-

domingo, 29 de junho de 2014

A Matemática da Tradução Simultânea

Comentava eu sobre o programa 'É Campeão' do SporTV, e finalizava com a contagem de tradutores simultâneos necessários para fazer um programa com panelistas de 4 idiomas diferentes. Aqui, neste link!


Matematicamente,  ou seja, na notação ao lado, n é o número de elemento e p é o número de elementos escolhidos. O ponto de exclamação na fórmula denota 'Fatorial' se alguém se lembra, que vem a ser o número antes da exclamação multiplicado por seu antecessor e pelo antecessor deste último e assim por diante até chegar ao número 1.


N! = N x (N-1) x (N-2) x (N-3) x ...... 1

No caso SporTV uma combinação de 4 (idiomas), 2 a 2 (panelistas).


Em fórmula: NT (SporTV)= 4! / (2! (4-2)!)  = (4 x 3 x 2!) / (2! x 2!) = 6

Traduzindo, NT (Número de Tradutores) = 
      Quatro Fatorial      
[Dois Fatorial vezes (Quatro menos Dois fatorial)]

ou seja, 24 sobre 4, igual a 6!!! Ufa, acertei a contagem no post original!!

Agora, exponencialize isso pra uma situação do G8, quando os maiores países do mundo se encontram, e cada um quer falar e ouvir em seu idioma. Desconsidere que EUA e UK falam inglês, vamos lá: 

NT (G8) = 8! / (2! (8-2)!)  = (8 x 7 x 6!) / (2! x 6!) = 28

Agora veja o G20! Triexponencialize!

NT (G20) = 20! / (2! (20-2)!)  = (20 x 19 x 18!) / (2! x 18!) = 190

Agora tetraexponencialize: Nações Unidas!!! Quantos países afiliados? 193! Tudo bem, são menos idiomas, só de países de língua portuguesa são 8, mas mesmo assim, o sotaque é tão carregado que alguns devem requerer tradução. Suponhamos 50 como um número de idiomas que deveriam ser cobertos.

NT (ONU50) = 50! / (2! (50-2)!)  = (50 x 49 x 48!) / (2! x 48!) = 1225

Um exército de tradutores!!!

E, na verdade, são apenas 6 os idiomas oficiais da ONU, mas isso é papo para mais uma discussão!!! Uma injustiça por ser pequeno, uma incongruência, uma burrice, por ter solução!!! Uma solução proposta ainda no Século XIX!!!

Show do SporTV

Já vinha mencionando em meu Diário da Copa o show que o SporTV está dando na cobertura da Copa. O Extra Ordinários é programa obrigatório, o Seleção SporTV é muito bem conduzido, e num cenário sensacional, e tem os demais programas, que não vemos, durante o dia, numa cobertura 24 horas. Show!

Ontem, começou uma atração espetacular, inovadora e cara!! O programa 'É Campeão'! Chamaram 4 capitães de seleções campeãs do mundo para uma mesa redonda, Carlos Alberto, campeão de 70, Daniel Passarella, campeão de 78, Lottar Mathaus, campeão de 90 e Fabio Canavarro, campeão de 2006.


Imagina quanto não devem estar pagando!! 

E, muito legal, trouxeram para o estúdio da Ilha Fiscal nada menos que a Taça Fifa. Sabe-se que apenas Chefes de Estado e Campeões do Mundo podem tocar na preciosidade. E lá estão 4 Capitães campeões do Mundo!

E aí, claro a dificuldade: idioma!!! Não é uma tradução do Oscar (eu digo, o Óscar!), em que o idioma único é o inglês e o público único é nóis. Aqui no 'É Campeão', nenhum idioma é o velho e conhecido inglês, tem alemão, tem espanhol e tem italiano, e também nóis, e o Carlos Alberto.

Então, no mínimo, eles tinjam que ter 6 tradutores simultâneos. Pois mesmo que houvesse, por exemplo, um tradutor alemão bom pra dedéu, que traduzisse igualmente bem para português, espanhol e italiano, não adiantaria, pois ele teria que escolher apenas um dos idiomas para falar. Então, precisa-se de:

um tradutor alemão-português, 
   um tradutor alemão-italiano, 
      um tradutor alemão-espanhol, 
         um tradutor português-italiano, 
            um tradutor português-espanhol,
               um tradutor espanhol-italiano. 
Total: 6

Incrível... mas aí eu imaginei outros eventos do tipo e tive que colocar a boa e velha Matemática no jogo ... veja aqui neste link!!

domingo, 22 de junho de 2014

Saudosista?

Flávio, do alto de seus quase 70 anos, diz:
Não me agrada a seleção. Esta é a 14ª copa que acompanho, com discernimento, embora aos 5 anos em 1950, retive na memoria o olhos de nossos pais lacrimejando junto ao radio no Maracanazo. Mas não posso dizer que acompanhei as copas de 50 e 54 e, portanto, os excluo. A partir de 58, sim, acompanhei a todas.
Mas não me agrada a seleção, porque não me agrada ver a bola viajar por cima do meio de campo, em ligação direta. Meio de campo que o Gerson chamava de ZONA DO PENSAMENTO, e alguns outros chamavam de ZONA DO BESTUNTO.
Falta um pensador, um cara que pare pense e organize, porque estamos lotados de qualidade nos outros setores. Temos um dos melhore miolos de zaga de todos os tempos.Um Alex , mesmo velho nesse meio de campo daria uma ferocidade mortal ao nosso ataque.Velho? Dificil aceitar passivo esse conceito.

André  Pirlo tambem é velho, Yaya Toure tambem é velho Um meia esquerda, um meia armador canhoto. Vi muitos.  Jair da Rosa Pinto, Gerson, Rivelino e tantos outros. Até um Ganso serviria. Alex de titular e Ganso no banco. Mas grandes times não podem prescindir de um meia-armador criativo, cadenciador, lançador, sem necessidade de marcar, só de cercar. Meia-armadores carregadores de bola, sinto muito. Podemos até ganhar essa Copa e eu torço para isso, mas outras fatores, como ruindade dos outros, proliferação de zebras, vão vetorizar essa conquista,  não a beleza do futebol em si. Resisto em escrever com pavor de me considerarem saudosista do tempo do futebol mais alegre e criativo. 
 Quer saber???  Sou saudosista mesmo...

Arnaldo Bloch sobre a Copa no Brasil - Muito bom!!!

http://oglobo.globo.com/cultura/a-copa-do-avesso-do-avesso-do-avesso-12950464

O futebol é uma caixinha de surpresas: a frase mais surrada do “bárbaro esporte bretão” (expressão mais gasta que a reputação do Joseph Blatter) está mais atual do que nunca, nesta que já é a Copa do Mundo menos óbvia jamais vista. Uma “copa do tudo ao contrário”, ou muito pelo contrário e ainda há controvérsias. Segue um pequeno apanhado das evidências e das exceções à regra.

1) Ao contrário do que se previa e até do que muitos desejavam, a Copa está funcionando, não houve nenhuma tragédia aeroportuária, nenhum nó urbano intransponível, nenhum colapso infraestrutural de proporções catastróficas. Os incidentes são pontuais e de pequena escala, alguns, aliás, protagonizados por torcidas estrangeiras e por cambistas nórdicos e americanos.

2) O povo brasileiro, ora ordeiro, ora zoneiro, está contagiando os turistas e até as seleções. Como disse o técnico da Holanda, o melhor do Brasil na Copa são os brasileiros. Os turistas copeiros não estão nem aí para aeroporto (aliás, a aviação mundial já colapsou faz tempo em qualquer país), não ligam para engarrafamento nem desmaiam com uma fila ou outra: eles querem pular, beber em botequim, subir morro, caminhar de cuecas com bandeirões, viver a vida.

3) O pânico de uma grande convulsão social, de uma revolução, o medo burguês de “a favela descer” ou de uma grande onda de manifestações fazer o país e a Copa pararem, por enquanto, demonstra-se completamente infundado. Os grandes movimentos, respeitáveis, necessários e saudáveis, conduzidos pela geração Facebook e pela classe média, e ignorados pelo proletariado que faz marmita e tem que acordar às 5 da manhã para levar o leite das crianças, por ora, ficaram nos anais de 2013.

