quarta-feira, 24 de setembro de 2025

OUÇA e LEIA - You Like Me Too Much, óia o George chegando aí geeente!!


 Clique no Play Verdinho pra ouvir


Tudo o que está escrito seguir!!!

You Like Me Too Much 

Olá, amigos do Submarino Angolano!!!

Aqui é Homero Ventura, directo do Brasil

Chegamos ao 3º dia da temporada de gravações para o álbum Help!

É 17 de fevereiro de 1965.

Imagine-se um Beatle!

Você e seus três amigos maravilhosos estão numa pequena maratona de 6 dias de sessões de gravação para preencher quase um lado inteiro de um LP e aproveitar canções gravadas como trilha sonora de um filme.

Você já gravaram primeiramente 3 canções,

Ticket To Ride,

Another Girl,

I Need You,

E depois uma canção que não foi pro álbum, mas para o Lado B de Ticket to Ride

Era Yes It Is, 

Na primeira parte da sessão de hoje, já haviam gravado outra canção

The Night Before

E agora George Harrison voltava ao comando, com a 2ª canção para o LP HELP,  a ser posicionada como a 3ª do Lado B.

Tava impussívi esse minino, uai!!!


10. You Like Me Too Much   (by George Harrison)

George declara: '... dizendo que não haverá outra vez se eu não te tratar bem. Você nunca me deixará e você sabe que é verdade porque você gosta muito de mim e eu gosto de você'

George Harrison estava num ano excepcionalmente produtivo. Após um 1963 e um 1964 que viram apenas uma canção do guitarrista (Don’t Bother Me, em “With The Beatles”)… em 1965, ele produziu 4 (quatro) canções dignas de nota, que passaram pelo crivo dos ‘compositores-chefe’, os imbatíveis Lennon/McCartney.

Uma delas, inclusive, mereceu aparecer no filme HELP!, como falei aqui mais em cima (I Need You), duas viriam no segundo álbum do ano, em dezembro, e esta que ora vos descrevo. Ela esteve, inclusive, entre as finalistas para aparecer no filme, mas escorregou pra o Lado B. 

Em uma avaliação apressada de minha parte, classifiquei-a como Love Song mas, na verdade, está mais para uma DR. Afinal, ele reclama que ela o deixou de manhã, mas tinha certeza que ela voltaria de noite "'Cause you like me too much and I like you!". Ao final, a promessa/confissão "There’ll be no next time, I admit that I was wrong"  foi suficiente. Se foi realmente baseado em um episódio da vida real dele com a namorada Pattie Boyd, não há a certeza, mas é provável, afinal ele e os amigos davam muuuitos motivos, com a sequência de puladas de cerca durante as excursões do quarteto, e elas sabiam disso. O fato é que George e Pattie acabaram se casando em janeiro do ano seguinte, portanto, 

o amor venceeeeuu,

.... o violão de George

Estruturalmente, George segue o líder…. na verdade… os líderes, afinal  a dupla maioral preferia fazer versos e pontes, sem refrões,… acho mesmo que George nunca fez, nos Beatles, uma canção com refrão….

Então, no Verso 1, a garota o deixa pela manhã, mas George é todo senhor de si, dizendo que ela vai acabar voltando pra ele, toda humilde, simplesmente porque um gosta muito do outro, aliás que é o nome da canção e a frase parece um refrão, só que não….  apenas é a última frase do verso. Repare que ali, justamente nessa frase, Paul faz harmonia vocal mais baixa que o vocalista principal. Normalmente, Paul faz a harmonia lá no alto!

Verso 1 em Vocais isolados, incluindo a harmonia de Paul

Though you've gone away this morning
You'll be back again tonight
Telling me there'll be no next time
If I just don't treat you right…
You'll never leave me and you know it's true
'Cause you like me too much and I like you

No Verso 2, acontece mais ou menos a mesma coisa, com outros argumentos do autor, mas ele  já parece um pouco mais humilde, admitindo que não gosta de ficar sozinho

Verso 2 em Vocais isolados, incluindo a harmonia de Paul

You've tried before to leave me
But you haven't got the nerve
To walk out and make me lonely
Which is all that I deserve
You'll never leave me and you know it's true
'Cause you like me too much and I like you

Agora vem a  ponte, e tem que se destacar George inova, fazendo uma coisa que seus amigos maiorais ainda não haviam feito, fazendo com que a ponte seja um seguimento do Verso 2…. Como se fosse uma continuidade no raciocínio. Explicando melhor: o Verso 2 termina com "and I like you." E vem a ponte, nos 3 primeiros compassos o "I really do... ", ela segue em , ea ponte finaliza com "...if you leave me” , mas a mesmíssimo trecho serve como início do verso 3 e segue a fala com "I will follow you... " Simplesmente Genial! Ouçam o enredo todo, começando do fim do Verso 1

Seus companheiros letristas maiorais nunca haviam feito isso! Apesar de ensinar essa lição aos super-amigos, ele mostra que aprendeu duas outras: 1. A não repetição, afinal os três versos são diferentes entre si e 2. As rimas que chamamos  ricas em português, na grande maioria das vezes: "true" com "you" e com "do", "nerve" com "deserve", "wrong" com "belong", "right" com "tonight". Um primor!! Parabéns, George!!  

Musicalmente, You Like Me Too Much  veio ao mundo em 17 de fevereiro de 1965, a 3ª sessão de gravação para o futuro álbum. Foi de noite, após dedicarem a tarde a The Nigth Before. Foram 8 takes no total.

