-

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Os Blue Caps seguem firmes!!

Ao longo de uma semana, dediquei-me a Renato e seus Blue Caps. Fiz um vídeo, imaginei um novo aplicativo, o BlueCap Translator, chamei os amigos.

Afinal, na sexta-feira, iria à celebração de 60 anos daquela banda de Iê Iê Iê comandada por Renato Barros, e que teve até Erasmo Carlos entre seus integrantes lá no começo. Foi no Teatro Clara Nunes.

Chegou o dia, marquei com um casal amigo e lá fomos, e antes encontramos outros amigos, aliás, mais ou menos das mesmas idades e gostos.

O show foi espetacular!

Nosso ídolo parece um menino feliz com sua guitarra! Dos integrantes originais, apenas estão o próprio comandante inspirador e Cid Chaves que, à época, empunhava o saxofone, mas agora apenas divide os vocais principais, muito bem, aliás e é, como diz Renato, o Comunicador oficial! Completam a banda um tecladista, um baterista e um baixista, todos ótimos. Renato é o único guitarrista da banda e leva tudo muito bem.

A coisa começa com 9 ou 10 sucessos deles tocados direto, entre eles 'Primeira Lágrima', 'Como num Sonho', 'Se Você Soubesse', 'Você Não Soube Amar' seguidinho, sem sair de cima, uma emendada na outra, coisa de banda com muita cancha de palco. Dentre elas, quatro daquelas versões dos Beatles, ’Até o Fim’ (You Won’t See Me), ‘Dona Do Meu Coração’ (Run for Your Life), ‘Garota Malvada’ (I Call Your Name), e ‘O Meu Primeiro Amor’ (You’re Gonna Loose That Girl). E também a versão de ‘California Dreaming’, que eu nem lembro o nome.

Depois desse sufoco todo, uma parada para o Momento Autoral. Pegou seu violão e fez duas homenagens, cantou ‘Corcovado’ do Tom Jobim, brindando-nos com o arranjo de Os Cariocas, achei ótimo, parece que ouvia o extraordinário grupo cantando forte... da janela vê-se o Corcovado e o Redentor, kilindo.... e depois homenageou Vinícius, ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’, que na verdade, deixou o público cantar, praticamente. Ele sempre faz essas homenagens a grandes nomes. E então, no seu momento de Autor mesmo, ele reproduz algumas das dezenas de canções de sua autoria, muitas delas sucessos na voz de outros cantores. E aí vieram ‘Devolva-me’ e depois ‘A Pobreza’, “Eu Não Sabia Que Você Existia”, e finalizou com um sucesso estrondoso de Roberto Carlos, ‘Não Serve Pra Mim’. Não tinha idéia de que era ele o compositor delas!

Fez uma SURPRISE, como ele disse, tocando Hotel Califórnia, com um inglês muito bom, depois voltou com mais duas versões de Beatles, ‘Ana’ (Anna Go To Him, esta não composta por eles) e ‘Não Volto Mais’ (Paperback Writer). Tocam ainda 'Playboy' e 'Cláudia', sucessos autorais.

Para finalizar, dispararam uma fenomenal sessão de Jovem Guarda, com ‘Festa de Arromba’, ‘Ele é o Bom’, ‘O Picapau’, ‘Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo’ e ‘Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones’, passou aliás por esses últimos em ‘Day Tripper’ e ‘Satisfaction’ com seus inesquecíveis riffs de guitarra e, claro, o Grand Finale com os sucessos deles (e dos Beatles) ‘Feche Os Olhos’ (All My Loving) e ‘Menina Linda’ (I Should Have Known Better) sem direito a bis!!
A essa altura, o povo estava todo de pé há muito tempo, dançando e lembrando aquelas doces tardes de domingo, que não voltam mais...

Dos amigos, apenas nós fomos ao camarim para registrar o momento. Afinal, eles foram super importantes na época!

Foi uma realização para mim!!! — com Neusa Ventura.

FICOU COM VONTADE?
PRÓXIMOS SHOWS:
08/08 - Fortaleza - Shopping Rio Mar
09/08 - Recife - Clube Ares Cisnes
24/08 - Brasília - Clube dos Previdenciários
05/10 - Natal - Teatro Riachuelo

23/11 – Rio de Janeiro – Teatro Bradesco no Shopping Village Mall – Barra da Tijuca– 22

2 comentários: