-

domingo, 18 de julho de 2010

Momentos Gagalvão

Durante a última Copa, um tema brasileiro teve repercussão mundial, graças ao movimento Cala Boca Galvão, que se tornou um trending topic do Twitter. E eu, que resistia entrar no mundo twittérico, por me achar incapaz de exprimir minhas idéias em 140 caracteres, até abri uma conta lá, só para entrar nessa onda. Afinal, sempre fiz parte do time dos que desejam que nosso amadorado locutor-que-se-acha-o-máximo pendure as chuteiras o quanto antes. Vide minha breve e séria série de textos ao assunto, que chamei ‘Momentos Galvão’, e que descreviam galvanices extremamente irritantes.

Na onda do Cala Boca, veio um dedicado ao Tadeu Schmidt, com o qual eu absolutamente não concordo. Tadeu Schmidt é uma luz de bom humor no esporte que a Globo descobriu. Sua ‘coluna’ na hora dos gols do Fantástico é um verdadeiro ‘must’. Disseram que foi por causa da leitura que ele fez durante o JN, de um pronunciado oficial da Globo, reclamando da falta de educação do Dunga numa entrevista coletiva. Ora, ora, quem é que acha que aquele troglodita é educado? Concordei totalmente com o tal pronunciado.

Pra mim, Tadeu Schmidt veio pra ficar, e está puxando a fila de uma série de jovens profissionais do esporte que vão tomando aos poucos o lugar dos que já começam a dobrar o Cabo da Boa Esperança, que, aliás, é na África do Sul. Outros dois já estão despontando. No programa Central da Copa, que infelizmente acho que só eu vi, nas altas horas que ia ao ar, Tiago Leifert comandava com maestria e ironia incomuns, um programa que resumia os acontecimentos da Copa naquele dia. O jeito que ele pegava no pé da torcedora argentina bravinha era o máximo. E ainda bem que ela entrou na onda e foi até o fim da Copa, mesmo com a eliminação ‘de quatro’. Junto com Tiago, veio Caio Ribeiro, um ex-jogador e jovem comentarista, que finalmente despontou para o cenário nacional. Eu já o admirava nos programas do SporTV, sempre com comentários lúcidos, técnicos, equilibrados, sobre o que ocorria no futebol nacional. E ele foi escalado para comentar vários jogos de manhã à noite, o que gerou o seu tópico ‘Free Caio’, muito acionado no twitter. No mesmo programa, tinha também a voz do indefectível Cid Moreira, que celebrava ‘Jabulaaaani’, sempre que a mais famosa bola de todos os tempos fazia das suas, enganando os pobres goleiros. Enfim, quem não viu, perdeu!!! Acho que só eu durmo tarde nessa terra...

Bem, voltando ao assunto galvânico, sei que ele tem um séquito de seguidores (pleonasmo?), que o adoram, pela sua vibração, sua torcida. Aliás, sou minoria em casa, e devo ser em geral, pois ele não é o maior salário do esporte televisivo à toa. Entretanto, não há como relevar o outro lado dele, o das gafes. Ele está realmente precisando se aposentar. Ao longo das transmissões da Copa, meus filhos notaram como o locutror se esquece de locutar, e se mete a vomitar estatísticas, a maioria delas absolutamente irrelevantes e desnecessárias.

Na final, também foi assim, e ele errou justamente uma relevante, dizendo que ‘o vencedor vai ser o nono componente no seleto grupo de campeões mundiais’, quando na verdade, eram sete os campeões até aquele dia.

No desenrolar do jogo, ele disse (i) “A Holanda está começando a gostar do jogo”, o que
ele quis dizer com isto, que a Holanda era zebra?; (ii) “Tudo que ele queria era esta falta aí”... e a falta era no meio de campo...; (iii) “Desta vez ele não deu a lei da vantagem, e a Espanha poderia chegar ao gol com Snejder”, primeiro que era o Iniesta que estava na jogada e o Snejder nem da Espanha é, e depois, que o lance era aquele pé no peito do podre Xabi Alonso, em que o juiz não apenas tinha que parar o jogo para o jogador ser atendido, como chamar a polícia e prender o meliante!

