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quarta-feira, 22 de março de 2017

Rock, Parceria e Poesia

(Revivendo esta parceria a um amigo amante de Beatles
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Muitos, com certeza, já ouviram falar da parceira Lennon/McCartney mesmo não sendo fãs dos Beatles. Responsáveis pela composição por 90% das músicas gravadas pelo grupo, John Lennon e Paul McCartney certamente colocaram seus nomes na lista de TopTen Composers de qualquer especialista em música, incluindo os mais reticentes. Uns poucos exagerados da imprensa especializada da década de 60 diziam que Lennon e McCartney eram os melhores compositores desde Beethoven (!!).
Esta parceria começou graças a um desprendimento de John, claro que associado a uma visão de futuro privilegiada. John, em sua costumeira modéstia, desde pequeno sabia que seria grande. Sempre foi o líder dos grupos em que se metia, para o bem ou para o mal. E líder ele era dos Quarrymen, uma banda de adolescentes ingleses que tocavam rock em variados lugares de Liverpool, inclusive em pátios de igrejas. E foi num pátio de igreja, na tarde de 6 julho de 1957, que ele foi apresentado a Paul por um amigo comum (de nome Ivan Vaughn, a quem nós, amantes dos Beatles, agradecemos imensamente). Paul mostrou na guitarra seu conhecimento sobre o rock americano e também trechos de composições suas. De imediato, John percebeu que estava diante de um igual. Nas 24 horas seguintes, ficou matutando, com seu imensurável ego, o dilema de continuar como estrela solitária, ou deixar seu brilho ser ofuscado pela presença de um outro talento no grupo. Quiseram os deuses do rock que ele optasse pela última, e assim criou-se a semente do sucesso dos Beatles. Depois, Paul trouxe George Harrison e, por último, chegou Ringo Starr. O resto é história... um pouco da qual, conto aqui!
John e Paul começaram a compor juntos e logo viram que, apesar dos estilos diferentes, a afinidade era grande. Tanta que chegaram logo cedo a um acordo de parceria: fosse John ou Paul o verdadeiro autor de uma canção, a autoria oficial seria declarada como de Lennon/McCartney. No começo, Paul tentou sugerir uma ordem diferente, algumas canções chegaram a ser registradas como McCartney/Lennon, mas a liderança de John acabou prevalecendo. Este tipo de acordo foi repetido por inúmeras duplas famosas, inclusive a nossa tupiniquim Roberto e Erasmo Carlos. O acordo só veio a se desmanchar com o fim dos Beatles.
Os dois amigos tinham uma capacidade para compor invejável. Conta a história que, num encontro com um certo Michael Jagger, amigo das noitadas em Londres, este último reclamava que não tinha uma música suficientemente boa para gravar seu primeiro disco. Diz a lenda que os dois se retiraram do ambiente por 10 minutos e, ao retornarem, entregaram a Mick aquela que seria o primeiro sucesso dos Rolling Stones: I Wanna Be Your Man. Claro que a canção está longe de ser uma obra-prima, nem poderia se exigir mais. Em outro episódio, à época da filmagem de seu primeiro longa-metragem, deram outra mostra dessa capacidade. O filme tinha o título baseado num suspiro de Ringo Starr após um dia intenso de filmagens: Well, this is a hard day’s night! Num certo fim de noite, quando estavam próximos ao lançamento do filme, os produtores lembraram que não havia ainda a canção título. John falou o tradicional: Deixa comigo! …. E foi para casa. Na manhã seguinte, mostrou o que tinha conseguido a Paul, que compôs rapidamente o que faltava: o middle eightWhen I’m home, everything seems to be right …”. E entregaram A Hard Day’s Night, aquela que seria um de seus maiores sucessos. Um terceiro episódio (há dezenas deles): Paul conta que sonhou com a melodia de Yesterday, acordou, e achou tão linda que duvidou da própria arte, e foi conferir, com John, com George, com o outro George (claro que Ringo não poderia opinar...), até que se convenceu que era uma McCartney original, e foi buscar a letra. Ocorre que, a única coisa que lhe vinha à mente, ao invés do famoso “Yes-ter-day .... All my troubles seemed so far way ” era “Scram-bled-eggs .. oh my darling how I like your legs....”. Claro que, rapidamente, ele colocou uma letra mais apropriada e concluiu aquela que seria a canção mais re-gravada de todos os tempos. Nesta última, John pouco contribuiu, se é que...
Aquele acordo de parceria fez com que muitos pensassem que todas as canções com o rótulo Lennon/ McCartney fossem compostas sempre por John e por Paul em um trabalho conjunto. Isto, na verdade, somente aconteceu nos primeiros anos da dupla e mesmo assim, somente em algumas poucas canções (She Loves You, I Wanna Hold Your Hand, Do You Want To Know A Secret?, From Me To You, Please, Please Me, This Boy), e uma ou outra quando estavam mais maduros (With a Little Help From My Friends e A Day in The Life). Nas demais, o trabalho é 100% individual, no máximo um dava um palpite num verso aqui, uma sugestão numa harmonia ali, etc. Havia uma disputa saudável entre os dois: um usava o outro como estímulo para compor cada vez mais e melhor e não ficar para trás na preferência dos fãs.
Quando se tem um pouco mais de familiaridade com as músicas dos Beatles, logo se percebe quem fez qual música:

