-

domingo, 10 de março de 2019

Vá em paz, Manu!

Caramba, 5 anos atrás celebrávamos uma vitória
Uma garotinha havia superado uma batalha duríssima
Uma medula compatível era procurada
Redes foram mobilizadas
Só no meu blog, foram 2.000 visualizações da súplica
Hoje, recebo a notícia de que Malu se foi
Vítima de um acidente de carro nesta madrugada
Ainda não sei as circunstâncias
Só sei que parece brincadeira de mau gosto do altíssimo
Os já famosos desígnios de Deus
Sei não...
___________________

Algum dia de 2014, soube do estado dela
___________________


Foi em 2011 que Renato me mandou um vídeo de uma garotinha linda e simpática andando pelos corredores do hospital com tubos pendurados e fazendo charme. Ela combatia a leucemia. Era Manu!

Ela precisava de transplante de medula e procurava um doador compatível. Fiz um post no meu blog ..... E divulguei....divulguei ... divulguei, ele tornou-se o mais visitado até então, com 2000 acessos. 

http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/01/uma-medula-para-manu.html

Esta e outras campanhas de família e amigos mais próximos fizeram com que se encontrasse um doador.  Foi uma festa!!! 

Olha só como ela está hoje, aos 10 anos...




Ela acabou não fazendo o transplante pois os médicos utilizaram outra técnica ... uma quimioterapia alterada e mais forte do que o coquetel que ela tomava ... que deu certo... e o que importa é que ela está bem, e linda!!!


Vejam um depoimento de sua Tia Andréa
Manu está no período de prova, por assim dizer. O tratamento terminou há 2 anos e meio. Nesse tempo ela faz consultas regulares e exames para monitorar tudo. Até agora tem sido um sucesso. Exames perfeitos, nenhum sinal de recidiva. A literatura médica considera curada a pessoa que, depois de finalizar o tratamento, fica 5 anos sem reincidência. Manu está no meio do caminho. É sempre angustiante, sempre dá medo diante de uma febre ou qualquer outro mal estar que ela sinta.
Nesses dois anos, ela teve problemas pulmonares (um nódulo cicatricial das pneumonias que teve durante o tratamento). Apresentava falta de ar, cansaço fácil. Também teve cálculo renal, ficou internada com cólica renal, tadinha. Gastrite das bravas, vira e mexe tem que ir pro gastro, e puberdade precoce (tudo isso muito ligado aos efeitos adversos da químio). Não satisfeita, foi presenteada com catapora.
Um dia ela se queixou, meio sem paciência: "Credo Tia Deda, que droga! Parece que eu tenho que ter todas as doenças do mundo!"
Está em acompanhamento regular e constante, monitorando recidivas a tempo,  caso ocorram.  Vida praticamente normal, salvo os cuidados normais e medicamentos específicos. O doador fica de stand by. Optaram por não fazer o transplante pelas condições que ela se encontrava à época. Graças a Deus ela respondeu ao tratamento proposto aos 45 do segundo tempo. "

Uma felicidade, realmente!! Sigamos torcendo!!

3 comentários:

  1. Valeu Homero. Sua grande contribuição com a divulgação do caso da Manu foi muito apreciada por todos. Gerou um grande movimento de energias positivas, com um bom número de pessoas se tornando doadoras. Eu mesmo me tornei um. Um grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Homero. A Manu tirou a sorte grande ao encontrar um doador compatível. E isso se deu graças à maciça campanha em prol da Doação de Medula Óssea feita à época. Seu blog foi de inestimável ajuda e contribuiu para que estimulássemos a doação de MO, algo ainda meio "nebuloso" para muita gente. A campanha ganhou o país inteiro!! Manu segue linda, inteligente e dona de tiradas incríveis. Ela veio ao mundo para fazer a diferença, sempre digo isso à família dela.
    Luciana Nogueira (amiga do Renato Azuaga).

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Caso emocionantemente exemplar. Solidariedade não tem preço.

    ResponderExcluir