sexta-feira, 1 de março de 2024

Rio de Janeiro - 459 anos

Em um dia antes da aposentadoria, 
recebi um ótimo vídeo sobre o Gigante Adormecido.
E, mais uma vez, sobreveio o fenômeno 'santo-de-casa...'
Amigos cariocas não sabiam daquilo!!!
Precisa um forasteiro de SP para explicar...
Eu expliquei neste texto de 1 de março de 2011.
E eu já sabia desde 1968, muito antes de morar aqui!

______________________________________


No domingo, sol escaldante, o Flamengo jogava a final da Taça Guanabara.

No mesmo horário, mostravam imagens do Morumbi, em São Paulo, onde caía um verdadeiro dilúvio, e o São Paulo esperava São Pedro parar de chorar para poder enfrentar o Palmeiras.

Esta é a diferença do astral entre as duas cidades. Aqui e lá, sol e chuva, sem casamento de viúva, não que aqui não se sofra com o polinômio águas+descaso+lixo+ocupação indevida, e é certo que chegarão as águas de março, senão de abril, maio ou junho, para fazer seus estragos. Mas o fato é que foi notável a diferença de clima entre as duas situações, naquele domingo, e que reflete bem o clima, no sentido figurado, das duas cidades.

O Flamengo enfrentava o surpreendente Boavista.

(hoje, quando republico este texto, os tricolores estão a festejar a inédita Super Copa das Américas, após afastar o demônio LDU de suas memórias de 2008, quando perderam a Libertadores para quele desconhecido time ecuatoriano.)

Boa vista é o que tenho (tinha), de meu posto de trabalho, no lado norte da biônica Avenida República do Chile (sabe por que é biônica? Conto aqui pra vocês), no 25º andar do Edifício Ventura (sentia-me em casa!), com janelas do chão ao teto, voltadas para o sul. Enquanto se processa algo em meu computador, viro levemente os olhos para a esquerda e percebo, por sobre a Catedral Metropolitana, o inigualável Pão de Açúcar, em seus dois rochedos imponentes, ligados por compridos cabos de aço, cenário de James Bond Contra o Foguete da Morte.


Há vezes, nos verões, em que o sol da manhã, próximo ao meio-dia, forma, com suas reentrâncias rochosas, uma ave em pleno voo, a famosa Íbis, o pássaro sagrado do Egito. Vez por outra em que a vejo, mostro a meus colegas cariocas que, em sua maioria nunca souberam disso. Nem da lenda de que o Pão de Açúcar simbolizaria os pés de um gigante adormecido, cuja cabeça é a Pedra da Gávea e o corpo é o Maciço da Tijuca.




Eu sei disso desde o filme 'Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa' de 1968, louca aventura em que o segredo da trama é descoberto quando os heróis Roberto, Erasmo Carlos e Wanderléa percebem o tal gigante adormecido.

Esse mal de santo-de-casa-não-faz-milagre é exclusividade carioca? Quem mais conhece a própria cidade são seus visitantes. Cariocas, pronunciai-vos!

Um outro exemplo interessante desse fato, conto agora. Um casal amigo viajou com seu filho de 8 anos ao México, digo Cancún (porque Cancún NÃO É México). Foram visitar, claro, uma das novas maravilhas do mundo, a pirâmide de Chichen Itza (que, aliás, eu e minha família visitamos em 1998, quando ainda se podia escalar seus íngremes degraus). O guia da excursão explicava as origens do monumento, quando o menino o interrompeu, sério,  e disparou:


Você acredita que eu moro do lado de uma das maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, e a primeira maravilha que eu visito é no México?!!"


 1x0 pro menino, querido casal carioca!!

Eu, por exemplo, já lá estive umas 20 vezes!

E falando em Cristo, deixo com vocês um texto que fiz para concorrer ao Prata da Casa de minha empresa em 2009, na categoria 'conto'. Não chegou à final, segundo um dos jurados, pois não era um, efetivamente, um 'conto'. Tentei de novo, agora em 2011, concorrer a um concurso do Globo, que não exigia que fosse conto, podia ser qualquer texto sobre o Rio. Achei que desta vez tinha chance, mas não ficou entre os 10 finalistas.

Fazer o quê? Aprimorar meu estilo e seguir tentando!!

Entitulei-o 'O Casamento do Rio com o mar'  e disponibilizo-o aqui para sua análise:
http://blogdohomerix.blogspot.com/2007/06/o-casamento-do-rio-com-o-mar.html

Isto tudo é para comemoriar o aniversário desta Cidade Maravilhosa, que me acolheu há quase 30 anos (agora, mais de 42 anos!), tão especial e diferente do resto que o seu feriado comemorativo não é celebrado  na data de sua fundação, mas no dia de seu padroeiro, São Sebastião, em 20 de Janeiro. Acho que agora entendo:  


Sendo o Rio, de Janeiro, não poderia celebrar sua existência em Março, claro!!!

Grande Abraço

Homero Saudando o Rio Ventura


5 comentários:

  1. Nosso velho Rio...
    caudaloso, fervente, bondoso,acolhedor
    Nosso velho cheio de graça...
    meninas, mocinhas, mulheres, senhoras
    é ele que passa, que vem e que vai
    num doce balanço a caminho do mar
    Nosso velho cheio de vida...
    crianças, conversas, cadeiras na calçada
    Nosso velho cheio de sonhos...
    futuro, sereno, cheio de paz!

    Rio, você é demais!

    ResponderExcluir
  2. Homero, hoje também falo do aniversário do Rio no blogdogico, assim como das chuvas em São Paulo, da recém implantada nota carioca e do novo orçamento para a conclusão da Cidade da Música. Também escrevo, é claro, sobre a crise no Norte da África. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  3. Homerix, os julgadores dos contos da Petros perderam a oportunidade de premiá-lo por 2 vezes.O jornal O Globo também cometeu um erro. Mas nós seus leitores e ouvintes conhecemos e saudamos suas qualidades. Portanto continue a nos brindar.abrs.Gerson Braune

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu modo carioca de redigir. Parabéns e aquele abraço.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que o versos do Hino Nacional "Deitado eternamente em berço esplêndido" se inspirou nesse perfil das montanhas que emolduram a Zona Sul do Rio, o "Gigante Adormecido".

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...