-

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Santos, sempre Santos!

Não consegui ingresso.
Mas não tem problema.
Vou pra São Paulo
Vou pro Pacaembu
Vou tentar comprar na hora.
Se não der, não tem problema.
Paro num bar ali ao lado
Ouço os barulhos da partida
Vejo pela TV.
E quando terminar,
Vou comemorar a noite inteira
E volto pro Rio na quinta...


Não, infelizmente, não fui eu quem deu essa declaração apaixonada....

Mas esse aí é meu ídolo como torcedor: meu amigo Gratti.

Ele poderia entoar o hino do Grêmio, só trocando o nome do time:
Com o Santos onde o Santos estiver!


Esteve em todos os jogos de finais que o Santos disputou nos últimos anos, quatro do Paulista, e o da Copa do Brasil, esta última, em Salvador.

Só não vai mais aos jogos normais pois sua vida profissional é aqui no Rio.

E fez seus filhos torcedores fanáticos do Peixe...

Felizmente, ele conseguiu seu ingresso, junto a um ídolo das primeiras conquistas da Libertadores, o grande Zito, e foi ao Pacaembu.

A última vez em que nos encontramos, na festa de aniversário do filho de um amigo comum, foi marcante. Assim que ele me viu entrando no salão, não teve dúvidas. Levantou-se, socando o ar com o punho direito, e gritou:

Santos ...
.... numa entonação que eu logo percebi tratar-se do hino do clube,
e eu logo emendei, também socando o ar, junto com ele, e cantamos ...
... Santos, Goooooool ....
Agora quem dá bola é o Santos!
O Santos é o novo campeãão!
Glorioso Alvinegro praiano!
Campeão absoluto deste ano!
Santos!
Santos, sempre Santos!
Dentro ou fora do alçapão!
Jogue onde jogar,
É o Leão do Mar!
Salve o novo Campeão!!!

..., abraçados e dançando no meio do salão, povoado de flamenguistas, tricolores, vascaínos e botafoguenses.

Constrangedor?

Nada!

Emocionante!!!

Entoei esse glorioso hino ontem, mais ou menos às 23:45, em casa, junto com meu irmão (que esteve na decisão de 1962, na Vila Belmiro), e todos os que estavam em casa (Renata, Neusa e Dona Mira, comemorando o título da Copa Libertadores da América!!!

Gols de Neymar, Danilo e Durval (contra)


Sem gol de Neymar, não teria a mesma graça, não é mesmo? E Danilo já havia feito outro gol importantíssimo, contra o Cerro Porteño, fora de casa, no jogo decisivo da primeira fase. Dona Mira gostou de ver o gol do 'rabicho', que é como  ela identifica o Neymar.

O maior de todos, também estava lá, o Rei Pelé, vibrando como um menino! Junto dos outros meninos que começaram a conquistar o mundo. Meninos mesmo. Tirando a zaga (Dracena, Durval e Léo somam quase 100 anos), a média de idade é de 20 ou 21 anos. Muito futuro! Espero que ainda neste ano no Santos, rumo ao Mundial, frente ao temível Barcelona.



Agora sim, respondo à pergunta que fizera antes das duas finais:


Rumo ao Japão?

Sim, Rumo ao Japão!!!
3 Dias Seguidos em Primeira Página do Globo



Santos! Santos, sempre Santos!

36 comentários:

  1. Homero

    Certamente estarei na torcida pelo Santos no jogo de hoje. Por motivos óbvios, todos nós que vivenciamos os anos 60 temos um carinho muito grande pelo Santos FC.

    Assim como ocorre com nosso ídolo Paul McCartney, a sinergia do Santos com os cariocas é intensa. Lembro que naquela época, o Santos optou por decidir, e conquistar, o título do Mundial de Clubes contra o Milan, justamento no Maracanã, para deleite dos cariocas.

    ResponderExcluir
  2. Hoje me lembrarei de voce, pois desta vez estaremos lado a lado na torcida pelos meninos da Vila. Boa sorte pra voces. Sou Corinthiano, com juizo suficiente para entender que o sucesso dos meninos da Vila é bom para nosso povo.

