-

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Num Mercado Persa - de Ketelbey

Quero agradecer à Virgínia Abreu De Paula, a beatlemaníaca mais feroz que conheço, por levar-me à minha infância profunda, com uma publicação musical em sua página no Facebook. 

Ketelbey foi uma das clássicas que me apresentou meu irmão, que era 13 anos mais velho.. e era mesmo, pois já se foi, há 7 anos... Ele me apresentou também Ravel... e me apresentou o jazz de Dave Brubeck .... e me apresentou O Fino da Bossa ... e me apresentou a Jovem Guarda.... e me apresentou os Beatles ... e o resto é história....

Voltando a Albert Ketelbey, compositor inglês, no texto em que apresentou a primeira peça de sua lembrança, que lhe trouxe seu também saudoso irmão Walmor, Virgínia falou as palavras mágicas 'Mercado Persa', e então um arrepio me correu a espinha, e fui buscar essa referência, e tudo voltou!

Vejam, ouçam, sintam esta peça...



 Num Mercado Persa - Banda Sinfônica Campesina Friburguense - YouTube 

É a Banda Sinfônica Campesina Friburguense, que tem uma tradição de 150 anos, tendo sido criada em pleno Império, com uma posição francamente republicana e abolicionista.

Como toda boa banda, toca apenas instrumentos de sopro e percussão, sem qualquer sombra de cordas. Apenas estão lá os sons produzidos por metais (trompas, trompetes, trombones, tubas, flügelhorn), madeiras (flautas, clarinetes, oboés, saxofones, fagotes) e, como direi,  peles, dos tímpanos, aqueles maravilhosos tambores. E notem o auxílio luxuoso do triângulo, e do xilofone, da família da percussão. 

Imaginem-se num mercado persa na porção vibrante da peça, em meio àquela confusão de mercadores oferecendo suas especiarias, tecidos e tapetes, alguns deles voadores, por que não, andem por aquelas vielas em meio a malabaristas, mendigos, encantadores de serpentes.

Esta versão não conta com o coral impressionante de vozes masculinas que anunciaria a chegada do califa ao mercado, após os primeiros 16 compassos, que aqui é simulado pelos sopros mais graves.

Acalmem-se na porção romântica que vem nos 16 compassos seguintes, imaginando a visita de princesas, a fazerem suas compras, movimento que se alterna magnificamente com o primeiro até o fim. 

E aplaudam quando chegar ao final da peça, como se fosse o final de mais um dia de trabalho no esfuziante Mercado Persa!

Foi uma verdadeira viagem, no tempo e no espaço.

Obrigado, Virgínia!!

7 comentários:

  1. Como sempre, descrição da harmonia, da melodia, da instrumentação que nos transporta pra dentro da orquestra !! Um espetáculo, Homerix !!

    ResponderExcluir
  2. Foi bom escutar esse clássico, que logo identificamos nos primeiros compassos.
    Lendo a descrição das partes da composição, é possível até reconhecer a chegada do califa - nos sopros mais graves - e de suas princesas, ávidas pelas compras - nos compassos românticos a seguir. Só com instrumentos de sopro e de percussão, sem qualquer sombra de cordas. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Fiz comentário no facebook. Mas sei que é preciso comentar também aqui. O melhor sentimento que tenho ao escrever é exatamente quando o texto desperta algo no leitor. E aqui despertou algo tão bonito que fez Homero até correr atrás da música e divulgar a banda sinfonica campesina Firburguense nos narrando sua história.
    De quebra recebemos uma aula sobre os nstrumentos usados na peça. Algo que eu nunca saberia se não fosse por ele.
    A musica, ou melhor aquele album de Ketelbey, é parte da minha infância quando meu irmão quatro anos mais velho chegou em férias ( estudava em outra cidade) trazendo o disco. E ele me levava a apreciar a música como se fosse um professor de Apreciação Musical. Porém não me falava nos intrumentos. rs rs rs. Curiosamente Homero teve também um irmão que fazia algo semelhante e foi quem o apresentou a Ketelbey. Coincidência...ou talvez mais uma prova que somnos todos interligados. Acho tão bonito isso.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS meu amigo !! Sempre pontual excepcional nos seus comentários ,aprendo muito com vc, transforma palavras em poesia.

    ResponderExcluir
  5. Espetacular! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Homerix... um texto que ao ser lido, fez muito bem aos ouvidos. Abraços. Rubem

    ResponderExcluir
  7. Muito bom texto e música. Parabéns.
    Ribor50.

    ResponderExcluir