-

sexta-feira, 26 de março de 2021

Why Don´t We Do It in the Road?

Esta é a  canção do Lado B do 1° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções com alusão a sexo com garotas

as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

16. Why Don´t We Do It in the Road? (Sex Girl Song by Paul McCartney)

Paul propõe ''Por que nós não fazemos na estrada? Ninguém irá nos ver! Por que nós não fazemos na estrada?"
O 'it' do título é claramente 'sexo', que ele quer fazer na estrada, porque ninguém os estará assistindo! Paul fora inspirado por um casal de macacos 'doing it' tão naturalmente nas ruas de Rishikesh, na Índia. Uma interpretação ampliada seria uma incitação à liberdade, tipo 'por que não fazemos o que queremos fazer?', enfim. Não haverá necessidade de comentar sobre rimas, pois só há duas frases na canção, com o título cantado três vezes em cada um dos três versos. Sem pontes, sem refrões. 

No dia 9 de outubro, em que John celebrava seu aniversário de 28 anos, Paul carregou Ken Thousend, para o Estúdio 1, que estava vago, e começou a gravar 'aquela' 'complexa' canção. Como Ken não fosse um produtor de carteirinha, era um engenheiro eletrônico (celebrado, inventor do ADT - Authomatic Double Tracking - dois anos antes), sem prática de produção, esta poderia ser creditada ao próprio autor, e Ken ficou ajudando aqui e ali. Lembrando que aquele era o estúdio destinado a gravação de orquestras, ficou esquisito ver aquilo tudo ocupado apenas por Paul e seu violão, que foi a base de 5 takes, e de vez em quando Paul ocupava uma faixa da fita com batucadas no instrumento, especialmente na introdução, que era apenas percussiva, e que são ouvidas na versão final, juntamento com todo aquele eco conferido pelo cavernoso estúdio.  No final do dia, Paul carregou o microfone para perto de um piano e preencheu uma última faixa disponível. Só  esclarecendo que John não estava celebrando nada, mas estava em Abbey Road, trabalhando em outra canção deles, assim como George, além de os dois participaram de suas mixagens. No dia seguinte, Paul ocupou o Estúdio 2, onde havia uma bateria montada, e chamou apenas Ringo, para tocar bateria e ajudar nas palmas! Acrescentou também sua linha de baixo e aquela  que se ouve antes de "No one will be watching us" do primeiro verso, e depois segue direto palmas! John teria ficado chateado por não ter sido chamado para contribuir! Assim eram aqueles tempos... 
 
Finalmente, ao vivo e como sempre, temos The Analoques para nos salvar, repetindo fielmente todos os detalhes instrumentais, todas as variações vocais. Aqui, neste LINK.

2 comentários:

  1. Canção "solo" de Paul McCartney..kk
    Eu gosto!!!

    ResponderExcluir
  2. Tempos complicados. A partir de 68 tudo se complicou. E deu nessa de Paul nem mesmo chamar John e George para contribuir. Pegou mal, Paulzinho lindo. Todos erraram feio nos Times of Trouble.
    Porém...e impossível saber o que realmente se passava na cabeça de Paul Pode sim ter achado que era uma música tão sem importância que não valeria a pena chamar os companheiros que estavam trabalhando em outras coisas. Pode não ter feito por mal. Quem sou eu para saber de fato o que se passava no interior dele. Só sei que o resultado final ficou muito legal.
    E não podemos nos esquecer que Ringo participou. E Ringo também não falou nada para os outros.
    O lado positivo: John ficou aborrecido. O que isso indica? Que queria participar, que se sentia ainda um Beatle. Não pensava em separação ainda. E algo me diz que John adorava esse música. rs rs rs

    Quanto ao significado. It é sexo sim porque sabemos da história dos macacos. Mas não é indicação que Paul tenha mudado isso para alguma proposta pessoal.E sei que você não disse isso. Sou eu deixando a cabeça pensar. E no pensar me lembrei que John gostava de cantar apenas o que ele sentia, Paul cantava o que outros sentiam. Maxwell Siver Hammer é um bom exemplo. Ele não estava fazendo apologia ao crime. E como Homero já disse algumas vezes, era um contador de histórias. Então nem tudo era experiência pessoal. Gostava ainda de letras que todos pudessem se identificar. Pensando assim vejo a possibilidade de uma brincadeira para qualquer um se divertir. O convite, porque não fazer na estrada serve para qualquer fâ cantar para alguém, não precisa ser para uma garota. Pode ser uma garota propondo para um rapaz! Por que não? Pode ser para pessoas LGBT também. Não aparece She na letra. Para mim, e eu posso estar errada, ele apenas viu a cena, achou super difvertido e resolveu cantar a respeito da simplicidade do sexo na natureza sem pensar em ninguém em especial. Os animais não estão nem aí. Não complicam. Fazem e pronto.

    ResponderExcluir