·  O primeiro sinal é o cantor: geralmente quem compôs, canta a voz principal na gravação. E, com um pouco de treino auditivo, você distingue a voz mais ácida de John da voz mais suave de Paul; 

·   Se, ainda assim está difícil, vá pelo estilo: Paul é mais baladeiro, John mais roqueiro. Claro que há exceções memoráveis. Algumas das mais bonitas baladas dos Beatles, como In My Life, Good Night, Girl, Norwegian Wood, são de John e alguns dos rocks mais dançantes, como I’m Down, Birthday, Can’t Buy Me Love, Back In The USSR, Helter Skelter (este, pra lá de pesado!), são de Paul;

·    Se o estilo musical não foi suficiente pra definir, em canções românticas, vá pela letra: Paul é mais up beat, otimista, como em Another Girl, All Together Now, Getting Better, Good Day Sunshine, Hello Good Bye, Penny Lane; John é mais down, pessimista, como em Run For Your Life, I Don’t Want to Spoil the Party, No Reply, I’m So Tired (muitas vezes descambando para a “Corno Music”) e ainda passando por crises existenciais como em I’m a Loser, Yer Blues ou Help!;

·    Se a canção não é romântica, aqui vai uma dica: Paul adora contar histórias, repare em Obladi Oblada, Rocky Raccoon (inesquecível honky tonky piano), Maxwell’s Silver Hammer, Paperback Writer, She’s Leaving Home, (esta, uma verdadeira obra-prima!); John tinha algumas mensagens a dar, como em All You Need is Love, Revolution e The Word e ainda viajava junto com as drogas em canções como em Lucy In The Sky Wiith The Diamonds, I Am The Walrus, Rain e Tomorrow Never Knows. Além disso, adorava se inspirar em posters de propaganda como em For The Benefit Of Mr. Kite ou em notícias ou anúncios de jornal como em A Day In The Life (cuja idéia central era dele, com participação de Paul, ao final - Woke up, got out the bed ...) e Happiness Is A Warm Gun;

·      Se nada disso funcionou, vá ao detalhe da poesia:
John adorava os jogos de palavras como em ….
           “It won’t be long, till I belong to you”,
de It Won´t Be Long
           “Please, please me oooh yeah like I please you”,
de Please Please Me
           I get high when I see you go by, my oh my.
       When you sigh, my, my inside just    dies, butterflies.
       Why am I so shy when I’m beside you”, 
de It´s Only Love
            “Everybody is green, cause I’m the one who won your love”
de You Can´t Do That
            “Oh Dear, what can I do, baby’s in black and I’m feeling blue
de Baby´s In Black

Paul procurava rimas ricas, como em …
                “Though the days are few, thei’re filled with tears
                and since I lost you, it feels like years
           de You Won´t See Me
           ou métricas especiais como em
           “Hey Jude, don’t make it bad,
           take a sad song and make it better!
           Remember to let her into you heart
           Then you can start to make it better
Hey Jude, don’t be afraid,
           you were made to go out and get her!
          The minute you let her under your skin
          Then you begin to make it better
          Hey Jude, don’t let me down,
         you have found, her now go and get her”
de Hey Jude

Enfim, como são cerca de 180 canções, haverá sempre exceções aqui e ali em que regras serão quebradas. E, na verdade, nem interessava saber de quem era qual música. O importante, realmente, é o conjunto da obra. A perfeita harmonia vocal dos dois (muitas vezes com a ajuda de George Harrison), juntamente com as inovações técnicas (muitas vezes com a ajuda de George Martin), contribuía para que o verdadeiro autor se tornasse um detalhe desnecessário.
As desavenças normais que acontecem em 90% das bandas depois de longo tempo de convivência acabaram por distanciar um do outro, sem, entretanto, diminuir o nível de suas composições. E, com o final dos Beatles, cada um seguiu seu rumo, em carreira solo, sempre produzindo boas canções. John continuou mandando mensagens, as melhores delas em Imagine, e Working Class Hero, e revelando crises existenciais como em Mother. Paul continuou sendo up beat como em Coming Up e seguiu contando suas historinhas como em Another Day. Devido ao seu melhor tino comercial (ainda que sendo algumas vezes execrado por isto), Paul teve mais retorno financeiro que John. Este, por seu lado, era mais bem recebido pela crítica do que Paul. Além disso, devido às desavenças mal resolvidas, trocavam farpas musicais, se bem que sempre provocadas por John como em How Do You Sleep?, que foi educadamente respondida por Paul com Dear Friend. Em 1973, ele e Paul fizeram as pazes, este foi visitar aquele em seu exílio na Califórnia, enfim.
Porém o tempo não foi suficiente para que voltassem a reviver a velha e profícua parceria, a mais famosa da história da música. Não foi suficiente, pois John foi assassinado. E naquele dia, 8 de dezembro de 1980, na última conversa que teve com um repórter, a declaração foi sobre o grande amigo. Perguntado sobre seu relacionamento com Paul, já ‘off the record’, a caminho do estúdio onde faria sua última gravação, John disse:

Paul is my brother!
You know, as a family we always had ups and downs.
But at the end of the day, there is nothing that I wouldn't do for him
and I'm sure it's vice-versa!

..... pausa para o choro .....


Paul prestou uma última homenagem ao amigo, em 1982, com a canção Here Today, linda, linda, tocante, e ele a tem interpretado, acompanhado apenas ao violão, em todos os seus recentes shows, sempre com a voz embargada.
And if I say,
I really knew you well what would your answer be?
If you were here today

Ooh- Ooh- Ooh, here to-day.

Well knowing you,
you'd probably laugh and say that we were world's apart.
If you were here today

Ooh- Ooh- Ooh, here to-day.

But as for me,
I still remember how it was before,
and I am holding back these tears no more

Ooh- Ooh Ooh, I love you, Ooh.

Como se vê, Paul abre seu coração e admite como faz falta o velho amigo, e se lembra de como era antes, na época em que eles mudaram o mundo. 

--- x ---

Mais textos sobre Paul McCartney no link abaixo:
 http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/06/paul-mccartney-70.html

terça-feira, 21 de março de 2017

Conhecendo a Baleia

Amigos, este é um post para aglutinar alguns produtos e informações sobre a
Banda Baleia  
Deixo duas opções a vocês:                                         Facebook
YouTube
1. Visite os links à direita                                        Twitter
 Ou                                               Instagram

                                           2. Siga abaixo, numa visita guiada                          Spotify
                                           Deezer
     ITunes

Baleia é uma banda de Pop Progressivo, como alguns críticos definiram, ou Indie Ostentação, como eles se autodefinem!

