança esperando pelo Natal.” (Mário Américo, massagista da Seleção Brasileira, sobre o Mundial de 1970)

“Força e beleza. Rapidez e precisão. A elasticidade e a firmeza no gesto que poderia ser de bailarino..”     (Oldemário Touguinhó, jornalista esportivo)

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente.”     (Rivellino)

“Pelé não é um rei por hereditariedade. Seu reinado não é de força nem de leis. Não foi eleito nem designado, mas reconhecido como Monarca dessa democracia ideal e universal que constitui o futebol.”     (France Football)

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente.”     (Rivellino)

“Pelé chegou.”     (Jornal chileno anunciando a chegada da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1962)
__________

Falando em frases, cito duas proferidas por ele, que foram muito criticadas na época de sua declaração, mas que hoje fazem todo o sentido.

"Pelo amor de Deus, não vamos tripudiar sobre ninguém. Há coisas mais importantes para a gente pensar. O Natal está aí mesmo. Pensemos nas crianças pobres. Pelo amor de Deus olhemos por elas”     (Pelé, chorando, logo após marcar o 1000º gol, no Maracanã)
Ele foi chamado de demagogo. Já imaginou se, desde 1969, o governo tivesse cuidado realmente, como deveria, das 'criancinhas', no sentido amplo de educação, saúde, segurança? Certamente não estaríamos como estamos...

 "O povo brasileiro não sabe votar."     (Pelé, em plena época da ditadura, quando votar não decidia quase nada.)

Ele foi chamado de antidemocrático. Nem precisamos explicar a sapiência dessa frase, já quase cinquentona, vide as últimas eleições, em que se elegeram fichas sujas como Garotinho e Maluf, ou palhaços como Tiririca, e não vou nem falar dos dois últimos presidentes. Ou, para fixar regionalmente, mais especificamente no Rio de Janeiro, que vem de quase 40 anos de péssimos governadores, com pouquíssimas exceções...

Ainda na linha desses dizeres polêmicos, não posso deixar de lembrar-me desta:

"O Pelé calado é um poeta."
     (Romário, ao comentar a declaração do Rei, de que deveria se aposentar, em 2006)


É um caráter acima de qualquer suspeita? Não! Teve suas falhas, como por exemplo, a resistência em reconhecer a paternidade de uma filha, o que foi feito apenas judicialmente. Mas se for considerado o conjunto da obra, difícil encontrar algo parecido. Nunca bebeu, ou fumou (nem fez propaganda de fumo ou bebida), ou usou drogas de qualquer espécie, fossem estimulantes ou alucinógenas. Atleta exemplar, físico perfeito. Sempre foi um exemplo. 

E ficando apenas no futebol, será sempre lembrado pelos gols que fez, como todo artilheiro, mas como nenhum outro, será venerado até pelos gols que NÃO FEZ (ver aqui neste link), como os maravilhosos lances da Copa de 1970, como o chute do meio de campo contra a Tchecoslováquia, ou o estonteante drible sem bola sobre o goleiro Mazurkiewicz do Uruguai.

E, por favor, não me venham com comparações com qualquer outro, muito menos Maradona. Entristece-me testemunhar enquetes via internet apontando o argentino como o melhor jogador da história e, pior ainda, ver muitos jovens brasileiros admitindo isso. Peço que vão aos livros, às histórias, ou mesmo aos DVDs já existentes, como 'Pelé Eterno' ou 'Isto é Pelé', este um pouco mais antigo. Vejam os números, as opiniões de quem o conheceu.

Como diz um amigo meu, pelamordideus!!

Eu, sendo Santista duas vezes, nascido e torcedor, não poderia deixar passar esta ocasião em branco; eu, que sou velho o suficiente para me orgulhar de ter ouvido o barulho do pisar das chuteiras reais, muitas vezes, no gramado da Vila Belmiro. Inclusive estive presente à sua última vez, em 2 de outubro de 1974, jogo contra a Ponte Preta, quando, no meio do primeiro tempo, ele recebeu a bola no centro do gramado, pegou-a com as mãos, ajoelhou-se, abriu os braços, e girou às quatro linhas do gramado, agradecendo a todos. (se fosse hoje, teria levado cartão amarelo...)

Após a interrupção do jogo, com volta olímpica, a última descida ao vestiário do Rei, e a entrada do seu reserva, o time campineiro cobrou a falta.

Sim, o último lance de Pelé, no Brasil, foi uma falta, mão na bola.

Fosse hoje, teria levado cartão amarelo.....


Abraço

Homero Sempre Com Pelé Ventura 




27 comentários:

  1. Muito bem lembrada a sua homenagem ao Rei dos Reis. Ao maior atleta de todos os tempos e de qualquer esporte e em qualquer parte do mundo. Felizmente ele é brasileiro e santista, como nós.