Teve também o episódio em que ele se estranhou com o Falcão, não sei se percebeu, quando ele chamou o comentarista para dizer se a altitude poderia ser um problema, ao que este soltou um: 'Acho eles têm mais com que se preocupar...', deixando nosso herói desconcertado. Pra mim, o Falcão se ressente de não ter ido à Copa, preterido pelo Casagrande, que é bom, mas inferior ao Rei de Roma, e aproveitou pra dar uma descascada. Acho que a escolha do Galvão foi pra dar uma força pro Casão, que saiu de um período difícil, envolvido com drogas, enfim...

Pra finalizar, a gagafe que atingiu o nível máximo, vermelhão, quase 100%, na escala do Galvanômetro. Já com a Espanha campeã, jogadores na entrega do troféu, Iniesta se prepara pra receber sua medalha, e Galvão se confunde de novo: ‘Lá vai Snejder receber sua medalha...’. Ele cismou que o Iniesta era o Snejder. É que os dois são carequinhas, vamos dar um desconto...

Ao final da transmissão, ele anunciou, emocionado: “Esta foi a minha última Copa, fora do Brasil”. Assim é fácil, já que a próxima é aqui.

Bem, se chegou até aqui, obrigado. Se quiser, dê-me sua opinião, sobre as pessoas aquicitadas, da velha guarda Galvão, Falcão, Casagrande e da jovem guarda Tadeu, Tiago, Caio.

No aguardo...
Homero Sem Gagafes Ventura

20 comentários:

  1. O Tadeu Schmidt é gente de famíla séria. É irmão do grande Oscar.

    Uma das poucas vantagens de se estar fora do Brasil é poder ver F1 pelos canais Speed e Fox, que não têm essa mala do Galvão.

    E o Peixe hein. Que fase! Não consegue ganhar nem de time de segunda. Perder para o Flu na Vila é uma tragédia. Mas tem time para se recuperar. É só parar com esse assédio aos garotos. Pois começaram a jogar de salto alto...

    ResponderExcluir
  2. Homero V:
    Quanto ao Galvão, de pleno acordo. É o grande motivo para que eu, sempre que possa, não veja o jogo pela Globo.
    Também concordo em relação ao Tadeu Schmidt. Falcão entende de futebol e se manifesta com seriedade. Casagrande também, mas prefiro o Falcão.
    Tiago é meio bobo e Caio eu acho meio vaselina, nunca dá uma opinião firme, sempre ameniza as coisas para não ter que voltar atrás.
    Gostei da música em que se apresenta o Grand Prix de Violoncelle.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quase tudo, menos que voce inclua o Falcão no rol das velharias. Ele e o Tostão são, na minha modesta opinião, os mais lúcidos analistas da imprensa esportiva no Brasil hoje.
    E concordo totalmente com você sobre o Tadeu.
    Agora, olho, porque a onda anti-Tadeu veio por conta do momento político. A petezada está perseguindo a Globo em qualquer circunstancia e os que a vocalizam. Foi por isso que um bando de idiotas tomou o partido do Dunga apesar de tudo o que viamos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Homerix, eu odeio futebol e o Galvão......
    e um imbecil comentando qq coisa. No automobilismo é um desastre.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi rumores que o Falcão optou por não viajar para a Africa do Sul.
    E se a Globo tivesse de escolher, o Junior seria cortado.

    O principal problema do Galvão foi mecionado no seu texto: ele não narra o jogo, preferindo fala abobrinha o tempo todo. Um mala!!
    Mas o Luciano do Valle é muito pior e ainda vem acompanhado do Neto.............

    ResponderExcluir
  6. Homero,

    Assisti várias centrais da copa, e realmente o Tiago Leifert em surpreendeu. No início da copa eu tinha uma certa implicância com ele, achava que forçava demais as piadinhas, mas no fim eu acabei gostando dele.

    Quanto ao Falcão, ouvi dizer que ele está saindo da Globo pois irá voltar a ser treinador, sendo este o principal motivo por ele não ter ido a copa e também por terem "lançado" com tanta força o seu subtituto: Caio Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Homero!

    Concordo com você, o Galvão era muito bom no começo da fórmula 1, mas já cansou e começa a falar muita bobagem. Tão chato quanto ele, aliás, bem mais chato e muito mais gagá está o Luciano Eu Quero Ser Americano do Valle. O que salva a Band é o Neto, mas aí vem o terrível sotaque que afasta qualquer carioca....

    ResponderExcluir
  8. Oi, Homer. Bom dia.

    Tem bastante tempo que não comento seus textos. Por pura falta de tempo.
    Bom, junto-me a você no quesito "se aposenta, Galvão". Ele está cada vez mais chaaaaato (escute o Cid Moreira, como se falasse jabulaaaani). Só desperta dois sentimentos: amor ou ódio; não dá pra ter meio termo.
    Sobre os novos talentos, assino embaixo. Adooooro Tadeu Schmidt no Fantástico. O Tiago também era muito divertido, além de muito inteligente. E o Caio, uma simpatia.
    Foi numa dessas "galvanices" que o Falcão deve ter enchido o saco totalmente e se mandou da Globo. Li isso outro dia, só não falava pra onde iria o Rei de Roma.

    ResponderExcluir
  9. Tô contigo com relação aos novos: Tadeu Schmidt, Tiago Leifert e Caio Ribeiro são ótimos (este último um pouco menos, os melhores comentaristas estão na ESPN).

    ResponderExcluir
  10. Homero,

    Falando de futebol, me sinto mais tranquilo para opinar. Vamos lá:

    Também sou da corrente que não agüenta mais ver o Galvão Bueno nas transmissões. Eu aproveitei essa copa para consolidar o canal 39 (sportv) como o meu preferido para assistir aos jogos. Preferência para o Milton Leite (narrador), que junto com o Maurício Noriega (comentarista), deu um show nas transmissões... e para vc que gosta, eles faziam vários trocadilhos ao longo dos jogos... muito bom! Tanto foi, que na final, a sportv escalou a dupla, deixando Luis Carlos Jr/Ledio Carmona (outra excelente dupla) para a disputa de 3o lugar. Espero que alguns desses estejam na globo nos próximos anos, apesar de que certamente perderiam a "liberdade" para certos comentários. Aliás, destaque na sportv durante a copa para o programa Seleção Sportv, que foi diariamente excelente ao longo da copa.

    Não gosto muito dos comentaristas da globo em geral... não sei se eles são em cima do muro ou a globo obriga que eles sejam assim... mas acho que eles têm pouca opinião. Na copa, preferi Mauricio Noriega e Ledio Carmona (tem um excelente blog na globo.com e gosto dele pela paixão como fala de futebol). Esse é um dos motivos que também assisto bastante a ESPN Brasil, principalmente nas mesas redondas, por não terem rabo preso e terem pessoas de opiniões diferentes dentro de um mesmo programa (infelizmente, a qualidade de transmissão de jogos deles não chega aos pés de rede globo/sportv). Aliás, aqui fica a dica: O programa Linha de Passe, todas as segundas-feiras, às 21hs, é excelente! É concorrente (e bem mais antigo) do Bem Amigos... confesso que ele é um pouco mais técnico, mas para os viciados em futebol (e mesas redondas) como eu, costumam gostar bastante das discussões entre José Trajano, Juca Kfouri, PVC, Fernando Calazans e Marcio Guedes. Além disso, há um excelente novo comentarista despontando, chamado Mauro Cezar Pereira. Ele, inclusive, possui um blog no site do canal.

    ResponderExcluir
  11. ... continuando...
    Sobre Thadeu, eu gosto dele. Li uma vez (e faz sentido) que ele achou um jeito de fazer com que as donas-de-casa não trocassem o canal no momento dos Gols do Fantástico. E deu certo! Vejo que as mulheres se interessam bem mais pelo momento e discutem, esperando as brincadeiras, ou a briga dos cavalinhos (agora dos carrinhos) ou o troféu mustela! Sem falar nos bolas murchas, que criou uma febre de câmeras espalhadas pelos campos de pelada do Brasil. Eu acho que problema dele durante a Copa (e li crítica nesse sentido até no jornal o globo) foi ter o papel de um apresentador sério. Aparecia diariamente e na maioria dos casos para citar as grosserias e palhaçadas do dunga... então, eu acho que não combinou esse estilo com o criado por ele próprio aos domingos.. Acredito que por isso ele tenha sido dos que menos ganharam com a copa.

