-

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Reencarnação de Lincoln


Em entrevista ao Fantástico, uns meses atrás, Steven Spielberg disse:
"Eu ia fazer um filme sobre Abraham Lincoln, o grande Lincoln, o maior herói americano, então pensei: tenho que contratar o melhor ator do mundo!"
E imediatamente pensou em Daniel Day Lewis!
Difícil escolha? Não! Não há dúvidas disso!
O que ele não esperava é que o ator 'reencarnasse' o grande presidente americano!
Que atuação perfeita! Se Lincoln não foi realmente assim, agora será essa a imagem que todo americano terá de seu grande herói, morto em 1865.

Lincoln é meu ídolo desde a infância!! Desde que soube de sua obsessão por acabar com a escravatura!! Desde pequeno mesmo!! Desde que fiquei chocado com o assassinato de Kennedy, cuja data me lembro perfeitamente... e olha que tinha 4 aninhos... e aí soube daquele outro grande presidente americano que também havia sido assassinado.... e que também foi um grande presidente. E era grande mesmo!!! Ele tinha 1,93 metros de altura!!!

E quantas surpresas me trouxe este belíssimo filme. E eu já esperava uma delas. Veja só o que Renata disse, quando chegou de assistir à sua estréia: 
Pai, você não vai acreditar!!!

Lincoln patrocinou um mensalão!!!
Mas não falou mais nada. O resto foi no filme mesmo!!!


Outra: Lincoln era do bem, não é mesmo? 
Siiiiiiiiiiim!!! 
Então de que partido ele era? 
Democrata, lógico!!! 
Então, errrrrrrrrrrooooouuuuuu!!

Incrível!! Lincoln era Republicano, e assim como todos os Republicanos do século XIX, era progressista, liberal!!! Ora, ora, ora!!! Na época, eram os Democratas que eram reacionários, escravocratas, verdadeiramente malvados!!! Ora, ora, ora!!! Contou-me um especialista no assunto, meu amigo Alexandre, que a coisa começou a se reverter com os dois Rossevelt's que foram Presidentes americanos: Teddy Roosevelt começou a virar o jogo Republicano, no início do Século XX e o Democrata Franklin Delano Roosevelt fez a parte inversa, na época da Grande Depressão....

Mas voltemos ao filme! Lincoln estava convencido de que tinha que abolir a escravatura antes da virada do seu mandato. Ele havia acabado de ser reeleito, espetacularmente, e tinha que aprovar a emenda no Senado antes da posse! E para isso autorizou o oferecimento de empregos aos Democratas que não conseguiram a reeleição. Então, foi um mensalão do bem!!! Lincoln está desculpado!! 


Outras  grandes atuações: 
  1. Tommy Lee Jones, como um Senador Republicano muito influente, que teve papel decisivo na luta contra a escravatura. Preste atenção a cada fala ou expressão em que ele aparecer... especialmente a última, espetacular, quando ficamos sabendo o teor da tão batalhada emenda. Concorre ao Oscar de Ator Coadjuvante! 
  2. Sally Field: a eterna noviça voadora de nossa infância segue tendo desempenhos memoráveis. Já detentora de um Oscar, por 'Norma Rae', aqui ela concorre ao de Coadjuvante, como a esposa de Lincoln.... participante dos momentos cruciais da República, e temerosa pelo destino do filho queria ir para a guerra. Notável a cena em que ela e o marido discutem, de pé, um de frente para o outro, onde se pontua a diferença de altura entre os dois...
Não vou dizer que o filme é espetacular. É muito político, tem que prestar muita atenção, é difícil pra quem não é americano, ás vezes se arrasta um pouco, mas a mensagem está dada. E dá vontade de aplaudir no final!!!

Interessante ver como os magníficos prédios de Washington, como a Casa Branca e o Capitólio, já tinham a mesmíssima cara há 150 anos. Claro que a estátua de Lincoln espetacularmente sentado na companhia de seus mais belos discursos, ainda não estava lá!!!

Agora soube um pouco mais sobre a vida de um ídolo!!!





3 comentários:

  1. Incrível como Abraham Lincoln está parecido com Daniel Day Lewis neste filme!

    ResponderExcluir
  2. É Homero, para você ver que "mensalão" não é sempre o que as pessoas pensam...e que existe em todos os lugares, pelo simples fato que as pessoas são as mesmas aonde quer que vivam. O filme é também uma lição de História, porque sempre pensamos que a guerra de Cesseção dos EUA teve como uma das causas a escravidão...mas a lei teve que ser aprovada no Congresso. Ótima a explicação do Lincoln a respeito da artimanha de usar os negros para serem recrutados e libertá-los como soldados porque era a favor da abolição...eu também sou muito ligada na abolição, é a data que nunca me esqueço...proclamação da república, independência, nada disso me emociona como a abolição da escravatura (apesar de claro, serem tão importantes quanto). Pessoas subjugadas e até animais me deixam doente...Bjs libertários, Carol

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a mensagem passada através do personagem do Senador Tommy Lee Jones: "devagar se vai ao longe".
    Ele, ferrenho abolicionista que, a princípio, queria "meter o pé na porta", percebeu a tempo a complexidade da situação e "se amansou", como lhe havia pedido Lincoln, para vencer no final, mesmo perdendo uma pequena batalha.
    Vê-se no filme que a política não mudou muito em cerca de 150 anos. Na verdade não mudou muito desde o tempo dos romanos, e lá se vão 2000 anos. Mudam os meios, os interesses, mas a negociação política é da natureza humana.
    Uma curiosidade, não sobre o filme mas sobre seu comentário: O presidente Theodore "Teddy" Roosevelt gostava muito de caçar. Naqueles tempos isso não era politicamente incorreto como hoje.
    Já presidente, foi caçar ursos. Como depois de alguns dias não havia conseguido caçar (matar) nenhum urso, alguns puxa-sacos de sua comitiva, para agradar ao chefe, conseguiram capturar um urso vivo, o amarraram a uma árvore e para lá levaram o presidente para que o matasse.
    Lá chegando, Roosevelt ao ver o pobre animal indefeso, se recusou a matá-lo pois seria uma covardia (como se não fosse covardia a caça "esportiva" de qualquer modo).
    Este episódio teve grande repercussão na imprensa. Fábricas de brinquedo passaram a fazer ursinhos de pelúcia em alusão ao episódio, os "Teddy's Bears" ou "ursos do (presidente) Teddy (Roosevelt). É por isso que ursinho de pelúcia até hoje nos USA é "Teddy Bear".
    http://en.wikipedia.org/wiki/Teddy_bear

    ResponderExcluir