4) Ao contrário do que se preconizou, todos os estádios sem exceção estão lotados em todos os jogos, as cidades estão cheias de turistas, os hotéis estão estufados. O tal do medo estrangeiro de um Brasil perigoso e letal, na iminência de uma guerra civil generalizada ou de um colosso anárquico, ficou no terreno da ficção.

5) O boicote nacional à Copa deve estar escondido em algum bunker. Os brasileiros aderiram em massa ao Mundial, nos bares e lares, nas fan fests e nas florestas onde até as araras e os quatás estão gritando de entusiasmo. Até porque mesmo os que torcem contra o Brasil têm que ver os jogos para exercer o ofício.

6) A Espanha, que estava entre as quatro favoritas, saiu da Copa na segunda rodada. O tic-tac da irresistível campeã do mundo emperrou, virou um relógio mole de Dalí, um Rolex de camelô, um carrilhão de filme de terror. A Fúria é um escrete de velhinhos cansados com um esquema cansado e manjado e risível.

7) A Holanda, depois de beber todas e receber visitas íntimas e se estatelar na praia (eles podem fazer isso sem pirar, pois vivem numa sociedade livre e já são meio pirados mesmo) goleou a Espanha por 5 x 1 e todo mundo gritou “pintou o campeão”. Que surpresa! Mas... no jogo seguinte, provavelmente depois de beber todas de novo, fazer amor em meio ao labor e tomar chá de erva, levou um esquenta da Austrália e já não é mais aquela. O avesso do avesso. Mas isso pode mudar na próxima rodada. e teremos o avesso do avesso do avesso e assim por diante indefinidamente.

8) As alegres e criativas e aguerridas seleções africanas não estão jogando nada nem surpreendendo ninguém. Na verdade, a grande alegria está vindo... das equipes das Américas do Sul e Central!, que há muito vinham abafadas pelo absolutismo europeu. Mas como esta é a Copa do tudo ao contrário, o Chile está bombando, o Uruguai Hemp está moderno, a Colômbia está voando, a Argentina está fazendo deverzinho de casa, México e Costa Rica estão pimpões e o Brasil... bom, o Brasil é exceção, mas Felipão é pai.

9) Pela primeira vez na história dos mundiais, o estádio de abertura é o estádio mais feio da Copa, quiçá o mais feio do mundo, o mais feio de todos os tempos, e permanecerá o mais feio até o fim dos tempos. A semelhança de seu projeto arquitetônico arrojado e conceitual com o design de uma impressora vagabunda vendida de segunda mão na Saara já é uma evidência atestada nas redes sociais mundo adentro, e afora.

10) Nunca antes numa Copa do Mundo o chefe de Estado não discursa na abertura, nem diz a frase “declaro aberto o Mundial”.

11) Nunca antes uma festa de abertura de Mundial foi tão chata, feia, pobre, patética, sem imaginação, sem a cara do país, sem nada que não seja digno de lamento.

12) Nunca antes uma música oficial da Copa do Mundo foi tão escandalosamente feia.

13) Revogam-se todas as disposições em contrário, ou muito pelo contrário.


14) Para não ficar no 13, adicionamos mais um item. Aliás, um abraço pro Zagallo.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Baleia humildemais

Noutro dia eu anunciei aqui que foi lançado o CD físico da Baleia, Quebra Azul!!

Já compraram? É em www.baleiabaleia.com

Mas só hoje fui à página deles.

Notem como eles são humildes.


O link de COMPRAR o CD está pequeno e no canto inferior esquerdo.

Os links de BAIXAR e OUVIR  o disco são maiores 
e estão em posição de maior destaque.

Coisas dos tempos modernos.

Sei não...

Então, vamos lá, direto no link do canto inferior esquerdo!!!!

COMPRAR


terça-feira, 17 de junho de 2014

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dom Hugo II


Hoje acabei de ler A Comissão Chapeleira pela segunda vez. Fazendo aquela revisãozinha final, sacumé, coisas que a revisão da editora deixa escapar.... além, é claro, de ver as mudanças de última hora que Renata fez, tentando melhorar o que já está ótimo.


E sabe, na segunda vez, ACC é melhor ainda!

