-

terça-feira, 25 de abril de 2017

Ó só o perigo, amigo!!!

Eu não querendo participar do desafio das 9 Verdades e 1 Mentira, por não achar que ia ficar sem graça, olha só da minha esposa Neusa!

Eis o que ela coletou num rápido passeio em suas memórias!!!

__________________________

Por insistência da minha família, resolvi entrar na brincadeira!!!!
Vamos ver quem acerta: 9 verdades e 1 mentira!!!
  1. Já dei uma martelada na cabeça de uma amiga quando criança.
  2. Já dei creolina para outra amiga beber. Ela foi parar no Pronto-Socorro.
  3. Elas são minhas melhores amigas até hoje.
  4. Já pedi esmola com amigas na rua para comprar bala dizendo que era para ajudar uma casa de caridade que tinha no meu bairro, até pedirmos para o próprio diretor da entidade e sermos desmascaradas.
  5. Já tive polícia, bombeiro e ambulância na porta de casa após ter sumido. Eu estava assistindo tudo do fundo da minha garagem.
  6. Já ganhei medalha por bom comportamento na escola.
  7. Já fui considerada a melhor cantora do Coral do Conservatório Musical de Santos.
  8. Já fui apaixonada por um professor.
  9. Já fui arremessada de bicicleta para o meio da pista da Praia de Santos por uma porta assassina.
  10. Por insistência do meu marido, grávida de 7 meses, soltei um rojão que saiu pela culatra, quase atingindo a minha barriga. Fui parar no Pronto-Socorro com a mão queimada.
___________________________

Ó SÓ AONDE FUI AMARRAR MEU BURRINHO!!


sábado, 22 de abril de 2017

Peguei na Mentira

Descubra QUAL destas 10 afirmações é mentira sobre minha vida!

Delas, NOVE são verdadeiras!

Pense, guarde, que abaixo eu conto o resultado!
  1. Bati o carro 4 vezes aos 18 anos
  2. Já beijei o chão da Abbey Road Studios
  3. Já dirigi um Charger RT
  4. Já entrevistei Pelé
  5. Já estive a dois graus de separação de Paul McCartney
  6. Já estive nos 5 Continentes
  7. Já estudei em Salvador
  8. Meu primeiro banho de mar foi em Guarapari
  9. Só fui assaltado uma vez na vida no Brasil
  10. Só tive uma namorada


O desafio da mentira que virou febre no Facebook foi muito legal. Pelo menos 20 amigos meus haviam feito, e eu relutei em fazer o meu, porque via os outros com coisas tão interessantes, estapafúrdias, tantas travessuras, que eram verdades, e eu achava que a minha não sairia legal, porque nunca fui travesso, nunca fiz algo maluco, tive uma vida pacata, poucos amigos, fui bom aluno, era comportado, enfim, achei que ia ser um porre....

Então, resolvi tentar, e acabou saindo legal.... sempre há coisas incríveis na vida de qualquer pessoa. 

Olha, saiu melhor que a encomenda!

Após 100 palpites, o que temos!!
  • 9 das 10 afirmações foram votadas!
  • Minha mentira pareceu plausível para 99 amigos!
  • Minhas verdades pareceram mentiras para Todos-1!
  • Apenas 1 amigo acertou ... em 100!!!
  • O resumo é: NUNCA estive na Oceania!!!

Vejam a compilação dos resultados!

Vamos lá, ponto a ponto.

1. Bati o carro 4 vezes aos 18 anos 
VERDADE (5ª mais votada)

Meu valoroso Passat branco, novinho, presente de meu pai quando passei no vestibular da Poli, sofreu comigo.... foram quatro batidas, a última delas no brevíssimo caminho entre a minha República no Butantã e a Faculdade,  na Cidade Universitária, menos de 3 quilômetros distante, por pouco não foi perda total. O mais interessante é que bati, avisei meu pobre pai, que veio de Santos resolver, porque eu estava a caminho de uma prova de Cálculo Numérico, e fui fazer a prova, e fui muito bem, lembro até que tirei 9!

2. Já beijei o chão da Abbey Road Studios


VERDADE (apenas 2 votos)

Foi em 2005, no primeiro dia de uma viagem de treinamento da Petrobras. Fiz um diário daquela viagem, e contei o episódio neste post



3. Já dirigi um Charger RT 
VERDADE (apenas 1 voto)

Foi em 1978, meu irmão, já com 33 anos, me emprestou seu Dodge Charger RT, uma potência consumidora, fazia 3 KM por litro... nunca me esqueço da subida da Imigrantes, eu indo a 120 km/hora, e pisei fundo e ele ainda cantou pneu...

4. Já entrevistei Pelé (3ª mais votada)
VERDADE (Medalha de Prata, com 21 votos )
Era 1967, eu tinha 9 anos e morava em Santos, Gonzaga, na Washington Luis,  560, Edifício Saint Etiènne, Canal 3, estava na quarta série do Colégio Santista e e encomendaram um trabalho jornalístico, para fazer em dupla. Lembrei de uma coisa interessante. No prédio ao lado, número 558 (a numeração ia de dois em dois), no nono andar do Edifício Agulhas Negras, morava ninguém menos que Pelé. Dei a idéia a meu parceiro, o querido Magalhães, primeiro da classe (eu era o segundo) e fomos, e falamos com o porteiro, que avisou o Rei, que aceitou e marcou uma hora, e lá fomos nós. Pena que não registramos o momento em foto (ah, se fosse hoje!), nem guardamos o texto da entrevista. Foi bom lembrar do querido amigo José Luiz Soares Magalhães, de quem me separei ao final daquele ano, pois tive que fazer quinto ano, por causa da idade, ele era uns meses mais velho, fez Admissão e passou direto para o primeiro ginasial. Sempre teve problemas com seus rins, fez Medicina, especializou-se em Nefrologia, salvou muitas vidas, mas não a própria, morreu por complicações renais, felizmente em tempo de fazer uma bela família.

5. Já estive a dois graus de separação de Paul McCartney
VERDADE (Ninguém votou)
Era 1994, dei um jeito de conhecer o empresário de Paul McCartney, Richard Ogden, que era casado com uma brasileira, amiga de uma amigo meu, quando estive em Londres, em missão pela Petrobras. Mas não tive coragem de pedir um encontro... Contei o episódio aqui neste post, em que explicava a teoria dos 6 Graus de Separação:

6. Já estive nos 5 Continentes
MENTIRA (Apenas 1 acertou!)
  • Nasci no Brasil, morei nos EUA, e já estive no México, Argentina, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e até em Cuba
  • Já estive na Europa: Inglaterra, França, Itália, Alemanha, França e até em Portugal
  • Já estive na Ásia: Japão, China, Índia e até Paquistão
  • Já estive na África: Angola, Nigéria, Senegal e até no Chade 
  • Nunca estive na Oceania! 
7. Já estudei em Salvador
VERDADE (Apenas 3 votos)
Depois de formado em Engenharia Civil, fiz o concurso da Petrobras e fiz especialização em Engenharia de Petróleo, em Salvador. Falei sobre isso em alguns posts meus, especialmente neste, de despedida da Petrobras

8. Meu primeiro banho de mar foi em Guarapari 
VERDADE (Campeã, com 31 votos)
Esta pegou muita gente! Sim, nasci em Santos, mas tinha pavor de mar, que só venci em Guarapari, no Espírito Santo. Contei o episódio aqui:


9. Só fui assaltado uma vez na vida no Brasil 
VERDADE (Medalha de Prata, com 21 votos)
A etimologia da palavra Assalto, indica tomada violenta de algo que está em seu poder,  contra a sua vontade. Portanto, a questão era acreditar ou não se eu fui assaltado, de fato, uma única vez. Trata-se de uma verdade!
Infelizmente, vários foram na linha "Todo brasileiro é assaltado com essa corrupção..." e desperdiçaram a chance de um palpite mais adequado.
Era 1990, eu ia de ônibus pro trabalho, quando ainda se entrava por trás, estava só quando entrou um negro bêbado armado com uma faca de cozinha, eu não quis resistir e entreguei a aliança de casamento.
10. Só tive uma namorada 


VERDADE (4ª mais votada, com 11 votos)
Sim, verdade, Neusa foi minha primeira, e única namorada, eu era muito tímido, já tinha 20 anos e achava que ia envelhecer com um cachorro como companheiro, quando a conheci, na garagem de um vizinho dela, o Cid, que era meu amigo de Colégio Santista. Jogávamos Sueca, ela se encantou com meu sorriso, e o resto é história!!! Até já havia contado aqui, neste post:

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pega na Mentira



Esta brincadeira pegou no Facebook!!!

