Esta é a 42ª edição de OUÇA e LEIA
onde você ouve uma historinha minha
e lê o que está ouvindo!
Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!
A carreira de George Harrison nos Beatles
Continuamos na Fase Madura,
Já estamos no Álbum Branco, que teve 4 canções
de George.
Agora, vamos começar a ver as canções do 2º LP
Aqui, a 3ª
delas.
Long Long Long
George conversa: "Já faz muito,
muito, muito tempo. Como eu poderia ter perdido você quando eu te
amei. Levou muito, muito, muito tempo. Agora eu estou tão feliz que
te encontrei. Como eu te amo!!"
Quem lê ou ouve a letra, acha que ele está
lamentando a perda de uma garota que amava. Eu pensava assim. Só
recentemente eu soube que George declarou que o YOU que ele queria encontrar de
novo era DEUS. Tudo se encaixou melhor, com o período de vida de George, cada
vez mais imerso em seu interior, a canção foi escrita na Índia e tal.
Musicalmente, quer dizer, como vou confessar isso, eu acho ela chatinha,
chatinha, arrastada, e sempre declarei isso em conversas com beatlemaníacos.
Entretanto, não é assim que os críticos a consideram. Em uma enquete sobre
quais músicas do Álbum Branco sobreviveriam se ele tivesse apenas 12 faixas,
essa de George estaria lá, e outras duas dele, que eu considero muuuito
melhores, Piggies e Savoy Truffle,
não estariam!! Recentemente, eu a tenho ouvido mais e tenho-a sentido um pouco
melhor! Beatles na canção? Apenas George, Paul e Ringo! John optou por não
participar! Aliás, não foi a primeira vez nem seria a última vez.... John tinha
esse hábito de não contribuir em canções de George.
Bem... um pouco mais sobre a letra e sua
estrutura. George estava em um clima de autorrevelação, e quando percebeu ter
encontrado seu 'eu', começou a lançar mensagens ao mundo, como Love You To, mas mais forte em Within You Without You, pregando o amor em seu
maior significado! Em Long Long Long, ele revelou que encontrou seu Deus, mas
não quis revelar explicitamente, e deixou apenas no pronome 'Você'. Foi caso
pensado, ele achou que se fosse mais explícito, não seria bem recebido, nem por
seus companheiros, nem por boa parte do público em geral. Quando foi à carreira
solo, desembestou, a começar pelo seu grande sucesso My Sweet Lord.
início de My Sweet Lord
Em sabendo do real significado, a gente tem que entender
o sentido amplo, por exemplo, no Verso 1, quando ele diz "How could I ever have
lost You, when I loved You?", tem que se pensar que ele sabe que veio
de outra vida, em que certamente ele terminou já com a parceria de Deus, mas ao
reencarnar na nova vida, sem memórias da outra, teve que passar décadas até
encontrá-lo novamente lamentando-se por ter demorado tanto. e no Verso 2, ele
diz que "Now, I'm so happy I found You". Na Ponte,
curtinha também, ele lamenta quantas lágrimas desperdiçou até encontrar Deus. E
no Verso 3, com alguns compassos a mais que os versos iniciais, ele declara seu
amor, não entendendo como ele colocou tantas coisas no lugar de Deus e
declara: "How I want You, oh, I love You, you know that I need You".
Mostrando long Long Long |
Os primeiros takes começaram com George no violão, Paul no
baixo e Ringo na bateria, e ele estreava novo equipamento com duplo-baixo, mais
apropriado a trabalhos em estúdio, que era só o que eles faziam. Até então, ele
usava baterias destinadas a shows.
E dá para perceber a diferença.
Bem, após 15 tentativas, Paul resolveu deixar seu
baixo para os overdubs, e dedicar-se ao órgão, pois percebeu que
aquele seria o instrumento primordial da canção. E a gente percebe que é mesmo.
George ficou contente com a decisão.
O órgão de Paul na
canção
Mesmo assim demorou muito até acertarem. A
introdução chegou a um ponto bom no Take 29, mas o resto ainda
demoraria muito. No Take 48, George começou a desanimar,
no 53, chegou a desistir, mas Paul o animava. E três tentativas depois,
decidiram que Ringo deveria entrar antes, já durante os versos, o que se
mostrou ótimo, e George chegou a se animar de novo. Quase no final (Take 65),
um barulho apareceu na gravação, que fez o produtor Chris Thomas (aquele rapaz
de 21 anos que tocou cravo em Piggies)
Trecho do solo cravo de
Piggies de Chris Thomas
Bom, Chirs Thomas desceu ao chão do estúdio para
identificar o barulho: era uma garrafa com um resto de vinho que estava em cima
do Leslie Speaker que estava conectado ao órgão de Paul. Todos adoraram e o
repetiram e captaram seu som, que aparece na gravação final, juntamente
com acordes dissonantes de órgão e guitarra, e Ringo com batidas de suspense na
caixa, e George se esmerando num longo lamento, que mais pareceu uma alma
penada, dando um efeito bem temático, para uma conversa com um ser superior!
isso já era 7 da manhã do dia seguinte, e
Final de Long Long Long
mais à noitinha, eles voltaram e George
acrescentou seu vocal, Paul sua linha de baixo, inaugurando um instrumento
recentemente comprado, ele e George acrescentaram backing vocals.
No dia seguinte, ainda houve mais um acréscimo importante, o piano tocado na
ponte por Chris Thomas, aquele mesmo do cravo!
O piano de Chris Thomas
Ela foi
lançada no Lado 3 do Álbum Branco, em 22 de novembro de 1968
George nunca tocou Long
Long Long ao vivo, nem com Beatles, nem sem Beatles!!!
Venha falar com o Deus de
George em Long Long Long
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