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You Like Me Too Much
Olá, amigos do Submarino Angolano!!!
Aqui é Homero Ventura, directo do Brasil
Chegamos ao 3º dia da temporada de gravações para o álbum
Help!
É 17 de fevereiro de 1965.
Imagine-se um Beatle!
Você e seus três amigos maravilhosos estão numa pequena maratona
de 6 dias de sessões de gravação para preencher quase um lado inteiro de um LP
e aproveitar canções gravadas como trilha sonora de um filme.
Você já gravaram primeiramente 3 canções,
Ticket To Ride,
Another Girl,
I Need You,
E depois uma canção que não foi pro álbum, mas para o Lado B
de Ticket to Ride
Era Yes It Is,
Na primeira parte da sessão de hoje, já haviam gravado outra canção
The Night Before
E agora George Harrison voltava ao comando, com a 2ª canção
para o LP HELP, a ser posicionada como a 3ª
do Lado B.
Tava impussívi esse minino, uai!!!
10. You Like Me Too Much (by George Harrison)
George declara: '... dizendo que não haverá outra vez
se eu não te tratar bem. Você nunca me deixará e você sabe que é verdade porque
você gosta muito de mim e eu gosto de você'
George Harrison estava num ano excepcionalmente produtivo. Após um 1963 e um 1964 que viram apenas uma canção do guitarrista (Don’t Bother Me, em “With The Beatles”)… em 1965, ele produziu 4 (quatro) canções dignas de nota, que passaram pelo crivo dos ‘compositores-chefe’, os imbatíveis Lennon/McCartney.
Uma delas, inclusive, mereceu aparecer no filme HELP!, como falei aqui mais em cima (I Need You), duas viriam no segundo álbum do ano, em dezembro, e esta que ora vos descrevo. Ela esteve, inclusive, entre as finalistas para aparecer no filme, mas escorregou pra o Lado B.
Em uma avaliação apressada de minha parte, classifiquei-a como Love Song mas, na verdade, está mais para uma DR. Afinal, ele reclama que ela o deixou de manhã, mas tinha certeza que ela voltaria de noite "'Cause you like me too much and I like you!". Ao final, a promessa/confissão "There’ll be no next time, I admit that I was wrong" foi suficiente. Se foi realmente baseado em um episódio da vida real dele com a namorada Pattie Boyd, não há a certeza, mas é provável, afinal ele e os amigos davam muuuitos motivos, com a sequência de puladas de cerca durante as excursões do quarteto, e elas sabiam disso. O fato é que George e Pattie acabaram se casando em janeiro do ano seguinte, portanto,
o
amor venceeeeuu,
.... o violão de George
Estruturalmente, George segue o líder…. na verdade… os
líderes, afinal a dupla maioral preferia
fazer versos e pontes, sem refrões,… acho
mesmo que George nunca fez, nos Beatles, uma canção com refrão….
Então, no Verso 1, a garota o deixa pela manhã, mas George é
todo senhor de si, dizendo que ela vai acabar voltando pra ele, toda humilde, simplesmente
porque um gosta muito do outro, aliás que é o nome da canção e a frase parece
um refrão, só que não…. apenas é a
última frase do verso. Repare que ali, justamente nessa frase, Paul faz
harmonia vocal mais baixa que o vocalista principal. Normalmente, Paul faz a
harmonia lá no alto!
Verso
1 em Vocais isolados, incluindo a harmonia de Paul
Though you've gone away this morningYou'll be back again tonightTelling me there'll be no next timeIf I just don't treat you right…You'll never leave me and you know it's true'Cause you like me too much and I like you
No Verso 2, acontece mais ou menos a mesma coisa, com outros
argumentos do autor, mas ele já parece
um pouco mais humilde, admitindo que não gosta de ficar sozinho
Verso
2 em Vocais isolados, incluindo a harmonia de Paul
You've tried before to leave meBut you haven't got the nerveTo walk out and make me lonelyWhich is all that I deserveYou'll never leave me and you know it's true'Cause you like me too much and I like you
Agora vem a ponte, e tem que se destacar George inova, fazendo uma coisa que seus amigos maiorais ainda não haviam feito, fazendo com que a ponte seja um seguimento do Verso 2…. Como se fosse uma continuidade no raciocínio. Explicando melhor: o Verso 2 termina com "and I like you." E vem a ponte, nos 3 primeiros compassos o "I really do... ", ela segue em , ea ponte finaliza com "...if you leave me” , mas a mesmíssimo trecho serve como início do verso 3 e segue a fala com "I will follow you... " Simplesmente Genial! Ouçam o enredo todo, começando do fim do Verso 1
Seus companheiros letristas maiorais nunca haviam feito isso! Apesar de ensinar essa lição aos super-amigos, ele mostra que aprendeu duas outras: 1. A não repetição, afinal os três versos são diferentes entre si e 2. As rimas que chamamos ricas em português, na grande maioria das vezes: "true" com "you" e com "do", "nerve" com "deserve", "wrong" com "belong", "right" com "tonight". Um primor!! Parabéns, George!!
