-

segunda-feira, 29 de março de 2021

Birthday? Parabéns a você!! Um dia só!

 Esta canção abre  o 2° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com histórias contando um caso

as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

18. Birthday (Person Speech Song by Paul McCartney)

Paul celebra: "Você diz que é o seu aniversário, É o meu aniversário também, sim. Eles disseram que é o seu aniversário. Nós vamos nos divertir. Que bom que é o seu aniversário.  Feliz aniversário para você!"
Ô letra simples e direta!! Pouco a ser dito sobre ela! Apenas que foi feita no estúdio, uma vontade de Paul de fazer uma coisa 'pra cima'. E que foi George quem tocou o baixo, ficando Paul na guitarra. E que Yoko fez backing vocal e bateu palmas, e também Pattie, a esposa de George. Ah, sim, a música é contagiante!! 
 
Só isso? Não!! Este foi o texto resumo que ilustrava o capítulo sobre as canções de mesmo assunto e classe, na primeira fase de minha saga! E não tem nada de 'pouco' a ser dito sobre ela!!! Trata-se de um pérola de rock 'n roll. Aliás, parece que tinha uma regra no manual Beatle, um mandamento, ao menos entre 1966 e 1968:  
Sempre abrirão um LP com um Rock do bom! 
Afinal, vejam: 
1966 - Revolver abriu com Taxman, 
1967 - Sgt. Peepper's LHCB abriu com Sgt. Peepper's LHCB, 
1967 - Magical Mistery Tour abriu com Magical Mistery Tour, 
1968 - Álbum Branco LP1 abriu com Back In The USSR 
 
Vamos a mais detalhes sobre ela. Nem vou analisar letra, rimas, muito aprofundadamente, pois ela foi literalmente jogada, por sobre uma base que foi feita sem pensar em letra nenhuma, de puro rock'n roll, duas guitarras, baixo bateria! A coisa começou (e terminou) num dia inusual, porque os Beatles queriam ver de noite na TV Inglesa um filme com vários astros de rock americano. Então, eles chegaram às 5 da tarde no estúdio, ou seja, duas horas antes do usual, pararam às 8:30, foram pra casa de Paul ali perto, viram o filme, voltaram ao estúdio e foram até as 5 da manhã seguinte, já com a canção pronta!! E a canção não existia até às 5 da tarde do dia anterior! Paul chegou um pouco mais cedo que os demais e se sentou ao piano com a música na cabeça. Quando os outros chegaram, ele a mostrou, passou ao baixo, John e George pegaram de suas guitarras, e Ringo de sua bateria, cada um plugado numa faixa de uma fita de 4 canais, e prepararam 20 takes, as guitarras tocando o mesmo som, uma oitava acima da outra em boa parte da canção, e a bateria com um destaque solo, coisa que Ringo detestava! O último take foi considerado bom, e caminharam para a casa de Paul. Na volta, já estava pronta a nova fita, de 8 canais, Take 21, por sobre o qual apuseram vocais e novos instrumentos. O maior destaque instrumental foi para o piano de Paul, ligado ao já  famoso Leslie speaker, a trapizonga que fez aquele enorme efeito na voz de John e na bateria de Ringo em Tomorrow Never Knows. O som ficou especial, reverberado.  
 
Agora é uma boa hora pra falar da estrutura! O começo é um verso, mas instrumental, com Ringo abrindo para as guitarras oitavadas de John e George, depois a bateria de Ringo pa-pa-pa-pa, repetindo-se a dupla guitarra-bateria, 5 vezes, em tons diferentes, e Paul no baixo, espelhando as guitarras anteriores nos compassos de Ringo. Entra o segundo verso, onde aqueles pa-pa-pa-pa's acompanham os vocais principais de John e Paul, com este harmonizando lá no alto, ("You say it's your birthday! It's my birthday too, yeah, They say it's you birthday, We're gonna have a good time, I'm glad it's your birthday, Happy birthday to you"). Agora, vem uma sessão de preparação para a ponte, e dá pra ouvir Paul contando os compassos de 1 a 8, acompanhando o solo de Ringo, para designar a hora da volta das guitarras, e elas voltam pesadas, junto do pandeiro de George e das palmas de Ringo e de Mal Evans, o gigante sempre ponto a ajudar, enquanto John entra com "Yes, we're going to a party, party”, depois ele repete o chamado, com George um tom acima, e os dois, uma terceira vez, com Paul entrando lá no alto, lembrando os bons tempos de Twist And Shout cinco anos antes, rock do bom, com Ringo continuando seu show! 
 
E então vem a ponte, que mais parece uma 
montanha-russa na guitarra de George, subindo e descendo, enquanto John e Paul chamam as meninas para dançar, e elas respondem "Birthday", sendo 'elas', no caso, Yoko Ono e Pattie Harrison, e a coisa se repete duas vezes, até Paul externar seu "daaaaance yeah" lá no alto, e quase invadir o próximo verso, de novo instrumental, mas com o pa-pa-pa-pa de Ringo sendo acompanhado pelo piano altamente reverberado de Paul, e pelo pandeiro de George. Agora vem outra ponte, mas com uma introdução solo das 3 guitarras, ou seja, o baixo de Paul, a guitarra de John uma oitava acima e a de George uma outra oitava acima, espelhando as me
smas notas, e vêm novos convites dos rapazes "I would like you to dance" e as mesmas respostas das meninas, três vezes novamente, e mais um berro de Paul, extenso, super-animado, aliás, todos estavam muito animados, adentrando ao verso final com tudo o que tinham direito:  a bateria de Ringo, os vocais de John e Paul, pandeiro de George, as palmas de Ringo e Mal, e o piano doidão de Paul, num final apoteótico para um show de rock'n roll!!! Exuberimpressionante, se eu puder criar um neologismo qualificativo ao som que eles criaram em 12 horas de trabalho, com direito a um intervalo de duas horas pra ver TV! 
 
Paul McCartney desejou Feliz Aniversário várias vezes em sua carreira solo, uma delas na Praça Vermelha, veja aqui neste LINK.

Um comentário: