-

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Glorioso Bastardos Inglórios

No último sábado, resolvi dar-me o presente de assistir novamente ao melhor filme de 2009. O DVD Duplo de 'Bastardos Inglórios' já estava em casa, aguardando a hora de ser saboreado. Agora que lançaram no cinema um filme antigo do grande Tarantino, 'À Prova de Morte', percebi que era a hora. Falar sobre o filme, só se fosse como complemento ao que eu já escrevi à época do lançamento, neste link:
http://blogdohomerix.blogspot.com/2009/10/bastardos-inglorios.html


E é assim que vai ser: não sei como não comentei sobre a cena do bar, uma cena que dura 30 minutos, espetacularmente concatenados e dialogados, em alemão, um show de sotaques e trejeitos, e um final de cena que só Tarantino poderia conceber .... um dos pontos altos do filme. Mesmo sem contar com a presença em cena dos extraordinários Cristoph Waltz (que fez o caçador de judeus, que ganhou 'apenas' 10 prêmios de melhor ator, como eu previ em meu artigo) e Brad Pitt (que fez o caçador de nazistas, que não ganhou prêmio nenhum, mas arrebentou como o tenente caipira americano Aldo Raine),

Se você não viu no cinema, nem na TV a cabo, é a hora de alugar o DVD. Pena que, provavelmente, a versão disponível nas locadoras não terá os extras com os quais me deliciei, a saber:
  1. Uma longa e saborosa entrevista simultânea com Tarantino e Brad Pitt muito bem conduzida por um expert em cinema, onde constatamos o respeito mútuo entre os dois, somos informados um pouco do estilo de dirigir do primeiro e de como o último concebeu o personagem do tenente Aldo. E também ficamos sabendo que os dois primeiros 'capítulos' (como o diretor gosta de chamar) haviam sido escritos oito anos antes;
  2. O restante do 'filme dentro do filme': na projeção original, o último capítulo se passa numa sala de cinema, onde 'se leva' um filme sobre a glória nazista 'O Orgulho da Nação'. No DVD, assistimos a todos os quase 10 minutos desse filme, que haviam sido rodados, com a hilária contagem dos 'abatidos' pelo herói, uma caricata aparição de um general americano, e com direito a uma homenagem à cena do carrinho de bebê revivida por Brian de Palma em 'Os Intocáveis', que por sua vez homenageava 'O Encouraçado Potemkim'... Tarantino, como amante do cinema, não poderia deixar de também fazer a sua homenagem;
  3. Um impagável 'making-of' desse mesmo filme, com entrevista de Goebbels (ministro da propaganda de Hitler),  seu produtor;
  4. Cenas do filme da década de 1970, do qual Tarantino tirou a idéia do nome, e somente isso, já que o atual não tem absolutamente nada a ver com o original. Para garantir a diferença, Tarantino usou um 'e' em 'Basterds', enquanto no original, era 'Bastards' mesmo!
  5. Interessante observar os diferentes trailers: nos EUA, somente destacando Brad Pitt, no resto do mundo destacando os outros atores, e no Japão, o destaque dado à vingança da heroína

Se você já tem o costume de adquirir DVD's, este é um título que não pode faltar em sua DVDteca.


Se você não tem esse costume, essa é a hora de começar!!!
 
Homero Ainda Mais Realizado Ventura

4 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhh sim... chegou.
    Excelente crítica, Homero. Acredite! Ainda não assisti....
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Havia esquecido de comentar, consegui, depois de um ano, assistir a Bastardos Inglorios (versão da locadora), e vi que vocês, que tinham elogiado o filme, tinham toda a razão. O filme é muuuuuuuuuito bom.

    Se minha irmã não tivesse decidido fazer cinema com Pulp Fiction, teria decidido com Bastardos Inglórios... hahahah.... será que exagerei?
    Vou perguntar a ela.

    ResponderExcluir
  3. A cena do bar com aquele jogo de tensão ....é de matar!!

    Uma cena imperdível é quando ele fica na mesa de jantar com a moçinha do cinema conversando e "investigando"ela e no fim da conversa ele apaga o cigarro em cima do creme que cobria a torta.......e ela já tá quase explodindo de medo de ser identificada. O cara representa muuuuito!!!!

    Realmente o melhor do ano. Eu queria ver esse filme legendado em portugues pois alguns dialogos eu não consegui acompanhar inteiro.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de acrescentar a bela iluminação e a fotografia! Para quem puder assistir em blue ray ou quando passar na TV a cabo com a HD é simplesmente imperdível!

    ResponderExcluir