    ResponderExcluir
  3. Homero V:
    Amanhã sou peixe à uruguaia!!! Acho que não vai ser fácil, mas certamente teremos peixe pela terceira
    vez como campeão da Libertadores. Lembro-me das disputas com o campeão europeu uma delas em
    que o Pelé se machucou e o Almir e Pepe resolveram.
    Lembro também e certamente não vai se repetir, o Peñarol ganhar a Libertadores no Pacaembu,
    empatando com o Palmeiras.
    Vi também a decisão da taça Brasil entre Cruzeiro e Santos e também o fim de carreira do Procópio, que disse à imprensa, sempre ela, que o Pelé seria marcado como qualquer outro jogador e o Pelé enfiou 4 gols, os dois primeiros com direito a bola entre as pernas de Procópio.
    Corinthians e Santos eu não assistia, por razões óbvias.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. É muita honra estar aqui no Blog do Homerix. Estou saindo agora rumo a São Paulo, onde estarei torcendo e rezando muito para ver nosso peixe tri.
    E depois, se o destino me conceder esta felicidade suprema, seguir para Tokio.
    Abraço a todos e vamos fazer uma corrente pró-peixe, um MAR BRANCO.
    Sanntooooooooos! Sannnnnntoooooooosssssss!

    ResponderExcluir
  5. Irmão bem mais velho do Homero(ix), sou um agraciado pela honra de ser santista.Meu pai me levou quando eu tinha 10 anos à Vila Belmiro em 1955 contra o Taubaté, 2x1, que deu o titulo de 55. Estava na Vila quando o Pagão fez o gol do empate que dava o titulo ao Peixe e quando cheguei em casa bebado e alegre com o titulo, soube que juiz chileno Carlos Robles tinha terminado o jogo quando estava 3x2 pros carboneros. Decepção durou poucos dias, metemos 3x0 neles no Monumental de Nuñes.E agora vou ver pela TV com o Homero, em casa dele, já com 66 anos.Se tiver um treco, morro feliz da vida.
    Mas não vou ter. Quero ver a final com o Barcelona.
    Obrigado Gratti, Brandão e Quaresma

    ResponderExcluir
  6. Ave Neymar !! Avante Santos !!

    RR.

    ResponderExcluir
  7. A hora passa e a tensão aumenta. Lembrei de uma coisa.....quando o Santos foi campeão da Libertadores pela primeira vez exatamente contra o Peñarol, eu completei, naquele ano de 62, dois anos de idade. Hoje vou assistir ao jogo com meu filho, que já sabe reconhecer o escudo do peixe e que também comleta dois anos de idade em Dezembro próximo. Que a história se repita...

    avante Santos !!!!

    ResponderExcluir
  8. Homero dos " SANTOS " Ventura , bom dia.

    Hoje não só é dia de torcer pelo melhor time atualmente na A. Sul, como também é dia de " TODOS OS SANTOS " !

    Vamos ao TRI, desde Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, sem esquecer de Zito, Clodolado e outros, como por exemplo do Pagão. Voce não o viu jogar com certeza, mas ouviu falar.
    E ainda tivemos o centroavante Toninho, etc.

    Mas , quem era o técnico da década de 60 ?
    Saudações Santistas .
    abraços,

    ResponderExcluir
  9. Homerix
    Pena que não estou no Rio para acompanhar de perto esta festa do futebol. Tenho certeza de que o peixe não vai nos decepcionar. E com direito a feriadão para comemorar...

    ResponderExcluir
  10. Sou Flamengo, mas hoje sou Peixe desde criancinha!!
    Estou até nervoso em antecipação desse jogo, coisa que normalmente só me acontece quendo joga o Mengão e a Seleção.

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
  11. A vocês Santista... como peixe que também, mas estou torcendo para a alegria de meus amigos condicionais......Homerix, e família, e de lambuja o irmão mais velho, que ja jogou no Santos..
    Paulus

    ResponderExcluir
  12. Sou torcedor do Santos, nascido em Santos e com sobrenome dos Santos. Não posso expressar minha paixão pelo alvinegro praiano e a grande expectativa pela conquista do tão sonhado tricampeonato das Américas e já sonhando com uma possível final com o dream team do Barcelona! Estaremos juntos na torcida, Homerix! Abração, Luiz Sales

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha! Santos três vezes campeão da Libertadores. Não consegui comprar ingresso e, por isso não fui a São Paulo, mas torci como sempre e vencemos com garra e futebol bonito. A lamentar a falta de fair play dessa mulambada do Peñarol. Partiram para a briga e deveriam ser eliminados do futebol, sobretudo para não macularem as tradições do Peñarol. Esses, não souberam aceitar o resultado justo que foi. Perderam no pau e na bola. Agora é celebrar. Grande Santos.

