Queridos, obrigado pelo carinho e preocupação!
Realmente não é nada demais! E o Flávio só ficou sabendo pois ligou para a Neusa que estava na sala de espera enquanto eu era retalhado! (risos!)
Trata-se de um Carcinoma Base-Celular, uma espécie de câncer que surgiu em dose dupla em meu rosto. Naquele momento, estava extirpando um deles.
Este tipo de câncer é apenas local, não se espalha (metástase) mas tem que ser eliminado, raspado, extirpado enquanto está na pele senão chega ao músculo e até ao osso. Este que eu tirei, o do lado direito, é uma reincidência. Voltou após uma cirurgia incompleta que fiz há 6 anos. (Viu só?! daquele, vocês nem ficaram sabendo!). Ao que parece, o dermatologista carioca não catucou, não cavocou o suficiente, e o danado voltou. E estava com um centímetro de diâmetro. O outro, do lado esquerdo é novo e menor, mais superficial. Estou esperando recuperar a primeira para entrar na faca de novo. O meu atual dermatologista é um texano que sai de bota, cinto e chapéu. Espero que saiba o que está fazendo. Segundo ele, aquele cowboy já fez mais de 5.000 cirurgias deste tipo.
Aconselho todos a procurarem um dermatologista para verificar estranhas manchas pelo corpo. Quasnto mais clara a pele, mais sujeita a este tipo de anomalia. Meu médico, quando apareci no consultório com minhas duas suspeitas, me pediu para examinar o corpo todo. Desconfiou também de uma terceira mancha no peito e resolveu fazer biópsia das 3. Saí do consultório naquele dia com 3 cortes, 3 anestesias locais e 3 pontos. O resultado foi positivo nas 3. A terceira acusou uma displastia a caminho de se tornar um melanoma, este sim, um tipo de câncer que dá metástase. Foi o primeiro que tirei, há duas semanas atrás.
Eis que você podem me chamar agora de um ScarCousin!
Bom, por aqui, a família vai bem.
Neusa continua sua luta diária para cuidar da casa e de seus 5 filhos: Renata, Felipe, a mãe, o irmão e o marido (risos)!!! Dona Zulmira , no alto de seus 78 anos, só recentemente necessitou ajuda médica. Não foi nada demais, graças a Deus. Que continuem assim!
Bem, mais uma vez obrigaduuuuuú pela preocupação.
Por favor, continuem repassando minhas notícias às Vasques Vilarinho.
Gostamos muito de todos vocês.
Um abraço!