-

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

OUÇA e LEIA - Yer Blues, e os pedidos de ajuda de John

 Esta é a 29ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo


Clique neste 
LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 



______________________________


Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil

Isto é Songfacts, a história de uma música

Hoje com Yer Blues  e as canções em que Lennon pediu ajuda

John berra: 'Nuvem negra passa em minha mente, bruma azul em minh'alma, sinto tanta vontade de morrer, até odeio o meu Rock'n Roll. Quero morrer, siiiim, quero morrer'  

John foi o único Beatle que efetivamente pediu ajuda para si mesmo, através de suas canções. Eu identifiquei quatro canções dele pedindo socorro, de sua autoria. Paul também fez uma, mas não se referindo a si mesmo.

 

Início de With a Little Held From My Friends

Explico: ele escreveu With A Little Help From My Friends em 67, definitivamente uma canção no tema, mas o fez para Ringo cantar, como se fosse o baterista pedindo ajuda. E se encaixava perfeitamente à sua condição de momento, de não compositor na banda, que necessitava da ajuda dos amigos para poder brilhar num vocal principal!

 

Início de I’m A Loser

A primeira em que identifiquei esse lamento foi I’m A Loser, de 64, em que apesar desse desespero todo ser porque ele perdeu uma menina, centrei-me na dúvida interna do autor, se está chorando não por ela, mas por ele (Is it for her or myself that I cry?), punindo-se por ser tão orgulhoso! É uma autoanálise! O próprio Paul a considera parte de uma tríade de 'cry for help songs' de John, junto com a própria Help!, da qual falarei em seguida, e Nowhere Man, as três escritas um período de um ano. Esta última, entretanto, por ser falada na terceira pessoa, eu a classifiquei como uma Story Song, afinal ele conta uma história sobre uma pessoa que claramente é ele mesmo.

 

Início de Help

O mais claro pedido de ajuda veio no próprio título de uma canção! Era Help, sim, canção, álbum, filme... sendo que a canção, ele fez da noite pro dia, assim que decidiram o nome do filme, impressionant! E abriu seu coração, dizendo que precisava de alguém! Apesar do sucesso, estava inseguro, angustiado, de verdade!

 

Início de Good Morning Good Morning

O terceiro clamor era disfarçado. John foi o primeiro Beatle a se casar, por causa da gravidez de Cynthia, e ele nunca se encaixou na vida burguesa de trabalhar e voltar pra casa pra ver esposa e filhos, que era o que ele tinha naquele quase ano já de interrupção das excursões pelo mundo.  Ele via Paul, imerso na contracultura, no esplendor da Swinging London, aculturando-se e encontrando gente interessante, aos 27 anos incompletos, reclamava que era time for tea and meet the wife!..

Veio 68 e o Álbum Branco trouxe a  'cry for help' da melhor espécie! Bem, ele realmente estava se sentindo assim, sozinho, no acampamento na Índia, quase se separando de Cynthia, e já obcecado por Yoko, mergulhando na Meditação Transcendental, e queria falar com Deus! John usou a canção para fazer um pastiche sobre a onda de Blues na Inglaterra, vocês sabem, 'Blue', além de 'Azul', quer dizer 'Triste', e o Blues, como estilo musical, é, invariavelmente, um lamento! E John quis elevar um lamento de solidão à mais elevada potência, que é a vontade de morrer e o vocal de John é impressionante, transmite a angústia, perfeitamente. Aqui, o vocal original em inglês daquele trecho que traduzi no começo.


Black cloud crossed my mind

Blue mist round my soul

Feel so suicidal

Even hate my rock and roll

I die, wanna die

Muito do clima sombrio da música foi conseguido por causa do local onde gravaram, uma sala pequena de Abbey Road, que tinha espaço só pra bateria, um gravador de quatro faixas, os guitarristas e seus amplificadores, que ficavam voltados para a parede do cubículo dando efeito acústico impressionante. Eles adoraram gravar assim, e aquilo decerto contribuiu para a chama para embarcarem no Projeto Get Back, de volta às origens da banda, no qual embarcariam em janeiro de 69.  

Yer Blues foi apresentada aos demais nas famosas sessões de Esher, casa de George, no final de maio de 68, preparatórias para a gravação do que viria a ser o Álbum Branco, com John no violão e George também, já pensando em partes do solo que faria depois, Paul e Ringo na percussão.

 

Esher Demo Yer Blues

A letra estava ainda diferente da definitiva, inclusive ela dava diferentes 'nacionalidades' de sua mãe e pai, que ali eram, respectivamente, da 'terra' e do 'céu', rimando "sky" com "why", mas na versão final trocou "mother" por "father", e  ficou muito melhor, com a rima mais elegante, de "earth" com "worth". Um ou outro, o fato é que a imagem envolvendo "sky" e "earth" foi inspirada em poemas de Yoko.   Também John não estava tão dramático: na demo, ele estava apenas "insecure" como o Mr. Johns de Bob Dylan, já na versão final, ele estava "suicidal", o que seria o extremo do 'feeling blue'.  

No estúdio, foi em 12 de agosto, e lá se foi a parafernália de instrumentos e amplificadores para uma sala de 2x5 metros, um almoxarifado sem acústica, em que tinham até que ter cuidado para não esbarrar guitarras, e lá ocorreu uma sessão bem produtiva, cada um com seu instrumento tradicional captado por um canal da fita. Nunca os Beatles trabalharam tão unidos. Lembraram-se da época do Cavern Club.  Foram 14 takes, mas os melhores foram o 5 e o 6, e fizeram uma junção das melhores partes deles, criando o Take 15. 

A gravação começa com uma contagem parcial de um compasso, a dar a ideia do tempo da canção. A contagem é feita para orientar os músicos a começarem a tocar seus instrumentos. Normalmente é eliminada na edição final, mas é sempre um charme diferente.

Aliás, Yer Blues é uma de apenas cinco canções que começam com contagem do tempo, a primeira sendo logo na primeira canção do primeiro LP.

1 2 3 4 de I Saw Her Standing There

Depois, foi uma por ano a partir de 66:

1 2 3 4 1 2 de Taxman

1 2 3 4 da reprise de Sgt Pepper‘s,

A nossa Yer Blues e

1 2 3 de Dig a Pony,

As primeiras 4, no tradicional compasso quaternário, a última em compasso ternário, sendo que Yer Blues orienta apenas a bateria de Ringo para a pungente entrada de John logo em seguida:  Sim, estou só!


2 3 Yes I’m Lonely

Não há pontes ou refrões na estrutura, são 9 versos direto, os 5 primeiros cantados, os dois seguintes instrumentais, e os dois últimos também, mas com o guia vocal de John ao fundo.

Os Versos 1 e 2 têm métricas similares,

"Yes I'm Lonely" "gonna die" "Yes I'm Looonely" "gonna die",

"In the morning" "gonna die" "In the eeevening" "gonna die",

perceberam o estado dele, né..

“estou só vou morrer, de manhã vou morrer, de noite vou morrer”.


Os versos cantados sempre terminam com a mesma frase:

 

"If I ain't dead already, oh girl you know the reason why".

 

Ringo entra com suas viradas ao final de cada compasso par,

 

Bateria de Ringo

... enquanto as frases cantadas de John são entremeadas de tercetos de sua guitarra estridente e por riffs chorosos da guitarra de George

 

Guitarras chorosas

e as duas se juntam em harmonia descendente antes da frase final.

 

Guitarras descendentes

Aqui vale uma consideração sobre a time signature da canção, as contagens de tempo e compassos, um desafio que o nosso baterista predileto teve que vencer. O tempo primordial dos Versos 1 e 2 é 6/8, similar a uma valsa, você consegue contar mentalmente até 6 em cada compasso. Só que não! O compasso 10 muda para o tempo 4/4, retornando ao 6/8 nos dois finais! Perceba!

123456 123456 123456 123456 123456 123456 123456 123456 123456 1 2 3 4 123456 123456

O baixo de Paul nessa sessão é bem blues básico, sem firulas. Cada frase de John é introduzida por uma virada da bateria de Ringo que, aliás, está impossível, com aquele prato insano durante toda a canção e acompanhando magistralmente as mudanças DE tempo.

