-

quarta-feira, 10 de março de 2021

O 1968 dos Beatles

Capítulo 45 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

45.1 O cenário para The Beatles, o Álbum Branco 

E segue a história dos Beatles

Estamos em 26 de dezembro de 1967! 

E seguem crescendo os números!!!               
Em pouco mais de 5 anos de carreira, lançaram 138 canções, sendo 114 autorais e 24 de outros autores, filmaram dois Longas Metragens de sucesso mundial, A Hard Day's Night e HELP!, e um de sucesso mediano, reconhecido posteriormente,  fizeram 571 shows, sendo 386 no Reino Unido, 94 na Europa Continental, 67 na América, 16 na Austrália e 8 na Ásia, esse número ficou estacionado, e ganharam 4 títulos de Membros do Império Britânico, lançaram 15 compactos, um EP de inéditas, 8 LPs, Please Please Me (LINK)With The Beatles (LINK) A Hard Day's Night (LINK)Beatles For Sale (LINK)HELP! (LINK), Rubber Soul (LINK), Revolver (LINK), e Sgt. Pepper's Lonely Hearts CLub Band (LINK), e um EP Duplo - Magical Mistery Tour (LINK) - todos chegando ao primeiro lugar, com exceção do primeiro e do antepenúltimo (!!!) compactos. 
Os números seguem espantosos!!!               

Soltos no mundo, sem seu empresário, prematuramente passado ao andar de cima, os Beatles seguiram seu caminho em 1968, ainda bem sucedidos no que sabiam fazer melhor: Compor e cantar canções! Superaram facilmente as repercussões de um filme desastroso, e partiram para novos projetos, tanto pessoais como coletivos. George foi à Índia gravar uma trilha sonora para o filme Wonderwall, e lá também gravou a base para mais uma canção dos Beatles, The Inner Light, só com instrumentistas profissionais indianos. Ringo participou de um programa de TV com Cilla Black, John deu uma entrevista na BBC, e Paul curtia um tempo com sua agora noiva Jane Asher. Como grupo, inauguraram os escritórios da Apple Corps, a ambiciosa holding criada no final de 1967, gravaram sua participação no filme Yellow Submarine, que somente iria ao ar no meio do ano Também gravaram canções que seriam lançadas enquanto estivessem fora, na Índia. Sim, finalmente realizariam o plano de aprender Meditação Transcendental inicialmente pensado para o segundo semestre de 1967, e que fora adiado por causa da morte de Brian Epstein (que iria com eles), optando por dedicar-se ao projeto Magical Mistery Tour (música e filme). As canções que deixaram prontas foram Lady Madonna, Across The Universe e aquela cuja base foi gravada na Índia, The Inner Light, e sobre as quais falarei quando destrinchar o álbum Past Masters #2, mais adiante nesta Saga. Gravaram também Hey Bulldog, esta para a trilha sonora da animação Yellow Submarine, sobre a qual falarei ao destrinchar o álbum que somente foi lançado em janeiro do ano seguinte.  .

E lá se foram os Beatles em fevereiro de 1968 com suas companheiras para o Ashram (retiro) do guru Maharishi Mahesh Yogi em Rishikesh, nos contrafortes do Himalaia, extremo norte da Índia. John e George foram primeiro, Paul e Ringo logo depois, para imergirem na Meditação Transcendental. Era o que chamaríamos de Retiro Espiritual. A rotina era socializar com os outros milionários presentes, fazer duas sessões de meditação diárias, e  ouvir palestras do Guru. Eu disse 'milionários' porque não posso imaginar que os Beatles fossem se meter em uma aventura que fosse acessível aos pobres mortais. Felizmente, todos levaram seus violões e se inspiraram para compor dezenas de canções, quer dizer, todos menos Ringo, que levou feijões. Explico: Ringo teve uma infância atribulada, com duas internações hospitalares que lhe tomaram 
três anos de sua tenra infância e adolescência, e que inclusive o impossibilitaram de completar a educação fundamental!! Em uma delas, teve uma peritonite, que lhe impôs  uma alimentação controlada a vida toda, que, decerto, em nada combinaria com a comida apimentada na base de curry que todos teriam durantes dois meses. Por isso, os feijões! Ringo levou com ele um pequeno carregamento de latas de feijão da Heinz (imagine a propaganda!). Ele e a esposa, entretanto, retornaram apenas duas semanas depois de chegarem, primordialmente porque tiveram saudades dos dois pimpolhos que ficaram em casa, mas também porque Maurreen estava prestes a ter um ataque apoplético por causa das milhões de moscas que insistiam em cercá-la. Paul e Jane vieram em março, pois Paul tinha planos para lançamentos da Apple. John e George ficariam até o final, não fosse um episódio insólito! Dentre os 'milionários', estava a atriz Mia Farrow, e sua irmã Prudence, inspiradora de uma linda canção de John, mas dela eu falo depois, quando analisar as canções do álbum. Mia, a atriz de O Bebê de Rosemary (vejam minha resenha aqui!), teria dito a John que o Guru a assediara sexualmente, John falou a George e os dois se decidiram a ir embora. Quando o Maharishi perguntou o motivo, John disse: "Se você é tão cósmico, deve saber por quê!" e voltou com mais uma canção na bagagem, baseada no ocorrido, dizendo sobre o Guru, que chamou de Sexy Sadie: "You've made a fool of everyone". Anos depois, eles reconheceram que talvez tivessem sido duros demais com o Guru, talvez tivessem sido apenas rumores e intrigas que os levaram a tomar aquela atitude. Paul e Ringo viraram uma espécie de embaixadores da Meditação Transcendental. Hoje, o local do retiro de Rishikesh leva o nome de Beatles Ashram.

A colônia de férias do guru foi grande inspiração para os compositores, que cunharam 40 canções aos pés do Himalaia. Seu próximo álbum, que foi duplo, teria 18 delas, de um total de 30, dentre elas a primeira canção composta por Ringo, que finalmente conseguira terminar a canção, em que vinha trabalhando há anos, nas margens do Rio Ganges! Outras duas, de John Lennon, veriam a luz do sol no último álbum gravado pelos Beatles. Voltando ao Álbum Branco, ele foi materializado ao longo de 68 sessões de gravação, a primeira em 30 de maio, a última, quatro meses depois. Essas sessões viram o começo da desagregação dos Beatles, pois muitas vezes cada compositor trabalhou sozinho em suas criações, tanto que apenas 16 das 30 canções tiveram a contribuição instrumental dos quatro Beatles. Houve ocasiões, inclusive, em que John e Paul trabalharam em suas canções no mesmo dia, cada um em um estúdio diferente de Abbey Road. Muitas delas mantiveram a configuração voz-violão que foi empregada em sua composição. E, aconteceu o que ninguém queria: Ringo abandonou os Beatles! Sim, verdade, estava se sentindo diminuído, e especialmente magoado com Paul muito demandante em uma de suas canções, e puxou o carro! Mas voltou 10 dias depois, período suficiente para que não estivesse presente em duas canções com bateria, que foi assumida pelos demais.

Enquanto isso, a Apple Corps Ltd vicejava. Suas subsidiárias atuavam em múltiplas áreas do entretenimento, tinha a Apple Publishing, a Apple Retail com uma badalada loja em Baker Street,  Apple Films que produziu a animação Yellow Submarine, e a Apple Records, que teve algum sucesso, apresentando James Taylor ao mundo e um estrondoso hit na voz de Mary Hopkin com uma canção chamada Those Were The Days, versão em inglês de uma canção russa, que percorreu vários países e teve ainda versões em quatro idiomas, um deles o nosso português: quem viveu a época, lembrar-se-á de Joelma cantando Aqueles Tempos. Paul abraçou esse lançamento com ardor, inclusive tocando vários instrumentos, e ainda arrumou para que Mary Hopkin fosse entrevistada até pelo Ed Sullivan. O selo da Apple foi ali apresentado, no mesmo dia que outros três lançamentos, sendo um deles o estrondoso compacto Hey Jude / Revolution, que arrebatou corações no mundo todo em agosto. Todos os discos dos Beatles, inclusive solo, teriam este selo a partir dali, mesmo que ainda sendo distribuídos pela EMI ou pela Capitol. Antes disso, entretanto, a 'cara' da Apple em Londres, a loja da Baker Street, começara a fazer água, mostrando-se um dreno de dinheiro perigoso, e foi fechada no final de julho, com menos de um ano de vida. Indubitavelmente, o 'toque de Midas' não era 'favas contadas'. Os Beatles também erravam, e muito. Felizmente pra nós, não no quesito 'Música'. Afinal, até hoje, são todos, os vivos e os herdeiros dos mortos, milionários. Para se ter uma ideia, a Apple Corps entregou em 2020, ano de pandemia, a cada um dos quatro, a bagatela de 6 milhões de libras.

Ringo e George estavam firmes com suas esposas Maurreen e Pattie, mas o ano de 1968 viu também o fim dos outros dois casais. Paul e Jane tinham uma política de relacionamento aberto, desde 1964 (quando se conheceram nas filmagens de A Hard Day's Night), sendo que Paul usou essa prerrogativa muuuuito mais vezes que Jane, e ficava acabrunhado quando ela a usava (houve, ao menos, uma vez). Chegaram a ficar noivos, mas a perspectiva de casamento não resistiu quando ela soube que Paul passara quatro dias num bangalô na Califórnia, justamente com Linda Eastman, uma fotógrafa que ele conhecera em Londres. No mês seguinte, em julho, ela anunciou o rompimento. Já John, sabemos, conhecera Yoko Ono em setembro de 1966, e começaram a se encontrar intimamente em 1967, ele chegou a cogitar em levá-la ao retiro na Índia, mas acabou indo só com sua esposa Cynthia, mas ele trocava cartas com a artista japonesa. Cynthia sabia, e na volta da viagem John abriu o jogo, contou todos os casos que teve com todas as mulheres, famosas ou íntimas do casal. Ela ficou arrasada, mas segurou as pontas até agosto, quando se divorciaram. Ambos os novos casais oficializariam suas uniões no ano seguinte e elas seriam mantidas para sempre, John até o fim da vida dele, e Paul até o fim da vida dela!


45.2 Os assuntos do Álbum Branco, neste LINK

45.3 As canções do Primeiro Disco do Álbum Branco

7 comentários:

  1. Eu comentei sobre outro texto e ainda não postei porque fiquei revendo, cortando coisas, acrescentando outras... Motivo: o tema é a vida intima deles. Não que eu seja contra pois você fala de forma carinhosa e respeitosa. Mas eu tenho dificuldades nesse aspecto pelo fato de já ter lido as mesmas historias contadas de diferentes maneiras! Qual seria a verdadeira? Eu não estava lá, nunca pertenci ao circulo de amizade dos nossos queridos, então fico com receio. E aqui há coisas assim, como o caso lá na Índia. Eu ouvi bem como você disse. A Mia Farrow teria se queixado ao John. Sempre achei isso estranho. Mia não era amiga de John. Por que diria a ele ter sido paquerada pelo guru? Eu acho pouco provável. Ela teria falado com a Prudence e se afastado. A outra história me parece mais possível. O mágico Alex teria contado a fofoca para o John. E John nem procurou ver se era ou não verdade. Ele confiava no mágico, que, a propósito, era indigno de confiança.
    Eu confesso que nunca entendi bem como John, de repente, virou conservador de costumes condenando o Mararishi por algo que quase todos os homens costumam fazer. Claro que vai depender de como foi essa paquera. . Uma simples cantada? Ou foi assédio feio? Não sabemos.
    Agora é incrível John pensar que ser uma pessoa centrada e equilibrada significa saber o que os outros pensam. A meditação não treina pessoas para ler os pensamentos dos outros. É para conseguir certa paz interior. Então o que John disse a ele na saída abrupta mostra que ele nem mesmo sabia o que estava fazendo ali. Mas eu não vi como realmente foi. Porém, ao que parece, ele se aborreceu de verdade ( deve ter tido outro motivo) porque escreveu a linda Sexy Sadie a respeito dele. E John nem mais pensou em meditar. Curiosamente o Ringo, que foi o primeiro a sair,não só pratica meditação até hoje como ajuda a divulgá-la. Sua Fundação Peace and Love trabalha com isso e, não sei como funciona, mas tem uma parceria com a Fundação David Lynch devotada a levar a meditação para pessoas em área de risco. Paul também ainda medita e participou de um concerto beneficente da fundação. Há um vídeo muito interessante dele conversando sobre seu tempo na Índia com o Lynch. Só tem boas palavras sobre aquela experiência.
    Soube que George escreveu ao guru se desculpando pelo ocorrido lá. Diante disso lamento muito que John tenha interrompido o iniciado. Acho, sem certeza, que teria sido muito benéfico para ele. Outro dia aí fiquei olhando eles na Índia e senti forte que estavam no caminho certo. Felizmente George, Paul e Ringo levaram a sério o aprendizado.
    Importante: embora a meditação seja algo milenar não era tão divulgado antes dos Beatles. Eles, de certa forma, apresentaram a meditação ao mundo. Daqui do sertão roseano eu comecei a praticar a meditação em 1968 por causa deles. Confesso que ainda não aprendi. E pratiquei Yoga por muito tempo. Esse é mais um exemplo de como os Beatles foram alem da música. Eles mudaram nosso comportamento, eles abriram nossos olhos para algo mais. Que eu saiba, nenhuma outra banda, levou tanta gente a meditar e a buscar o lado espiritual da vida. E não sei de nenhuma outra banda com tal poder de fazer jovens ocidentais se interessarem tanto pela filosofia oriental. Sei que estava no ar antes deles devido ao movimento Hippie. Mas foram os Beatles que tornaram essa busca popular entre a juventude daquela década. Muito especialmente meu amado George Harrison. Tenho mais a comentar sobre o texto, mas em outro Box porque ficaria longo demais.
    Grande idéia falar sobre aquele ano de 68. E veio a Apple...tantas coisas aconteceram. Excelente escolha para um texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prático meditação e legal saber q Paul e Ringo ainda fazem meditação..
      Com certeza John era o mais "machista" do grupo e qualquer pessoa sabe do que são capazes
      Homens assim não respeitam nada nem ninguém
      Se pelo menos Brian Epstein n tivesse morrido talvez os Beatles teriam trazido muito mais luz para esse mundo

      Excluir
    2. É bem possível Cani. Tudo começou a ruir com o falecimento de Brian. Mas como disse Homerix, não no quesito músicas. Elas continuaram maravilhosas ate o fim.

      Excluir
  2. A história da Mia Farrow, com relação ao assédio do guru, chegou a ser atestada como verídica pela própria atriz ou só temos o relato de John?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia de fato falou alguma coisa sobre isso. Lembro de ter lido uma entrevista onde ela relata algum avanço dele sobre ela. Mas eu realmente não tenho como saber os detalhes. Nem se a entrevista saiu em alguma página confiável. Eu apenas penso que não era motivo para que ele saísse tão intepestivamente...E por ter deixado de praticar a meditação. A prática da meditação não está ligada ao guru. Se ele errou isso não invalida a meditação. Paul, Ringo e George continuaram.

