Esta é a 47ª edição de OUÇA e LEIA
onde você ouve uma historinha minha
e lê o que está ouvindo!
Olá, amigos do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura direto do Brasil
Hoje, terminaremos nosso Projeto O George Harrison dos Beatles, com a
segunda canção de O George Psicodélico
It´s All Too Much
Aqui, existem algumas interpretações possíveis para o objeto da declaração. George andava meio místico, então poderia ser mais uma conversa com Deus, mas a primeira frase fala
"When I look into your eyes, your love is there for me",
Então, eu não vejo Deus como aquele ancião de longas barbas, hoje eu sei que é um ser incorpóreo, sem forma, portanto sem olhos, então, descarto essa interpretação.
Depois, as imagens que entrega na letra, como no refrão
"It's all too much for me to see The love that's shining all around here The more I am, the less I know And what I do is all too much"
levam a crer em uma viagem alucinógena,
tendo LSD como indutor, e George até falou nisso em entrevista posterior.
Só que lá no final, ele diz:
"With your
long blonde hair and your eyes are blue",
então, pronto, ele está pensando mesmo em Pattie Boyd, sua esposa, ah, o amor!
A letra combina com a gravação, com muitos contornos psicodélicos,
lembrem-se, apesar de o álbum ser lançado em janeiro de 69, era trilha
sonora de um filme lançado em julho de 68, e a canção foi composta no começo de
67, o ano mais psicodélico dos Beatles. Ela tem três versos com letra diferente
e o refrão mencionado tocado quatro vezes. Havia um outro verso e mais um
refrão que foram cortados, porque a canção estava em 8 minutos de duração,
ainda um tempo considerado excessivo para uma canção. Em outras palavras, “Too
Much”, que era o nome inicial da canção. Como curiosidade, eis o refrão
cortado:
“It's all too much for me to take / it's waiting there for everybody / the more you give the more you get / the more it is and it's too much”
... portanto, diferente do refrão repetido 4 vezes na canção, acho que se
George desconfiasse que seria cortado, teria adotado a letra alternativa em uma das vezes, pois a mensagem é
ótima,
Isso é demais só para mim, tá tudo aí pra todo mundo
“o mais que dês, tão mais terás” o
dividir só vai somar.
Este último quarto foi tradução livre, mas os outros três até que estão legais!!!
Enfim, como a decisão de cortar veio só
nos 'finalmentes' do processo, um trecho intermediário inteiro
foi cortado, incluindo este outro verso, também interessante:
"Nice to have the time to take this opportunity.
Time for me
to look at you and you to look at me!"
... com ótima rima, com palavra rara e
longa.
Infelizmente, a mensagem foi abortada!
Felizmente, no filme Yellow Submarine, está na íntegra!
A gravação ocorreu fora da EMI, no De Lane Lea Music Recording Studios, novidade absoluta para eles. Na primeira sessão, em 25 de maio, eles ensaiaram muito (era a primeira vez que os seus companheiros ouviram a canção de George) e gravaram 4 takes, com George em um órgão, John numa guitarra extremamente distorcida, Paul no baixo e Ringo na bateria!
Havia uma enorme introdução de 22 compassos, com George repetindo os
acordes do refrão no órgão cinco vezes, cantando nas duas últimas o título da
canção, e com destaque para a bateria de Ringo, ainda precedida por
um grito ininteligível de John e acorde longo de sua guitarra estendido em
distorção máxima,
A introdução de IATM
e com o feedback permitido no registro, que só terminava com a entrada de um acorde no órgão que zumbiria ao logo de toda a canção (como um drone, como um zanção) como que abrindo as cortinas para um espetáculo psicodélico, além de um Grand Finale, ou eu deveria chamar de Long Finale, instrumental e gritos variados.
As palmas que se ouvem ao longo dos refrões, com os 4 Beatles esquentando as mãos, bem como as harmonizações de John, Paul e George nos refrões, e "Too Much-a" e variações finais, vieram na segunda sessão, 5 dias depois, bem como a extensiva percussão adicional, com Ringo no chimbal, Paul no cowbell, John no bloco sonoro (woodblock).
Na terceira e última sessão, no dia seguinte, vieram os metais, com uma clarinetista e 4 trompetistas, um deles, em certo David Mason, que fizera história em Penny Lane além de mais acréscimo de sons e tons múltiplos no extenso final.
Parte de Metais
Se você se admirou dos 22 compassos de duração da introdução, preste atenção e conte 1-2-3-4 e vá contando quantas vezes você conta 1-2-3-4. Contou? Eu contei: 79 vezes!! Um recorde até então, que não seria batido nem por Hey Jude, com seus 72 compassos!
Deixo aqui pra vocês a versão completa,
de 8 minutos.
Mas você concordará que NÃO É TOO MUCH.
Demais edições do OUÇA e LEIA
- Neste LINK - A Origem dos Beatles
- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
- Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko
- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
- Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps
- Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)
- Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo
- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
- Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária
- Neste LINK - A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
- Neste LINK - Os Números nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Animais nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney
- Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr
- Neste LINK - Análise de Eight Days A Week
- Neste LINK - Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite
- Neste LINK - Análise Temática de Honey Pie
- Neste LINK - Análise Temática de Yer Blues
- Neste LINK - Análise de Birthday
- Neste LINK - Análise temática de Yellow Submarine
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - As Covers
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 1
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 2
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 3
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 4
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Indiano Partes 1 e 2
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 1
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 2
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 3
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 4
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 5
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 6
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 7
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 8
- Neste LINK - O George Harrison dos Beatles - O George Psicodélico Parte 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário