-

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mais e mais profundo!!!

No Facebook, meu amigo Ciro me chamou e travamos esse breve diálogo:
00:20
Homero, dê uma olhada no video sobre o Cascade & Chinook que postei no meu timeline. Afinal, vc faz parte da história por ter trabalhado aqui na PAI.

00:24
Obrigado, Ciro, pela lembrança de meu nome. Apesar de longe da operação, autorizei muitos pagamentos para a perfuração do poço pioneiro, e, claro, participei das reuniões que decidiram por sua perfuração... Vou lá, já!!!

00:25
Valeu. Foi por isso mesmo que disse que você faz parte da história. Espero que goste. Se gostar, divulgue, por favor. Abs,
Mas, claro que sim, Ciro!!

FPSO dos Campos de Cascade & Chinook
Explicando: a Petrobras começou a produzir o campo de Cascade, na parte americana do Golfo do México. O poço  produtor está em profundidade de água de 2.481 metros! A unidade de produção é do tipo FPSO, e vai produzir também o campo de Chinook, em breve. Trata-se da 1ª instalação marítima do tipo autorizada pelas rígidas autoridades americanas para operação naquelas águas. A sigla significa Floating Production Storage & Offloading. A produção chega do fundo do mar ao navio plataforma (FP), o óleo é processado e armazenado (S), e transferido para um segundo navio (O), que leva o produto até a costa. 

Até então, qualquer gota de petróleo produzida nas águas do Golfo somente chegava á terra atravésde oleodutos rígidos deitados em solo marinho. A Petrobras, especialista na técnica de transferência de óleo entre navios em alto-mar, inovou na 'America'. Mas para isso, investiu em tecnologia e segurança, para garantir que em caso de furacões, o navio plataforma possa ser rapidamente desconectado, sem risco de vazamentos. Um pouco disso tudo está mostrado no video ao final deste post. 

Locação das Descobertas no Golfo do México
Esclarecendo: eu era gerente financeiro da subsidiária  de nossa empresa (PAI), em Houston, e me lembro das primeiras reuniões em que o prospecto Cascade foi apresentado pelos geólogos à direção. Sabia-se do  do risco de pesquisar um novo conceito geológico, um novo play, como eles chamam... e do desafio de perfurar e produzir naquelas profundidades e com perspectiva de altíssimas pressões. O poço Cascade-1 acabou sendo o poço descobridor mais profundo perfurado pela Petrobras: quase 9 kilômetros da linha d'água ao fundo do poço, onde foi encontrada a jazida. Depois de Cascade, vieram Chinook e outras quatro descobertas no mesmo play, em que a Petrobras está presente, associada a grandes empresas do setor, como Shell, BP, Exxon e Chevron.

Vejam só o video!!! É impactante!!!

E opinem!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um Video Escarlate

Apesar de o livro A Arma Escarlate estar agradando a todos os públicos, leitores de fantasia ou não, existe um grupo que tem dado grandes alegrias à Renata: o dos saudosos por Harry Potter.


Harry Potter criou, mesmo, uma geração de leitores: gente que nunca teve o hábito de ler começou esse saudável costume com os livros de J.K.Rowling. Quando eles leram o The End do sétimo e último livro, eles se perguntaram: E agora?

Bem, como podem ver pelas resenhas, que relembro a vocês lá embaixo,  o livro de Renata veio preencher um pouco essa lacuna.


O livro está começando sua trajetória nessa comunidade, e uma das peças foi a participação virtual de Renata num encontro em Fortaleza, o Sana 2012, na verdade um festival de Anime, que teve um espaço para a pottermania.

A presença foi com este vídeo. Ao seu final, Renata disponibiliza seu email, para contatos e, claro, para compra do livro autografado.
Como eu não sei se perceberão, antecipo aqui! 
a.arma.escarlate@gmail.com!! 



O que achou?          
O video fez sucesso no Ceará. Cerca de 180 pessoas assistiram... e muitas já entraram em contato com Renata, pelo Facebook!!     
Ah, sim, aqui, neste post, o que estão dizendo sobre o livro A Arma Escarlate  
      Homerix Sentindo Vibrações Ventura

domingo, 29 de julho de 2012

Medalha de Lata

A festa de abertura da Olimpíadas de Londres foi simplesmente o máximo, apesar da opinião em contrário do Galvão Bueno (neste link galvânico).

Ao fim deste post, alguns links com os melhores momentos da cerimônia:
  1. Mr.Bean desempenhando Carruagens de Fogo
  2. A Revolucão Industrial
  3. A Homenagem às Crianças
  4. James Bond traz a Rainha.
Veja que nem listei o show de fechamento da abertura (!), com Sir Paul McCartney, pois que isso é arrebatador sempre!! Nenhuma outra música no mundo pode ter o seu refrão cantado por 3,5 bilhões de pessoas, que foi o público que assistiu essa última performance de Hey Jude!

Aliás, depois me perguntam por que eu amo tanto aquela cidade: num mesmo evento, juntam 007 e Beatles e Mr.Bean e, pra fechar, J.K. Rowling declamando Peter Pan, justo ela a inspiradora de minha filha, a quem ela dedica sua obra.


No discurso do presidente do Comitê Olímpico, ele ressaltou um fato inédito: e a 1ª vez que em todas as delegações há pelo menos UMA desportista. Tudo a ver ela acontecer num país pioneiro da luta das mulheres pelo voto em eleições, as Suffragette Ladies, episódio que eu já narrei NESTE post. Aliás, o episódio foi retratado na cerimônia de abertura!!!


Além disso, exemplos espetaculares de superação já aconteceram, com apenas dois dias de jogos: um coreano quase cego (20% de visão) batendo recorde mundial de Arco e Flecha, e uma polonesa sem o antebraço direito lutando de igual pra igual no torneio de Tênis de Mesa (ainda bem que ela é canhota, hehe desculpe!).


Incrível, não??


E as medalhas? Após terminarmos o 1º dia num inédito 4º lugar no quadro geral, com 1O, 1P e 1B, voltamos no segundo dia ao ritmo normal, sem qualquer medalha.... Quer dizer, ganhamos 1L, ou seja, uma medalha de Lata, para o chefe ou treinador da delegação de natação: resolveram POUPAR Cesar Cielo das eliminatórias do 4x100 nado livre, para pode nadar a final inteiro! Inteiramente idiota!! Resultado, ficaram com o 9º tempo, sendo que nas piscinas só cabem 8 países competidores!!! Ridículo!! Uma coisa é o EUA poupar um Phelps ou um Lochte, quando eles tem uma equipe numerosa de nadadores de primeiríssimo nível. Outra é nós, bem mais humildes, fazermos isso!!! Isso pode até mesmo prejudicar o desempenho dos outros nadadores da equipe.... 
Uma KHada!!


Bem agora já era!!!

Homerix Espantado e Puto Ventura 

Ah, aqui, os links, conforme sugerido po Aprendiz 1
A Industrialização da Inglaterra
http://rederecord.r7.com/londres-2012/video/apresentacao-cinematografica-conta-historia-da-gra-bretanha-na-cerimonia-de-abertura-5012fc11b61c047135f5365d/

A parte das crianças,
http://rederecord.r7.com/londres-2012/video/criancas-sao-homenageadas-na-cerimonia-de-abertura-dos-jogos-olimpicos-501300e3b61c047135f53660/

Mr. Bean
http://rederecord.r7.com/londres-2012/video/mr-bean-marca-ilustre-participacao-na-apresentacao-da-orquestra-sinfonica-501300efb61c047135f53663/

A chegada da rainha.
http://rederecord.r7.com/londres-2012/video/rainha-elizabeth-e-escoltada-por-james-bond-e-cai-de-paraquedas-no-estadio-olimpico-5012fd5692bbcbc46ea9b214/

sábado, 28 de julho de 2012

Olimpíada na Record ...


... provoca coisas interessantes. Por exemplo, não tem Galvão Bueno! 

Bem, ontem o pessoal do SporTV fez o favor de chamá-lo como comentarista, e ele proporcionou vááários Momentos Galvão, aqueles de petulância gratuita, autovalorização explícita. Meu blog já tem algumas anotações passsadas sobre o desagradável fenômeno (aqui1 e aqui2 e aqui3 e aqui4). O Felipe assistiu com um amigo e chegou mais ainda irritado com o sujeito: em praticamente todas as intervenções, ele veladamente diminuía a abertura inglesa e dizia como bom  seria no Rio daqui a 4 anos. Irritante! Como sempre!!

Bem, eu vi na Record e pude admirar a encicopédia que é Álvaro José, sempre com intervençõe oportunas. Só näo esclareu qual era a dos 4 atletas que desfilaram coma bandeira dos Atletas Independentes..... Os sem-país!! Por que seria?

Aí de noite estava esperando a retrospectiva, acabei cochilando e acordei com opanúncio dp pronunciamento de quem? Ningiém menos que do Dispo Edir Macedo, dono daquilo tudo lá. Ele falava um pouco sobre o Templo de Salomão, e de como tinha sido destruído pelos romanos, e de como desde então vários templos haviam sido construídos, mas nenhum com a grandiosidade daquele. E aí chegou ao ponto. Disse que eles estavam construindo um NOVO templo, com a arquitetura do Templo de Salomão, e pedia aos fiéis que continuassem a ajudar na construção... Terminou o discurso, e chegou outro pastor, mostrando algumas imagens da construção que pareceu ser grandiosa, e repetiu o pedido de fundos, para a conclusão do teto, que vai custar 64 milhões de reais !!!

E lá vai o povo, deixando seu dízimo, tirando de não se sabe onde....


Outra coisa interessante de assistir foi a propaganda do guaraná Dolly, em homenagem ao Dia dos Pais. Eu não vou nem dizer como é para vocês terem o impacto.


Bem, na verdade, o que vou fazer a partir de hoje é usar o SporTV que tem 4 canais HD 24 horas olímpico.... 

Neste primeiro dia, começamos bem, com ouro prata e bronze. pena que mais uma vez, Diego Hipólito refugou!!!

Seguimos!

Homerix Na Olimpíada Ventura

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Porque não criar a Linha Cielo?

Hoje começa a Olimpíada de Londres!

A - DO - RO !!!!!



Então lembrei que, em novembro de 2011, assisti a um resumo do Mundial de Natação de Xangai, e me lembrei de um post de 2009, que escrevera logo após o Mundial de Roma.

Leia sobre o drama da Linha Verde em:


Nele, eu vaticinara:
E a Linha Verde deverá ter sua vingança, e correr à frente de todos por alguns meses, senão anos, até que a evolução dos nadadores, mais do que a dos maiôs, agora contida, consiga produzir novos recordistas.
Pois é, a Linha Verde foi soberana por DOIS anos: ao menos UM recorde mundial foi batido, e ela foi ultrapassada. Mas ela continua a grande vencedora das piscinas.

 Em apenas DUAS vezes ela não subiu ao posto mais alto do pódio:

  1. O americano Ryan Lochte bateu o recorde mundial dos 200m medley, que era do monstro Michael Phelps;
  2. O chinês Sun Yang bateu o recorde mundial dos 1.500m nado livre, uma marca que estava invicta há 10 anos.
Entretanto, eu apenas considero derrota da Linha Verde a do 1º, pois o 2º não fora obtido, em 2001, por causa dos maiôs de alta tecnologia. Há 10 anos, o traje estava começando a ser um fator decisivo no desempenho dos nadadores. E, além disso, era muito mais importante nas provas de velocidade, e não em provas de fundo, como os 1.500m.

Já o primeiro, não, ele fora conseguido com a ajuda do maiô, pelo grande Phelps, assim como 42 outros recordes daquele Mundial de Roma, que humilharam a pobre da Linha Verde!!! Dava pena de ver ela se esbaforindo atrás dos peixes lisos em que se havia se transformado os nadadores, por conta da roupa. Nada natural!

Excelente que tenha sido banida!

E aqui refaço a proposta que fiz naquele post de dois anos atrás: 

Que se nomeie a Linha Verde de cada prova 
com o nome de seu recordista mundial!


Se já fosse assim, a Linha Phelps, dos 200 m medley, teria tido então dois anos de reinado, e que terminou assim que Ryan tocou na marca, criando-se a Linha Lochte, dos 200m medley.


Da mesma forma, acaba de ser criada a Linha Yang, dos 1.500m nado livre!!


E o nosso César Cielo seria, então, proprietário de DUAS linhas: 
a Linha Cielo dos 100m nado livre e 
a Linha Cielo dos 50m nado livre!!!

Olha só que jogada de marketing!!!

Que tal??? 

Propus à coisa à Rede Globo, e ninguém me deu bola.

Pena que me desliguei e esqueci de propor à TV Record , que vai transmitir os jogos de Londres

Homerix Inventando Moda Ventura

  1. m nado livre

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aniversário de Músico


Ontem, Felipe fez 24 anos!
Parabéns, meu filho!!!!
.... mas a celebração foi com trabalho!!!
Ensaiou das 5 ás 7:30 com sua Banda Los Bife, pela qual vai lançar o disco Super Supérfluo, em breve. Acabou a mixagem. Entrou na fase de masterização, seja lá o que isso quer dzer. Em breve, anuncio!!!

Veio pra casa pra jantar e para cantarmos um Parabéns!!! E partiu às 10 para ensaiar com sua outra banda, a Baleia, que aliás, está concorrendo ao Prêmio Multishow!! Você sabia, né?? Não?? veja aqui neste link, como votar neles!!!! Pode votar quantas vezes quiser.. instruções aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/07/banda-baleia-no-premio-multishow.html

Em sua página do Facebook, ele deu um conselho sobre esse processo:
Gente, essa votação vai até setembro! Votar 16 horas por dia não faz bem, galera! Não quero ninguém perdendo suas vidas por isso. Agradeço a ajuda, mas dividam seus dias. Podem reservar uma horinha pra exercícios, outra para estudos, outra pra alimentação, outra para apreciação de boa arte, outra pra perder aquele tempinho no YouTube. Acho que 11 horinhas de voto por dia já são suficientes para ajudar a Baleia!

Um abraço a todos, votem com moderação!
Hehehehe!!!

Portanto, dêem um presente de aniversário ao músico:
VOTEM, VOTEM, VOTEM


E assim vai ele... também aguardando a greve dos professores acabar pra ele poder terminar o semestre de Composição Clássica na Faculdade de Música da UFRJ...

Deus ilumine seu caminho!!! Aliás, seus!!! 


Nós seguimos por aqui ajudando no que podemos!!


Homerix Na Divulgação Ventura



terça-feira, 24 de julho de 2012

A 8ª Maravilha

Nos últimos anos o turismo incentivou a eleição das 7 Maravilhas do mundo moderno. A cabine de votação foi mais que eletrônica... foi via internet. E o Cristo no Corcovado foi eleito com louvor. Mal sabia o mundo o que ocorria dentro do morro.... Renata Ventura revelou, em seu livro de estréia (liunk). Sabem do que falo... Não? Pesquisem!! Já saiu em algumas resenhas na Internet...

Bem, desde a eleição, eu fico me perguntando qual seria a 8ª Maravilha, mas agora considerando coisas que facilitam nosso dia a dia, que deixam nossa vida mais leve, mais agradável, menos complicada.... Aquilo que depois que você usa, tem vontade de dizer: 
Caramba, XYZ é a 8ª Maravilha do Mundo!!!
Entende??

Eu, por exemplo, tive vontade de dizer essa frase uma mancheia de vezes, que apresento, sem qualquer ordem de preferência.                               
  • Sorvete: não teve uma vez que eu não estivesse maravilhado ao saboreá-lo...
  • Ar-condicionado: eu até tinha alguma dúvida até ficar um dia sem ele, no verão de Houston...
  • Mala com rodinha: desemprego para os carregadores de plantão, autonomia de movimentos...
  • Pen-drive: sem saudade alguma dos tempos do floppy-disks nem dos diskettes de 1.44 mb...
  • Copy/Paste: quem trabalha com textos, planilhas e apresentações sabe do que estou falando...
Gostaria de provocar meu pequeno público com essa questão!!! Pena que esse meu público é pequeno mesmo, mais ainda se considerando quem responde, quem comenta, ô povo preguiçoso.... Vai ser difícil fazer estatísticas com 10, máximo 20 votos, mas enfim, lá vai.
 
O que você acha que deveria ser eleito 
como a 8ª Maravilha do Mundo?

Pode incluir uma coisa nova, se quiser.QUANDO e SE eu tiver materialidade, com novas sugestões, eu apresento a lista completa e provoco o povo de novo...

Aceita a brincadeira???

Homerix Sempre Tentando Ventura

sábado, 21 de julho de 2012

Avenida Brasil pegando fogo!!


Calma, não se trata de uma catástrofe carioca!!!!

É uma brincadeira com o atual estágio da novela Avenida Brasil, horário nobre da Globo. Homerix em seu lado noveleiro, declara:
A novela tá pegando fogo!!!
Falei sobre ela logo no começo, aqui neste post, em que ressaltava dentre outros, o magnífico trabalho da menina Mel Maia..

A menina Rita cresceu, fingiu-se de Nina,  infiltrou-se na família da madrasta Carminha, engendrou uma série de planos, atrapalhou a vida da malvada, conseguiu provas da traição e agora começa a desvendar o mistério para a família toda. Já sofreu uma tortura mas deve voltar com a força toda... Impressionante o desempenho de Carminha e Rita e a cena do enterro!!

Interessante notar que mesmo Carminha sendo a vilã declarada, espetacularmente interpretada pro Adriana Esteves, a mocinha Rita/Nina, também com Deborah Falabella muito bem, está a disputar com a primeira nas redes sociais, o título de maior vilã da novela. Muito legal!

A novela esta´muito bem escrita e tem duas histórias paralelas que interessam muito ao espectador: o caso da piriguete assumida, a Suelen (ô nome apropriado) que gosta de relacionar-se com muitos homens e do galinhão Cadinho, que gosta de relacionar-se com muitas mulheres ... mas um não conhece o outro. Aliás, o fio de amarração entre os 3 núcleos é muito tênue, quase que seguem vidas separadas competamente. mas tudo muito legal.

Apesar de ser um drama pesado, o comic relief do Cadinho e suas 3 esposas (todos ÓTIMOS) é muito engraçado. E é um núcleo cômico na classe alta, diferente do que acontece em outras novelas...

Abraço

Homerix Novelando Ventura

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do Amigo - Obrigado!


Todo dia é dia de alguma coisa!! Seria excelente utilizar esse recurso como tema para escrever, especialmente para blogueiros como eu, que gostam de publicar quase todo dia. Felizmente isso não tem sido necessário.

Mas hoje, tenho que dedicar meu post ao homenageado.

É o Dia do Amigo! 

E a vida do blogueiro, depende da fidelidade dos amigos. E eu precisava agradecer.

Dando uma breve passagem pela Wikipedia, notei que esse dia é celebrado em 20 de julho apenas no Brasil, Uruguai e Argentina. A ONU elege o Dia Internacional da Amizade, 10 dias depois, em 30 de julho. Hoje, também é aniversário da morte de Santos Dumont, e da chegada do homem à Lua.

Voltando ao assunto,  por que, além de desejar um 
Feliz Dia do Amigo 
pra vocês, eu preciso também agradecer?

É porque este blogueiro aqui tem muitas 'fichas telefônicas' pra distribuir aos amigos. Sabem do que falo? Dois filhos artistas requerem que ele literalmente encha a paciência dos amigos para divulgar o trabalho dos filhos. Tentei expressar esse meu objetivo no post aqui anexo, que divulgo apenas aqui, sem mandá-lo como teaser!!! Aproriadamente o chamei de DOIS FILHOS DE HOMERIX, quase um desabafo. Quem tiver curiosidade, basta clicar no nome. E muitos de vocês tem divulgado e compatilhado e até mesmo comprado os produtos de minha prole (especialmente o livro de Renata). Por isso, agradeço!

Nessa época de Facebook, o conceito de 'amigo' ficou um pouco desvirtuado, afinal a gente acaba fazendo 'amizade' com centenas de pessoas, coisa que é meio difícil na vida rea. O mundo virtual permite isso, claro que num nível de afeto, apego, compromisso, muito menor que no mundo real. O desafio de ter uma amizade verdadeira aqui fora é muito mais, como direi, desafiador (!).

Eu costumo dizer: 
Mais importante que contar amigos...
.. é ter amigos que contam!!!
E eu conto com vocês, amigos! Se gostarem dos links, dos livros, dos discos, dos trabalhos que apresento aqui, compartilhem, leiam, ouçam, divulguem para suas redes.

Antecipadamente,
Obrigado!

Homerix Querendo Um Milhão de Amigos Ventura
(e looonge disso)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Solução Urbana Espetacular

Em "Aonde o Vento Faz a Curva", neste link, 
eu mostrei 
Aonde o Vento Faz a Curva. 

Aqui, eu proponho uma teoria para o Vento querer Fazer a Curva ali, na esquina da Lavradio com a República do Chile, na minha querida cidade do Rio de Janeiro!!!

___________________________________

O fato é que ali venta pra dedéu! Tenho cá minha teoria de que o vento é parte do protesto da natureza contra a acão do homem, que tirou um morro inteiro dali, e agora incomoda com as armas que tem, aproveitando um espaço novo, outrora não existente; se bem que não deve estar tão brava assim, pois se estivesse mesmo, mandava uns terremotozinhos de leve, de 4 ou 5 graus na Escala Richter. E talvez assim não seja, pois reconhece que a mão do homem acabou proporcionando uma espetacular solução viária e urbana.

