-

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Vôo Espetacular


Este filme passou nos EUA em novembro de 2012, e aparentemente não despertou o interesse dos distribuidores brasileiros à época para lançamento simultâneo, ou quase...

Não sei porque!!

Ele é excelente! Mistura ação com investigação, com drama psicológico.

Talvez tenham agora despertado por causa da indicação de Denzel Washington ao Oscar de ator principal. Ele está ótimo como Whip Whitacker, piloto comercial de uma empresa mediana, que tem uma pane em um vôo doméstico e faz um pouso espetacular. E aí vêm a investigação, os desdobramentos de seu estado de ..., digamos, ... espírito, e um final magnífico.

Denzel está ótimo, merece a indicação, mas é evidente que não leva.

Mais importante é a mensagem que o filme passa, sobre álcool e drogas ... ao mesmo tempo que ensina um método meio torto de se eliminar os sinais e efeitos de embriaguez .. enfim ... sei lá ...faz parte!!!

Excelente programa pra qualquer um. 

Isso sem contar que é dirigido por Robert Zemeckis, pra quem não sabe, que só dirigiu filme bom!! Lembram-se de ‘Tudo por Uma Esmeralda’, com Michael Douglas? Foi seu primeiro sucesso. Seu segundo filme virou uma trilogia, a espetacular ‘De Volta para o Futuro’. E depois veio ‘A Morte Lhe Cai Bem’, com Meryl Streep, lembram? E depois veio 'Forrest Gump', não preciso contar a história desse filme, né? E depois vieram ‘Contato’ e ‘Náufrago’. E depois descansou por 12 anos, fazendo animações. E finalmente se encantou com o roteiro de ‘Flight’, que leu numa tacada só. Esse foi o sinal para decidir-se a produzir e dirigir o filme. Ainda bem!!!!

Não percam!!

Ah, sim, Zemeckis começou mesmo com um filme tão pouco comentado, mas que é genial, e se chama ‘I Wanna Hold Your Hand’. Ainda escrevo sobre ele!!!

Vamos ao cinema!!

8 comentários:

  1. Aposto que logo logo conseguirá atingir essa marca, mas acredito que o mais importante é a qualidade dos leitores e não a quantidade, e pelo que vi seu blog tem muitos comentários de leitores interessantes! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Homero, esse filme eu fui ver porque não consegui ir em "O Lado Bom da Vida"...achava que era filme catástrofe e duelo em tribunais...mais para diversão...quando o filme começou, achei que era "roubada"...lêdo engano...uma estória complexa, polêmica...quebra alguns paradigmas do espectador...mensagem de consumo de drogas, mas também do caráter da justiça, como ela é feita e como funciona na prática. Denzel Washington dando banho...personagem humano e real. Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  3. Homero, no domingo minha mulher e e u fizemos uma maratona de cinama e uma das opções foi exatamente O Voo, mas eu o descartei. Achei denso e queria filme com mais ação. Assistimos Fogo Contra Fogo (bonzinho e com ação, mas previsível), João e Maria (muita ação) e O Dobro ou Nada (legalzinho).
    Agora, com sua dica, O Voo entra para minha lista, junto com Django Livre.

    ResponderExcluir
  4. Já comprei os ingressos para assistir hoje "O Voo". Amanhã comento o filme e seus comentários.
    Dos oscarizáveis agora me falta ver PI e O lado Bom da Vida (talvez tenha esquecido algum.
    Já vi Skyfall (não porque é indicado ao Oscar e sim porque é Bond), Lincoln, Os Miseráveis, Django, O Impossível (este antes da indicação)e Argo.

    ResponderExcluir
  5. Homerix, achei que já havia feito alguns comentários sobre Lincoln também, mas acabei constatando que havia sido apenas para o Django Livre (Free man - ótima esta não ?). Me permita aproveitar o espaço e comentar logo sobre diversos desses belos filmes. Ainda não vi Argo, Os Miseráveis, nem O Lado Bom da Vida - provavelmente ficarão para o DVD. Mas vi "Flight" (o Voo). Você deve lembrar do comentário de um colega na copa - gosto realmente não se discute. Como um ator pode estar concorrendo ao oscar com tamanha "desmotivação" ?! Concordo com a sua avaliação: o filme é muito bom! Ainda sobre Django, por coincidência na mesma semana em qus o assisti acabei vendo também "A Pele Que Habito" (2011 - Almodóvar). Me desculpe o paralelo meio bisonho, mas apesar de adorar os dois (Pedro e Quentin), ambos são crazy, punk, realmente loucos - lógico, cada um a seu modo. Aliás, ame-os ou deixe-os, eis a questão! Ou você realmente adora, ou odeia. Os caras são dois gênios para o mal, cada um em seu estilo! Geniais, realmente. Dá vontade de incluir Woody aí também, mas esse, creio, não consegue despertar tanto ódio e/ou paixões...Os comentários principais sobre Django já foram feitos, seja por você ou por seus leitores...Sam L. Jackson realmente impagável!!! Quanto ao Abraham Lincoln, achei muito legal você acrescentar "a posteriori" as fotos do Tommy Lee Jones e da Sally Field. Pelo menos foi o que percebi. Os dois também foram pontos altíssimos e creio já ter feito comentários por correio anteriormente. Você acrescentou o que achava justíssimo, lembrando que a esposa do senador também foi 10, apesar de menos de 5 minutos na tela...Saudações, A2.

    ResponderExcluir
  6. By the way, depois me ensine como deixar de ser "anônimo", uma vez que já me cadastrei como um de seus seguidores... Sds, A2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achava que o filme seria apenas sobre um pequeno deslise do piloto, mas que mensagem! Duas frases me chamaram a atenção A primeira quando ele diz: Eu escolho!!!(....)
      A segunda quando, ao contrário admite sua doença.
      Torço pelo ator!

      Excluir
  7. Assisti ontem a O Voo e confesso que ainda não o "digeri" completamente ainda.
    Realmente o voo e o acidente é o de menos no filme. Talvez apenas um pretexto ou a "gota d'água" que expõe a realidade de alcólatras e drogados.
    Gostei muito da participação do John "Fred Flintstone" Goodman e da trilha sonora a ele associada, bem como da atriz que faz a Nicole (me escapou o seu nome).
    Me impressionou, e acho que a todos que não vivem nesse universo, a "cura torta" da bebedeira.
    Também fiquei assutado com a possibilidade de pegar um voo com um piloto naquelas condições. Pelo visto não há o menor controle pré-embarque das condições "físico-químicas" dos tripulantes, nem nos USA nem aqui.
    Pelo visto não existe "lei seca" aérea. "Se for voar não beba" ou "don't drink and fly".
    O filme é denso e tenso. E triste.
    É triste ver como a dependencia quimica destrói qualquer um. É preciso coragem para enfrentar o problema e parar de mentir para si e para os outros que "está tudo sob controle".
    Por outro lado o filme dá uma mensagem de esperança de que é possível superar o problema, mas é preciso reconhecer que existe um problema e que é preciso aceitar ajuda externa.
    A atuação de Denzel merece a indicação mas não a estatueta, que deve ir para Abraham Lincoln por sua brilhante encarnação em Daniel Day-Lewis.

    ResponderExcluir