    God Bless the King!

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    Parabéns pelo texto muito bem colocado.
    Você enviou esta mensagem para o Rei Pelé?
    Penso que ele gostaria de recebê-la.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, não há nem o que ser dito sobre Pelé. Apenas invejo você por tê-lo visto em campo!
    --

    ResponderExcluir
  4. Chefe Homero

    Não sou santista e o meu clube foi o sofredor do milésimo gol dele, mas estou de pleno acordo com você.

    Vi o Pele jogando no Maracanã na época em que tínhamos o Garrincha, Didi, Gerson, Amarildo, entre outros, e para mim ainda não surgiu outro atleta como ele, isto é, exemplo em quase tudo e uma coisa que sempre repito para os reclamadores dos políticos, o Pele até nisso acertava: ""O povo brasileiro não sabe votar."" e os exemplos estão ai, como você já citou.

    O Maradona pode ter sido quase tão bom no futebol, porém não é exemplo para ninguém.

    E ainda acrescento mais: Pele não jogou na época dos empresários, dos milhões de patrocínio, etc;., etc., mas teve a devida inteligência que muitos iniciandos por aí não as têm e ainda se julgam superior aos demais.

    O Pele foi sempre um cara humilde, solícito e simpático.

    Quanto a gostar das loiras, penso que isso não é mal algum pois tem branco que gosta de uma afro o que eu não sou contra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem ao atleta, que, certamente, é o maior de todos os tempos.
    Concordo que Maradona ainda tem que comer muito arroz e feijão e esquecer os alfajores (vide a forma física 'invejável' de Don Diego).

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. caro Homero

    você, sempre você relembrando o jogo em que não fui porque estava com preguiça!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. caro Homero

    você, sempre você relembrando o jogo em que não fui porque estava com preguiça!!!!!!!


    bração do
    francisco paulo



    Complementando:
    P.s.1 - comprovada a paternidade de sandra, em 1991, pelé manifestou o propósito em procurá-la. Mas mudou de idéia depois que a filha, que virara uma celebridade instantânea, abalou a sua
    imagem na mídia internacional. Na ocasião, ele até justificou a sua postura: “O amor, se tiver de existir, virá com o tempo, e isso depende mais do comportamento dela do que do meu”.
    é !!!!!!!! parece que a falecida filha do rei não fez a parte dela, jamais deu sossego prá ele e inclusive escreveu um livro com um título bem escabroso, que comprei e acabei não lendo, uma pena!
    p.s.2 - em 1990, Pelé assumiu outra filha, a fisioterapeuta flávia kurtz, conseqüência de um relacionamento com a então estudante de jornalismo lenita kurtz, em 1969.
    p.s.3 - parabéns pela crônica (só fiquei chateado com aquela parte da ponte preta...)

    ResponderExcluir
  8. eu digo que Maradona foi o melhor QUE EU VI JOGAR. E, de fato, foi! Até mais que Zico, que já vi do meio pro fim de carreira.
    Mas já vi Pelé Eterno e ouvi do meu pai e meu avô dizendo que realmente não tem comparação. E eu acredito neles!

    ResponderExcluir
  9. Homero,

    Não há termos de comparação entre Pelé e Maradona
    O Maradona para mim está no nível do Zico, foram dois supercraques. Pelé é superior aos dois, sem dúvida.
    Apenas não tenho certeza se Pelé foi o maior de todos os tempos porque muitos dos mais velhos citam o Zizzinho como o melhor.
    O meu tio avô (85 anos) viu os dois jogarem e acha que o Pelé foi um pouco superior, o Saldanha também achava. Já o Flávio Costa e o Aymoré Moreira pensavam diferente.
    Você consegue uma cópia do Isto é Pelé para mim?

    ResponderExcluir
  10. Que bela homenagem pelos 70 anos do Rei!!!!!
    A melhor pra mim é o "povo não sabe votar". Quase o lincharam em praça
    pública.... pois é: Tiririca taí!!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Quem gosta de futebol sabe o que ele realmente foi nas 4 linhas.
    Quem não gosta, chama ele de Rei.
    Pele tah no sangue do Brasil.
    Valeu Homerix.
    Pena q eu não o vi jogando.

    ResponderExcluir
  12. Homero, belo texto.

    Pelé, realmente, foi mito. Não o vi jogar, mas assisti o videotape da final da Copa de '70, Brasil x Itália, e fiquei encantado. E me disseram que este não foi, nem de longe, o melhor jogo dele pela Seleção.

    Não sabia que a cena final de Pelé nos gramados tinha sido da forma como você relatou... Impressionante e belo.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  13. Belo texto, as usual.