Pois é, poucos cariocas sabem que aquilo ali era um morro no final da década de 1950, o Morro de Santo Antônio. Mais especificamente, poucos petroleiros sabem que a sua pomposa Sede, aquele magnífico edifício cheio de buracos (ainda hoje uma maravilha arquitetônica, 40 anos depois de sua concepção), só está ali, pois o governador Lacerda decidiu mexer com a natureza, em prol da otimização do espaço urbano. Não sei se foi dele a idéia, mas foi ele quem a materializou.

E olha que foi uma boa idéia, os naturebas que me desculpem. Tirando aquela terra e rocha toda dali, ele criou imensa área urbana, no centro da cidade, onde ora estão, não só a Petrobras, mas os outros dois vértices do outrora conhecido como  Triângulo das Bermudas (em sua versão econômica), por onde desaparecia o dinheiro brasileiro (maldade!), o BNDES e o antigo BNH, também a moderna e nova Catedral da cidade, belíssima, (por dentro, é de cair o queixo!) completando um Quadrado Mágico de respeito, um CIEP e  três modernos edifícios comerciais.

Melhor que isso, entretanto, inventou duas avenidas ‘republicanas’, a do Chile e a do Paraguai, que equacionaram, como mágica, o trânsito da região. Vocês podem imaginar como seria, hoje, o trânsito, se tivéssemos um morro pitorescamente colocado ali? Dele, deixaram apenas a elevação onde se encontra o Convento de Santo Antônio. Deve ter sido esta a condição que o Santo impôs ao Governador, na época da negociação: tudo bem, mas não desapropria minha casa!


O Aterro e o Aeroporto
E pra onde foi aquela terra toda, caríssimos e pouco curiosos vizinhos cariocas? Nunca notaram que a arquitetura daquela região do Centro, com prédios de arquitetura arrojada, é deveras destoante de tudo o que a circunda, com prédios velhos e carcomidos? E também nunca se perguntaram por que aquela magnífica via expressa que muitos usam todos os dias a caminho do trabalho, margeando a enseada de Botafogo, depois a Praia do Flamengo, depois a Praia do Russel, distraindo-se com a estonteante visão do Pão de Açúcar, chama-se ‘Aterro’? Pois é, aquela massa toda do finado Morro de Santo Antônio está lá, roubando um pouco do espaço marinho, mas proporcionando uma espetacular solução viária, viabilizando o trânsito de uma maneira definitiva. Para completar a maravilha, o genial paisagista Burle Marx, plantou aqueles magníficos jardins que fazem a festa da visão e dos fins-de-semana dos que querem escapar um pouco da selva de pedra, curtindo um pouco de natureza. 
A idéia, apesar de genial, não é original. A solução de aplainar morros criando áreas urbanas é utilizada há séculos, e já havia acontecido na nossa amada, querida e maravilhosa Rio de Janeiro. No começo do século passado, a região do Centro hoje conhecida como Castelo, na verdade, era o Morro do Castelo, que hoje sumiu do mapa, foi usada na década de 20 para criar espaço para parques e avenidas, e parte dele vem fazendo a festa dos usuários da ponte-aérea, que não precisam se deslocar até o cafundó do Judas, e utilizam o charmosíssimo e estrategicamente posicionado Aeroporto Santos Dumont.

Aos que sabiam disso tudo, que me desculpem a ironia aplicada, mas tenho certeza da grande maioria ignorante (porque ignoram o fato). Desde que eu descobri essas coisas, comentei com algumas dezenas de colegas cariocas, e a proporção foi de 1 pra 10. A favor do desconhecimento!!!

Se eu estiver enganado, que me provem, que dou a mão à palmatória!

Nossa! Palmatória? O que é isso? Isso é do tempo do Morro do Castelo!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aonde o vento faz a curva

Onde o Judas perdeu as botas.
No cafundó do Judas.
Pra lá de Marrakesh.
No calcanhar do Judas.
Pra lá de caixa-prego.
No cu da perua, do mundo, e, como não poderia deixar de ser, do Judas.

Todas expressões, frases feitas que denotam um lugar muito distante. Aliás, noto a frequência da presença de Judas, com certeza o Iscariotes, não o Santo Tadeu, acho que deve ser porque queremos distância de potenciais traidores e ‘muy amigos’. Interessante é imaginar um Judas com botas para perder, no tempo dos apóstolos, logo eles que andavam de sandálias. E onde será o seu cafundó? Na imaginação popular, acabou sobrando até mesmo para o fiofó da pobre perua.

Marrakesh é um lugar existente, é geograficamente imaginável, mas é meio vago, e tem muita terra mais pro oriente. Agora, sobre a expressão do título,  já sei exatamente onde é, e não é assim tão longe, aliás, é logo ali: Avenida República do Chile com Rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro, esquina nordeste, aonde fica o Edifício Metropolitan, o círculo branco no mapa abaixo!!!

 

É impressionante como aquilo ali venta! Especialmente, aquela esquininha do citado edifício. Pode estar um dia bonito, tranquilo, a 200, até mesmo 100 metros daquele ponto, que quando se vai aproximando dele, já se sente a movimentação do ar, ela vai aumentando, até que chega ao ápice naquelas exatas coordenadas. Há dias em que é o terror dos penteados e das meninas de saia, proporcionando a algumas, o seu ‘Momento Marilyn Monroe’. Quando chove, então, é divertido observar o efeito nos guarda-chuvas (nem tão engraçado assim quando é você a vítima), mormente quando está fazendo uso de um daqueles de 'alta' qualidade a 5 ‘real’. Vendidos pelo mesmo sujeito que vendia balinhas ou distribuía panfletos outro dia, não se sabe de onde tira aquelas preciosidades quando começam a cair as primeiríssimas gotas... talvez um bueiro secreto, ou algo assim.


Há uma teoria Homerix sobre a razão de ali ventar tanto, relembrando uma espetacular solução urbanística da minha cidade!

Apresento-a no post de amanhã,  Neste link: 



Homerix Ventando À Beça Ventura

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sarinha Vingou


Da Série 'Clássicos Homerix' relembro de uma pessoinha muito querida que passou por apuros quando nasceu. Era 2003, estávamos morando em Houston, e participávamos de uma comunidade ativa. Dentre as atividades mais concorridas estava o tradicional jogo de buraco. Quatro ou seis casais sempre se reuniam em uma casa para jogar buraco e comer e beber, praticamente todos os sábados. Em um deles aconteceu o descrito nesse breve discurso que fiz em homenagem a ela. Em tempo, Brent, americano, casado com Lilian, mineirinha!!! Eles eram um dos casais daquela noite...
________________________________________________




 Companheiros de Houston

Hoje estamos aqui para um Baby Shower.
No Brasil, chamamos de Chá de Bebê. Lá tem também Chá de Panela. A gente faz essas coisas, quer dizer, as mulheres fazem esses chás, para celebrar mudanças na vida das pessoas.
No Chá de Panela, uma nova família está para se formar, a vida de uma mulher vai mudar, vai começar a compartilhar um espaço que era só dela.
No Chá de Bebê, se dá boas vindas a uma nova vida, um novo serzinho está para chegar ao planeta. Ele vai mudar a vida de muita gente.
Só que, tanto no Chá de Bebê como no Chá de Panela, a gente celebra coisas que ESTÃO por acontecer.
Nesse caso foi um pouco, só um pouquinho diferente.
Me lembro perfeitamente daquela segunda-feira, quando Neusa me ligou e disse: “Nasceu a filha da Lilian!” aí eu disse : Que legal?!!!! Aí, fiz umas contas rapidinhas e disse: “Mas, como?!!!”
É .... Sara estava apressada!
Ela não quiz esperar o Chá.
E a vida de Lilian e Brent  mudou antes do tempo.
Podemos dizer que Sara veio ao mundo entre uma canastra e uma batida! Seu primeiro aviso de que estava chegando foi durante uma noitada de Buraco, num Sábado à noite, em Katy. No Domingo seguinte, ela chegou!
Ela nasceu mas não veio para casa. Faltavam ainda 3 meses de barriga.
A UTI foi o ventre de Sara neste tempo todo.
Lilian e Brent estiveram lá, sempre ao lado dela.
Já são quase 4 meses de tubos, esparadrapos, leite recolhido, aparelhos, injeções, medições, respirações, emoções.
Todos nós que estivemos lá, para visitar a Sarinha e conviveram com os novos pais, ainda que por breves momentos, temos a mesma opinião:
Eles foram sempre fortes!
Nunca houve desespero.
  Nunca se ouviu uma reclamação.
    Nunca se ouviu um lamento.
Apenas fé.
  Apenas esperança.
    Apenas certeza de que Sarinha vingaria!

E assim foi!
Sarinha respirou por aparelhos.
  Sarinha ficou doente.
    Sarinha se recuperou.
      Sarinha batalhou.
        Sarinha cresceu.
          Sarinha mamou.
            Sarinha vai voltar para casa.

Hoje estamos aqui reunidos para fazer aquilo que deveríamos ter feito há uns dois meses atrás.
Presentear a “futura” criança, neste caso tão presente, com parte do seu enxoval.
E trazer aos pais Lilian e Brent a nossa mais completa solidariedade e alegria pelo crescimento de Sarinha.
Nós, da comunidade do buraco, nos sentimos padrinhos de você.
Acho que posso dizer que, ao menos uma vez, o vício trouxe benefício:
O vício trouxe amizade.
   O vício trouxe solidariedade.
      O vício trouxe união.
          O vício trouxe  força.
              O vício trouxe fé.

Seja bem-vinda Sara!
No Buraco da Vida, parece que você, como seu pai, não gosta de perder.
Quando entrar por aquela porta você certamente dirá:
Bati!
Gravamos em fita nossa saudação a você, para que você conheça quem testemunhou sua luta.
Um Beijo!
                                            Comunidade do Buraco de Houston
 _____________________________________________________


Bem, pela foto abaixo, você podem VER que, SIM, Sarinha vinigou, mesmo! Está uma linda menina, agora tem uma irmãzinha!!!

 
Brent ... Sofia ...  Lilian ... Sarinha
2010
Um abraço

Homerix Emocionado ao Lembrar Ventura

Chiclete sem Classe


E segue a eleição para o Prêmio Multishow 2012

Quando votarem na Baleia, com instruções neste link, ...


... para que sejam os vencedores na categroia Experimente, e tiverem um tempinho, aproveitem para ouvir as outras 4 candidatas.

Tenho a impressão de que depois votarão na Baleia com mais gosto...

Se tiverem ainda mais tempo, vejam (sem ouvir) a categoria logo abaixo, chamada 'Músicas Chiclete', nome dado porque grudam na cabeça das pessoas. Você certamente conhece estas quatro:







Isso faz sucesso... (reconheço que Ex Mai Love, tem um nome e refrão muito bons)

Por essas e outras que o Felipe escreveu, em Rádio Cabeça, uma de suas melhores músicas no Los Bife, os seguintes versos:
Já se foi o tempo em que eu me preocupava em me expressar artisticamente
Já se foi o tempo em que o mais importante era ser criativo e inteligente
Nunca mais eu penso antes de escrever
Nunca mais eu fico longe de você
Nunca serei popular, se eu não me vender
Em tempo, ontem terminaram as mixagens do 1º disco do Losbife, Super Supérfluo. Vejam aqui, a capa do disco:
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/06/habemus-capam-los-bife.html 

Mas seguimos na luta!!!

