-

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cisne Negro familiar

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon 
________________________________________________

Meu chefe indicou como leitura obrigatória o livro 'A Lógica do Cisne Negro', simplesmente 'The Black Swan' no original, que comecei a ler, e é muito interessante. É do libanês megainvestidor Nassim Nicholas Taleb, e trata dos eventos inesperados que podem influenciar nossa vida decisivamente. Inesperado como o aparecimento de um cisne negro, o que era considerado impossível por milênios, mas acabou acontecendo. Em seu livro, considerado um dos 12 mais influentes do mundo dos últimos 50 anos, ele alerta para a ocorrência de outros black swans, dá exemplos de alguns que já aconteceram e mudaram a vida do mundo (11 de setembro, por exemplo), e ensina como se precaver de sua ocorrência.

Já comecei outro post exatamente com o parágrafo acima, aquele que falava sobre o FILME 'O Cisne Negro', que aliás teve um número de comentários muuuito acima da média. Se tiver curiosidade, veja aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2011/02/cisne-negro.html

Uso o parágrafo para explicar o que vou querer dizer agora.

Lá pelo meio do livro, Taleb alerta para a história do cientista assalariado, que tem uma projeto que ninguém entende, e mantém uma vida pacata com sua esposa, que vê a irmã feliz com o maridão executivo bem sucedido, que acumula bens móveis e imóveis e é todo destaques e viagens. Nosso humilde casal segue anos naquela vida até que um belo dia, alguém entende a ideia do marido e enxerga naquilo um potencial enorme, e paga milhões de dólares por ela, invertendo em um instante a situação. Taleb chama isso de Cisne Negro do Bem: você pode esperar uma vida inteira sem acontecer o seu momento.

E o que tudo isso tem a ver com o assunto?

É que nesta sexta-feira santa, a Neusa me mostrou umas fotos antigas que ela escaneou, grandes momentos familiares. 

Uma delas era esta foto:

Coincidiu de eu ter que escolher uma nova foto para o meu perfil do Facebook. Imediatamente a elegi, carreguei, e me abriram a possibilidade de uma descrição. 

E eu coloquei:
O futuro blogueiro...
A futura escritora ...
O futuro músico ...
A futura agente registrou!

Então, juntei as duas coisas e percebi ter em casa dois entes queridos que aguardam seu Cisne Negro do Bem. São profissões que não têm aquela carreira sólida, dificilmente terão a perspectiva de um salário no final do mês, mas têm obras pelas quais lutam,  cujo sucesso depende de reconhecimento de outrem! 


O bom é que, como no caso do cientista, o que eles têm a oferecer ao mundo são produtos de qualidade, e o sucesso, se vier, não será tão inesperado assim!

É só aguardar a hora! E é bom que não estão esperando sentados!!!

E têm nosso irrestrito apoio!


Eles chegam lá!!!

Homerix Chamando o Cisne Negro do Bem Ventura


6 comentários:

  1. Homerix,

    Gerar boas idéias, tomar atitudes construtivas, plantar sementes do bem, muitas vezes de longa germinação, entre outras ações em que acreditamos, produzem este tipo de quadro, onde o grande conectivo está em acreditar e perseverar. Exploração de petróleo tem muito disso, em que pese a ocasional ajuda do serendipty ou da sorte. Estes são diretamente proporcionais à dedicação, ao esforço, pois quanto mais trabalhamos, quanto mais estudamos e nos dedicamos a criar e construir, mais sorte temos. Espetacular a foto família e a associação ao Cisne Negro do Bem. Muito bom, muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homerix,

      "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte"
      Trabalho honesto, útil, com liberdade criativa e prazer nas realizações, pode valer o sacrifício, mesmo que remunere pouco. Melhor se vier com reconhecimento e melhor ainda se esse reconhecimento for traduzido também em termos financeiros.
      Boa sorte aos filhos e que venham os cisnes negros!
      Emanuel

      Excluir
  2. Parabéns! Por respeitar e acreditar nesses "2 pedaço" de você... mesmo que não seja "carreira sólida"!

    ResponderExcluir
  3. Cisne Negro do Bem, boa associação. Interessante, seu foco está sempre na construção, raro senso de positividade, rara felicidade. abs

    ResponderExcluir
  4. Realmente a associação do "cisne negro do bem" foi muito feliz, perfeitamente possível de ser expandida, pela desenvoltura dos capilares e neurônios que se concentram no privilegiado cérebro deste "blogueiro" reprodutor de talentos...
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. MAKTUB !!!
    A palavra Maktub quer dizer "carta" em árabe, contudo foi traduzida como "está escrito" por alguns autores....(fonte: Wikipédia)....e que assim seja !!!

    ResponderExcluir