Esta é a 45ª edição de OUÇA e LEIA
onde você ouve uma historinha minha
e lê o que está ouvindo!
George admite: 'Ao longo do dia é só eu, depois eu e mais eu e ao longo da noite, eu, mim, meu, eu, mim, meu, eu, mim, meu, agora estão com medo de largar, todos estão tramando, tornando-se mais fortes o tempo todo'
Ao mesmo tempo em que George faz uma crítica ao egoísmo, falando em todas as formas de primeira pessoa, em todos os pronomes possíveis, como se fosse ele se auto-acusando, ele lança mensagem direta a seus companheiros John e Paul (o 'todos' da letra), os autores maiorais da banda, por só pensarem nas composições deles, não abrindo espaço para as dele mesmo.
Now they're frightened of leaving it
Everyone's weaving it
Comin' on strong all the time
Uma imagem emblemática do desprezo pode ser vista no filme Let It Be, e no documentário Get Back, uma cena aparentemente singela, de John dançando uma valsa com Yoko, ao som da canção de George, que é, em verdade, uma valsa, pode-se perceber a batida, tum-ta-ta, tum-ta-ta (mudando para rock na ponte).
A mudança de ritmo da bateria de Ringo
Ocorre que John desprezou a canção desde o início, criticando-a por ser uma valsa, que isso não poderia ser uma canção Beatle. Aparentemente, ninguém se lembrou de esfregar na cara dele que ele já fizera uma valsa, seis anos antes, Baby's In Black?
Trecho de Baby’s In
Black
E muitas houve nessa batida no carretel dos Beatles
O fato é que John nem participou da gravação. O clima estava ruim (era começo de 69), George até deixou a banda, num lamentável 10 de janeiro, mas voltou uma semana depois.
Aliás, I Me Mine tem uma história muito peculiar. Ela foi gravada em apenas dois dias, porém, tendo quase um ano, mais exatamente, 360 dias de intervalo entre o primeiro e o último dia.
Veja: George a trouxe para o Projeto Get Back, no dia 8 de janeiro, nos estúdios de filmagem de Twickenham. Naquele dia, ela foi ensaiada 40 vezes. Cabe até uma parada aqui, para detalhar a ficha técnica da versão final:
George: Vocal principal e de apoio, violão e guitarra distorcida.
Paul: baixo, órgão e vocal de apoio.
Ringo: bateria.
John: valsa
Versão de I Me Mine em Let It Be 2021.
Ali ocorreu o episódio da valsa de John e Yoko. Bem, se podemos criticar John por ter desprezado a canção e não ter contribuído com instrumentos, foi indiretamente graças a ele que ela viu a luz do sol de uma gravação. Sim, porque a sua gozação, pegando Yoko para valsar, encantou a todos, até George gostou da brincadeira, e disse, ainda que magoado: "Quando fizermos o show ao vivo, vai ser essa sua participação, nós tocamos e cantamos e você valsa!".
O diretor Michael Lindsay-Hogg adorou a ideia e incentivou e filmou, e a cena fez parte do filme Let It Be. Note que àquela altura havia um trecho em guitarra flamenca precedendo o último verso.
Trecho de violão flamenco
Dois dias depois da dança, ele deixou os Beatles, magoado com o desprezo de John com aquela canção e de Paul e de John com sua obra em geral, e de saco cheio com as exigências de Paul.
Ensaio de I Me Mine em 8 de janeiro de 1969
Voltou 10 dias depois, sob condições. E chegando ao final do projeto, decidiu que nenhuma das duas canções que ele trouxe seria tocada ao vivo. Com o projeto engavetado, ela ficaria para sempre, na prateleira, se não tivesse 'participado' do filme. O mesmo aconteceria com Across The Universe. O fato de elas estarem no filme fez com que voltassem a ser consideradas para estarem no álbum final, Let It Be.
