-

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília, 50 anos

Gosto de celebrar aniversários importantes, que eu batizei de Entaniversários, em mensagem de 2008. Tenho feito isso com vários eventos beatle, que completaram 40 anos, inclusive uma não-celebração do fim da carreira deles. Já comecei algumas celebrações de 50 anos, como o dia em que Paul e John se encontraram, em julho de 1958, e também do 'dia em que a música morreu', em fevereiro de 1959, na verdade outra não-celebração, do passamento trágico de Buddy Holly. 

Agora, Brasília chega à marca de meio século. Algo a celebrar? Não vou começar a listar aqui os poucos fatos positivos (devem encher os dedos de uma, no máximo, duas mãos) e os muitos fatos negativos que aconteceram nessa história (talvez necessitando as patinhas de 1.000 centopéias).

Apenas concluo pela não-celebração.






Que todos eles daquelas casas de tolerância tenham vida curta!

Abraço


Homero Desaniversariando Ventura


** apesar de o adjetivo 'razoável' ter sido colocado ironicamente, afinal, é uma coisa verdadeiramente notável o que o Roberto Carlos fez, o feito está longe do número dos Beatles, que venderam 1,5 Bilhão de discos (dado Guinness), por obras geradas em 7,5 anos de carreira, o que dá uma colossal média de 200.000.000 discos por ano ou, em outras palavras, 2 Roberto Carlos por ano!

9 comentários:

  1. Merix,

    O item 4 é rotina no Brasil. O surpreendente seria o cumprimento das respectivas funções segundo critérios éticos. Com essa gente, só mesmo aplicando uma injeção de inseticida para cupim, na veia...

    Insisto, nome de vulcão em Brasília por questão de conformidade deveria ser "forno-de-pizza".

    Você leu o meu e-mail de ontem sob o título "Que coisa!"?

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    Pensando bem, consegui achar alguma coisa positiva na nova capital !

    Hoje, vendo como se implanta um projeto de uma unidade de produção, definir o que vai se querer, cumprir com todas as etapas de implantação de projetos, FEL 1, 2, 3, 4... alternativas, projetos conceituais, FEED, Bids, estruturação dos financiamentos, processo de aprovação e assinatura de contratos, e depois de tudo isto, iniciar o projeto de detalhamento, construção/montagem, acabamento, comissionamento e por fim a inauguração.

    Foi feito tudo em menos de 5 anos! e sem PMBOK! Incrivel! Deveriamos tentar entender qual foi a técnica revolucionaria de implantação de projetos que eles usaram.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Quando comecei a ler o texto sabia que vc iria a falar de Brasília comemorando o Entaniversário, depois vi que vc realmente tocou no ponto. Mas também na sequencia pensei que vc fosse falar dos 50 anos do Estado da Guanabara, consequencia da criação de Brasília, também entaniversariante, e vc nada falou. Mas ainda assim é um bom tema para relembrar.

    abraço,

    ResponderExcluir
  4. Homero V:
    O item 4 apenas reflete a cultura do pessoal do "jeitinho brasileiro", em que muitos de nós acreditamos que é a nossa criatividade.
    É verdade que muitos de nós usamos a criatividade brasileira para o bem, mas muitos como estes médicos, os políticos em geral (exceto alguns poucos), boa parte dos funcionários públicos, várias instituições, como despachantes, etc,etc,etc usam a criatividade para levar vantagens e nesse caso, a criatividade vira profunda desonestidade.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Homerix,

    Brasília não tem culpa alguma e merece ter o seu aniversário celebrado pelas pessoas sérias, sobretudo as que desejam o saneamento moral e cívico de forma a exterminar os parasitas que prejudicam a imagem da Capital do Brasil. A melhor vacina contra o mal: melhorar a educação da população, para maior qualidade do voto, a mais efetiva e eficiente para acabar com as pragas da corrupção, das armações, dos esquemas, das composições que ferem a ética, entre outros males. As CPIs precisam ser moralizadas, de forma a produzir punições exemplares e ganhar credibilidade. É possível acreditar que a CPI que se está a criar no momento produzirá alguma ação saneadora?

    ResponderExcluir
  6. Homerix,

    Brasília tem para mim outros significados. Foi lá que conheci a Laura, aprendi Geologia, fiz vinte anos ... tenho muitas razões para celebrar o jubilieu da Novacap. Aquele abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  7. Homerix... Devemos comemorar o nascimento de uma cidade nova... arquitetônica bem planejada... SOMENTE!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  8. Bem... s enos serve de consolo...está escrito assim: Pagai a todos o que lhe é devido: a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem respeito, respeito, a quem honra, honra . Romanos 13:7 Bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir