-

sábado, 19 de junho de 2010

Sô Dimaió

11 de fevereiro de 1963
The Beatles entram em estúdio para gravar. Nove horas e 45 minutos depois, John Lennon, com a voz acabada, dá o último acorde de ‘Twist and Shout’. Está terminada a gravação de seu primeiro álbum, 'Please Please Me'. Ainda era 11 de fevereiro de 1963 e eles foram pra casa..

1 de fevereiro de 1967
The Beatles entram em estúdio para gravar. Quatrdepois, ou mais de 700 horas de gravação é lançado o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club band,

Um pouco diferente, não!

Não era pra menos: naquele dia, 1 de junho de 1967, o Rock and Roll havia acabado de atingir sua maioridade. 

Agora, o outrora menino Rock podia bater no peito e dizer:

Sô Di Maió!!!

Tudo o que se sabia sobre o estilo foi mudado a partir de então. Em Sgt. Peppers foram utilizadas técnicas, estilos, ritmos, indumentária, instrumentos, equipamentos, jamais antes pensados para uma banda de rock. Tudo numa só obra. Tudo envolvido numa capa dupla (1ª vez?). Com as letras impressas (sim, 1ª vez!).

E tudo começara realmente com uma vontade de mostrar ao mundo o crescimento artístico que os Beatles já apresentavam, numa época em que decidiram não mais apresentar-se ao vivo. Paul teve a idéia de criar um alter-ego da própria banda e procurava um nome para o grupo. Num vôo para o Kenya, onde iriam num safári, ele conversava com o amigo Mal Evans, que pegou os vidrinhos com as letras ‘S’ e ‘P’ e disse 'What's that mean? Oh, salt and pepper.' E Paul, de imediato, falou: “
Sergeant Pepper

Simples, não? Estava criado o nome do líder da banda! Daí para imaginar porque um clube de corações solitário teria uma banda, foi um pulo!!!

A música? Muitos conhecem, e será objeto de outro post....

Nenhum comentário:

Postar um comentário