Os 3 versos seguintes, que começam em "My mother was of the sky", "The eagle picks my eye" e "Black cloud crossed my mind", são diferentes dos primeiros, pois a batida é 4/4, você consegue contar mentalmente até 4 em cada compasso, mas só nos 4 primeiros, depois retorna o padrão dos versos 1 e 2, ou seja, compassos em 6/8, um em 4/4, e os dois últimos em 6/8. Uma brilhante salada de tempos! E dá-lhe Ringão pra acompanhar!!

1 2 3 4  1 2 3 4  1 2 3 4  1 2 3 4    123456 123456 123456 123456 123456 1 2 3 4 123456 123456

O que mais me impressiona na letra é a imagem de seu olho sendo picado por uma águia e os vermes lambendo seus ossos, veja o estado miserável de sua mente, querendo morrer!

Aliás, nesses Versos 3, 4 e 5, é notável a sucessão de Beatles Breaks, com John cantando as três primeiras frases de cada um deles sem qualquer instrumento por trás, entremeadas por dois glissandos descendentes ('Ueeeeu') das duas guitarras de John e George e do baixo de Paul,

 

Black cloud crossed my mind

Ueeeeu

Blue mist round my soul

Ueeeeu

Feel so suicidal 

Felizmente, pudemos VER esse movimento, pudemos testemunhar VISUALMENTE,  no Rock And Roll Circus, o qual explicarei mais adiante.

Os três versos também terminam com John e George em harmonia descendente antes da frase final. No Verso 5, quando John declara um surpreendente “até odeio meu rock and roll”, deixa o blues básico, e passa a ritmo diferente, mais batido, mais animado em 4x4.  


Even hate my rock and roll

(muda tempo para 4/4)

I die, wanna die

If I ain't dead already

Ooh girl, you know the reason why

A batida segue nos Versos 6 e 7, puramente instrumentais, e têm destaques para a guitarra sincopada de John no primeiro (com a de George no background) 

 

 

Verso 6 com guitarra sincopada de John

e para a guitarra estridente de George no último (com a de John no background), trabalho de equipe fenomenal.

 

Verso 7 com guitarra estridente de George

Depois, com uma sensacional virada da bateria de Ringo, volta ao ritmo inicial, com o Verso 8 só instrumental, ouvindo-se o guia vocal de John  ao fundo, entoando a letra do Verso 1, e segue o Verso 9, que começa mas logo cai em fade-out até terminar a canção.

 

Versos 8 e 9

Estes dois versos finais não são tocados ao vivo, apenas são cópias do Take 5, mas com o vocal abafado.

No dia seguinte, John gravou seu estonteante vocal principal, e Paul acrescentou um vocal leve de apoio no segundo e no 3º verso em 

"girl, you know the reason why",

Depois, os engenheiros dobraram as guitarras dos Versos 6 e 7, e acrescentaram aquele eco na voz de John! Ô coisa boa!!

A canção também notabilizou-se por ser a ÚNICA num período de mais de dois anos, em que um Beatle aparece tocando uma canção dos Beatles ao vivo! Foi por conta de um projeto de Mick Jaegger para a TV, chamado Rock And Roll Circus, em que John tocou numa superbanda, com Eric Clapton na guitarra, Keith Richards no baixo, e Mitch Mitchells na bateria, uma banda que levou o nome de Dirty Mac.

 

Inserir Yer Blues com Dyrty Mac

O espetáculo não foi ao ar, mas há um vídeo disponível e pode ser conferido. Peço especial atenção para o momento 'My father was of the sky', note os 3 guitarristas num 'glissando' pelos braços dos agudos aos graves de suas guitarras. É notável!

 Agora venha tentar ajudar John a se sentir menos solitário em Yer Blues!

 

…two, three

 Verso 1 (6/8-4/4-6/8)

Yes, I'm lonely, wanna die

Yes, I'm lonely, wanna die

If I ain't dead already

Girl, you know the reason why

 

Verso 2 (6/8-4/4-6/8)

In the morning, wanna die

In the evening, wanna die

If I ain't dead already

Girl, you know the reason why

 

Verso 3 (4/4-6/8-4/4-6/8)

My mother was of the sky

My father was of the earth

But I am of the universe

And you know what it's worth

I'm lonely, wanna die (muda para 6/8)

If I ain't dead already

Girl, you know the reason why

 

Verso 4 (4/4-6/8-4/4-6/8)

The eagle picks my eye

The worm he licks my bone

I feel so suicidal    

Just like Dylan's Mr. Jones

I'm lonely, wanna die (muda para 6/8)

If I ain't dead already, yeah

Girl, you know the reason why

 

Verso 5 (4/4)

Black cloud crossed my mind

Blue mist round my soul

Feel so suicidal

Even hate my rock and roll

I die, wanna die (segue em 4/4)

If I ain't dead already

Ooh girl, you know the reason why

 

Verso 6 (instrumental em 4/4)

Verso 7 (instrumental em 4/4)

Verso 8 (instrumental em (6/8-4/4-6/8)) John ao fundo

Verso 8 (instrumental em 6x8-4/4-6/8) John ao fundo e fade-out

 

 

Wanna die

Yes, I'm lonely, wanna die

 

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 
  28. Neste LINK Análise Temática de Honey Pie 


11 comentários:

  1. Incrível texto
    Detalhes técnicos fantásticos
    Parabéns Homerix
    Quero mais textos como esse...por favor 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Realmente! John estava profundamente deprimido, querendo morrer, e até odiando _rock’n roll_. Várias frases mostram isso. Ainda bem que superou.
    Vera Mussi

    ResponderExcluir
  3. Que pesquisa detalhada e envolvente.. fui lendo e percebendo detalhes que não tinha atinado até então. Parabéns pelo texto. Rubem.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!!!
    Quanto detalhe

    ResponderExcluir
  5. Admiro essa tua paixão ! Abração ! Reneu

    ResponderExcluir
  6. Eu diria que quando ele se queixa de cansaço também pedia socorro. I'm soooo tired. Eu me sentia muito cansada também naquele tempo...vivia cantando a música. Até que um dia falei que não era bom...Eu me sentia mais cansada ainda! Parece que pega...Hoje dizem que sim. Que atraimos o que pensamos. John então estava atraindo muitas energias negativas falando até em suicídio. Muito triste. Mas em Help é diferente, É um pedido de socorro, ele buscava ajuda. Gosto mais.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Depaula! Porém, isso é interessante e confortante - mesmo sendo um super mega top astro da música, ninguém está imune ao "ever changing mood" que pode nos acometer a qualquer momento.
    Por outro lado, adorei os detalhes que Homero nos passa aqui. A voz de Lennon nunca esteve melhor - bem ao estilo de "Mother". Gostei também da versão levada no cubículo de Abbey Road - bem crua e gutural mesmo!
    Mais uma vez, obrigado, Homero, pelos bastidores da canção!

    ResponderExcluir
  8. Mente meio perdida ou desespero !à procura de caminho ou respostas? Homero o decifrador de sentimentos tem a resposta. Abrs. Gerson Braune

    ResponderExcluir
  9. Que análise incrível, Homero!
    A arte como expressão da vida...
    Maravilha!

    ResponderExcluir
  10. Bom saber que Figueira também é fã dos Beatles.
    Desconhecia o fato de John ter sido o único, dos _Fab Four_, a pedir ajuda para si mesmo. Começando com _ With A Little Help From My Friends_, composta para Ringo, mas com apelo de Lennon.
    _I’m a Loser, Good Morning, Good Morning,_ revelam seu sentimento de solidão, bem demonstrado em _Yer Blues_. Texto para ser lido pouco a pouco, para bem apreciá-lo.
    Vera Mussi

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro os Beatles, mas eu amo os Beatles tocando Blues! Yer Blues é uma das mais lindas canções deles. Não me importo se a letra é meio deprê. Isso é o Blues. Com as suas explicações técnicas e históricas fica tudo mais legal ainda. E vamos combinar, essa salada de compassos é um show pra poucos. Grande abraço!

    ResponderExcluir