Baleia é (da esquerda para a aireita)
  Felipe Ventura - Guitarra Violino Voz
  Gabriel Vaz -  Voz Percussão
  João Pessanha- Bateria
  Sofia Vaz - Voz Violão
  Cairê Rego - Baixo
  David Rosenblitz - Teclado
 

Baleia lançou 

Um CD - Quebra Azul (2013)                               Um EP - Ao Vivo no Maravilha8 (2015)
8 canções autorais                                                     5 autorais e uma cover

      
     
          
     








Baleia lançou     

Outro CD - Atlas  (2016) - 
São 8 canções autorais - que concorreu ao Grammy, por Disc Recording Package!!


 
Pode-se adquiri-los no site deles www.baleiabaleia.com

Baleia participou

Do Festival Lollapalooza BR, em 2015
Da Websérie 'Mais Vinicius, por favor!', centenário do poeta, 2013
Da Coletânea 'Mil Tom', 50 anos de carreira de Milton Nascimento, 2015
Da Coletânea 'Viva Renato' 20 anos sem Renato Russo', 2016


Baleia no YouTube

É só ir para ver, mas recomendo aqui 6 vídeos, para conhecê-los, começando dos mais recentes.
 
 
Os 4 primeiros são composições autorais. Os 2 últimos são covers de autores de referência, com interpretações mais que originais, e que sempre estão presentes nos shows.


1. Estrangeiro (2016), de Felipe Ventura, Gabriel e Sofia Vaz
        canção do novo CD Atlas, em Lyric Video



2. Volta (2015), de Felipe Ventura, Gabriel e Sofia Vaz
            Primeira canção do novo CD Atlas, em Lyric Video



3. Casa (2014), de Felipe Ventura, Gabriel e Sofia Vaz
            Canção do primeiro CD Quebra Azul,
            já vista 1 milhão de vezes no Spotify,
            gravado ao vivo no Estúdio Maravilha 8


4. Sangue do Paraguai (2013), de Felipe Ventura,
            Canção do primeiro CD Quebra azul, em Video Clip


5. Tardei (2015), de Rodrigo Amarante
            gravada ao vivo, no SESC Copacabana


6. Noite de Temporal / Little by Little (2014), de Dorival Caimmy / Radiohead,
            gravada ao vivo no Estúdio Maravilha 8


ENJOY!!!

sábado, 18 de março de 2017

Beatles - Começo do Começo e do Fim

Não é 9 de novembro nem nada, 
mas é que eu fui explicar uma das respostas erradas 
de um amigo no meu quiz 
e lembrei que já havia escrito sobre isso.

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Era 9 de novembro de 20011 e eu saudei meus Facebook Friends com uma pérola sobre a data ...

Bem, hoje é nove de novembro.... imagino há 12 anos esse dia.... foi um NOVE de NOVEmbro de mil NOVEcentos e NOVEnta e NOVE. Incrível.... Vocês sabem o que aconteceu naquele dia? Não?
NADA, NADA, NOVEs fora, NADA!!!
Mas depois, ao visitar o Twitter pra anunciar minha proximidade dos 60 mil, li uns twits de um cara que se assina por Beatles Facts, e rememorei dois importantes fatos relativos à minha banda mais querida. Ambos inversamente relacionados. Os Beatles tiveram seu começo oficial em 5 de fevereiro de 1962 e seu fim em 10 de abril de 1970. Entretanto houve dois encontros que foram fundamentais para o começo e para o fim. E amboa aconteceram num 9 de Novembro.

9 de Novembro de 1961 - O Começo do Começo

Naquela quarta-feira, ao meio-dia, os Beatles, ainda sem Ringo Starr faziam mais um de seus show diurnos, no famoso Cavern Club. Na plateia estavam muito jovens, mas tamém uma cara um pouco mais velho e de terno!!! Era Brian Epstein. Brian havia sido convencido a ver o desempenho daqueles rapazes, e naquele dia, ao sair de sua loja de discos de Liverpool, antes de almoçar, passou lá pra ver do que se tratava. Foi naquele dia que Brian conheceu os Beatles, e gostou, nem tanto assim da música, que não era sua praia, mas do carisma que exalavam. Dias depois, ofereceu-se para empresariá-los, e daí, o resto é história.

