segunda-feira, 25 de setembro de 2000

A Globo em Nossa Vida Americana Parte 1

Cara Heloisa, nosso contato-mór na TV do Plim-Plim
Como disse a você anteriormente, a Globo Internacional foi fundamental na adaptação de Dona Zulmira em nossa vida americana! Não há dúvidas que o fato de estar sempre conosco ajudou, que a gostosura da casa contribuiu, mas é inegável que a vidinha dela seria bem outra sem a nossa querida Globo. Segue uma breve análise.
O começo foi meio claudicante, mas já estava ótimo para nossas necessidades sograis: as novelas sempre estiveram firmes e fortes. É verdade que a falta de programas para preencher os espaços vazios, fez com que os ocupassem por repetitivas repetições repetidas repetidamente das queridas novelas. A desculpa era atender aos diversos fusos horários. Tudo bem!
A falta de comerciais obrigou a mais repetições dos convites com o texto: “Venha descobrir o Brasil … e Viva o nosso patrimônio!” Gente, nós já não agüentávamos mais ouvir aquele casal de lindos adolescentes nos convidando. O que salvava é que ambos eram muito simpáticos com sorrisos maravilhosos. Quando não agüentei mais, escrevi uma mensagem à Globo, pedindo encarecidamente que parassem com aquilo. Não me responderam, mas atenderam, algum tempo depois, algumas de minhas sugestões:
1.         Substituiram os convites a visitar o Brasil por magníficos resumos históricos muito bem elaborados e narrados. Meus filhos adoravam. Na onda das comemorações dos 500 anos de vida do Brasil!
2.         Atenderam meu pedido de “ .. preencham os espaços com musicais, mesmo que antigos!” Só que .... erraram na dose! Meu tiro saiu pela culatra! Começaram a colocar as edições antigas de Som Brasil e daí, já viu né! Doses nada saudáveis de SPA …  conhece a sigla?  Não? É Sertanejo Pagode e Axé, estilos reponsáveis por 95% da programação daquele programa. E não é fácil ficar vendo o Alexandre Pires com aquele cabelinho ridículo penteadinho para o lado e o Netinho do Negritude Júnior franzino, antes da prosperidade. Eu, como amante do rock, desaprovo a escolha. Mas sei que devo ser minoria! Minha idéia, quando sugeri, era colocar musicais ainda mais antigos, tipo festivais da Record, Elis e Jair do Fino da Bossa,  o Baú do Raul Seixas, Chico da época da Ditadura, Caetano e Gil da Tropicália, Roberto Carlos da Jovem Guarda, Legião Urbana, Paralamas e Titãs, da época de Arnaldo Antunes, video clipes antigos. Sei lá! Poderiam fazer um embrião de Globo MTV. Sentimos falta da MTV brasileira. Quem sabe com a contratação do Cazé, vem algo musical legal.
3.         Pedi que parassem de anunciar a programação de novelas como se elas estivessem ainda começando. As novelas iam chegando ao final e ainda ficavam explicando os personagens como se nos ensinando a conhecê-los. Citei até o exemplo da magnífica “Força de um Desejo”. A novela já estava em seus extertores e ainda ouvíamos Ester (Malu Mader) dizendo para o noivo: “A carta que li era de rompimento!!!!”, cena do início da novela, 3 meses antes. Ao que parece, atenderam ao pedido, não porque a novela acabou, mas porque mudaram o estilo de anunciação das demais.
Bom, nos intervalos da programação, estamos na febre dos 500 anos, o que é muito bom pois temos pérolas como “A Invenção do Brasil”, além de um clima cívico de que estávamos precisando. Entretanto, colocaram o pobre do Serginho Groismann a nos ensinar como se bate um prego pequeno sem martelar o dedo, ou alargar o sapato com álcool, ou até a trocar pneu. Nada contra estas pequenas pérolas de utilidade pública. São muito úteis e gostamos de aprendê-las, mas a repetição é que mata! Além do que é um desperdício de talento para o pobre do Serginho, que tinha um diálogo com a juventude fantástico em seu Programa Livre e agora está lá jogado! O que vão fazer com o pobre?
Ainda nos intervalos e na linha da utilidade pública, agora ortográfica, temos que agüentar o Boneca (filho do Chico Anísio) nos ensinando a não perder OS ÓCULOS em vez de O ÓCULOS, o Fábio Assunção a fazer o concerto com C e outros menos votados. Nada contra a correta ortografia, mais uma vez, o que acaba com a gente é a r-e-p-e-t-i-ç-ã-o ininterrupta!
Bom, fora estas pequenas reclamações, o resultado é altamente positivo. A chegada da programação 2000 e em especial o Jô, consolidou a posição de principal fonte de entretenimento televisivo. Aliás, o programa do Jô está tão bom, principalmente, por causa das mudanças introduzidas em relação à época do SBT. Ou seja,  N-A-D-A! Foi fundamental introduzirem esta ‘mudança’. Pra que mexer em time que está ganhando? Pensando bem, mudou um pouco, sim! Diminuíram em muito as convocações do Jô ao seu AAA – Assessor para Assuntos Aleatórios. Ao que parece, deve ter sido destituído do cargo por Dona Marluce! Ele é chamado, às vezes, mas nunca mais foi referido como AAA! Uma pena! O que mudou mesmo foi a abertura às atrações globais, o que aumentou em muito as possibilidades de boas entrevistas. Mas nenhuma delas certamente superará a das Três Marias: Hebe, Lolita e Nair Belo! Impagáveis! Além disso, vemos o Jô, aqui, à 9:30 da noite, quando exibem o programa que fora ao ar na noite anterior aí no Brasil. Isto sim, é um horário decente para um programa tão bom.
Em suma, obrigado por existirem!!!!
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Aniversário (42) Arte (12) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (844) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (59) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (94) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (104) Propaganda (6) Rádio (39) Reflexão (1) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

OUÇA e LEIA - Across The Universe em Homenagem a Lizzie Bravo

View on Vocaroo >> Clique Acima para ouvir o que eetá escrito abaixo!!! No último 4 de outubro, eu e o mundo Beatlemaníaco no Brasil ...