Qual destas é mentira?
  1. Bati o carro 4 vezes aos 18 anos
  2. Já beijei o chão da Abbey Road Studios
  3. Já dirigi um Charger RT
  4. Já entrevistei Pelé
  5. Já estive a dois graus de separação de Paul McCcartney
  6. Já estive nos 5 Continentes
  7. Já estudei em Salvador
  8. Meu primeiro banho de mar foi em Guarapari
  9. Só fui assaltado uma vez na vida no Brasil
  10. Só tive uma namorada
E coloquei como ilustração esta foto minha, que não é verdade, hoje, afinal, é de 15 anos atrás. Uma das 10 afirmações acima é mentira. Coloquei em ordem alfabética para não influenciar... 

Pega na mentira!!

Quem ficou atento a meu blog, já mencionei alguns fatos em alguns posts, os quais coloco os links ali embaixo.

Gostei muito do feedback. Muitos participaram da brincadeira.

Eis os links. São Cinco. 
Então, quem quiser chutar com 50% de chances, é só ler!!!


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Fragmentado estou, estou demais!!


Pronto!! M.Night Schyamalan está de volta!!!

Depois de um começo estrondoso, com 'Sexto Sentido' (lembro bem porque foi o primeiro filme que vi em minha missão no exterior) Lá em 1999, e um interessantíssimo 'De Corpo Fechado' e um mediano, mas ainda interessante 'Sinais', entabulou uma série de relativos fracassos, entremeados por um ou outro razoável, como 'A Vila'.

Agora, acertou em cheio! 'Fragmentado' custou apenas 9 milhões de dólares e já faturou quase 300 milhões mundo afora.

E é merecido!

Thriller de intenso suspense, sobre um jovem com múltiplas personalidades, mas não duas ou três, e sim duas três, ou 23 personalidades, conhecemos uma delas no início, quando sequestra três meninas e as leva para seu calabouço, uma instalação abandonada, cheia de quartos. Ao longo, outras 7 delas aparecem, uma delas mulher, e interagem com uma psicóloga, que quer entender o fenômeno, tão intenso que algumas delas têm doenças que outras não têm, diabetes, por exemplo. Uma sabe da outra. O grande problema é a ameaça do surgimento da vigésima quarta, que tem o assustador nome de Besta.

James McAvoy dá um verdadeiro show, que já o credencia, sem dúvidas, a uma das cinco vagas de indicação a Melhor Ator no Oscar do ano que vem, mesmo sendo um estilo de filme que geralmente, ou posso dizer, nunca, leva seus atores à Academia. Bem, há, veramente, uma exceção, Heath Ledger como o Coringa, que lhe valeu um Oscar póstumo!!

A música dá um climão fantástico, tenso, e a vítima principal tem uma história triste, contada em flashback, que culmina com uma das melhores cenas.

No final, uma aparição que tem tudo a ver com a carreira do diretor, aliás, por conta dela, tenho a certeza que ainda conheceremos algumas das outras 14 personalidades de Kevin

Como sempre, o diretor aparece em uma pontinha, seguindo a linhagem de Hitchcock e Tarantino.

Prestem atenção quando começam os créditos finais, coisa de gênio, que faz a gente rir, mesmo depois de uma sessão tensa!!

Aplaudo com vigor!!!

domingo, 16 de abril de 2017

Summer of Love - 1967

Quando anunciei aqui o cinquentenário da foto da capa do disco Sergeant Pepper's Lonely Hearts CLub Band, não estava com a idéia de escrever mais nada sobre o disco que mudou a história da música...

Claro que mudei de idéia!!