Portanto, há exatos 50 anos, 
começava o começo dos Beatles!

9 de Novembro de 1966 - O Começo do Fim

Naquela quinta-feira, meros e exatos 5 anos após aquela data histórica. John Lennon, em suas andanças noturnas, atendeu à sugestão de um amigo e foi visitar uma galeria de arte. A atração da noite era uma japonesa chamada Yoko Ono, onde a atração principal era uma obra que consistia em uma escada (daquelas de pintor) onde se tinha que subir, apanhar uma lupa pendurada do teto e ler uma palavra em fonte mais que minúscula na parede. A palavra era 'YES' e daí, o resto é história.

Portanto, há exatos 45 anos,
começava o fim dos Beatles!
Claro que eu podia dar mais detalhes sobre os  lugares, em si, e os tais amigos comuns que propiciaram os dois encontros, mas o que quero ressaltar hoje é apenas a coincidência de datas....

Abraço

Homerix Historiando Beatles Ventura


sexta-feira, 17 de março de 2017

Está chegando a 7ª temporada!!!

Há seis meses, eu estava na metade do mundo que ouvia falar de Game of Thrones
Em dois meses, assisti as seis temporadas, no Now, e passei para a outra metade, que anseia pela nova temporada, neste ano.
Hoje estou lendo os livros, estou no quarto, todos tijolões de quase 1000 páginas.

Que espetáculo!


Lutas, duelos, batalhas, traições, conspirações, expiações, ressurreições,
degolamentos, prisões, torturas, esfolamentos, enforcamentos, cremações
deuses, reis, rainhas, príncipes, lordes, cavaleiros, escudeiros, 
guerreiros, meysters, septãos, vigilantes, selvagens, fanáticos,
romance, honra, negociação, alianças, sexo, sangue, fogo, devoção,
cavalos, lobos, dragões, zumbis, gigantes, wargs, corvos, águias,
eunucos, prostitutas, cafetões, anões, bastardos, 
armaduras, facas, capas, espadas, lanças, bestas, vinhos, venenos, poções,  
mares, muralhas, palácios, castelos, navios, calabouços,
nascimentos, casamentos, funerais, casas, famílias, dinastias, reinos
starks, targaryens, lannisters, mormonts, freys, boltons, martels,
baratheons, greyjoys, tullys, arryns, dothrakis, tarlys, payne
davos, jon, daenerys, cersei, tyrion, jamie, eddard, robb, catelyn, daario, 
joffrey, arya, bran, hodor, brienne, podrick, sandor, gregor, ramsay, loras
tywin, melissander, stannis, sansa, shae, theon, jorah, renly, lysa, osha, bronn,
khal, tommen, missandei, sam, gillie, kahl, benjen, oberyn, varys, robin,
arianne, alaine, janos, jojen, barristan, margery, meera,
baelon, aeron, deric, victarion, ilyn, jaqen, hot pie
moon tea, milk of the poppy, wildfire, tears of Lys, widows' blood  
snow, waters, sand, stone, storm, flowers, hill, pyke,
dorne, kings landing, winterfell, riverun, mereen, qarth, braavos, 
volantis, astapor, yunkai, tarth, casterly rock, lys, dragonstone, eire,
white walkers, night watchers, kings' hands, trials by combat, oathkeeper,
father, mother, maiden, crone, warrior, smith, stranger

tudo concatenado, amarrado, resolvido,
cenários, computação, direção, roteiro, interpretações.
fui engolido pela trama, pela qualidade, pelos personagens,
até me imiscuí num deles, abaixo!!





Que venha a 7ª temporada!
Valar Morghulis
Valar Dohareis

quinta-feira, 16 de março de 2017

APG In My Life

Era 2011, e minha empresa me patrocinou o APG AMANA KEY,  um curso que foi muito importante para minha atuação como profissional e como pessoa, também. Bons tempos!

Na mensagem final, foi-nos solictada uma mensagem, e eu tracei estas linhas, passando por alguns dos 'causos' contados e saudando, ao final,  o genial criador do curso, seguramente o cara mais brilhante que eu conheci.
Quando saí do meu quadrado
E peguei o avião,
O destino era o aprendizado
De liderança, estratégia e gestão. 
Comecei com Zé Celeste
Minha jornada aqui.
Inda veio outro cabra da peste
Na pessoa do sábio Zumbi! 
Outros tantos apresentados
Em companhia muito querida.
Objetivos alcançados
Na semana da minha vida! 
Encontrei quem me ensinasse
A separar o joio do trigo
E como se não bastasse
Fiz muitos novos amigos 
E tudo no tranqüilo passo
Do genial Oscar Motomura
A quem manda um grande abraço
Seu pupilo Homero Ventura.

 

Renata Ventura Maltrata Tortura

Faz tempo que eu não faço isto...
Mas esta conversa, entre pessoas que leram 
ou estão lendo A Comissão Chapeleira, mereceu!
Extraído do Facebook
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[[NÃO É SPOILER, É PEDIDO DE SOCORRO]]
-Não sei se pode fazer esse post nesse grupo, mas se tem outro não faço parte ainda, 
me avisem qualquer coisa que eu apago. 
Eu não terminei de ler A Comissão Chapeleira, mas... 
COMO FAZ PRA LER SEM FICAR TREMENDO DE NERVOSO E LACRIMEJANDO??? 
PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM ME DÁ UM CONSELHO, EU NÃO TÔ BEM!!!

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Comentários
Jéssica Ferreira EU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Senti os mesmos sintomas
Guilherme Souza Eu terminei de ler um capitulo aqui, não vou dizer qual mas dá pra imaginar qual foi, e eu to tipo "OQUE? OQUE? COMO? MDS? MEU CORAÇÃO, ALGUÉM ME AJUDA" <<< Isso eu sentado numa cadeira esperando ser chamado pra uma entrevista de emprego e lágrima escorrendo... Deu tudo certo, mas eu não to nada bem
Jéssica Ferreira Se é o que eu estou pensando... Nunca senti tanta aflição por um personagem, MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS. Terminei de ler o cap, fechei o livro e fiquei olhando para o nada por um bom tempo tentando digerir kkkkk depois voltei a ler mesmo destruida
Guilherme Souza Miga, eu não acho que tu teja falando do mesmo capitulo que eu, vem inbox? Eu preciso falar cm alguém aaaaah!!!!
Jéssica Ferreira Pode chamar kkkkkkkk pode deixar q não conto spoiler
Guilherme Brante Eu chorei... No ônibus... Te entendo completamente... Fechei o livro e fiquei olhando pro nada, uma lágrima escorrendo... Foi bem pesado
Guilherme Souza Eu to chorando agoraaaaaaaa, e rindo de nervoso, ninguém ta entendendo nada aqui em casa
Jéssica Ferreira Eu kkkk só não tava no ônibus, mas aconteceu igualzinho kkk
Guilherme Souza Esse livro é genial demais, já fui procurar a lenda no google, eu amo Renata Ventura e vou defendê-la!!!!
Natalia Cunha Eu chamei minha amiga dayanna ralf depois de chorar muito e me desesperar
Guilherme Souza ASashusahuhas miga eu te entendo, to melhor aqui já, mas o choro foi real
Natalia Cunha Eu fiquri tao nervosa com esse livro q tive externalizar varias vezes. Nunca um livro tinha me deixado assim...
Dayanna Ralf 😂😂😂😂😂😂😂 Acontece
Anna Costa Ah....vc n seguiu o Conselho dos corações extras neh?
Guilherme Souza Infelizmente
Rafael Júlio SCR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Guilherme Souza N me aguentei de curiosidade e continuei lendo... Ja sabem minha situação kkkk
Rafael Júlio Terminei ler um dia desse.
Sofri tanto que estou dormente agora
Guilherme Souza Eu já chorei demais, cs não imaginam kkkk
Christal Martins É MUITO difícil kkkkk