-

quarta-feira, 11 de março de 2015

O Rei e Eu

Em 1967, eu tinha 9 anos e morava na Washington Luís 560, o popular Canal 3, do Gonzaga, em Santos. O edifício era o Saint Etienne.
Imediatamente à montante na avenida, no 558 (lá, a numeração é seguidinha), tem o Edifício Samurai, e no nono andar, morava um senhor, já famoso aos 26 anos. Ele estava prestes a ajudar o Santos a ganhar mais um campeonato. Ele se chamava Edson.
Eu e meu grande amigo Magalhães tínhamos um trabalho a fazer para o querido,  primeiro e único Colégio Santista, e eu sugeri que tentássemos uma entrevista com ele. E lá fomos nós! Ele nos recebeu muito bem, e a entrevista foi o maior sucesso... pena que os tempos eram outros, máquinas fotográficas eram uns tijolões, assim como os gravadores, e computadores ainda estava no sonho. Não há registro, nem memória, do encontro.
Nunca mais o encontrei!
Agora, por intermédio de um amigo comum, consegui um mimo, que vou guardar para sempre... veja só...


Como se não bastasse a assinatura bordada em dourado, o Rei fez uma dedicatória nominal do lado no lado oposto ao brazão glorioso ostentando as duas estrelas dos ainda únicos campeonatos mundiais do Santos. Acho que dá pra ler, né.... De qualquer maneira, deixo mais um detalhe...


Nas costas, o nome pelo qual ele é conhecido e o número que sua genialidade associou ao estigma de craque ....

Pena que teria que emagrecer uns quilinhos para vestí-la, acho que deu pra perceber, há décadas que não uso M, enfim, mas usei o futuro de pretérito de propósito. Um mimo desses não se usa... se guarda de alguma forma em algum lugar de destaque... Não se pode correr o risco de sujá-la ... e depois lavá-la ... e deixar esmorecer a lembrança escrita a mãos reais!!!



3 comentários:

  1. Santástico !! Sugiro eternizar a camisa em um quero !! Ooooooo....inveja !!

    ResponderExcluir
  2. Onde se lê "quero" substitua por QUADRO...

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Fenomenal. Essa camisa merece um quadro e proteção pelo seu valor histórico, um verdadeiro patrimônio. Uma das grandes vantagens dessa camisa é que não está maculada pela marca nike (o diminutivo é intencional). Tampouco aceito a boçal decisão de uma das piores diretorias que ja passaram pela Vila em contratar essa empresa, pela lambança e falta de respeito com o Santos e a sua torcida, quando fizeram piada com um dos seus símbolos, para fazer graça com a torcida do Corinthians em 2009 (veja o site http://www.b9.com.br/5597/diversos/nike-comemora-o-titulo-paulista-do-corinthians/ ). Na ocasião cheguei a escrever para a nike, acusaram o recebimento, mas não tomaram quaisquer ação, tampou uma nota pública de desculpas. Na minha casa não entram produtos nike. Os que os eu tinha, joguei fora.

    ResponderExcluir