Pra mim, o destaque absoluto vai para o piano!!

Primeiro, na introdução fenomenal que é tocada por Paul

A introdução….

(lembrem-se que eu falei acima que ele estava muito focado em seu aperfeiçoamento no instrumento).

E ele pega o baixo no resto da base, que tinha o ritmo levado por George no violão, 

.... o violão de George

Ringo na bateria e John no pandeiro, especialmente forte nas pontes!

.... bateria e pandeiro

Quando chega a sessão solo, com os acordes dos versos ao fundo, com a base nos acordes dos versos, a guitarra de George se embrenha num lindo duelo alternando notas ascendentes com descendentes e vice-versa com o piano, desta vez tocado por Paul e George Martin num mesmo piano Steinway, sentados lado a lado, em overdubs sensacionais.

O solo guitarra em duelo com piano

Brilhante!

.... o piano de John

E um terceiro pianista assume o piano ao longo dos versos, com som incrementado por eco: é Jonh Lennon, numa piante Hohner, animado que estava com sua esplendorosa participação naquela mesma seção, The Song Before ou melhor,  The Nigh Before

O piano ao longo dos versos

Entendeu a importância do piano nessa canção? O instrumento teve três 'tocadores' a enriquecer o som, e esse som foi alterado: além do eco citado, o hoje famoso Leslie Speaker foi acionado para o piano levado a quatro mãos que duelou com a guitarra. Os vocais vieram também em overdubs, George no lead vocal e John e Paul nos backing vocals, com o diferente detalhe de que a harmonia grave aqui é de Paul, nas vezes em que George canta o título da canção no fim dos versos e aquele início das pontes!

.... vocais isolados

Para terminar, nem pensar, claro, em tentar tocar You Like Me Too Much ao vivo, né. Seria impossível Paul estar no piano E no baixo ao mesmo tempo! E reproduzir aquela pianada toda, nem pensar!!!

E nem pensar também que americanos e brasileiros pudessem ouvi-la do jeitin que foi lançada no oficial britânico, pois ela não fez parte do álbum HELP! Nem do lançado nos Estados Unidos e nem no Brasil, com o detalhe que os gringos a ouviram antes mesmo dos ingleses, num álbum chamado Beatles VI .

No Brasil, You Like Me Too Much foi relegada a mais um daqueles EPs, compactos duplos que a gente chamava aqui, com 4 canções, aquele mesmo que tinha Yes It Is e Tell Me What You See e Dizzy Miss Lizzy, em janeiro de 1966. Portanto, é mais uma daquelas canções que não conheci quando criança, pois meu irmão comprava quase que somente álbuns, e não compactos. Eu apenas vim a conhecer You Like Me Too Much, já formado, empregado, casado e afilharado, quando chegaram os CDs e eu retomei meu aculturamento Beatle.

Agora, venha se solidarizar com George a reclamar de sua garota e admirar aqueles três pianos a seis mãos, que só  The Beatles poderiam oferecer.

Versão integral original

 

Este Contramestre aqui arriscou um sotaque mineirim para fazer uma versão para ela… e a chamei, singelamente de 

Ocê Gosta MuiDi Mim (by Homerix)

Do original

You Like Me Too Much (by George Harrison, quem diria, acabou em Minas) 

Ocê pode ouvir tudin

clicando no Play Verdin, uai!

<<< letra Harrison >>>            <<< letra Homerix >>>   

Though you've gone away this morning… Apesar de ocê i embora
You'll be back again tonightlogo volta ao meu quintal
Telling me there'll be no next timeprometendo  sê  boazinha
If I just don't treat you right… si eu ti tratar legal
You'll never leave me and you know it's true … Ocê num vai de veis e eu sei que sim
'Cause you like me too much and I like you… porque eu gosto é di ocê i ocê de mim

You've tried before to leave me… Ocê já cascô fora
But you haven't got the nerve… mais depois se arrependeu
To walk out and make me lonely…de mi deixá sozinho
Which is all that I deserve… como merecia eu
You'll never leave me and you know it's true… Cê num vai mesmo de veis e eu sei que sim
'Cause you like me too much and I like you… porque eu gosto é di ocê i ocê de mim

I really do.Eu gosto,sim!!

And it's nice when you believe me… É bom quando acredita

If you leave me… Não repita

I will follow you and bring… eu vô te seguir
You back where you belong… e te trazer pro teu lugá
'Cause I couldn't really stand it… pois eu sei que eu tô errado
I'd admit that I was wrong… e não posso suportá
I wouldn't let you leave me 'cause it's true… Eu num deixo ocê i embora e eu sei que sim
'Cause you like me too much and I like you porque eu gosto é di ocê i ocê de mim

'Cause you like me too much and I like you… porque eu gosto di ocê i ocê de mim
I really do… Eu gosto,sim!!

And it's nice when you believe me… E é bom quando acredita

If you leave me… Não repita

I will follow you and bring… eu vô te seguir
You back where you belong… e te trazer pro teu lugá
'Cause I couldn't really stand it… pois eu sei que eu tô errado
I'd admit that I was wrong…e não posso suportá
I wouldn't let you leave me 'cause it's true… Eu num deixo    ocê  i embora    e eu sei que sim
'Cause you like me too much and I like you… porque eu gosto é di ocê i ocê de mim
'Cause you like me too much and I like you… porque eu gosto é di ocê i ocê de mim


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