A gente, já sabendo o que vai acontecer, vê como tudo está amarradinho ao longo do livro, tipo.. 'Ah, é por isso que ele disse aquilo!!' e coisas do gênero.

E a gente se arrepia com as cenas de batalha tão bem descritas.

E a gente se encanta com com as criaturas folclóricas que aparecem do nada, assustadoras ou encantadoras, e tão bem inseridas aos acontecimentos.

E a gente lê novamente as mensagens embutidas nos diálogos, as lições de vida que ela tenta passar, em meio a tantas situações, mágicas ou reais, mas todas sensacionais.

E a gente sofre com .... bem, é melhor parar por aqui...

E o último capítulo, então? Assim que comecei a lê-lo, comecei a chorar, e assim fui, até o final...

--------------------------
Em tempo... D. Pedro II, sim, ele mesmo, tem parte muito legal do livro!!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quebra Azul - em versão física - na sua casa!!!

Chegou a hora!!
A versão física de 'Quebra Azul' está disponível para compra.
Nesta semana, 20 reais é o que você paga para ter o primeiro disco da Baleia!!!
Se não sabe, é a banda de meu filho Felipe e seus amigos!!
Eles farão o disco chegar até você!
Aproveitem!!!!
Como sempre, é só entrar em 
www.baleiabaleia.com


Eis o recado original deles!!!

Além de baixar de graça, ouvir por streaming, comprar no iTunes ou ouvir no Youtube, agora também temos a versão física do 'Quebra Azul'!

A partir de hoje, o álbum vai estar disponível para venda no nosso site. O processo é esse aqui:

- Você preenche todos os dados no PagSeguro
- Nós enviamos pelos Correios e mandamos um email com o código de rastreamento
- Você acompanha o seu pedido até chegar em casa

Na primeira semana não estamos cobrando a postagem dos Correios, então aproveitem! 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mais de 1000 curtidas


Não é sempre!

Quando acontece, temos que comemorar.

Esta foto que Renata publicou no Facebook teve mais de 100 curtidas, um recorde absoluto na 'carreira' dela na rede social.





Vejam aqui alguns dos comentários..



·  ·  Thiago Lima Marinho ameiiiiiiiiiii Re!

·  Larissa Rosa Que lindo Rê!

Mahy França MEODELS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! *O*

Keila Assis Olha Mabí Santos que lindo!!!

Mahy França O presente que eu comprei pra você até que combina com seu quarto!! *o*

Mateus Duerre QUANTA COISA

Deia Cherry É perfeito

Samuel Jonathan AGORA É O MEU QUARTO...KKK

Eduardo Santiago a Re ainda tem VHS! *--*

Vitor Pitta Os miseráveis ali livro perfeito

Fernando Pita Então você dorme debaixo das barbas de Sua Majestade?

Mahy França Cara... Titanic VHS!! :') #saudades (o meu sumiu! :/)

Flavio Oliveira Bem arrumado, o meu é um pouco menos. rs

Flavio Oliveira Deve ter outra estante em algum outro canto do quarto. rs

Nádia Lima pode roubar seu quarto pra mim? kkkkkkkkkkkkk

Tácito Gomes Amei Rê!!!! *---*

Bernardo Moura Faz um vídeo shauhsauh

Laiany Teixeira adoraria ter uma estantezinha como essa

Pedro Martins Bookshelf tour seria uma ótima! Hahaha

Vitória Chagas Meninaaa esse box de senhor dos anéis *-*

Hebert Moreira Eu qro um iguaal

Denise Rodrigues Queeee lindoooo!! *---*

Isabela Brito Que quarto lindo *_*

Gabriel Camacho A ALMOFADA DOS PIXIES

Edson Goes É uma coleção de VHS ali?

Matheus Gaudard Invejei!

Karina Vitória Que lindo *-* e tem um ótimo cantinho pra leitura

Douglas Benning que paraíso!

Leon Nunes Logo menos um livro meu estará em meio a esta sua biblio-cama.
Abraços

Priscylla Di Miranda Vc não quer me adotar não Renata Ventura? Eu sei cozinhar, sei arrumar a casa, não incomodo ninguém, kkkkkkkk só me prometa que irá me deixar dentro desse quarto o dia todo kkk

Adrienne Nunes De Vasconcelos Que sonho lindo um quarto assim!!!! Eu quero.....