      Excluir


  3. 1. Eu sabia que estava faltando comentar uma coisa. Sobre Paul e Jane, claro. Eu não fazia ideia que havia um acordo de relacionamento aberto entre eles. Nossa, que maravilha. Que gente avançada. Lembro dele falando uma vez que nem pensava em se casar porque casamento era apenas um pedaço de papel. E eu pensei. " Ele é mesmo dos meus." Infelizmente mudou o pensar para algo mais conservador. Se bem que não sei como encara o casamento atualmente. Ele e Nancy parecem se entender bem, é o que importa.
    2.
    O motivo de Jane ter rompido ninguém sabe. É que ela jamais contou para ninguém. Nunca disse nada, nem Paul. Uma vez um fã me disse que Paul tinha confirmado que seria por causa da Frances e não da Linda. Mas ...quando ele me mandou a fonte não era declaração de Paul. Era declaração de Alistair Taylor que parece não ser uma pessoa confiável.
    3. Tudo que sei veio de outra pessoa que não sei se podemos confiar. Não me recordo seu nome. Um senhor que trabalhava para Paul em sua casa. Saiu até no Estado de Minas uma série em três capítulos sobre o que se passava em Cavendish. Em li em 1968 e posso não estar bem lembrada. O que recordo: Paul era excelente patrão. Não tinha nada a reclamar dele. Mas seus amigos, principalmente os garotos dos Rolling Stones, seriam insuportáveis. E quando Jane viajava a casa virava um caos. Uma bagunça total. Virava um bordel durante a noite. Na manhã seguinte era difícil de arrumar, levava tempo porque tudo ficava sujo. Um cheiro insuportável de maconha no ar. Não sabiam nem colocar bitucas de cigarros nos cinzeiros. Era tudo jogado no chão.(continuo em outro Box)


    ResponderExcluir
  4. A numeração nada tem a ver, okay? É que escrevi no word e gostam de numerar...4. Paul tinha o hábito de receber hóspedes quando Jane estava fora. E ela ficava meses excursionando com peças de teatro. Paul recebeu John e Yoko por algum tempo. E também um certo príncipe chamado Stash. Ficou dois meses morando com Paul. Tinha também um artista plástico. E Frances apareceu em Julho, bem quando Jane retornou sem aviso. A casa estava horrível. Ela já teria avisado que não suportava aquilo. Tudo que ele ouviu dela foi a palavra: Chega. Enough. Disse isso e foi embora. Algumas horas depois sua mãe chegou para buscar seus pertences. E foi o fim.
    5. Sendo assim o motivo principal seria o alto consumo de drogas e as festas de arromba
    Promovidas principalmente por Brian Jones. RS RS RS.
    Eu sempre achei estranho ter sido pela presença de Frances. Claro que Jane sabia que, nas suas ausências, ele não ficaria sozinho. Agora com essa informação do relacionamento aberto, e que eu não sabia, fica ainda mais parecendo que realmente o motivo não foi pela Frances...e nem por causa de Linda. Lembro de quando Paul levou a McGuivern para um fim de semana em Paris onde John Lennon os aguardava. Brian Epstein também foi nesse encontro. Foi quando John estava fazendo o How I won the war na Espanha. Ele teve uma folga e chamou Paul e Brian para encontra-lo em Paris.Paul foi levando a moça. Abertamente. Foi noticiado. Isso aconteceu em 66 e Jane não rompeu o relacionamento. Claro que pode ser porque Paul tinha passado do limite. Mesmo num casal avançado há limites. Mas visto que ela nunca confirmou isso e nem nunca explicou nada, nao há como ter certeza. Pode ser devido a confusão que Paul aprontava na ausência dela. Fica parecendo que ele se considerava o único dono, que ela não seria a dona da casa. Colocava hóspedes sem ela saber. O príncipe tinha saído na véspera de sua chegada. Mas o artista plástico ainda estava lá. E Frances. Jane pode ter achado que levar um caso extra para dentro de casa, com ela dormindo na cama onde ela dormia seria abuso. E pode ser tudo isso misturado. O fato é que Jane não suportou mais. So sabemos com certeza disso: Ela deixou Paul para sempre. Casou-se com outro e teve filhos. Continua tão bela quanto antes. E também lida com culinária. É comum isso de culinária entre as mulheres que estiveram com Paul. A Heather tem restaurante. Linda editou livros de receita. Jane também tem livros de receitas.
    Acho triste saber que o Paul de Jane suicidou-se. E nada sei sobre a irmã dela. Sabe alguma coisa?

    ResponderExcluir