-

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Rock And Roll Music... mas que vocal de John Lennon!!!!

 

;


Esta é a 48ª edição de OUÇA e LEIA

onde você ouve uma historinha minha 

clicando no Play aqui em cima

conforme saiu no Submarino Angolano de 1º de fevereiro de 2025.

e se quiser, lê o que está ouvindo!

Abaixo, a transcrição do texto correspondente!

______________________________________

4. Rock And Roll Music (Chuck Berry)

"Não me venha com jambo, mambo, tango, o que eu quero ouvir é Rock And Roll". 

Desde 1959, eles tocavam essa canção em shows, então não foi difícil escolhê-la para o álbum. E também não foi difícil gravá-la! Quer dizer, ficou fácil porque eles eram The Beatles!! Relembrando a histórica gravação de Twist And Shout, John não precisou de mais que UM TAKE para finalizar o trabalho, de uma também histórica sessão, de 9 horas de duração, em que gravaram outras SETE canções, sendo SEIS delas aproveitadas no álbum, uma eficiência impressionante.

    Trecho de Everey Body's Trying To Be My Baby, 

    de Carl Perkins, cantada por George Harrison

Era a penúltima sessão em que se dedicaram a Beatles For Sale, no profícuo 18 de outubro de 1964. Então, havia pouco tempo para se gravarem poucas canções, mas os rapazes não decepcionaram, inclusive George também fez sua cover de Carl Perkins em um take só!!! Estavam afiadíssimos!!! 

    Entra o piano de George Martin (será?), isolado!!

Existe uma dúvida se o piano que se ouve é de George Martin tocando ao vivo junto com os rapazes, ou se acrescentaram alguma partes posteriormente e se foi Paul ou John, ou há ainda uma versão de que os três se sentaram juntos, uau!

    Segue o piano

O vocal de John foi mais que perfeito! 

    Vocal isolado COMPLETO de John Lennon

Rock and Roll Music é a primeira Cover do LP, na posição 4 do Lado A. 

    Trecho ao vivo do programa  Saturday Club da BBC

Eles tocaram a canção na BBC, na TV e em vários shows, totalizando 87 vezes, até 1966, último ano das apresentações ao vivo. Claro que ao vivo não há o espetacular piano, mas dá pra ver como john está afiadíssimo cantando uns dois tons mais alto que Chuck Berry! Impressionante tenor! 

   Rock and Rool Music, de Chuck Berry, ao vivo, 

    na última vez que que a tocaram ao vivo



5 comentários:

  1. Ótimo para todos mas principalmente para quem perdeu o programa de ontem. Eu ouvi o programa durecto. Abraços e obrigado. Gerson Braune neste domingo de manhã ensolarado

    ResponderExcluir
  2. Puro rock and roll. É uma música com a “cara” do John. John parece estar flutuando ao som dos acordes. Belo trabalho Homero👏. Nos fez sonhar de volta aquele tempo

    ResponderExcluir
  3. Cada vez melhor Homerix!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom! Incrível a potência e a afinação da voz de John, cantando em tonalidades altas (não tão altas quanto consegue o Paul). Mas ele tem uma dicção perfeita e imprime uma energia única, que só o Rock and Roll consegue expressar. Sua análise está perfeita, Homerix. A parte do piano é deslumbrante, eu obviamente já tinha ouvido, mas nunca reparado.
    Abraço de João Clark

    ResponderExcluir
  5. Fabuloso! Loud and clear! Gostei muito!

    ResponderExcluir