    Thiago Leifert. Este realmente deu um show! O Central da Copa foi ótimo e eu tbm aproveitei minhas férias para ser mais um dos que ficavam acordado até de madrugada para assistir. Realmente, acho que ele se inspirou no Tadeu e resolveu transformar um programa de futebol em programa de entretenimento. Não fala muito o futebolês, pelo contrário, leva o programa na "sacanagem boa" e brinca com todo mundo. E pra provar o sucesso, o cara terminou a copa com a visita de ninguém-mais-ninguém-menos que Ronaldo Fenômeno. Realmente, foi o destaque da copa.
    Eu estava num dentista semana retrasada e tinha um revista anterior à copa falando sobre o surgimento do Thiago no Globo Esporte SP. Dizia que ele havia sido muito criticado porque fazia um monte de palhaçadas, brincadeiras... parece que no início a globo recebeu várias cartas porque o globo esporte estaria perdendo o foco. Mas mantiveram o garoto (na revista, dizia que tinham a expectativa de ele ir bem na copa) e ele se consolidou com brincadeiras e um jeito espontâneo de fazer o programa. Deu certo!
    Não sei se vc sabe, mas ele é um dos poucos apresentadores que não usam teleprompt (não sei se escreve assim) na globo. Fica com aquele papelzinho na mão, criatividade e improviso! Ele e o Caio (concordo com tudo que vc falou sobre ele, muito bom tbm), acho que se consolidaram como a nova geração da globo.

    Desculpe, mas fala de futebol (e copa do mundo) e eu me empolgo. Escrevi demais!

    ResponderExcluir
  12. Homero, li tudinho. Direto e seco.

    Tem jeito melhor do Galvão ajudar ao Casão ....... manda ele fazer outra coisa, fora da Globo. Aposenta Galvão. Precisamos de renovação pra nã oter que aguentar a dupla Galvão - Faustão toda semana. IRCCCCCCCCCcccc !!!!!!!!!
    Tiago, tudo bem, tá começando, mas o Caio tá mais prá mocinho cara linda .... precisa voltar a comer grama (nos campos) ..... Tadeu Schimdt .... FERA .......

    >>>>>>>RENOVATION na Golbation .... no ritmo do REBOLATION <<<<<<<<

    ResponderExcluir
  13. Homero, para mim Galvão e Tadeu são chatos de galocha....Galvão é pior que juiz de futebol que acha que o espetáculo é para ele, quanto ao Tadeu, ficaria de bom tamanho falar de bola cheia e bola murcha e anunciar os gols do fantástico, nada mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá Homero,

    Já que agora você faz parte do Twitter, pode me seguir pelo endereço @luizfsales. Não tenho crônicas tão elaboradas quanto a sua, mas me expresso bem nos 140 caracteres.

    Sobre seu artigo, concordo em gênero, número e grau. Você só esqueceu de mencionar que a postura do Galvão e a tal leitura do Tadeu deram força a um outro movimento forte na internet - o chamado Dia Sem Globo. Esse protesto online sempre acontece quando o domínio dessa emissora leva a uma polarização da maioria mais ignorante. Os mais instruidos e mais "conectados" levantam essa bandeira para boicotar a Globo. Em alguns casos, esse movimento já deu um bom baque na audiência global, mas isso não aconteceu na Copa. Por mais chato que seja o Galvão e inúteis os comentários do Casão e do Junior, a maior parte da população, mesmo a de "conectados", não tem acesso a canais pagos, que também pertencem à toda-poderosa Globo!

