-

quarta-feira, 31 de março de 2021

Mother Nature´s Son singing songs for everyone

 Esta canção é a  canção do Lado A do 2° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções com Histórias na Primeira Pessoa

                                        as demais 13 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

20. Mother Nature´s Son  (Self Story Song by Paul McCartney)

Paul se coloca na pele de um camponês: 'Nascido como um pobre rapaz do campo, filho da Mãe Natureza, o dia todo canto canções pra todo mundo'. 

Iniciada na Índia, inspirada num texto do guru Maharishi, e complementada em Liverpool, na casa do pai. Uma canção pastoral. O mesmo texto inspirou Child of Nature, de John, que posteriormente teve a letra trocada para a linda Jealous Guy, e foi lançada na carreira solo. Era uma época em que os Beatles começavam com seus trabalhos pessoais. Paul estava num estúdio gravando esta canção, enquanto John e Ringo estavam em outro, terminando Yer Blues. Nesta canção, Paul tocou violão, bumbo e tambor. George Martin fez arranjo de metais (trompetes e trombones). 
 
Caramba, o resumo acima foi o que apresentei quando apresentei as canções dos Beatles que contavam histórias na primeira pessoa, e realmente não em muito mais do que isso pra comentar..... ah, sempre tem, né... 
 
O 'iniciada' em verdade constituiu-se apenas nas três primeiras frases, que estão traduzidas no caput, que vem a ser o Verso 1, depois vem um Verso 2 versando (!) sobre as águas da montanha, e depois um refrão que Paul preferiu deixar sem letra, ficando apenas no tchu-tchu-tchu-ru, e depois mais um verso falando das flores sob o sol, bem pastoral, mesmo, concluindo com outro 
tchu-tchu-tchu-ru, e mais um verso, desta vez apenas murmurado. Um total de apenas nove frases, bem simplesinha, mas bonitinha. Decerto, estaria entre as canções dispensáveis do Álbum Branco, caso fosse seguida a sugestão do Maestro George Martin, que disse que o material que tinham à disposição dava pra encher, com qualidade, apenas um LP com 16 canções, e olhe lá. O sucesso do LP mostrou que o Maestro estava errado! Aliás, coloquei-me esse desafio, de listar quais seriam essas canções, em minha opinião, e voltarei ao tema quando concluir este capítulo. Já venho matutando, e vejo que terei que cortar 'na carne'.... mas a presenta canção, sem dúvida, poderia estar entre as 14.

Ela foi apresentada por Paul aos demais no final de maio, na casa de George e, tão simples que era, não inspirou a nenhum acompanhamento dos amigos. A demo gravada tinha apenas Paul ao violão, e dobrando, tanto voz como instrumento, que também teve o fundo da caixa batucado, como percussão. Ela foi ensaiada no estúdio ainda em junho, sem compromisso, mas é digna de nota essa ocasião, pois foi a mesma sessão em que Blackbird foi gravada, e John, sem utilidade como instrumentista na gravação, ouvia lá da sala de controle e sugeriu que nela cabia uns metais, leves. Paul agradeceu a sugestão lá de baixo, mas disse: "Quem sabe nesta aqui..." e entoou Mother's Nature Son. Estava decidido o toque final da canção. Paul a trouxe oficialmente no estúdio apenas em agosto, finalizando o dia 9, solitário, ao seu violão, durante as últimas quatro horas da sessão, quando a tocou 25 vezes, quase todas completas, e se decidiu pelo Take 24 como base. Ao final, encomendou o arranjo de metais a George Martin, que somente se materializou em 20 de agosto. Eram dois trompetes e dois trombones, que tocaram sob a supervisão de Paul no chão do estúdio mas atentos à pauta escrita por Martin. Os metais entram a partir do Verso 2, e notáveis são os trombones em 5 notas por sobre o baixo, introduzindo as terceiras linhas dos versos a partir dali. Em seguida, em um canal ainda livre, Paul dobrou seu vocal em alguns trechos, e também seu violão em outros, e acrescentou as percussões, que incluíam, além do bumbo, um singelo livro, batucado, que, na linha do "Seu desejo é uma ordem!", teve seu som microfonado e capturado e registrado na gravação final. Ouvem-se esses tapinhas, a partir do Verso 2, mas mais evidentes nos refrões, duelando com o bumbo!
 
Sendo uma canção de Paul, havia alguma chance de ela ser reproduzida ao vivo, e ela foi! Foi na excursão "Back to the US", mas ele não a tocou quando eu vi o show, em Houston, ano que vem completa 20 anos, caramba, o tempo passa! Veja como foi, aqui, neste LINK. No acordeão, Wix Wickens, mago dos teclados que está com Paul até hoje! Aliás, escrevi sobre essa magnífica experiência que eu tive em 2002, aqui, neste LINK, pra quem quiser conhecer!

3 comentários:

  1. Acho essa canção tão bonitinha e simpática, do tipo que melhora o ambiente e o humor. Acho uma bobagem o George Martin achar ela dispensável, a história mostrou que ele estava errado, enfim mais uma obra fantástica do nosso grande Macca.

    ResponderExcluir
  2. Música mais que agradável de se escutar.. não enjôo nunca dessa faixa! Paul McCartney mais uma vez falando do Sol

    ResponderExcluir
  3. Sim, musica simples, agradável e que se insere no atual momento de necessidade por integração do ser humano a mãe natureza

    ResponderExcluir