Musicalmente, You Like Me Too Much veio ao mundo em 17 de fevereiro de 1965, a 3ª
sessão de gravação para o futuro álbum. Foi de noite, após dedicarem a tarde a The
Nigth Before. Foram 8 takes no total.
Pra mim, o destaque absoluto vai para o piano!!
Primeiro, na introdução fenomenal que é tocada por Paul
A
introdução….
(lembrem-se que eu falei acima que ele estava muito focado
em seu aperfeiçoamento no instrumento).
E ele pega o baixo no resto da base, que tinha o ritmo levado por George no violão,
.... o violão de George
Ringo na bateria e John no pandeiro, especialmente
forte nas pontes!
Quando chega a sessão solo, com os acordes dos versos ao
fundo, com a base nos acordes dos versos, a guitarra de George se embrenha num
lindo duelo alternando notas ascendentes com descendentes e vice-versa com o
piano, desta vez tocado por Paul e George Martin num mesmo piano Steinway,
sentados lado a lado, em overdubs sensacionais.
O
solo guitarra em duelo com piano
Brilhante!
E um terceiro pianista assume o piano ao longo dos versos,
com som incrementado por eco: é Jonh Lennon, numa piante Hohner, animado que estava
com sua esplendorosa participação naquela mesma seção, The Song Before ou
melhor, The Nigh Before
O
piano ao longo dos versos
Entendeu a importância do piano nessa canção? O instrumento teve três 'tocadores' a enriquecer o som, e esse som foi alterado: além do eco citado, o hoje famoso Leslie Speaker foi acionado para o piano levado a quatro mãos que duelou com a guitarra. Os vocais vieram também em overdubs, George no lead vocal e John e Paul nos backing vocals, com o diferente detalhe de que a harmonia grave aqui é de Paul, nas vezes em que George canta o título da canção no fim dos versos e aquele início das pontes!
.... vocais isolados
Para terminar, nem pensar, claro, em tentar tocar You Like
Me Too Much ao vivo, né. Seria impossível Paul estar no piano E no baixo ao
mesmo tempo! E reproduzir aquela pianada toda, nem pensar!!!
E nem pensar também que americanos e brasileiros pudessem
ouvi-la do jeitin que foi lançada no oficial britânico, pois ela não fez parte
do álbum HELP! Nem do lançado nos Estados Unidos e nem no Brasil, com o detalhe
que os gringos a ouviram antes mesmo dos ingleses, num álbum chamado Beatles VI
.
No Brasil, You Like Me Too Much foi relegada a mais um daqueles EPs, compactos duplos que a gente chamava aqui, com 4 canções, aquele mesmo que tinha Yes It Is e Tell Me What You See e Dizzy Miss Lizzy, em janeiro de 1966. Portanto, é mais uma daquelas canções que não conheci quando criança, pois meu irmão comprava quase que somente álbuns, e não compactos. Eu apenas vim a conhecer You Like Me Too Much, já formado, empregado, casado e afilharado, quando chegaram os CDs e eu retomei meu aculturamento Beatle.
Agora, venha se solidarizar com George a reclamar de sua
garota e admirar aqueles três pianos a seis mãos, que só The Beatles poderiam oferecer.
Versão
integral original
Este Contramestre aqui arriscou um sotaque mineirim para
fazer uma versão para ela… e a chamei, singelamente de
Ocê Gosta MuiDi
Mim (by Homerix)
Do
original
You Like Me Too Much (by George Harrison, quem diria, acabou em Minas)
Ocê pode ouvir tudin
clicando no Play Verdin, uai!
<<< letra Harrison >>> <<< letra Homerix >>>
I really do. … Eu gosto,sim!!
And it's nice when you believe me… É bom quando acredita
If you
leave me… Não repita
And it's
nice when you believe me… E é bom quando
acredita
If you
leave me… Não repita
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