Agradeço, desde já, aos cumprimentos por mais um Dia dos Pais….
Mas deixo aqui uma reflexão..No Dia das Mães, pululam as declarações ao amor materno, poemas são declamados, textos elaborados, canções entoadas, afinal Mãe é Mãe, trouxeram os filhos no ventre, já com os pais, a afirmação não tem a mesma veracidade. Pai é Pai? Nem sempre… O número de pais que abandonam a família é incomensuravelmente superior ao fenômeno genericamente oposto, e portanto, o pai ausente é uma figura muito mais presente na sociedade que a mãe idem, e os filhos com traumas pelo abandono da figura paterna se acumulam aos milhões. Simplesmente os pais fogem à responsabilidade. Ou ainda antes, aquelas crianças sem nome de pai na certidão proliferam desde sempre.
Eu soube noutro dia, por exemplo, que mais de 90% dos pais daquelas crianças microcéfalas provocadas pela Zika simplesmente abandonaram as famílias. E isso vem ao encontro do que observei quando fui entregar as sacolas do Programa Natal nas Estradas, numa instituição que apoia famílias (neste LINK) com crianças deficientes mentais (ou o que é correto definir hoje) desde o nascimento…. uma comunidade ali reunida de cerca de 30 ou 40 crianças, de todas as idades, uma delas já com 20 anos, mas ainda criança, cada uma vestida com uma camiseta da instituição com seu nome gravado em letra de mãozinha dada, dando-lhe a identidade necessária, cada uma acompanhada por sua mãezinha, ou avozinha, dispensando a ela todo o carinho e cuidado de uma missão abençoada, cada uma com sua história de abnegação a contar, não conheci nenhuma mas posso imaginar, até porque não vi ali nenhum “paizinho”.... bem.... sei que poderiam estar no trabalho .... mas era sábado... inferimos que, em sua maioria, os pais não assumiram a responsabilidade de dividir com a mãe a missão que lhes foi conferida... o que são esses homens?
Sei que em nosso meio, dos ambientes que convivemos, esse fenômeno é raríssimo, somos todos pais dedicados e orgulhosos de nossos filhos, e eu, particularmente saúdo o meu pai, que já se foi há quase 40 anos, que me proveu educação da melhor qualidade, o que me possibilitou entrar em faculdade de nome e posteriormente uma carreira sólida que me propiciou montar, juntamente com a Neusa, minha família com dignidade. Foi uma educação de 12 anos no Colégio Santista, ao qual dediquei um texto no blog. Quem tiver curiosidade, deixo neste LINK abaixo…além do que apareço em visão ao começo e ao final de minha educação lá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário