-

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meu, Seu, Nosso Lar

Este ano está sendo especial para o Espiritismo, com o centenário de Chico Xavier e sua passagem por aqui sendo celebrados com um blockbuster no cinema, com mais de 3 milhões de espectadores, e agora com a materialização na telona de um dos mais famosos livros psicografados por ele: Nosso Lar.


Mais uma sessão de funga-funga e snif-snif nas salas de cinema.]

Estava temeroso com a forma com que aquele livro que li há 15 anos chegaria ao cinema.




Temia que desperdiçassem a chance de divulgar a doutrina com um filme piegas, que caísse no ridículo. Felizmente, não! O roteiro obedece fielmente ao livro, senti no filme as emoções lidas. O cenário do umbral é suficientemente assustador para demonstrar o estágio, uma espécie de purgatório, em que os espíritos impuros têm que passar no começo de sua depuração. Bom saber pelo que nossos políticos vão amargar, por looongo tempo, quando fizerem a passagem. E o cenário do Nosso Lar, propriamente dito, está na dose certa do idílico, do imaculado, de calma, de sabedoria, que o livro nos passa.




E ele veio com  com qualidade técnica. Uma fotografia e um som atípicos no cinema nacional. Felizmente, capricharam: minha sogra, que nem vê nem escuta direito, saiu feliz da vida. A música é marcante, pena que foi responsável por uma pequena decepção: nos créditos, descobri que foi composta pelo americano Philipp Glass. Menos mal que ele tem ligação e admiração pelo Brasil, mas seguro que esperava que fossem buscar um compositor brasileiro para compor a trilha sonora esse importante filme. Bem, Felipe está aí para mudar esse cenário.....




Um ou outro diálogo poderia ser melhor, uma ou outra passagem parece meio fora de lugar, mas a mensagem foi dada!




N'O Globo, o Bonequinho Dorme.... É pena ... perdeu uma excelente oportunidade de aprender lições de humildade, humanidade, desapego, perdão, sentimentos tão raros em nosso mundo.

Pior pra ele.

Homero Com Pena do Bonequinho Ventura

P.S. Espiritismo nada tem a ver com Esperantismo, apesar de existir essa crença por aí, mas ambos professam a paz entre os homens, e congregam um contingente de pessoas de bom caráter em proporções superiores a outros crupos. Aprenda um pouco sobre o último no documentário acessável nos dois links abaixo. Dezesseis minutos para diminuir o desconhecimento sobre o tema.
Parto 1:
http://www.youtube.com/watch?v=bkiDCkuMpYs
Parto 2: http://www.youtube.com/watch?v=iOR9eFToSWc

9 comentários:

  1. Vi o "treiler" e não gostei. Achei piegas. Mas agora, com sua ótima e
    oportuna crítica, meus olhos já não são o mesmos.
    Não estou no Rio. Mas vou pensar em ver este filme.
    òtimo feriado

    ResponderExcluir
  2. Este foi aquele delta X que faltava para eu ver o filme. Obrigado.
    Esta vendo o quanto util eh a sua coluna!!
    Abracos

    ResponderExcluir
  3. Este foi aquele delta X que faltava para eu ver o filme. Obrigado.
    Esta vendo o quanto util eh a sua coluna!!
    Abracos

    ResponderExcluir
  4. Bravo, Homerão
    Como Você li o livro há alguns anos... e me impressionou maravilhosamente bem pelos conhecimentos que nos trouxeram do que nos espera... o filme, não vi, mas motivado espiritualmente por ti,
    Paulus

    ResponderExcluir
  5. Oi Homero;
    Aproveito minha estada em casa, no "e-mail" da Pilar (que neste momento lava a louça do findo churrasco com bons amigos) para replicar sua mensagem.
    Não, ainda não vi o filme, mas uma coisa me chamou a atenção, seu comentário sobre a trilha sonora. Phlip Glass. Meu guru em uma fase da minha vida. Acreditei que as musicas se dividiriam (sic) antes e depois de Philip Glass. Amava seu minimalismo. Aquilo (sua musica) me deram esperança na humanidade. Acho que a Área Internacional poderia ouvir mais Philip Glass para ver se as coisas ficavam mais coerentes.
    Mas como disse não vi o filme, mas o fato de qualquer história do Chico Xavier ser musicalmente "fundeada" pelo Philip Glass para mim é a união da fome com a vontade de comer. Tem "tudo a ver".
    É isso Homero.

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo muito ver este filme mas os cinemas da região não ajudam. É mais provável que eu aguarde o DVD.
    O aumento da quantidade de filmes que abordam o espiritismo (ou a existência de espíritos desencarnados) vem aumentando nos últimos tempos.
    A Igreja Universal , atenta a tendência, já tem "sessão de descarrego e desencapetamento" e a Globo tratou de colocar no ar uma novela que aborda o tema.
    A novela, inclusive, é a de maior audiência dos últimos 5 anos no horário das 18 horas.

    ResponderExcluir
  7. Como a gente já sabe, esse bonequinho d'O Globo não está com nada. E na semana passada descobri que a bonequinha (Rubens Ewald Filho) também ficou completamente cega.

    Sobre o Nosso Lar, o comentário dele(a) foi alguma coisa mais ou menos do tipo: "Eu nunca li o livro e não entendo nada do assunto mas, nossa senhora, eu não sabia que depois de sofrer tanto aqui a gente ia sofrer tanto depois de morrer. Meu Deus! Que horror! Aquele purgatório com tanta gente sofrendo... Esse é o lado ruim do filme...".

    Mas ontem ele(a) extrapolou! Fez a crítica do filme "Como Cães e Gatos 2", mais ou menos assim: "Olha, eu nem sabia que tinha tido o '1'. Trata-se de uma gata espiã que quer derrotar seus inimigos cachorros. É uma coisa muito bobinha e que só se justifica se você for com crianças - e muito pequenininhas! Eu não vi o filme; só vi o trailer e posso dizer que o filme é muito ruim..."

    É demais! Não existem mais críticos como antigamente...

    ResponderExcluir
  8. Nosso Lar é um belíssimo relato. E o diretor conseguiu colocar na tela exatamente o que este relato diz.

    Gostei DEMAIS.

    Fotografia e trilha sonora impecáveis.

    Me emocionei muito. Agora quero o DVD.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  9. Homero,
    Engraçado como as pessoas são diferentes. Assisti ontem e não tinha dúvidas de que seria ótimo.
    Também havia lido o livro há algum tempo atrás (1985?) e aos poucos ia me lembrando.
    Mas lembre-se: não existem fronteiras espirituais. Talvez por isso convidaram o PG para a trilha sonora. A "parada" está no coração!
    Quanto ao bonequinho.....soube que eel estava dormindo. E daí? Infeliz o cara que escreve. Se ele for descrente ou gostar apenas de filmes "cabeça", ou seja, sem pé nem cabeça, é claro que não vai gostar do Nosso Lar!
    Abraços, Meu Irmão!

    ResponderExcluir