-

terça-feira, 3 de maio de 2016

Please Please Norwegian Wood

Ano passado completou 50 anos um dos melhores discos dos Beatles, 
não sei como não celebrei o fato... 
Bem, assim sendo, relembro um papo que tive sobre uma de suas músicas..
_______________________________________________ 

No disco Rubber Soul, 6º da carreira beatle, de 1965, eles começavam a sair da linha juvenil romântica da beatlemania. A segunda canção chamava-se “Norwegian Wood”, de Lennon/McCartney, mas, precisamente, era de John. A canção ficou famosa, além de ser linda, por dois fatos marcantes, daquele tipo “Pela primeira vez na história do rock...”, que os Beatles fizeram um sem-número de vezes.
1.        Foi a primeira vez que uma cítara apareceu numa canção de rock. George Harrison já havia começado sua paixão pelas coisas e pelas idéias indianas, trouxe o instrumento de uma viagem, aprendeu o básico e tocou os inesquecíveis acordes iniciais da canção.
2.       Foi a primeira vez em que uma composição de rock insinuava uma noite de sexo, num primeiro encontro, deixando o lado ingênuo de “I Wanna Hold Your Hand”, em que se pedia permissão para segurar (só) na mão da miúda (ih!), e outras tantas.
A letra dizia:
“I once had a girl, or should I say, she once had me.
She showed me her room, ‘Isn’t it good? Norwegian Wood!’ ”
Depois, lá pelo meio da letra, ele solta:
“We talked until two, and then she said: ‘It’s time for bed!’ ”
É certo que as más línguas e as mentes poluídas já haviam identificado uma certa conotação sexual, sessenteinóvico, na aparentemente ingênua “Please Please Me”, dos idos de 1963, em que John (sempre ele!) dizia:
“Please please me, oh yeah, like I please you!”
Diziam os alucinados que o “Satisfaça-me como eu satisfaço você!” tinha uma clara indicação de sexo oral não retribuído. Lennon nunca admitiu isso: dizia apenas gostar da sonoridade da palavra ‘Please’, que tinha dois significados totalmente diferentes, e que ficou encantado com a possibilidade de juntá-los num mesmo verso. 
 Esse tipo de desculpa esfarrapada, John usou para dizer que Lucy in the Sky With Diamonds, não tinha NADA a ver com LSD, as iniciais do título, garantindo ter sido inspirado num desenho de Julian, seu filho de 5 anos, a respeito da amiguinha dele.... isso numa canção que falava em cellophane flowers, the girl with caleidoscope eyes e newspaper taxis appearing on the shore...
Sei...


Um comentário:

  1. Fãs exercitam a versão "da teoria da conspiração" de uma forma tão saudável, não? *risos*

    Humberto

    ResponderExcluir