Homerix Losbifebalêico Ventura 

terça-feira, 10 de julho de 2012

UFC Escarlate

Aqui está o site do livro, Sonnen! :-D rsrs
http://escarlate.net/blog/o-livro/
A autora Renata criou o balão e publicou a foto em sua página no Facebook!!!

Essa criatividade esta expressa em cada página do livro citado, A Arma Escarlate, que pode ser conhecido, ou pelo link da legenda da foto, que é o site do livro, ou por este post:
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2011/10/habemus-data-habemus-nota.html 

Eu me sinto exatamente como Anderson Silva, em relação a vocês, queridos e resistentes potenciais leitores de A Arma Escarlate.  

É um verdadeiro massacre!!!

Desculpem-me!!!

Mas vou seguir na luta!!! Com educação!!!

Homerix No MMA Ventura

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Meu pai é um Spiced Ham!!



Olá, amigos!

Meu filho me alertou para um perigo que eu posso estar correndo.

Um amigo dele comentou, elogiando, diga-se, que recebe todos os dias, um email meu com uma novidade no blog.

O Felipe me alertou que isso pode ser considerado SPAM!!! Que eu corro o risco de me tornar um chato na rede!!! Também acha SPAM em contactar as pessoas que estão no bate-papo on-line do Facebook contando qual é a novidade do dia.

E eu deteeeesto SPAM!

Fui ao Wiki e vi que a sigla é abreviatura de Spiced Ham, que deve ser uma coisa ruim. 

Mas na definição consta que "consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários." ... o que me aliviou pois, meus emails podem ser tudo menos 'publicitários'.

Bem, quer dizer... quando anuncio os produtos de meus filhos nas artes, eles podem ter esse caráter, realmente....

Declaro que seu nome está na lista porque alguma(s) vez(es) declarou apreço pelos textos que escrevo e daí tomei a liberdade de incluí-lo em meu mailing list. Muitos, inclusive, preferem que eu assim o faça pois facilita o acesso.

Mas posso acabar com isso, se assim preferir, sinceridade, sem mágoas!!!

Sei que apenas 1/3 de minha lista tem tempo de abrir regularmente as minhas mensagens, o que já é muito bom!!

Mas não quero ser chato!!

Agradeceria bastante uma resposta sincera.

Importuno?

E aceito sugestões para diminuir o importúnio!

Abraço

Homero

Depoimento de um pneumônico

MARÇO 2012 - Um evento pulmonar e seus desdobramentos

Como alguns já sabem, passei pela experiência de uma pneumonia.

É desagradável!

Primeiro, a interrupção de sua vida normal, claro. Depois, a preocupação com o diagnóstico, o temor por uma coisa mais grave, e a imobilidade do tratamento, a constante coleta de exames.  

Mas a minha foi até simples!! Nem precisei ser internado!!

É bom fazer uma cronologia básica, assim ordena-se o pensamento...

Dia 0 - Domingo -  O Sinal
Sem qualquer tosse ou sinal externo, começa de noite uma dor nas costas, nada que me preocupasse. Já havia sentido aquela 'dor muscular'.

Dia 1 - Segunda - O amigo Corujão
De tarde, visita ao setor médico da empresa, pra que receitassem um anti-inflamatório pra 'dor muscular'. Entretanto, a doutora, ao auscultar o pulmão  (dor ao respirar fundo), disse: "Evento pulmonar. Possibilidade de pneumonia. Recomendo uma emergência". Copa D'Or, sangue e Raio-x do tórax (com doloridíssimas inspirações profundas), soninho na sala de espera, a médica diz: Mancha no Raio X + alteração no sangue = leve pneumonia. Antibiótico porrete (Avalox 400 dose diária) e Anti-inflamatório porrete (Diocil sub-lingual) em caso de dor. Ao tentar dormir, impossível! Deitar? De costas, impossível.... de bruços ou de lado, tmepo máximo 3 minutos.  Travesseiro pra sala, cochilos em sofá e variadas poltronas. No Corujão, Sete Anos no Tibet, inteirinho!
Dia 2 - Terça - Melhor procurar especialista
Dia todo sem posição. Dor a cada tossir, a cada respirar fundo, a cada bocejar, a cada arrotar. Espirros?  Matei todos na raiz, com medo das conseqüências.  Diocil a cada 6 horas. Decisão de consulta a especialista. procura no Sistema da Empresa. Encontro uma Dra. Agnes, em Copacabana, que me abriria um encaixe na quarta. Dormir? Repetida a noite anterior, só mudando o filme do Corujão: Nova York Sitiada, inteirinho!

Dia 3 - Quarta - A Pneumologista
Estado Geral? SSDD - como os americanos dizem - Same Shit Different Day! Ainda sem os exames do Copa D'Or, que só sairíam na sexta (um absurdo), peguei uma requisição da Dra.Agnes para um novo Raio-X, antes da consulta, do outro lado da rua, para que ela pudesse ver algo. Peguei a imagem, sem o laudo, atravessei a rua, entreguei à secretária da doutora. Quando entrei no consultório, ela estava ao telefone já marcando uma tomografia. Não gostei! Ela fez o exame clínico, percebi que não gostou de eu não ter sintomas explícitos, mas não me abriu o motivo. Pediu novo exame de sangue e também uma tomografia dos seios da face (romântico, né?), desconfiando de sinusite. Recomendou o Laboratório Richet, como referência mundial, e eu nem conhecia... À noite, foi a primeira vez em que a febre chegou próximo aos 38. Antes, eu estava apenas febril, em um nível talvez auxiliado por um efeito anti-pirético do Diocil, que eu seguia tomando, agora bem espaçadamente. Lá se foi a primeira e única Novalgina para febre, do tratamento. O dia foi marcado pela ida à médica. Fiquei contente por estar aos cuidados de um bom profissional. Mas pra dormir, a mesma coisa
 Corujão: Femme Fattale, tão ruim que até cochilei, daquele jeito!

Dia 4 - Quinta - A Agonia
Se lembrarem lá de cima, eu disse que não conseguia ficar deitado de costas nem por um minuto, e que doía muito quando eu respirava fundo. Pois bem: vocês sabem no que consiste uma tomografia de tórax? Você tem que ficar 20 minutos deitado de costas em uma maca pouco acolchoada, e segurar o pulmão cheio de ar umas 30 vezes! Tortura chinesa! Se o coração aguentou, tá pronto pra muita coisa.... Pedi ao médico que comunicasse à Dra. Agnes o que ele viu: pneumonia, com um leve derrame pleural. Conforme suspeitava a doutora, e conforme não descoberto pelo Copa D'Or! O derrame era a causa da dor... O resto do dia foi de desaceleração das emoções da tomografia, até dormi cedo, mas acordei com dor, na hora do Corujão. Não achei o Diocil e tomei Novalgina (desta vez, sem febre), que me possibilitou assistir ao épico filme 'Pânico no Lago' , no Corujão companheiro..... às vezes atores bons se submetem a cada porcaria....


 Dia 5 - Sexta - Novo Antibiótico
Dia de nova consulta com a médica. Ah, sim, no dia anterior fomos pegar o laudo daqule radiografia original do Copa D'Or que não libera imagens sem laudo. Grande laudo! Pulmões normais! Como? A médica disse que já naquela, identificava a pneumonia e o derrame pleural. Seria suficiente para a internação. A sorte foi que a médica que me atendeu viu uma mancha, e associada ao exame de sangue, receitou o antibiótico. A pneumologista cogitou internar, mas achou que naquele momento, era melhor seguir em casa, monitorando. Podendo evitar, melhor não internar.... Ela mudou o antibiótico, pra Clavusin 875, de 8 em 8 horas, por 10 dias (!!)... e estendeu a licença para 15 dias, no total
 Dia 6 - Sábado - Rumo à broncoscopia
A urina escura 'pediu' um exame, resultado normal sem cultura. Em nova consulta, a Dra. Agnes vendo nova radiografia, achou melhor marcar uma broncoscopia. Ela ainda estava encafifada com a falta de sintomas.

Semana 2 - Evolução Lenta e Mais Exames
A evolução dos exames de  sangue: o antibiótico foi fazendo seu efeito,  acabando por melhorar o hemograma em todos os seus quesitos, mas preocupou o aumento exponencial da PCR - Proteína C Reativa, que subiu a 27, quando o máximo permitido era 3... mas acabou diminuindo. Assustador foi a tal VHS - velocidade de hemossedimentação - também exponencial, 85, quando o máximo é 3, e ainda se mantém elevada.... aí você vai ao Wikipedia e vê a palavra cãncer associada a um alto VHS.... e a gente espera a tal broncoscopia como uma esperança..
 A tal tomografia dos seios da face foi interessante: 100 minutos de espera por um exame de dois minutos, sem maiores sofrimentos. Resultado: sinusite, mais uma coisa que eu tenho sem sintomas... Aí pode ter sido a causa da coisa toda. Quando estive em Boston, um mês atrás, abusei um pouco do frio e a coisa pode ter sido originada lá...
No sábado, a tal broncoscopia. O processo? Uma camerazinha é introduzida por uma narina e atinge o interior dos pulmões, e tem a capacidade de recolher líquidos e amostras. Anestésico básico, meia-hora de exame, e ao acordar, a boa nova. Nada de ruim.  Amostras colhidas para análise.
Semana 3 -  A Alta

No começo da semana, recebi alta... ainda com uma pequena mancha na radiografia... mas que será absorvida pelo organismo.... assim espero...

Abraço

Homerix Sem Tosse Ventura












segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hoje, eu torço pelo Corinthians

Com o risco de ser desterrado por meus companheiros alvinegros praianos e peixeiros da gema. E mesmo sei  que sãopaulinos e palmeirenses me execrarão!

Mas tenho motivos... um deles, nobre!!! 
 
Primeiro, porque em que pese o time deles não ser vistoso, ele é eficiente, pragmático, solidário. Seu objetivo é claro, e perseguem-no com facas nos dentes. E tem, sim, lampejos de craques, como o Emerson, que vira um gigante em decisões, como esse menino Romarinho, que nem sabe o tamanho do que fez, e como o inacreditável Paulinho, um verdadeiro monstro de energia em forma de jogador de futebol.
 
Mas, muito mais importante, porque temo pelo Day After de uma derrota, que, aliás, começaria minutos depois da mesma!!! Eu não quero imaginar o que fariam um bando de Gaviões da Fiel pelas ruas de São Paulo, alucinados com a expectativa de que vão ficar mais um ano inteirinho ouvindo de torcedores contrários, o grito de:
NUNCA SERÃO...
... Campeões da Libertadores
 
Haveria muitos mortos e feridos.
 
Sou pela paz!!!

Homerix Pela Não-Violência Ventura