Luís Henrique Roubarei sua Casa -q inveja mode on

Ronny S. Andrade Olha essa almofada meu Deus, e #roubei

Caça Series Minha noooooossa ! Troca com o meu???

Paulo Marcelo Que coleção linda. Queria algo assim. Mas nao abro mão da minha cama de casal haha

George Fabio Os livros a altura das mãos. Quando eu morrer, espero que no "nosso lar" tenham umas estantes assim...


Peterson Rodrigues Sabe Renata Ventura acredito que estou cm inveja

Victória Carolline Aaaai mds *U* E essa almofada perfeita? haha Amei!

Joao Santos Vianna MARAVILHOSO

Pablo Edu Ramos Ai, que liiiindo, Renata Ventura. Pireeeei! *-*

Giuuh Amado Opa! Vejo filmes de HP alí :-3

Rauan Cruz Meu Deus, se eu tivesse um quarto desse eu nem sairia dele


Lucas Santos Ameeeeeeei sua estante!!!!!! Sempre imagino uma assim pra mim *_* E essa almofada

Hiago Henrique sem palavras

Heitor Oliveira Gente quantos livros e dvd's e coisas que eu adoro *--* Também adorei a almofada dos Pixies *-*

Carla Luz Como você consegue ser organizada? Eu sou um furacão!

Renata Ventura haha Viu, mãe?! Eu sou organizada!
rsrsrsrs

Carla Luz Se eu colocar a foto do meu quarto, ela (minha digníssima) manda eu tirar pela bagunça! Eu não consigo ser organizada! E quando ela tenta organizar é um desastre! Na última vez, ela guardou 2 livros da pós graduação e eu fiquei o dia todo procurando... ela guardou (pra mim foi esconder) atrás de outros tantos dentro de uma sacola velha. O livro era velho e ela achou que eu não iria usar. Eu amo minha mãe, mas preferiria que ela não tentasse arrumar meus livros. Ela tira da minha "ordem" mental e na pós , tenho que fazer trabalhos consultando 10, 12 livros ao mesmo tempo. Então fico com todos por perto ... ela quase morre com isso! hehehehehe



Denis Fernando Recalque em 3, 2, 1.

Hiago Henrique Meu quarto = uma bagunça. Minha prateleira de livros = Organização Perfeita, todos embalados para não pegarem pó e não serem danificados. Minha mãe endoida com isso 

Claudio Schamis Acho que vou roubar essa foto e postar ela na Viciados em Livros o que acha Rentata???

Ruan Rangel Caraca, vc tem livro pra ler ate chegar na velhice...
Quer trocar nao?? Hehe

Talita Lopes Adorei!!!!

Victória Pinheiro Seu quarto é um sonho de tão lindo 


Ludmilla Xavier Gomes Dormir rodeada de livros 

Nicole Araújo Ribeiro Almofada perfeita *-* 

Thaís Ribeiro QUE MARAVILHOSO,ESPETACULAR SEM MAIS *--*

Guilherme de Carvalho O quarto dos meus sonhos

Guilherme de Carvalho Rê, qualquer dia temos que marcar pra eu invadir sua casa u.ú

Marcelo C. Lemos Estou caindo de amores por você, Renata. Teu quarto é de foder a economia da Suécia, de tão fofo!

Andressa Pierre owwwn, bateu saudade do meu antigo quarto, mas não aguentei a alergia :T. MUITO LINDO teu quarto viu?

Mika Holanda minando a inveja no coração alheio, né srta. Renata Ventura.

Victor Cardenas Hehe. Você pegou do teu pai a coletânea James Bond? Rsrs

Wellington Monteiro Rê, vc n tem AAE? hqushaushaushausha

Alison Rodrigo Adoreei! Show!!

Igor Lima Nunca poderei dormir numa cama assim por causa da alergia. Já violo a regra livros no quarto hehe

Gabriela Rodriguez que linda essa estante colada com a cama...ia adorar dormir ao lado dos meus títulos preferidos

Victor Santos Tipo assim... uau! Livros ao alcance da mão em horas sem sono. PERFEITO!

