domingo, 17 de fevereiro de 2013

GPS - Gente Perdida e Surtada


Quando minha sogra caiu, e veio como diagnóstico 'repouso prolongado em casa', logo pensei em Seu Aroldo. Recomendara o belo serviço que ele presta a alguns amigos, que ficaram muito agradecidos. Agora tinha chegado minha vez. Falei com ele, que me disse que eu teria que ir lá ao seu depósito para assinar o contrato e escolher a cama hospitalar de minha preferência. Soube que era em Duque de Caxias, e quando ele ia me explicar como chegar, eu disse: 'Precisa não, Seu Aroldo, eu tenho GPS no carro, só me dá o endereço', todo bobo estava com o equipamento instalado a bordo de meu veículo...

Dia seguinte, 7 da manhã, entro no carro e programo: cidade Duque de Caxias, Endereço Av. Presidente Kennedy número tal, OK, vi a distãncia, 42 Km, e vem o aviso: 'A rota pode ter estradas não pavimentadas, OK?'. Tudo bem, aceitei... e aí fui.... Rebouças, Francisco Bicalho, Perimetral, Av. Brasil, Rio-Petrópolis e então vem o aviso: 'A 600 metros saia da rodovia', tudo bem ... 'A 300 m dobre à direita', tudo bem... vira pra lá, vira pra cá, começo a ver que estou deixando a urbanização para trás, e entrando numa zona mais simples, tipo assim começam a aparecer charretes... e aí vem o avisado: pista de terra. Tudo bem, o GPS havia avisado... mas deve estar chegando .... e vira pra lá, pra cá ... buracos enormes, solavancos, e eu agradecendo que estava um dia de sol... uma chuvinha e aquilo virava um lamaçal intransponível... fui indo, entrei num parque industrial ... decidi parar pra perguntar assim que encontrasse um ser humano.... demorou uns 3 minutos... "Ih, dotô ... tá longe ... volta tudo até encontrar o asfalto ... assim que passar o Hospital de Saracuruna, ... " ... aí eu desliguei das instruções e pensei "Conheço, bom Hospital, que tirou o arpão da cabeça daquele cara..."... aí fui seguindo as instruções, enquanto o GPS continuava tentando me levar de volta ao lamaçal ...'a 100 m faça um retorno' ... e em breve me perdi de novo e o novo benfeitor diz: "Ih, dotô ... tá longe ... conhece o aterro de Gramacho?" ... e então imediatamente me vi no lixão, me encontrando com Nina, Batata, Lucinda e Nilo, mas tudo bem, tentei seguir os passos dele, e em breve, senti a necessidade de novas instruções e aí ouvi: "Faz isso, faz aquilo, pega a entrada para Xerém ..." e pronto, me imaginei tomando um chopp com Zeca Pagodinho .... ora ora ora ... o GPS me proporcionou quase conhecer lugares que eu só ouvira falar na TV e nos jornais. Cheguei à Casa do Alemão, que era o ponto de referência de todos os meus instrutores, e pra confirmar que estava perto, desci e conheci a casa, famosa por seus quitutes, comprei um vidrinho de amanteigados e afoguei minhas mágoas nuns palitinhos de chocolate acompanhados de Grapette (quanto tempo!!). Mesmo perto, ainda me atrapalhei com uns retornos de rodovia, quase paguei pedágio, mas cheguei! Às 10:30!! E pra completar, quando escolhi uma opção de cama hospitalar, e mandei uma foto pra Neusa, assim que mandei, notei a identificação da foto e notei que estava em Belford Roxo ... daí pra desfilar na Inocentes de BR era um pulo!!!

Que beleza!!

Tenho que aprender a programar melhor meu GPS.... se ele não servir pra essas horas, de nada serve!!!