    ResponderExcluir
  14. É emocionante ver o Santos campeão da Libertadores. Emoção que se acentua ao ver o Pelé a festejar como um menino, abraçando os jogadores como se tivesse ele marcado um gol. Como se ele tivesse jogado mais uma partida histórica. Pelé eterno.

    ResponderExcluir
  15. Homerix,
    Bom ver vc feliz.
    Parabéns pelo TRI.
    Saaaannnntoooossss!!!!
    Rosa Gontijo

    ResponderExcluir
  16. Ressaca de 2 whiskies.Felicidade de menino aos 66 anos. Vi as 3 conquistas. Repasso as emoçoes que vivi aos jovens amigos de meu irmão que não viram as outras 2. Porque agora viraram as outras 2. Ninguem mais poderã chamar os santistas de "viuvas do Pelé" e de museófilos ou coisas paracidas e idiotas.

    Rejoyce , macacada, olha o Santos aí de novo, geeeeente, para parafrasear essa minha pequena passagem pelo Rio.

    Venho ver a finalç com meu irmão aqui em casa dele, Podem crer

    Flavio " Ressaca Feliz " Ventura

    ResponderExcluir
  17. Parabens , Homero, imagino como V. deve estar alegre.
    Muito Bom para o nosso futebol.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns e boa sorte contra o Barcelona em dezembro!

    ResponderExcluir
  19. Homero, eu estava lá no Pacaembu. O retorno para Santos foi emocionante. A festa na cidade foi até o amanhecer, com desfile em carro aberto. Foi demais!

    ResponderExcluir
  20. Homerix,

    Você sabe o tanto que sou apaixonado pelo Verdao, mas sendo também um apreciador do bom futebol (e do Neymar!!), torci pelo Santos ontem como se fosse o Palmeiras a entrar no Pacaembu em noite tao gloriosa. Vivi a emocao e a expectativa da final durante todo o dia de ontem.Parabéns pela conquista e pela grande fase!!

    ResponderExcluir
  21. O caderno de esportes de O Globo de hoje, 24 de junho de 2011, dedica um espaço importante, notável, à conquista do Santos. Inclusive a manifestação de Pelé, na mesma linha que, muito emocionado, comentei neste blog às 00:31h, de 23 de junho. Pelé é terno, Pelé eterno. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  22. Viu? A praia está tomada pelo escudo do Santos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao Santos, à sua diretoria e a todos os seus torcedores, pela brilhante e merecida conquista.

    Um parabéns todo especial aos meus amigos Homero, Marcusso (eu não sabia que tinha ido ao Pacaembú) e Alcides. Vocês merecem curtir este grande momento.

    ResponderExcluir
  24. Sou Vasco, mas assisti, torci, vibrei e fiquei muito feliz .... uma lástima a violência depois do jogo ... mas não pode abrir a guarda (lo siento, chicos !!!).

    Grande abraço e rumo a ABU DHABI !!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Homerix !!
    Vocês estão realmente com a bola cheia.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Meus bons amigos,
    Foi uma noite memorável. Às 17 h, começando a concentração no Bar da Praça, na Vila Boim, ao lado do Pacaembu. O dono é santista e em dia de jogo do peixe, a capirinha é por conta da casa. Junto comigo, novos amigos de infância.
    19 h, entro pelo portão 17 e fico a espera, junta com aquela imensa massa branca.
    O primeiro gol me fez sentir uma emoção nunca experimentada e quando o juiz apitou o final e confirmou que éramos TRI, passou a dor de cabeça e o frio na barriga que estava sentindo há duas semanas. Sumiu a tensão, o nervoso, dando lugar à alegria. QUE DELÍCIA!
    Depois do jogo a comemoração sem fim. Ontem, num churrasco com amigos e família, com o local devidamente caracterizado pelas faixas e bandeiras do PEIXE, ouvimo mais de cem vezes o Hino e outras tantas vezes os gols narrados pelos vários narradores das rádios de São Paulo. Cada gol, vinha a lembrança de dentro do Pacaembu.
    A ficha está caindo aos poucos, a cada reportagem que assisto, que leio nos jornais e que ouço nas rádios.
    Obrigado SANTOS, obrigado amigos, obrigado Neymar, obrigado Homero.
    Obrigado Regis e Willian, que batalharam os ingressos.
    Ser TRI é uma delícia!
    Abraço forte a todos

    ResponderExcluir
  27. Gostei de um comentário que li no jornal: "Parece que Deus torce pelo Santos..." De fato, dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas depois do raio Pelé, ver os raios Ganso e Neymar (nesse ordem, acho o Ganso ainda melhor que o Neymar), sem falar no Robinho e outros menos divinos, há que se pensar que Deus é um torcedor do Peixe, e pode ser até que dê uma mãozinha contra o imbatível Barcelona... Aquele abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  28. Homero, meu caro, como você bem sabe: "nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter".

