-

terça-feira, 23 de julho de 2013

A máscara do momento

Nessa onda de manifestações que invadiu as ruas do país, devem ter notado uma predominância de uma certa máscara. Não me refiro às camisas enroladas nas cabeças dos membros das facções vândalas que invariavelmente se constituíram nos últimos capítulos das manifestações, que sempre evoluíam pacíficas na maior parte do tempo.

Refiro-me a uma outra máscara, dessas de carnaval, que mostrava um sorridente magrelo branco de cavanhaque.

Essa aqui ao lado.

Ela cobria o rosto de muitos participantes.

Vocês sabem o que ela significa?

Bem, eu tomei contato com ela ao assistir ao sensacional filme, 'V de Vingança'. Quem não viu, tem que ver. Nele, Evey (a ótima Natalie Portman) é sequestrada por V, um homem que usa aquela máscara quase o tempo todo, numa Londres de 2020. O personagem se inspira em Guy Fawlkes, um revolucionário inglês que planejou destruiu o Parlamento Britânico num agora célebre 5 de novembro de 1605, como protesto contra o poder opressor do governo. E o personagem V usa o mesmo método pretendido por Fawkes para mostrar seus propósitos, numa espetacular cena logo no início, acompanhado de imponente  clássico de Tchaikovski, para espanto de sua sequestrada... Veja a cena: http://www.youtube.com/watch?v=YaGxhpD1NZ4


O filme vai num crescendo de tensão até que no final, uma multidão de ingleses abraçam a causa do vilão/herói e usam as mesmas máscaras dele.

Daí a associação! O movimento mundial Annonymous adotou-a com 'disfarce' oficial.... O que aumentou em muito as vendas do filme em todas as formas possíveis.

Mais que isso, virou símbolo de resistência e de mudança e de revolução contra o status quo, em todas as partes do mundo.

E assim aconteceu no Brasil!!!

Muito legal!!

Não deixem de comprar, alugar, netflixar, baixar, nowar, enfim...

Remember, Remember ..
The Fifth of November

4 comentários:

  1. Caro Homero, só você mesmo para elucidar minha ignorância. Eu já havia me perguntado sobre o significado dessa máscara e pensava que havia sido copiada do carnaval de Veneza!
    Desiderio

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão, uso cavanhaque há 50 anos, como você sabe. Já nem sei como é o meu rosto sem ele. A titulo de informação, devo dizer que o tipo de barba que a mascara do V dew Vingança usa , não é cavanhaque.
    Chama-se , em ingles, SOUL PATCH e em portugues o nome é PERA ( como a fruta)
    SDó para constar.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é inspirador, mas não tenho desejos de explodir o Congresso. O movimento continua!

    ResponderExcluir