-

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Zebra Indomável e Sonhadora



Posso ter sido mau no título.... a menina até pode ter merecido a indicação mas eu achei que não foi taaanto assim. 

Quvenzhné Wallis (desafio você a pronunciar seu nome corretamente!) foi admirável, mas a moria de suas falas é narração!! Brilhante mas narração!! E o texto muitas vezes incompatível com crianças de 6 anos que vivem naquele ambiente miserável. Acho mesmo que a indicação dela como a 'Mais nova atriz a concorrer ao Oscar' (hoje ela tem 9 anos) foi para fazer uma dobradinha com a 'Mais velha atriz a concorrer ao Oscar' (hoje, no dia da cerimônia, Emmanuelle Riva, de 'Amor' completa 86 anos).  

Não achei o filme tão máximo assim. Meio deprê! Outro filme cuja presença na lista dos indicados meio que deixa tristes os amantes de 007, que desta vez viam possibilidade de ao menos concorrer....

Resumo 
Menina vive com seu pai doente em uma ilha de uma barragem, que eles chamam de banheira, e que não querem abandonar de jeito nenhum... e são felizes do jeito que são apesar de viverem em pobreza extrema. Uma mensagem bonita!!
Admirável o trabalho do diretor com a menina!! Conseguiu extrair o máximo dela! 

Esse filme merecia o sub-título: Os Miseráveis II

Aliás veja que há coincidência de temas / fatos nos concorrentes deste ano

2 filmes sobre escravidão (Lincoln e Django)
2 filmes sobre terrorismo (Argo e A Hora Mais Escura)
4 filmes com História Americana (os 4 acima)
2 filmes sobre sonhos (A Vida de Pi e Indomável Sonhadora)
2 filmes com atores indianos (A Vida de Pi e O Lado Bom da Vida)
2 filmes deprimentes (Amor e Indomável Sonhadora)
2 filmes sobre Miséria ( Indomável Sonhadora e Os Miseráveis)
2 filmes com diretores não americanos (Amor e Vida de Pi)

Sabe o que isso importa?
Nada, absolutamente Nada
Mas seguimos!

3 comentários:

  1. Homero, me permita discordar, achei o Indomável Sonhadora um filme excelente. A minha classificação rola muito pelo nível de ligação e tensão que tenho com o filme, que obviamente depende em algumas vezes do estado de espírito. Tem muita narração mas o gestual e olhares da menina são suficientes para coloca-la na frente das outras candidatas. Concordo que o filme mostra muita miséria, mas difentemente de Os Miseráveis, há um orgulho e uma ligação com a sua terra e sua gente, e isso não é apenas uma fantasia, isso acontece no Brasil e nas comunidades do Rio de Janeiro. Um filme para quem eu não daria nenhum prêmio seria Amor, uma depressão do início ao fim, sem diálogos inteligentes e extremamente parado.
    Armando Bulgarow

    ResponderExcluir
  2. O erro já começa na tradução do título. O original é "Beasts of the Southern Wild" ou, numa livre tradução, "Bestas (ou Feras) do Sul Selvagem", o que já dá margem a várias interpretações.
    As bestas podem ser os monstros que a menina imagina ou podem ser os próprios residentes da Banheira, uns indigentes que vivem quase como bichos.
    Aliás, na cena dos caranguejos, o pai dá uma bronca nela por usar talheres. Grita: "Coma como bicho! Como Bicho!"
    Um filme triste, deprê, sobre indigentes materiais e mentais. Literalmente marginais. À margem da sociedade e vivendo à margem da represa.
    Perto deles Les Miserables são apenas pobres. Chamar de Os Miseráveis 2 é pouco. Para mim é Os Miseráveis ao Cubo.
    Concordo totalmente com seus comentários. A menina é esperta e tem uma excelente atuação, muito bem dirigida, mas indicação ao Oscar é forçação de barra.
    O menino que fez o filho mais velho em O Impossível me impressionou muito mais e merecia uma indicação a coadjuvante.
    Outra coisa que me irrtou um pouco no filme da Sonhadora foi a câmera trêmula na mão, parecendo filem caseiro em super 8.
    De resto, as premiações no Oscar bateram com os meus "votos" exceto atriz principal em que eu votei na Naomi Watts (mas sem ter visto ainda O Lado Bom da Vida).
    Acho que Samuel Jackson poderia também ter sido indicado a coadjuvante pelo pelo seu "preto véio" impagável em Django.

    ResponderExcluir
  3. Homero, que pena que vc não viu O Lado Bom da Vida. Gostei muito mesmo. Uma trama interessante sobre gente maluca que perde a paciência por nada tão importante, começa uma confusão por qualquer besteira e é claro que sem remédios perde a lucidez. Dei boas risadas,Fernando também adorou. Naomi Watts é show! De Niro estava igual a outros personagens que já representou, mas sempre maravilhoso, porque ele é o "cara". Este filme faz a gente pensar naquela música do maluco beleza "controlando minha maluquez misturada com a minha lucidez..."

    ResponderExcluir