Aí, passaram-se mais de 11 meses até o segundo dia. A essa altura, eles já haviam gravado e lançado Abbey Road e John Lennon já havia deixado os Beatles. E no dia 3 de janeiro de 1970, no alvorecer da década de 1970, os três Beatles remanescentes se reuniram para gravá-la de fato, sob a batuta de George Martin.
Então foram 16 takes, com George na guitarra base, Paul no baixo, Ringo na bateria, mas depois Paul foi ao órgão, e George acresceu lindas partes de violão e de guitarra distorcida. Os três arrebentaram em suas funções, John não foi necessário.
A estrutura da canção tem três versos e duas pontes. Dois dos três versos tem letras diferentes, obedecendo ao critério Beatle. Rimas? Mine-Time-Wine, ok! E aqui eu percebi que eles pronunciam o 'G' no gerúndio dos verbos, ouça em 'playnG it, sayinG it, leavinG it, weavinG it', achei que sumiam, é Beatles ensinando-me a falar corretamente o inglês.
As pontes são as mesmas, aqueles trechos em rock do "I-me-me-mine", harmonizados por George e Paul, repetido 4 vezes,
Vocal isolado da ponte I ME ME MINE I ME ME MINE I ME ME MINE I ME ME MINE
comuma linda guitarra de George, Paul parecendo um tecladista profissional, e Ringo se desmembrando na variação de tempo, porque os versos são tocados em ritmo de valsa 6/8 e ponte é tocada em ritmo de rock, 4/4. Aliás, não só a ponte... a seção valsa é perfeita, também, a partir da introdução magnífica de George na guitarra com Paul no órgão. Note também o violão ascendente de George nos versos, junto com 'I me mine I me mine I me mine'. Charmoso!
O violão de GEORGE por trás de 'I me mine I me mine I me mine'
Para o lançamento do LP, entretanto, ele ainda levaria um banho de orquestra pelo produtor contratado Phil Spector, e uma das canções 'lavadas' foi I Me Mine, as outras duas sendo Across The Universe e Long and Winding Road. E foram 27 instrumentos de corda e 6 metais, e Ringo ainda acrescentou mais bateria. Como ela não requereria as vozes do coral, foi deixada para o final da sessão, quando os cantores foram embora, e a sessão se estendeu até a madrugada do dia seguinte, já 2 de abril de 1970. A orquestra acompanha os versos e some nas pontes.
A orquestra de I ME
Mine
Como finalização, deixo a ironia de George logo antes do Take 16. Recentemente uma banda (Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich), de pouquíssimo expressão fora da Commonwealth, teve a saída de um dos seus principais membros (Dave Dee). Claro que aquilo se encaixou direitinho na situação que eles viviam, pois John já havia deixado a banda, então George veio com esse hilário, ao mesmo tempo triste, comentário:
"You all will have
read that Dave Dee is no longer with us.
But Mickey and Tich and I
would just like to carry on
the good work that’s always
gone down, in [studio] number two.'
Ou seja, todos já sabem que Dave Dee nos deixou... mas Mickey, e Tich e
eu apenas gostaríamos de continuar fazendo nosso bom trabalho de sempre aqui,
no Estúdio 2....
George Martin manteve essa fala ao lançar I Me Mine no Anthology 3, sem
o fundo de orquestra!
Take do Anthology 3
Muito tempo depois, George adotou o nome da canção para seu livro
autobiográfico... QUE EU AINDA NÃO LIIIIII!!
Perceba agora como podemos notar as excelentes performances de três músicos de uma banda de 4 membros que já não existia mais.... em I Me Mine I Me Mine I Me Mine.
I Me Mine na íntegra
Nas próximas edições, o George Psicodélico
Demais edições do OUÇA e LEIA
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- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
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- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
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- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
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Homerix nos trás ótimas informações e fofocas e De Paula sempre na frente complementando para nós. Só posso agradecer. Abrs.Gerson Braune.
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