-

sábado, 26 de setembro de 2020

2.001 - A Odissséia Continua!

É 2.001 porque é o número deste post no Blog do Homerix

É Odisséia porque é de Homero

E continua porque não pretendo parar!

Começo o 3° Milhar ainda no Marcador Beatles, mas marquei também Marcador Comportamento porque o texto inspirador ilustra a influência dos Beatles no comportamento da juventude.

Passados os dias de elaboração e divulgação e celebração do meu post N° 2.000 (obrigadooo!), voltei à minha saga, mas o próximo capítulo (21°) só sai amanhã.

Enquanto isso, deixo um aperitivo.

Um vídeo me foi encaminhado com um texto do ser humano que eu mais invejei nesta minha passagem por aqui, um certo Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, testemunha visual, auditiva, sensorial, em  boa parte das 211 canções gravadas pelos Beatles em 7,5 anos de carreira. Quem pesquisou a fundo o meu blog deve ter visto o meu perfil, que diz, desde sua criação:

Sou casado e tenho dois filhos. Os 60 já chegaram, mas me sinto muito jovem. Mas sou 'old enough' pra ter visto Pelé jogar. Sou engenheiro civil, mas queria mesmo era ter sido engenheiro de som entre 62 e 70 na Abbey Road n°3. Sou Beatles desde Os Reis do IêIêIê. Sou Star Trek desde o 1° episódio. Sou James Bond desde Roger Moore (but Sean is the Best!). E sou Homerix, para os íntimos. 

Pois bem, o tal engenheiro disse uma vez:

"Sim, as músicas foram sensacionais e cada disco é uma obra de arte, mas o maior legado dos Beatles para o mundo foi ter motivado os jovens a serem jovens pela primeira vez na história da humanidade.

Antes dos Beatles, eram poucos aqueles que vivenciavam de fato a sua juventude.

Os Beatles libertaram os jovens das garras de uma sociedade conservadora, preconceituosa e muito chata."


E ele era um jovem (nasceu em 1945) como os que foram afetados pelos Beatles, então serve até como testemunho, não apenas como observador do fenômeno! A 'boa parte' mencionada acima coincide com o período mais criativo da banda, quando eles  abandonaram os shows. Ele era estagiário na EMI quando os Beatles começaram, testemunhou as primeira gravações da banda, mas foi trabalhar com outros artistas. Voltou aos Beatles já como produtor, aos 20 anos de idade, e seu primeiro trab
alho foi o LP Revolver (!!!), foi ele quem conseguiu dar à voz de John o som que ele queria em Tomorrow Never Knows. E depois, foi quem cortou uma fita em 1000 pedaços e colou de novo para conseguir o efeito desejado em Being For The Benefit Of Mr. Kite em Sgt. Peppers, e ficou na posição até o final, produzindo Abbey Road, com um interregno de alguns meses quando abandonou o trabalho por não aguentar as desavenças na época do Álbum Branco. Depois, produziu alguns trabalhos de Paul McCartney solo. 

Acompanhava um  vídeo com  uma compilação maneiríssima da época da Beatlemania, aqui, neste LINK .... que eu não acheeeei ... só consigo encaminhar por Whatsapp. Quando eu encontrar eu coloco aqui!





2 comentários:

  1. Homero eh claro que eu me lembro de vc ter escrito que gostaria de ter sido o engenheiro de som da abbey road. Eu sou de 1944 ano de boa safra dos baby booms!! E eh claro que acompanhei o crescimento dos Beatles e Stones mas sem nunca deixar de gostar e muito da nossa bossa nova. Ecletismo revigorante eh isso.kkkkkk abrs.

    ResponderExcluir
  2. "..o maior legado dos Beatles para o mundo foi ter motivado os jovens a serem jovens pela primeira vez na história da humanidade."
    Interessante essa visão do engenheiro. Nasci em 1955 e quando dei por mim já estava vivenciando a "avalanche" Beatles com toda a energia e alegria que a infância e adolescência são capazes de proporcionar. Apesar do exagero da frase, é inegável que os Beatles entretiveram e divertiram um enorme número de pessoas e eu estava no meio delas.

    ResponderExcluir