Quando acabei de ler o espetacular livro de Svetlana Aleksiévitch - A guerra não tem rosto de mulher - e passeei pela estante para procurar um próximo livro, eis que piscou pra mim um que eu já havia lido. Cahamava-se Summer of Love. Eram os Beatles me chamando para não deixar aquele feito em branco, ou quase, como estava...

O autor é George Martin, veja bem, sem o R.R. no meio, daquele outro autor da saga mais espetacular da TV - Game of Thrones, tanto que sua morte (a do primeiro) foi confundida com a do segundo, e todos os fãs da série ficaram apavorados porque ele haveria morrido sem completar a saga. Que gente egoísta! E até acabaram ficando contentes quando perceberam, que era o outro.

Sua grande maioria nem sabiam da existência do George Martin original, muito menos de sua importância na história da música.

Para ilustrar, vejam a foto ao lado, especialmente os dizeres que ele colocou como legenda.

Pois é, George Martin era o primeiro ser humano a ouvir uma música dos Beatles, de 1962 a 1969, nos estúdios da Abbey Road. John e Paul, especialmente, invariavelmente apresentavam a ele suas idéias de canções ao violão (ou piano), às vezes em conjunto ou em separado, como na foto. George e Ringo antes passavam pelo crivo de John e Paul.

George Martin foi o único produtor que levou a sério o som dos quatro rapazes. Eles haviam peregrinado por todas as principais gravadoras, apenas uma delas (Decca - 1 de janeiro de 1962) chegou a ouvi-los mas detonaram porque 'grupos de guitarras estava com os dias contados'. O empresário Brian Epstein já estava desistindo, quando recebeu um chamado de um engenheiro da HMV (uma das grande lojas de discos), um certo Jim Foy (OBRIGADO!!!!), que estava arquivando o acetato com as gravações, e gostou do som. Chamou um certo Syd Coleman, que se lembrou de um certo George Martin, que tinha um selo na EMI, chamado Parlophone, que gravava discos de comédias ('A que ponto cheguei', pensou Brian). Ele ligou para George, que disse: 'I don't know!', ao que Brian respondeu: 'Eles serão maiores que Elvis!' ... Brian Epstein estava certo... George Martin fez um bom negócio. Depois, houve o encontro, em 6 de junho de 1962, houve a audição (sim, houve a audição!), George ficou encantado pelo carisma dos rapazes, e gostou das canções originais que traziam, especialmente, 'Please Please Me' 'Love Me Do', especialmente da gaita que John tocava nesta última. O resto é História!!!

A partir daí, Big George (como o chamavam, distinguir de Harrison) produziu 14 dos 15 LP's dos Beatles, dando idéias, mas principalmente traduzindo o que os Beatles queriam para suas músicas, especialmente naquele verão de 1967, em que estavam dedicados somente ao som que faziam, tendo abdicado definitivamente dos shows ao vivo.

Deverei produzir post sobre algumas da notáveis canções, mas vou ficando por aqui, deixando os primeiro dois parágrafos do livro, apresentando-o.

Enjoy


A Mãe de Todas as Delações




Lá, a mãe de todas as bombas.
Aqui, a mãe de todas as delações.


E ainda vêm as filhas: OAS, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa. A coisa vai dobrar!
3,75 bilhões de dólares. A 5%, são 75 Bi em obras, ou 20 Bi em super-faturamento...

A cidade pode ser maravilhosa, mas os governantes, vou te dizer uma coisa... Desde 1982, só porcaria!!! Especialmente governadores!
20 Milhões pra um
Muitos mais pro outro
Marilia Barbosa
ÚLTIMO LANÇAMENTO, já foram "comprados", agora estão sendo "liquidados".
Quem comprou não compra mais. É o que se espera...
Marilia Barbosa

Eu já estou começando a achar 1 MM de reais pouco por aqui, enquanto na Europa, 3 Mil em milhagem já dá cadeia!
Fico imaginando o pai orgulhoso Emilio explicando a Marcelo lá no começo : é assim, filho, que prosperam nossos negócios!!!
Imagino quantas vezes o Boris Casoy deve estar se virando para a câmera, e falando, por dia: Isso é uma ver-go-nha!!
120 milhões para o Mineirinho!!!
O Mineirão se revira no túmulo!