Victor Santos Sem falar nas pinturas e decorações. Vivian morra!

Cristina Lasaitis Não te dá rinite?

Carol Azevedo Renata Ventura, precisando te fazer uma visita 

Mandy FQueiroz Literalmente dormindo nos livros! Se fosse eu ia morrer de alergia. O travesseiro *-*

Mariana Bento Eikelindo *---------------------------------* (quero um travesseiro desse <3)

Vitoria Izidoro OMG, Re quero uma almofada dessa *----*

Isadora Valentina Quer trocar de quarto???
· 
 Karine Vasconcelos aquilo é um vhs de titanic? que
Itamar Natan kkkk n acredito não, é o quarto dos meus sonhos
Renata Ventura Eu tenho alergia sim, Cristina, mas ignoro! haha 

Renata Ventura Uma máscara qualquer, Vitor Augusto rsrsrsrs 

William Trevisan Aliás, tô com mó inveja do seu quarto '------------'

Vitor Augusto E eu sou apaixonado por máscaras, pierrots e teatro de rua e.e

Alessandra Slugburn PARTIU ROUBAR OS LIVROS DA RENATA. (e a almofada tbm kkk)

Carolina Venegas Eu adoro esses quadros de planetas do cara do spray que fica na Av. Atlântica!!!! Ou melhor, descobri que não é um cara só, tem mais de um artista que faz esses quadros em diferentes pontos da cidade. Mas de qualquer forma, são lindos! Ainda não consegui comprar um para mim. Nunca mais vi esses pintores em lugar nenhum!

Renata Ventura Quem quiser comprar uma almofada dos pixies, fale com Táina Sena Ela que me deu de presente 


Ricardo Dias Almeida Que arrumado. Se eu postar foto do meu, vira cenário de filme de terror...

Antonio Carlos Junior aquele quadro/pintura é lindo. Representa o alinhamento das pirâmides com os planetas? Você comprou ou fez?

Bruna Melo Meu deus, aqueles Miserávei ali me enchendo os olhos. Até hoje só li uma versão resumo, sou doida pela completa (especialmente para entender como um livro de mais de mil páginas, foi resumida para a 100 e ainda assim ficou perfeito). Anyway, show o quarto!

Hiago Henrique Renata, quais são os livros da Anne Rice que você possui? 

Renata Ventura Todos das crônicas vampirescas, Hiago Henrique


Bruna Camargo da Silva Renata Ventura essas suas prateleiras são acopladas à cama? Faz tempo que procuro uma cama assim por causa do espaço que me falta para colocar mais livros 
HSUAHSAUHSAUSHAU

Renata Ventura Oi, Bruna! Eu tenho essa cama desde que eu era criancinha! hehehe 

Renata Ventura As prateleiras são soltas - dá pra separar da cama 

Débora Reis O VHS DUPLO DE TITANIC! eu tb tenho!!!!

Débora Reis ei! EI! akilo são os VHS originais sem remasterização de guerra nas estrelas? esse quarto vale um fortuna!
Letícia Kelly Harry Potter tem nao?

Renata Ventura O Harry Potter está do lado do meu computador, fora da foto, Letícia! Numa caixa só dele

Homero Ventura Ora OraOa, quase 1000 curtidas!! Seguramente a campeã da Renata!!!

Homero Ventura E ela não 'roubou' minha coleção de 007, ela também é aficionada!!!
Renata Ventura 1.013 curtidas! haha \o/

Luciano Campos Tardock Curti o móvel! hahaha Mto legal a forma como fica tudo disposto ao redor da cama. hahaha 

Dêner B. Lopes sÓ FALTOU UM GRANDE POSTER DO A ARMA ESCARLATE PRESO NA PAREDE DA CABECEIRA DA CAMA. RSRSRSRSRS

Carolina Estrella Você dorme entre os livros!

Gert Bolten Maizonave Uma vez tentei dormir nessa cama. Passei quase toda a noite olhando os livros. xD



Homero Ventura Renata, marca a 'nossa' coleção do 007!!!

Renata Ventura marcada



.