    Por fim, a dupla Tiago/Caio sempre foi um grande sucesso no Globo Esporte de São Paulo. Eles reinventaram o formato de programas esportivos e recuperaram a audiência de forma fantástica. Durante a Copa, quando o Globo Esporte foi apresentado pelo paleolítico Léo Batista, o choque era brutal. Ainda bem que dinossauros como ele e o Gagalvão aos poucos vão dando espaço para novos talentos.

    Abraço e boa semana,

    ResponderExcluir
  15. Homero,

    Os meus comentários sobre os cidadãos globais são os seguintes:

    Galvão: me recuso a comentar. Perdeu totalmente o meu respeito há muito tempo. A tal vibração já não é autêntica, também há algum tempo.
    Falcão: começou como um grande puxa-saco do Galvão e só recentemente começou a adquirir personalidade (talvez, por perceber que o Galvão já não está com essa bola toda...). Apesar de ter boa visão de jogo, seus comentários sempre foram (e continuam sendo) confusos e, algumas vezes, contraditórios.
    Casagrande: Não tem muita visão de jogo mas seus comentários são mais objetivos e sem a "enrolação" do Falcão,
    Tadeu: Muito bom, com grande sensibilidade, grande objetividade, enorme senso de humor, sem ser debochado (humor fino para todas as classes).
    Tiago: Garoto bobinho, com grande presença de espírito e boas tiradas. Seu ponto fraco é ser debochado, aparentemente não respeitar a opinião dos outros e de ser tão cheio de si qunato o próprio Galvão (com muito menos idade, o que é um agravante).
    Caio: Acho que já o vi uma vez ou outra na telinha mas não o conheço direito para me manifestar.

    ResponderExcluir
  16. Homero,
    adorei seu texto e concordo com a primeira à última linha... O Galvão
    é um chato, cara!
    Soube outro dia que ele é amado na classe C, sabia dessa?????
    Assisti à abertura da Copa na Globo. Show da Shaquira (!!!) e ele só
    falou bobagem. Um horror. Aí o pessoal daqui de casa decidiu mudar de
    canal.......
    E ele mora em Mônaco, hein.....
    Sem comentários

    ResponderExcluir
  17. Discordo de quase tudo. Galvão ainda é o melhor narrador. Claro que comete erros, como todo mundo, inclusive os mais novos, seja em que profissão for.
    Tadeu Schmidt é chato pra cacete, assim como o Oscar. Além disso, dizer que o Falcão foi preterido para dar uma força pro Casagrande é, no mínimo, ser anuente com favorecimento sem mérito. Por justiça, quem deveria ter ido à Copa era o Falcão, que é muuuiiiito melhor comentarista do que o infeliz do Casagrande.
    E tem mais : quem escreveu que o Fluminense é time de segunda, deve estar com dor de cotovelo.

    ResponderExcluir
  18. Eeeebaaa! Polêmica!!!
    Veja bem, respeito sua opinião sobre o Galvão. Aliás, ela deve coincidir com a da maioria da população brasileira, senão ele não estaria ainda hoje nos incomodando.
    O que eu quero, no entanto, corrigir éum mal-entendido: eu TAMBÉM prefido o FALCÃO ao CASÃO.
    Se você entendeu o contrário é porque, provavelmente eu me expressei de forma infeliz.
    Obrigado por seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  19. Chefe Homero

    Quando o Galvão começou a se destacar como narrador, eu até gostava porém, hoje ele é um "porre" , erra na narração, interrompe comentários, dá opiniões fora de hora, enfim, o cara se julga o dono e o melhor em tudo quando deveria se colocar apenas como narrador já que tem uma equipe para os diversos itens de uma transmissão esportiva, seja no futebol, basquete, corridas, etc. etc.,

    Com todas as besteiras que fala, prefiro ver o Silvio Luís (rsrsrsrsrsrs) que é divertido.

    Não entendo como a Globo ainda continua com o Galvão tendo outros narradores bem melhores.

    Sds

    ResponderExcluir
  20. A grande vantagem de estar no exterior é que por aqui não tem o Galvão Malo. Não há polêmica alguma. Não passa de um gogó gagá e não perco tempo sequer discutindo o que não merece ser discutido...

    ResponderExcluir