-

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bobby, um filme

http://www.youtube.com/watch?v=0_Vll-t0H6A

Assisti ao filme Bobby, que retrata como um romance as 20 horas anteriores ao assassinato de Robert Kennedy, em 5 de junho de 1968, dentro do Hotel Ambassador em Los Angeles, onde o crime ocorreu.

O filme não seria mais que mediano, não fossem as circunstâncias daquele triste momento da história americana, e por que não, do mundo. O baby brother de John Kennedy era um senador democrata, com grandes chances de se tornar o candidato do partido às eleições daquele ano. E ele era um ativista pelos direitos humanos, pela igualdade racial e contra a Guerra do Vietnam. Adivinha por que ele morreu? Ele estava ganhando as primárias, seria o virtual candidato a Presidente, pra disputar com quem? Com Richard Nixon, o mesmo que o seu big brother derrotara 8 anos antes. E aí, a história seria bem diferente.

Lembro-me perfeitamente daquele dia, de como fiquei chocado com o crime, guardei o nome do assassino desde então, Sirhan Bishara Sirhan. Robert Kennedy era um ídolo, cujo charme havia ultrapassado a fronteira americana, e já conseguia impressionar um menino de 10 anos do outro lado da linha do Equador. Eu não pude acreditar que um irmão morreu do mesmo modo que o outro, 5 anos antes, em outro momento inesquecível para mim. Que sina! Infelizmente, a família mexeu com interesses de gente muito grande.

O filme foi bem intencionado ao romancear aqueles últimos momentos, e o diretor Emílio Esteves teve o mérito de juntar um time de grande nomes de Hollywood, dá só uma olhada: Harry Belafonte, Laurence Fishburne, Spencer Garrett, Helen Hunt, Anthony Hopkins, Ashton Kutcher, Shia LaBeouf, Lindsay Lohan, William H. Macy, Demi Moore, Martin Sheen, Christian Slater, Sharon Stone, Freddy Rodriguez, Heather Graham, Elijah Wood. O mais desconhecido foi quem fez Bobby, um certo Dave Fraunces, que não fez mais nada, acho.

As tramas paralelas são fraquinhas e envolvem histórias das outras pessoas que foram atingidas pelo assassino, todas sobreviventes.

O momento alto do filme é o seu final, após o ataque, quando aparece a voz do Bobby real em seu discurso mais famoso, On the Mindless Menace of Violence, um dia depois do assassinato de Martin Luther King. Caso não vejam o filme, deixo aqui o LINK;


Nenhum comentário:

Postar um comentário