    Pois é, não refuto nada do que está escrito...Pelo contrário, admiro o ídolo como nimguém e sou capaz de entrar em boas brigas nessa palhaçada de disputa com o Diego - até covardia em termos de números, como seria tb com qualquer outro, como Zico, Bob, etc...

    ResponderExcluir
  14. Caro Homero,


    Compartilho (quase) tudo que escrevestes sobre Pelé. Recentemente, um colega nosso, petroleiro e santista, me disse que algumas vezes o ajudou a chegar em casa (foi seu vizinho em Santos) completamente embriagado, por ocasião da separação de sua primeira mulher.

    Embora como corintiano tenha razões de sobra para odiá-lo, junto àqueles que enaltecem sua genialidade. Não acho que o relato acima tira algo de seu papel na história. Apenas um registro curioso.

    ResponderExcluir
  15. Excelente!
    Tambem sou fanatico por este rei!

    ResponderExcluir
  16. muito bom, também sou fã do Pelé, acho ele o máximo, exemplo de verdade de alguem que veio de baixo e chegou ao topo por esforço próprio...aproveitando suas habilidades e potencial, sem prejudicar os outros...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Homerix, tive a oportunidade de passar quase uma semana com o Pelé, quando fomos juntos à Nigeria. É um sujeito formidável, sempre de bom humor, trata a todos com simpatia e, para meu deleite, adora conversar sobre futebol. Só que suas opiniões sobre jogadores, times, etc. eram sempre discordantes das minhas. Conclusão: o Rei é uma pessoa admirável, mas não entende nada de futebol... Aquele abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  18. Homerix, bela homenagem ao Pelé!! Homem, pai,genialidade...mas também dotado de humanidade
    e imperfeições. Um grande abraço amigo pela sua seriedade e por ser Santista.

    ResponderExcluir
  19. Homerix,

    Tive a felicidade de na minha infância e juventude apreciar mais de uma centena de partidas do Santos, na Vila, no Pacaembu, no Parque Antarctica, no Brinco de Ouro da Princesa, no Maracanã, no Morumbi, na Morada do sol,etc.Quem teve o privilégio de ver o Pelé e aquele mágico e extraordinário time do Santos, não se conforma com muitos dos atuais jogadores que a imprensa chama de "craque$", na verdade forjados por agentes e intermediários, além da bolinha que se joga atualmente no patropi. O chucrute alemão dos 7x1 na Copa 2014 que o diga...o joguinho de ontem Chapecoense x Santos...que irritação! que tristeza!

    ResponderExcluir
  20. São oitenta anos que completa esse ícone que nos encantou, embeveceu e nos representou perante o mundo. Felizmente têm recebido homenagens em vida, mas que nunca irão compensar o que fez pelo país. Obrigado Pelé, mágico, supremo, inigualável!

    ResponderExcluir
  21. Quando falam de Pelé perto de mim, eu tenho o orgulho e a felicidade de poder dizer: Meninos, eu Vi!

    ResponderExcluir
  22. Beleza Homerix, muito bom e como Corinthiano, vi e vivi muito dessa genealidade….batento palmas sem mexer com as maos…

    ResponderExcluir
  23. Pelé foi único. Não haverá outro igual, nem chegará a existir. Você, como Santista em dose dupla, tem motivos de sobra para rnatece-lo

    ResponderExcluir
  24. Eu, do alto dos meus quase 78 anos de idade e tendo ouvido e visto o nosso Rei Pelé em muitos jogos até contra o meu Fluminense no Maracanã no famoso gol de placa quando ELE partiu contra quase o time todo do Fluminense e fez um golaço que foi aplaudido de pé pelo estádio todo inclusive eu. Tive a honra de ver seu último jogo no Giants Stadium em New Jersey do outro lado de New York em 1977 e guardei os tickets meu e da minha esposa e se for o caso mandarei para o Museu do Pelé. Estou de luto e tenho pena dos jovens que não tiveram a mesma que eu de ser contemporâneo desta figura gigantesca e maravilhosa que foi e sempre será nosso Rei Pelé. Gerson Braune

    ResponderExcluir
  25. Eu tinha 10 anos na copa de 70 . Família reunida na sala . Morávamos no subúrbio , no Eng. Dentro , onde o hábito de jogar bola na rua era muito comum. A cada final de jogo tínhamos uma bela pelada marcada e aquilo lavava a nossa alma ingênua de criança. Uma alegria muito simples e autêntica. Além do Rei Pele, meu jogador preferido naquela copa foi o Jairzinho ( furacão ), até porque jogava no meu querido Botafogo.
    Época muito boa da minha vida

    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir
  26. Homero, você tem o arquivo da edição de A Tribuna de Santos, de 30/12/22? Com certeza deve ter, caso contrário posso enviar.

    ResponderExcluir