10 comentários:

  1. Homero:
    Não fique chateado, não! Outro dia Rafa teve que ir a Jacarépaguá e o GPS acabou mandando ele voltar pela Estrada Grajaú-Jacarépaguá. Chegou em casa morto de calor, casadíssimo e estressado, com vontade de jogar o GPS no lixo. Na ida, o GPS mandou ele ir pela Barra. Portanto, não é sua culpa.
    GPS no Brasil é que não funciona.
    Beijos,
    Ana Clark

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, Homero, mas a-do-rei a narrativa do seu "périplo" rsrs
    Abraço grande da Rosana

    ResponderExcluir
  3. Homerix, tenho um GPS Tom-Tom que volta e meia fica Tã-Tã... Abs, Camargo

    ResponderExcluir
  4. Homero, esteja certo de uma coisa, o seu GPS funciona. O meu também faz as mesmas coisas e vive RECALCULANDO não sei o que ou acho que só conseguiu aprender a falar essa palavra. Mas o importante é que o seu GPS interno funcionou e conseguiu encontrar o Seu Aroldo.
    Um grande abraço para ele e estimo o pronto restabelecimento da sua sogra.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a crônica. Está voltando à sua boa forma...

    ResponderExcluir
  6. GPS é uma mão na roda em alguns aspectos mas uma verdadeira roubada em muitas outras....

    ResponderExcluir
  7. Homero

    Só usei esse aparelho uma vez e mandei para escanteio.
    Conheço bem Saquarema e uma noite tive que ir até lá e resolvi testar um desses parelhos que tinha adquirido.
    Programei e quando entrei na Alameda ele me mandava voltar e pegar a Niteroi Manilha. Não obedecia e ele ficava enlouquecido.
    Entrei na Amaral Peixoto em direção a Marica e pobre coitado do GPS endoidou de vez, pois mandava eu ir em direção a praia em qualquer “picada” que aparecia às margens da estrada.
    Claro que passei a não me importar com os avisos, considerando o meu conhecimento de toda a região.
    Chegando a Saquarema, resolvi seguir os avisos e ... surpresa; fui parar á beira da lagoa antes de atravessar a ponte e se eu estivesse em velocidade acima de 80 teria mergulhado. Tive que engatar uma ré e então voltei ao “comando manual”. Desde então nunca mais usei o aparelho. Prefiro perguntar. É mais seguro.

    Itamar

    ResponderExcluir
  8. Homero, você não programou mau o GPS. Os GPS são loucos e desatualizados. Quantas vezes no visor eu saí fora da pista, mas na verdade estava na estrada certa!! Já passei por várias situações dessas em diversos lugares do mundo e o velho bom mapa de papel e dos guias que me salvaram. O ideal é sempre olhar no google e depois conferir com algum mapa ou conhecido que more ou conheça o entorno, se não vira turismo de aventura! rsrsrsrsrs Abração!

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui adepto do bom a velho mapa de papel e durante anos relutei em usar o GPS.
    Há alguns anos fui a um aniversário numa casa de festas pra lá de Niterói (Itaipu) e tentei usar o GPS do celular que insistia em me mandar entrar numa rua de terra numa vizinhança assim, digamos, despossuída. Achando que estava errado passei direto todas as vezes e ele lá recalculando e mandava eu entrar na tal estrada de terra.
    Aí fiz como você: parei pra perguntar. E o caminho era mesmo pela estrada de terra!
    Depois disso passei a estudar a rota com antecedência no google maps.
    Mas mesmo assim, costumava dizer: GPS é para os fracos!
    Na última viagem ao exterior levei um GPS emprestado de um amigo e foi de grande valia e acabei dando o braço a torcer. Acabei ganhando um de minha esposa no natal (que ainda está na caixa...).
    O GPS do meu atual celular é ridículo. Além do sotaque lusitano, no meio do caminho deu a seguinte instrução: "Siga em frente 200 m e em seguida siga em frente".
    Cheguei à conclusão que a marca e o sistema de mapeamento de rotas faz muita diferença e que sempre é bom estudar o caminho antes, pra não depender exclusivamente das indicações do GPS, especialmente no Brasil em que as ruas de áreas carentes nem sempre são devidamente registradas e há muitos loteamentos clandestinos.

    ResponderExcluir
  10. Totalmente de acordo com o Nagle. O melhor é sempre conferir o caminho com antecedência. Principalmente devido a todas as facilidades que temos na Internet, como o Google Maps. Mesmo no exterior (e principalmente no exterior, onde tudo é muito bem sinalizado), basta dar uma verificada no computador ou em um mapa de papel. A única vez que levei um GPS, me dei mal. O aparelho me orientava a entrar em ruas de pedestres e até em contra-mão. Assim sendo, o título do post está mais do que apropriado...

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...