-

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Cidade CLXXI


Provavelmente, conhece a expressão: Aquele é um 171...

Provavelmente, sabe que é o número de um artigo do Código Penal para Estelionato...

Menos provavelmente, já viu sua descrição no próprio Código Penal, então, transcrevo-o aqui
Parte Especial
Título II
Dos Crimes Contra o Patrimônio
Capítulo VI
Do Estelionato e Outras Fraudes
Estelionato
Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

Tudo isso para perguntar, sobre muitos dos políticos: ser-lhes-ia ou não merecida a alcunha? Afinal, fazem uso impróprio do nosso dinheiro.

Na quinta-feira, Lucia Hippólito comentava do absurdo que é o sistema proporcional, o coeficiente eleitoral: apenas 35 dos 500 e tantos deputados federais atingiram o índice mínimo, portanto todos os restantes estão lá, na cola daqueles 35. Eu achei muito pouco, mas se ela diz, deve estar certa. O que interessa, para o presente desabafo é que lá pelas tantas, ela grita: "Você lembra daquele deputado que disse que se lixava para a opinião pública, o Sérgio Moraes? Foi reeleito!!"

Quase parei o carro!

Se não lembram do episódio, clique neste link.

O cara estava protegendo o Edemar Moreira, aquele do castelo em Minas, quando PRESIDIA o Conselho de Ética da Câmara, e foi questionado por repórter, em 2009. Vocês batem, mas a gente se reelege”, disse ele, então.

Quer mais? O cara tinha DOIS processos rolando no Supremo Tribunal Federal, ou seja, não poderia se candidatar se valesse o Ficha Limpa.

E com tudo isso, o povo do Rio Grande Do Sul lhe deu quase 100 mil votos...

Com quem fico puto?


Com o povo (no caso, o gaúcho) que o coloca de novo lá, na Cidade 171, para continuar obtendo, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento?

Ou com a Justiça que não lhe aplica a pena de reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa?

Olha ... tá difícil!!!

Em outros dois posts, eu já me revoltei com alguns habitantes, digo,  alguns visitantes, digo, alguns meliantes do planalto central, inclusive com gestos impróprios...
Três Podreres  e Brasília, 50 anos



Ah, em tempo: se não captou o significado do nome deste artigo, tente os algarismos romanos, que a gente aprende no primário e nunca mais usa, a não ser para número do século, e ano do filme, nos créditos finais. Vi pela primeira vez a citação no Blog do Gico. Felizmente, ele tem escrito muito ultimamente. Não perca a série 'Blog do Gico - Repórter', ou a anterior 'A História da Comunicação'. Se ainda não o visitou, faça-o e divirta-se com um texto bem escrito, com muito humor e ironia, muita pesquisa, muita cultura. É bom pra aliviar a mente de fatos como o descrito aqui...

Fui!

Homero Meio Cheio Disso Tudo Ventura

7 comentários:

  1. Concordo em grau, genero e número. Ou, como dito num desses emails de pérolas do ENEM : "Concordo em gênero e número igual".

    Abs,
    RR.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, Homero. O sistema proporcional tem problemas e precisa ser alterado. Eu prefiro o sistema distrital misto, em que parte dos deputados é eleita por seu distrito e outra parte é eleita por uma lista. Creio que nesse sistema os eleitores poderiam saber mais claramente em quem estão votando e também se fortaleceriam os partidos. Entretanto, o PT está "forçando a mão" para mudar para o sistema de voto em lista. Neste sistema o partido escolhe os camaradas e o eleitor apenas os referenda. Não gosto desse sistema. Julgo que seja ainda pior que o proporcional. Na minha opinião, o sistema atual é ruim, mas há risco de piorar ainda mais.
    Isto não é um jogo de futebol, mas só nos resta torcer!

    ResponderExcluir
  3. Ninguém é julgado, tampouco condenado, porque não existe cadeia suficiente... Aliás, o dia que a lei for séria, os políticos mandarão construir mais e melhores cadeias. Sobraria emprego para engheiros civis e séquito de técnicos.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que devemos ficar putos conosco, com o povo. Somos nós que, em última análise, elegemos esses políticos. Torcer para que não piore não é a solução, afinal não estamos em um jogo de futebol. Aqui podemos agir, no mínimo, através do voto. Seus próprios correios, e agora o blog, são uma forma de ação na tentativa de mudança.

    ResponderExcluir
  5. Homero, se você continuar rebelde, o papa Ricardo CLXXI vai mandar revogar a bula que outorgou os títulos nacionais conquistados no passado pelo Santos como legítimos campeonatos brasileiros. E só os devolverá mediante o pagamento de mais indulgências. Abraço, Gico

    ResponderExcluir
  6. Homero, Não tem jeito esta nossa democracia é uma pilheria... não mais o que falar... tudo já foi dito, por outros e muitos outros e o filme se repetirá sempre. Impunidade, impunidade e impunidade, e excessos, gastanças e, vantagens pessoais, corporativismo fisiologismo.... e outros ismos. E nós povo ? damos emprego aos nossos pretensos representantes...

    ResponderExcluir
  7. Democracia? Estamos caminhando para uma demôniocracia. Vivemos uma situação infernal, em que o cidadão é obrigado a engulir argumentos estapafúrdios para justificar absolvições no meio político. Que vergonha! Como bem diz uma canção do Dicró, cujo título é Cabide de Emprego: "Se não fosse o crime, muita gente morreria de fome. O vagabundo é quem sustenta o pagamento dos homens...". O perigo é as pessoas do bem, indignadas com a situação de tanta distorção de valores e esculhambações,fazerem reclamações e expressões contundentes de indignação, que estariam expostas ao risco de serem inputadas pelos "políticos ofendidos" que, protegidos por imunidade parlamentar,acionariam essas pessoas e, também, acabariam virando salário dessa canção do Dicró...

    ResponderExcluir