    Abraços e saudações alvi-negras!

    ResponderExcluir
  29. Que alegria, que partidaçooooo! Este título, belíssimo assim, foi meu presente de aniversário deste ano... Se mantivermos o elenco, não há Barcelona que nos assuste!
    A continuar com este bolão,
    não há quem nos pare,
    nem aqui nem no Japão...
    Abraços a todos os santistas e simpatizantes...

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo titulo, eu torci para o Santos. E ano que vem quem estaremos lá, Vasco e Santos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  31. Acho que sou pé quente, dois dias após o meu retorno a INTER e o nosso Santos torna-se TRI da Libertadores. Agora é só esperar e torcer muito pelo TRI Mundial em Tokio.
    Abraços a toda nação santista.

    ResponderExcluir
  32. Prezado amigo Homero,

    A ausência de notícias deve-se principalmente à correria de uma viagem de caráter pessoal, que incluiu uma ida ao Pacaembú na noite de 4a feira, 22 de junho, para assistir a mais uma exibição de gala do nosso Peixe e vibrar muito com essa nova conquista.

    As minhas impressões são que apesar de um primeiro tempo um pouco nervoso e com um erro de passes acima do normal, em nemhum momento o Peixe perdeu o controle do jogo. O Penarol saiu com uma marcação apertada e no campo do Santos, o que dificultava a saída de bola. Memo assim, sempre tive a impressão que o gol era uma questão de tempo e qualquer resultado adverso seria fruto de uma fatalidade.

    E aí veio o segundo tempo, com o time decidido a ganhar e partindo pra cima com mais determinação. E "que" segundo tempo......

    Fico também com a impressão que o Muricy soube dar a postura que o time precisava. Hoje acho que o Peixe é um jovem time maduro.

    Agora é comemorar e preparar-se para mais um título mudial, que se Deus quiser virá.

    Um grande abraço alvi-negro-praiano.

    Ferreira

    ResponderExcluir
  33. Da análise dos vídeos sobre a violência, observada ao final do jogo Santos x Peñarol, verifica-se que o causador do sururu foi um xenólito que invadiu o campo. Um erro não justifica o outro. Errou o invasor, erraram os jogadores do Peñarol que partiram para a agressão física. Entrementes, erro maior foi o da organização, que permitiu a invasão desse baderneiro. Ah! é filho do vice-presidente do TJD da FPF? Então foi na base da carteirada? E depois querem fazer Copa no Brasil com essa "disciplina" e "organização" exemplares? Juntando isso com o "planejamento" e a execução em curso,entre outras lambanças do repertório da esquisitice tupiniquim, é melhor a FIFA tratar de trabalhar um Plano B imediatamente...

    ResponderExcluir
  34. 27.481....
    Envergonhado de algum comentário, depois de todos que já registraram suas opiniões de entendidos...
    Paulus

    ResponderExcluir
  35. Parabéns ao Santos, parabéns Homero pela merecida e indiscutível vitória do seu time. O Santos honrou o futebol brasileiro e por isso merece todo nosso respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  36. Carlos Alberto da Costa5 de julho de 2011 às 17:07

    Homero,

    Te envio fotos para publicar se vc entender que deve. Tenho inúmeros registros, inclusive da partida no Centenário. Fotos e videos.

    Tanta emoção, contudo, estará para sempre registrada na memória deste santista que teve a felicidade de ver as finais com o seu (meu) filho, numa comunhão de paixão pelo PEIXE. Paixão esta devidamente hereditária (de avô para neto).

    Santos sempre Santos !!!

    Agora é rumo ao Japão.... A galera no Pacaembu entoava no final do jogo:

    Oh Barcelona,
    Pode esperar,
    Que a tua hora,
    Vai chegar...

    Vamos pra cima deles. Por que não?

    Um abraco,

    Carlos Alberto


    P.S. Fui ver Brasil x Venezuela em La Plata, AR no domingo passado e saí pensando que se fosse o time do Santos com a verde-amarela, tinhamos metido pelo menos 3 gols naquele timeco.

    ResponderExcluir